Tessituras da qualificaÃÃo social e tÃcnica na formaÃÃo de trabalhadores de nÃvel tÃcnico e superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Keyla de Sousa Lima Cruz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18745
Resumo: As inovaÃÃes no mundo do trabalho, durante sÃculo XXI, influenciam diretamente a formaÃÃo/qualificaÃÃo profissional dos trabalhadores na sociedade brasileira. Considerando essa realidade, buscou-se compreender as tessituras da qualificaÃÃo social e tÃcnica na formaÃÃo de egressos de nÃvel tÃcnico e superior no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia (IFCE), Campus MaracanaÃ, com destaque nas contribuiÃÃes dessa formaÃÃo para uma qualificaÃÃo pautada na dimensÃo social. Para o alcance desses objetivos, utilizou-se o mÃtodo de investigaÃÃo baseado na perspectiva do Materialismo HistÃrico-DialÃtico, com o emprego da observaÃÃo direta e da entrevista com sete egressos e 11 professores. O referencial teÃrico que subsidiou a anÃlise dos dados està vinculado Ãs categorias constituintes desta pesquisa: ReestruturaÃÃo Produtiva (ANTUNES, 2010, 2013; HARVEY, 1994), QualificaÃÃo Profissional (FERRETTI, 2004; PAIVA, 1999) e FormaÃÃo Humana (MANACORDA, 2011; MARX, 2010, 2014). Dentre os resultados alcanÃados, destaque-se o fato de que a formaÃÃo viabilizada pelo IFCE, Campus MaracanaÃ, foi importante requisito para a inserÃÃo dos egressos no mundo do trabalho, uma vez que se tornou base para o desenvolvimento de habilidades e competÃncias tÃpicas do modelo flexÃvel (iniciativa, proatividade, capacidade de trabalhar em equipe, entre outras), e que, por sua vez, sÃo mobilizados no ambiente de trabalho. Essa formaÃÃo, contudo, nÃo se estabelece unicamente sob a perspectiva tÃcnica. Foi possÃvel constatar a realizaÃÃo de aÃÃes pedagÃgicas e acadÃmicas, pela instituiÃÃo estudada, propiciando condiÃÃes para que o discente se aproxime da realidade concreta, debruÃando-se sobre esta, mediante o movimento do pensamento que, partindo das primeiras impressÃes, visa à compreensÃo das conexÃes, das relaÃÃes, entre parte e totalidade. Portanto, a InstituiÃÃo escolar ainda à um relevante espaÃo de produÃÃo do conhecimento e aquisiÃÃo de uma formaÃÃo em ultrapasse aos aspectos tecnicistas.
id UFC_e8c5ce84ff6bbb9e4f4f64ec2ac90879
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11835
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisTessituras da qualificaÃÃo social e tÃcnica na formaÃÃo de trabalhadores de nÃvel tÃcnico e superiorTessitures of social and technical qualification skills in the training of those who graduated technical and higher education2016-12-06EnÃas de AraÃjo Arrais Neto21062560353http://lattes.cnpq.br/5249588794190012TÃnia Serra Azul Machado Bezerra83739114304http://lattes.cnpq.br/0753572752630200Elenilce Gomes de Oliveira26636930306http://lattes.cnpq.br/1430657684290117Antonia de Abreu Sousa22981942387http://lattes.cnpq.br/7708693714978471Dante Henrique Moura2432484142096279059304http://lattes.cnpq.br/2310978762311963Keyla de Sousa Lima CruzUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRReestruturaÃÃo produtiva QualificaÃÃo profissional FormaÃÃo humanaProductive restructuring Professional qualification/Training Human formationEDUCACAOAs inovaÃÃes no mundo do trabalho, durante sÃculo XXI, influenciam diretamente a formaÃÃo/qualificaÃÃo profissional dos trabalhadores na sociedade brasileira. Considerando essa realidade, buscou-se compreender as tessituras da qualificaÃÃo social e tÃcnica na formaÃÃo de egressos de nÃvel tÃcnico e superior no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia (IFCE), Campus MaracanaÃ, com destaque nas contribuiÃÃes dessa formaÃÃo para uma qualificaÃÃo pautada na dimensÃo social. Para o alcance desses objetivos, utilizou-se o mÃtodo de investigaÃÃo baseado na perspectiva do Materialismo HistÃrico-DialÃtico, com o emprego da observaÃÃo direta e da entrevista com sete egressos e 11 professores. O referencial teÃrico que subsidiou a anÃlise dos dados està vinculado Ãs categorias constituintes desta pesquisa: ReestruturaÃÃo Produtiva (ANTUNES, 2010, 2013; HARVEY, 1994), QualificaÃÃo Profissional (FERRETTI, 2004; PAIVA, 1999) e FormaÃÃo