Os saberes ambientais em movimentos populares no entorno das lagoas Itaperaoba e Papicu.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3188 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo compreender como ocorre a constituiÃÃo de saberes ambientais em movimentos pela revitalizaÃÃo de lagoas em Fortaleza, identificando a relaÃÃo entre suas demandas e a constituiÃÃo de saberes populares em torno da questÃo ambiental, com o fim de estimular uma prÃxis coletiva. A orientaÃÃo teÃrico-metodolÃgica està na leitura de mundo histÃrico-dialÃtica, associada a uma Ãnfase na relaÃÃo, propiciada pela Perspectiva Eco-Relacional (PER). Trata-se de uma Pesquisa Participante, que se beneficiou do uso das seguintes tÃcnicas: observaÃÃo participante, por meio da interaÃÃo contÃnua da pesquisadora com seus (suas) colaboradores (as); entrevistas semi-estruturadas, baseadas em roteiro com questÃes abertas e tÃpicos, enfocando o histÃrico de atuaÃÃo dos (as) autores (as) nos movimentos e sua percepÃÃo sobre os saberes tecidos e as dinÃmicas populares e ambientais; grupo focal, para a obtenÃÃo de elementos sobre os saberes ambientais e propiciar a interaÃÃo entre dois grupos populares distintos. Esta pesquisa à referenciada por uma proposta de EducaÃÃo Ambiental crÃtica e dialÃgica na tematizaÃÃo da constituiÃÃo, vivÃncia e corporificaÃÃo de saberes ambientais no cotidiano popular. Os resultados expressam-se em trÃs categorias fundamentais identificadas como mediaÃÃes que propiciam a tessitura de saberes nos referidos grupos populares. Estas categorias sÃo: as relaÃÃes sociais que constituem os movimentos populares e, ao mesmo tempo, sÃo por estes estabelecidas: o prÃprio movimento; e os referenciais da formaÃÃo de seus (suas) autores (as) sociais. Na vivÃncia e nas falas dos (as) interlocutores (as) identificam-se saberes e valores relacionados: ao respeito, à compreensÃo de ambiente, à responsabilidade planetÃria, à complexidade, à leitura crÃtica da realidade, à burocracia ambiental, à importÃncia do coletivo, Ãs dinÃmicas dos movimentos e à auto-percepÃÃo. Conclui-se que do entrelaÃamento entre diferentes mediaÃÃes, identifica-se a tessitura de saberes enriquecedores da prÃxis individual e coletiva. As relaÃÃes estabelecidas no interior dos grupos impulsionam o reconhecimento do (a) outro (a), seja nos limites postos por este (a) ou na potencializaÃÃo dos aprendizados, ao confrontar sua realidade com outras. Hà ainda a necessidade de uma reflexÃo e vivÃncia maior sobre o ser grupo. A relaÃÃo com o lugar, com destaque para a lagoa como um de seus componentes, està fundada na afetividade que possibilita a ressignificaÃÃo dos espaÃos urbanos. A lagoa assume essa posiÃÃo de lugar que comporta lembranÃas, sÃmbolos e interaÃÃes referentes à vida das pessoas e da coletividade como um todo, elementos individuais entrelaÃados com lutas e sonhos coletivos. Em sÃntese, a prÃxis ambiental exige significaÃÃo afetiva do lugar, pois nÃo bastam as condiÃÃes estruturais para que saberes sejam tecidos. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOs saberes ambientais em movimentos populares no entorno das lagoas Itaperaoba e Papicu. The Environmental Knowledges in Popular Movements at around Itaperaoba and Papicu Lagoons2008-05-30JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/5738654153004098Kelma Socorro Lopes de Matos24511269300http://lattes.cnpq.br/5611970215094383Liana Brito de Castro AraÃjo21062625315http://lattes.cnpq.br/387684084736886663346320359http://lattes.cnpq.br/2010499427340072Ana Maria Ferreira CardosoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRMovimentos Populares EducaÃÃo Ambiental Saber AmbientalPopular Movements Environmental Education Environmental KnowledgeTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEste trabalho tem por objetivo compreender como ocorre a constituiÃÃo de saberes ambientais em movimentos pela revitalizaÃÃo de lagoas em Fortaleza, identificando a relaÃÃo entre suas demandas e a constituiÃÃo de saberes populares em torno da questÃo ambiental, com o fim de estimular uma prÃxis coletiva. A orientaÃÃo teÃrico-metodolÃgica està na leitura de mundo histÃrico-dialÃtica, associada a uma