DiÃlogos possÃveis entre a MÃsica Tradicional Popular e a Universidade: um estudo de caso no Curso de Licenciatura em MÃsica da Universidade Federal do Cearà (UFC) - Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabiana Brogliato Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20219
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_b32d748b72cbd8f5cded1b5fda2bcf28
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12584
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDiÃlogos possÃveis entre a MÃsica Tradicional Popular e a Universidade: um estudo de caso no Curso de Licenciatura em MÃsica da Universidade Federal do Cearà (UFC) - FortalezaPossible dialogues between Popular Traditional Music and the University: a case study at the Music Degree Course of the Federal University of Cearà (UFC) - Fortaleza 2017-09-28Pedro RogÃrio30146771320http://lattes.cnpq.br/3061250583032505Luiz Botelho Albuquerque00200220187Raimundo Oswald Cavalcante Barroso07443609353http://lattes.cnpq.br/4566251355774491Marcio Mattos AragÃo Madeira58068716300http://lattes.cnpq.br/912316817492624398665227334http://lattes.cnpq.br/6726514097672789Fabiana Brogliato RibeiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRMÃsica Tradicional Popular Ecologia de Saberes EducaÃÃo MusicalPopular Traditional Music Ecology of Knowledge Musical EducationEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorO presente trabalho volta-se para a abordagem que se dà acerca da MÃsica Tradicional Popular na formaÃÃo superior em MÃsica, especificamente no Curso de Licenciatura em MÃsica da Universidade Federal do Cearà (UFC), em Fortaleza. Tomando como base uma perspectiva etnomusicolÃgica na EducaÃÃo Musical, objetiva-se compreender qual a presenÃa desse universo musical no currÃculo e na prÃtica do curso. O referencial teÃrico principal da pesquisa baseia-se em Boaventura de Sousa Santos, com seus estudos acerca da Ecologia de Saberes, alÃm de autores como Carlos Sandroni, Margarete Arroyo, Oswald Barroso e Josà Jorge de Carvalho. Como metodologia realizou-se um estudo de caso no Curso de Licenciatura em MÃsica da UFC, onde foram entrevistados os professores responsÃveis pelas disciplinas que apontam para o universo da MÃsica Tradicional Popular em seu nome e/ou ementa, totalizando trÃs professores. AlÃm de seus relatos, com suas trajetÃrias e perspectivas, utilizaram-se os planos de curso, planos de aula, as ementas, bibliografias e os formulÃrios de criaÃÃo das disciplinas, alÃm do Projeto PolÃtico PedagÃgico do Curso como fonte de dados. Assim, as experiÃncias desenvolvidas no Curso de Licenciatura em MÃsica da UFC revelam a necessidade de fortalecimento do eixo da Etnomusicologia como base fundamental para a ampliaÃÃo da formaÃÃo musical dos alunos â futuros professores â, a presenÃa da percussÃo, quando praticada segundo a Cultura Popular, como porta de abertura para saberes populares na Academia; e a Ecologia de Saberes como princÃpio central para se repensar a EducaÃÃo Musical acadÃmica.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20219application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:33Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv DiÃlogos possÃveis entre a MÃsica Tradicional Popular e a Universidade: um estudo de caso no Curso de Licenciatura em MÃsica da Universidade Federal do Cearà (UFC) - Fortaleza
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Possible dialogues between Popular Traditional Music and the University: a case study at the Music Degree Course of the Federal University of Cearà (UFC) - Fortaleza
title DiÃlogos possÃveis entre a MÃsica Tradicional Popular e a Universidade: um estudo de caso no Curso de Licenciatura em MÃsica da Universidade Federal do Cearà (UFC) - Fortaleza
spellingShingle DiÃlogos possÃveis entre a MÃsica Tradicional Popular e a Universidade: um estudo de caso no Curso de Licenciatura em MÃsica da Universidade Federal do Cearà (UFC) - Fortaleza
Fabiana Brogliato Ribeiro
MÃsica Tradicional Popular
Ecologia de Saberes
EducaÃÃo Musical
Popular Traditional Music
Ecology of Knowledge