Humana (MANACORDA, 2011; MARX, 2010, 2014). Dentre os resultados alcanÃados, destaque-se o fato de que a formaÃÃo viabilizada pelo IFCE, Campus MaracanaÃ, foi importante requisito para a inserÃÃo dos egressos no mundo do trabalho, uma vez que se tornou base para o desenvolvimento de habilidades e competÃncias tÃpicas do modelo flexÃvel (iniciativa, proatividade, capacidade de trabalhar em equipe, entre outras), e que, por sua vez, sÃo mobilizados no ambiente de trabalho. Essa formaÃÃo, contudo, nÃo se estabelece unicamente sob a perspectiva tÃcnica. Foi possÃvel constatar a realizaÃÃo de aÃÃes pedagÃgicas e acadÃmicas, pela instituiÃÃo estudada, propiciando condiÃÃes para que o discente se aproxime da realidade concreta, debruÃando-se sobre esta, mediante o movimento do pensamento que, partindo das primeiras impressÃes, visa à compreensÃo das conexÃes, das relaÃÃes, entre parte e totalidade. Portanto, a InstituiÃÃo escolar ainda à um relevante espaÃo de produÃÃo do conhecimento e aquisiÃÃo de uma formaÃÃo em ultrapasse aos aspectos tecnicistas. The innovations in the labor world during the 21st century impact directly the training /qualification of workers from Brazilian society. Considering this scenario, we strived to understand the composition of social and technical qualification skills in the training of those who graduated technical and higher education at no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia (IFCE), Maracanaà campus, with emphasis on the contributions of this training to some qualification based on the social and human dimension. In order to reach the goals presented, the research method chosen was based on the historical-dialectical materialism, plus direct observation and interviews with seven students and 11 (eleven) teachers. The theoretical framework that supported the analysis of the data is linked to the categories that constitute this research: Productive Restructuring (ANTUNES, 2010, 2013; HARVEY, 1994), Professional Qualification/Training (FERRETTI, 2004; PAIVA, 1999) and Human Formation (MANACORDA, 2011; MARX, 2010, 2014). Among the results, we highlight that the training provided by IFCE, Maracanaà campus, was an important requirement for the inclusion of those graduated in the labor market, since it became the basis for the development of skills and competences typically attached to the flexible model (initiative, proactivity, ability for working in teams, among others), which in turn are mobilized in the working environment. However, this qualification is not only established under an instrumental perspective. It was possible to verify the accomplishment of pedagogical and academical measures by the institution studied, in order to provide the terms for the student approach practical reality, looking over it and led by the thought that, beginning from the first impressions, aims the understanding of the connections and the relationship between part and totality. Therefore, formal school is still an important place for production of knowledge and acquisition of qualification beyond technical aspects.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18745application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:35Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Tessituras da qualificaÃÃo social e tÃcnica na formaÃÃo de trabalhadores de nÃvel tÃcnico e superior
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Tessitures of social and technical qualification skills in the training of those who graduated technical and higher education
title Tessituras da qualificaÃÃo social e tÃcnica na formaÃÃo de trabalhadores de nÃvel tÃcnico e superior
spellingShingle Tessituras da qualificaÃÃo social e tÃcnica na formaÃÃo de trabalhadores de nÃvel tÃcnico e superior
Keyla de Sousa Lima Cruz
ReestruturaÃÃo produtiva
QualificaÃÃo profissional
FormaÃÃo humana
Productive restructuring
Professional qualification/Training
Human formation
EDUCACAO
title_short Tessituras da qualificaÃÃo social e tÃcnica na formaÃÃo de trabalhadores de nÃvel tÃcnico e superior
title_full Tessituras da qualificaÃÃo social e tÃcnica na formaÃÃo de trabalhadores de nÃvel tÃcnico e superior