Ãnfase na relaÃÃo, propiciada pela Perspectiva Eco-Relacional (PER). Trata-se de uma Pesquisa Participante, que se beneficiou do uso das seguintes tÃcnicas: observaÃÃo participante, por meio da interaÃÃo contÃnua da pesquisadora com seus (suas) colaboradores (as); entrevistas semi-estruturadas, baseadas em roteiro com questÃes abertas e tÃpicos, enfocando o histÃrico de atuaÃÃo dos (as) autores (as) nos movimentos e sua percepÃÃo sobre os saberes tecidos e as dinÃmicas populares e ambientais; grupo focal, para a obtenÃÃo de elementos sobre os saberes ambientais e propiciar a interaÃÃo entre dois grupos populares distintos. Esta pesquisa à referenciada por uma proposta de EducaÃÃo Ambiental crÃtica e dialÃgica na tematizaÃÃo da constituiÃÃo, vivÃncia e corporificaÃÃo de saberes ambientais no cotidiano popular. 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Em sÃntese, a prÃxis ambiental exige significaÃÃo afetiva do lugar, pois nÃo bastam as condiÃÃes estruturais para que saberes sejam tecidos.This dissertation intends to understand how environmental knowledge is developed in popular movements which pursuit the revitalization of lakes in Fortaleza, and identify the connection between its demands and the formation of popular knowledge about the environmental issue, in order to encourage collective praxis. The theoretical and methodological orientation is based on a historical-dialectical viewpoint, associated with emphasis on relation, consented by the Echo-Relational Perspective (PER). It is a Participant Research, which includes the following techniques: participant observation, provided by continuous interaction between researcher and research subjects; semi-structured interviews, supported by guide containing general questions and topics, focusing on the subjectsâ historical actions inside the movements and their perception about the knowledge generated and the popular and environmental dynamics; focus group, aiming to obtain information about environmental knowledge and supply the interaction between two different popular groups. This research is grounded by a critical and dialogic conception of Environmental Education which led the themes of creation, practice and organization of environmental knowledge immersed in the subjectsâ everyday life. The results are demonstrated according to three fundamental categories, working as mediation which grants the establishment of knowledge in the popular groups. These categories are: social relations that constitute and are constituted at the same time by popular movements; the movement itself; and the bases which contribute to the subjectsâ formation. In speakersâ life experience and talks, itâs possible to identify knowledge and values associated with respect, environmental awareness, planetary responsibility, complexity, critical viewpoint about reality, environmental bureaucracy, collectiveness importance, dynamics of popular movements and self perception. In conclusion, in the combination of different pieces of mediation, itâs likely to identify the establishment of knowledge capable of promote individual and collective praxis. The relations set up in the interior of the groups make the subjects recognize each other. This is provided either by the boundaries they present or by the apprenticing process when confronting their different kinds of social reality. There is also the need of encourage thinking and experiences that can develop group consciousness. The relation to the place, in which the lake is inserted as one of its components, is based on the affectivity that makes the subjects find a new meaning for urban places. The lake takes this position of place that keeps memories, symbols and interaction concerning to peoplesâ life in both individual and collective ways, single elements tied with plural issues and dreams. To sum up, environmental praxis requires affective attribution of meaning to the place because structural conditions are not enough to knowledge development.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3188application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:15Zmail@mail.com - |
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