Musical Education
EDUCACAO
title_short DiÃlogos possÃveis entre a MÃsica Tradicional Popular e a Universidade: um estudo de caso no Curso de Licenciatura em MÃsica da Universidade Federal do Cearà (UFC) - Fortaleza
title_full DiÃlogos possÃveis entre a MÃsica Tradicional Popular e a Universidade: um estudo de caso no Curso de Licenciatura em MÃsica da Universidade Federal do Cearà (UFC) - Fortaleza
title_fullStr DiÃlogos possÃveis entre a MÃsica Tradicional Popular e a Universidade: um estudo de caso no Curso de Licenciatura em MÃsica da Universidade Federal do Cearà (UFC) - Fortaleza
title_full_unstemmed DiÃlogos possÃveis entre a MÃsica Tradicional Popular e a Universidade: um estudo de caso no Curso de Licenciatura em MÃsica da Universidade Federal do Cearà (UFC) - Fortaleza
title_sort DiÃlogos possÃveis entre a MÃsica Tradicional Popular e a Universidade: um estudo de caso no Curso de Licenciatura em MÃsica da Universidade Federal do Cearà (UFC) - Fortaleza
author Fabiana Brogliato Ribeiro
author_facet Fabiana Brogliato Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedro RogÃrio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 30146771320
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3061250583032505
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Raimundo Oswald Cavalcante Barroso
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 07443609353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4566251355774491
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marcio Mattos AragÃo Madeira
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 58068716300
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9123168174926243
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 98665227334
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6726514097672789
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabiana Brogliato Ribeiro
contributor_str_mv Pedro RogÃrio
Luiz Botelho Albuquerque
Raimundo Oswald Cavalcante Barroso
Marcio Mattos AragÃo Madeira
dc.subject.por.fl_str_mv MÃsica Tradicional Popular
Ecologia de Saberes
EducaÃÃo Musical
topic MÃsica Tradicional Popular
Ecologia de Saberes
EducaÃÃo Musical
Popular Traditional Music
Ecology of Knowledge
Musical Education
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Popular Traditional Music
Ecology of Knowledge
Musical Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho volta-se para a abordagem que se dà acerca da MÃsica Tradicional Popular na formaÃÃo superior em MÃsica, especificamente no Curso de Licenciatura em MÃsica da Universidade Federal do Cearà (UFC), em Fortaleza. Tomando como base uma perspectiva etnomusicolÃgica na EducaÃÃo Musical, objetiva-se compreender qual a presenÃa desse universo musical no currÃculo e na prÃtica do curso. O referencial teÃrico principal da pesquisa baseia-se em Boaventura de Sousa Santos, com seus estudos acerca da Ecologia de Saberes, alÃm de autores como Carlos Sandroni, Margarete Arroyo, Oswald Barroso e Josà Jorge de Carvalho. Como metodologia realizou-se um estudo de caso no Curso de Licenciatura em MÃsica da UFC, onde foram entrevistados os professores responsÃveis pelas disciplinas que apontam para o universo da MÃsica Tradicional Popular em seu nome e/ou ementa, totalizando trÃs professores. AlÃm de seus relatos, com suas trajetÃrias e perspectivas, utilizaram-se os planos de curso, planos de aula, as ementas, bibliografias e os formulÃrios de criaÃÃo das disciplinas, alÃm do Projeto PolÃtico PedagÃgico do Curso como fonte de dados. Assim, as experiÃncias desenvolvidas no Curso de Licenciatura em MÃsica da UFC revelam a necessidade de fortalecimento do eixo da Etnomusicologia como base fundamental para a ampliaÃÃo da formaÃÃo musical dos alunos â futuros professores â, a presenÃa da percussÃo, quando praticada segundo a Cultura Popular, como porta de abertura para saberes populares na Academia; e a Ecologia de Saberes como princÃpio central para se repensar a EducaÃÃo Musical acadÃmica.
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20219
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295237771100160