title_fullStr Tessituras da qualificaÃÃo social e tÃcnica na formaÃÃo de trabalhadores de nÃvel tÃcnico e superior
title_full_unstemmed Tessituras da qualificaÃÃo social e tÃcnica na formaÃÃo de trabalhadores de nÃvel tÃcnico e superior
title_sort Tessituras da qualificaÃÃo social e tÃcnica na formaÃÃo de trabalhadores de nÃvel tÃcnico e superior
author Keyla de Sousa Lima Cruz
author_facet Keyla de Sousa Lima Cruz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv EnÃas de AraÃjo Arrais Neto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 21062560353
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5249588794190012
dc.contributor.referee1.fl_str_mv TÃnia Serra Azul Machado Bezerra
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 83739114304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0753572752630200
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Elenilce Gomes de Oliveira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 26636930306
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1430657684290117
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Antonia de Abreu Sousa
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 22981942387
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7708693714978471
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Dante Henrique Moura
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 24324841420
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 96279059304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2310978762311963
dc.contributor.author.fl_str_mv Keyla de Sousa Lima Cruz
contributor_str_mv EnÃas de AraÃjo Arrais Neto
TÃnia Serra Azul Machado Bezerra
Elenilce Gomes de Oliveira
Antonia de Abreu Sousa
Dante Henrique Moura
dc.subject.por.fl_str_mv ReestruturaÃÃo produtiva
QualificaÃÃo profissional
FormaÃÃo humana
topic ReestruturaÃÃo produtiva
QualificaÃÃo profissional
FormaÃÃo humana
Productive restructuring
Professional qualification/Training
Human formation
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Productive restructuring
Professional qualification/Training
Human formation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv As inovaÃÃes no mundo do trabalho, durante sÃculo XXI, influenciam diretamente a formaÃÃo/qualificaÃÃo profissional dos trabalhadores na sociedade brasileira. Considerando essa realidade, buscou-se compreender as tessituras da qualificaÃÃo social e tÃcnica na formaÃÃo de egressos de nÃvel tÃcnico e superior no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia (IFCE), Campus MaracanaÃ, com destaque nas contribuiÃÃes dessa formaÃÃo para uma qualificaÃÃo pautada na dimensÃo social. Para o alcance desses objetivos, utilizou-se o mÃtodo de investigaÃÃo baseado na perspectiva do Materialismo HistÃrico-DialÃtico, com o emprego da observaÃÃo direta e da entrevista com sete egressos e 11 professores. O referencial teÃrico que subsidiou a anÃlise dos dados està vinculado Ãs categorias constituintes desta pesquisa: ReestruturaÃÃo Produtiva (ANTUNES, 2010, 2013; HARVEY, 1994), QualificaÃÃo Profissional (FERRETTI, 2004; PAIVA, 1999) e FormaÃÃo Humana (MANACORDA, 2011; MARX, 2010, 2014). Dentre os resultados alcanÃados, destaque-se o fato de que a formaÃÃo viabilizada pelo IFCE, Campus MaracanaÃ, foi importante requisito para a inserÃÃo dos egressos no mundo do trabalho, uma vez que se tornou base para o desenvolvimento de habilidades e competÃncias tÃpicas do modelo flexÃvel (iniciativa, proatividade, capacidade de trabalhar em equipe, entre outras), e que, por sua vez, sÃo mobilizados no ambiente de trabalho. Essa formaÃÃo, contudo, nÃo se estabelece unicamente sob a perspectiva tÃcnica. Foi possÃvel constatar a realizaÃÃo de aÃÃes pedagÃgicas e acadÃmicas, pela instituiÃÃo estudada, propiciando condiÃÃes para que o discente se aproxime da realidade concreta, debruÃando-se sobre esta, mediante o movimento do pensamento que, partindo das primeiras impressÃes, visa à compreensÃo das conexÃes, das relaÃÃes, entre parte e totalidade. Portanto, a InstituiÃÃo escolar ainda à um relevante espaÃo de produÃÃo do conhecimento e aquisiÃÃo de uma formaÃÃo em ultrapasse aos aspectos tecnicistas.