O corpo como zona de inventividade no processo de criaÃÃo de Wagner Rossi Campos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana CecÃlia AraÃjo Soares de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14088
Resumo: A presente pesquisa aborda o processo de criaÃÃo do performer Wagner Rossi Campos a partir do atravessamento de suas referÃncias simbÃlicas e estÃticas, modos, diretrizes e nuances de trabalho. Na busca de se aventurar por outros universos sensÃrios, transformando seu prÃprio corpo em um canal aberto para suas experimentaÃÃes poÃticas, Campos promove hibridaÃÃes da linguagem performÃtica com outras prÃticas de naturezas distintas, das quais destacamos o seu envolvimento com os protÃtipos ritualÃsticos. A CrÃtica de Processo proposta por Cecilia Almeida Salles, com fundamentaÃÃo teÃrica na SemiÃtica de Charles Sanders Peirce, nos serviu como estratÃgia para o desenvolvimento de uma reflexÃo fluÃda e sensÃvel aninhada em um movimento contÃnuo, nÃo-linear, inferencial, que nÃo limitasse a riqueza de possibilidades trazidas pelo percurso criativo deste artista. A metodologia tambÃm consistiu na sistematizaÃÃo bibliogrÃfica e na realizaÃÃo de entrevistas com Wagner, servindo-nos, inclusive, como uma das principais fontes de informaÃÃo para o entendimento mais profundo de seus procedimentos de trabalho, o que nos proporcionou, ainda, detectar questÃes significativas, como: a ideia da performance como campo de energia; o corpo como acontecimento; a exposiÃÃo dos documentos processuais; as matÃrias-primas utilizadas; o diÃlogo do artista com o pÃblico participante de uma aÃÃo; a elaboraÃÃo de uma escrita performÃtica; a preferÃncia do termo aÃÃo no lugar de performance; o sincretismo religioso e a crÃtica à cultura colonizada na AmÃrica-Latina. Com isso, acreditamos que o diÃlogo arte e ritual efetuado pelo performer contribui na construÃÃo de uma performance ritualÃstica que, por sua vez, nos revela algo novo: o corpo do artista como uma espÃcie de zona de inventividade, a partir da qual o artista amplia sua subjetividade e, assim, rompe com hÃbitos corporais, temporais, cognitivos e afetivos.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO corpo como zona de inventividade no processo de criaÃÃo de Wagner Rossi Campos.El cuerpo como zona de invenciÃn en el proceso de creaciÃn de Wagner Rossi Campos2015-03-27Galciani Maria Neves de AraÃjo86592262320http://lattes.cnpq.br/6239584974510984HÃctor AndrÃs Briones VÃsquez84446676504http://lattes.cnpq.br/4739201450499304Cecilia Almeida Salles00153111801http://lattes.cnpq.br/611294024730653391308186304http://lattes.cnpq.br/8833776809003783Ana CecÃlia AraÃjo Soares de SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ArtesUFCBRCorpo Performance Ritual Processo de CriaÃÃoCuerpo Ritual Performance Proceso de CreaciÃnARTESA presente pesquisa aborda o processo de criaÃÃo do performer Wagner Rossi Campos a partir do atravessamento de suas referÃncias simbÃlicas e estÃticas, modos, diretrizes e nuances de trabalho. Na busca de se aventurar por outros universos sensÃrios, transformando seu prÃprio corpo em um canal aberto para suas experimentaÃÃes poÃticas, Campos promove hibridaÃÃes da linguagem performÃtica com outras prÃticas de naturezas distintas, das quais destacamos o seu envolvimento com os protÃtipos ritualÃsticos. A CrÃtica de Processo proposta por Cecilia Almeida Salles, com fundamentaÃÃo teÃrica na SemiÃtica de Charles Sanders Peirce, nos serviu como estratÃgia para o desenvolvimento de uma reflexÃo fluÃda e sensÃvel aninhada em um movimento contÃnuo, nÃo-linear, inferencial, que nÃo limitasse a riqueza de possibilidades trazidas pelo percurso criativo deste artista. A metodologia tambÃm consistiu na sistematizaÃÃo bibliogrÃfica e na realizaÃÃo de entrevistas com Wagner, servindo-nos, inclusive, como uma das principais fontes de informaÃÃo para o entendimento mais profundo de seus procedimentos de trabalho, o que nos proporcionou, ainda, detectar questÃes significativas, como: a ideia da performance como campo de energia; o corpo como acontecimento; a exposiÃÃo dos documentos processuais; as matÃrias-primas utilizadas; o diÃlogo do artista com o pÃblico participante de uma aÃÃo; a elaboraÃÃo de uma escrita performÃtica; a preferÃncia do termo aÃÃo no lugar de performance; o sincretismo religioso e a crÃtica à cultura colonizada na AmÃrica-Latina. Com isso, acreditamos que o diÃlogo arte e ritual efetuado pelo performer contribui na construÃÃo de uma performance ritualÃstica que, por sua vez, nos revela algo novo: o corpo do artista como uma espÃcie de zona de inventividade, a partir da qual o artista amplia sua subjetividade e, assim, rompe com hÃbitos corporais, temporais, cognitivos e afetivos.Este estudio aborda el proceso de creaciÃn del artista Wagner Rossi Campos desde el cruce sus referencias simbÃlicas y estÃticas, los modos, las directrices y los matices de trabajo. En la bÃsqueda de incursionar en otros universos sensoriales, transformando su cuerpo en un canal abierto para sus experimentos poÃticos, Campos promueve la hibridaciÃn del lenguaje performativo con otras prÃcticas de diferentes naturalezas, de los cuales podemos destacar su su relaciÃn con en los prototipos ritualistas. La CrÃtica del Proceso propuesto por Cecilia Almeida Salles, con base teÃrica en la SemiÃtica de Charles Sanders Peirce, nos sirvià como una estrategia para el desarrollo de una reflexiÃn fluido y sensible instalada en un movimiento continuo, no-lineal, inferencial, que no limita la riqueza de las posibilidades presentadas por el trayecto creativo de este artista. La metodologÃa tambiÃn implicà en la sistematizaciÃn bibliografÃca y en la realizaciÃn de entrevistas con Wagner, que nos sirviÃ, incluso, como una de las principales fuentes de informaciÃn para la comprensiÃn mÃs profunda de sus procedimientos de trabajo, el que nos ofrecià tambiÃn detectar problemas significativos, cÃmo: la idea de la performance como campo de energÃa; el cuerpo como un acontecimiento; la exposiciÃn de los archivos; las matÃrias-primas utilizadas; diÃlogo del artista con el pÃblico participante de una acciÃn; el desarrollo de um escrito performativo; la preferencia de la palavra acciÃn por performance; el sincretismo religioso y la crÃtica de la cultura colonizada en AmÃrica Latina. Por lo tanto, creemos que el diÃlogo arte y ritual realizado por el artista contribuye en la construcciÃn de una performance ritualista que nos revela algo nuevo: el cuerpo del artista como una especie de zona de invenciÃn, en el que es posible ampliar su subjetividad y, por tanto, rompe con hÃbitos corporales, temporales, cognitivos y afectivos.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14088application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:18Zmail@mail.com -
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