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The innovations in the labor world during the 21st century impact directly the training /qualification of workers from Brazilian society. Considering this scenario, we strived to understand the composition of social and technical qualification skills in the training of those who graduated technical and higher education at no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia (IFCE), Maracanaà campus, with emphasis on the contributions of this training to some qualification based on the social and human dimension. In order to reach the goals presented, the research method chosen was based on the historical-dialectical materialism, plus direct observation and interviews with seven students and 11 (eleven) teachers. The theoretical framework that supported the analysis of the data is linked to the categories that constitute this research: Productive Restructuring (ANTUNES, 2010, 2013; HARVEY, 1994), Professional Qualification/Training (FERRETTI, 2004; PAIVA, 1999) and Human Formation (MANACORDA, 2011; MARX, 2010, 2014). Among the results, we highlight that the training provided by IFCE, Maracanaà campus, was an important requirement for the inclusion of those graduated in the labor market, since it became the basis for the development of skills and competences typically attached to the flexible model (initiative, proactivity, ability for working in teams, among others), which in turn are mobilized in the working environment. However, this qualification is not only established under an instrumental perspective. It was possible to verify the accomplishment of pedagogical and academical measures by the institution studied, in order to provide the terms for the student approach practical reality, looking over it and led by the thought that, beginning from the first impressions, aims the understanding of the connections and the relationship between part and totality. Therefore, formal school is still an important place for production of knowledge and acquisition of qualification beyond technical aspects.
description As inovaÃÃes no mundo do trabalho, durante sÃculo XXI, influenciam diretamente a formaÃÃo/qualificaÃÃo profissional dos trabalhadores na sociedade brasileira. Considerando essa realidade, buscou-se compreender as tessituras da qualificaÃÃo social e tÃcnica na formaÃÃo de egressos de nÃvel tÃcnico e superior no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia (IFCE), Campus MaracanaÃ, com destaque nas contribuiÃÃes dessa formaÃÃo para uma qualificaÃÃo pautada na dimensÃo social. Para o alcance desses objetivos, utilizou-se o mÃtodo de investigaÃÃo baseado na perspectiva do Materialismo HistÃrico-DialÃtico, com o emprego da observaÃÃo direta e da entrevista com sete egressos e 11 professores. O referencial teÃrico que subsidiou a anÃlise dos dados està vinculado Ãs categorias constituintes desta pesquisa: ReestruturaÃÃo Produtiva (ANTUNES, 2010, 2013; HARVEY, 1994), QualificaÃÃo Profissional (FERRETTI, 2004; PAIVA, 1999) e FormaÃÃo Humana (MANACORDA, 2011; MARX, 2010, 2014). Dentre os resultados alcanÃados, destaque-se o fato de que a formaÃÃo viabilizada pelo IFCE, Campus MaracanaÃ, foi importante requisito para a inserÃÃo dos egressos no mundo do trabalho, uma vez que se tornou base para o desenvolvimento de habilidades e competÃncias tÃpicas do modelo flexÃvel (iniciativa, proatividade, capacidade de trabalhar em equipe, entre outras), e que, por sua vez, sÃo mobilizados no ambiente de trabalho. Essa formaÃÃo, contudo, nÃo se estabelece unicamente sob a perspectiva tÃcnica. Foi possÃvel constatar a realizaÃÃo de aÃÃes pedagÃgicas e acadÃmicas, pela instituiÃÃo estudada, propiciando condiÃÃes para que o discente se aproxime da realidade concreta, debruÃando-se sobre esta, mediante o movimento do pensamento que, partindo das primeiras impressÃes, visa à compreensÃo das conexÃes, das relaÃÃes, entre parte e totalidade. Portanto, a InstituiÃÃo escolar ainda à um relevante espaÃo de produÃÃo do conhecimento e aquisiÃÃo de uma formaÃÃo em ultrapasse aos aspectos tecnicistas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18745
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295230760321024