Na corda bamba: trabalho e educaÃÃo entre o precariado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19647 |
Resumo: | Essa dissertaÃÃo versa sobre as experiÃncias laborais e educacionais do precariado contemporÃneo buscando compreender os sentidos atribuÃdos por ele ao trabalho e a educaÃÃo. O segmento social do precariado à formado por jovens-adultos que possuem alta escolaridade e estÃo inseridos de forma precÃria no trabalho e na vida social. Eles compÃem a âgeraÃÃo do diplomaâ, formada pelos sujeitos que adentraram o ensino superior, mas que nÃo tiveram necessariamente revertidos em ganhos salariais os vÃrios anos de estudo. Esse segmento de trabalhadores com alta escolaridade experimentou o fenÃmeno da âdeterioraÃÃo das chances de inserÃÃo dos mais escolarizadosâ. Suas trajetÃrias laborais e de vida sÃo marcadas pela configuraÃÃo do novo e lÃquido mundo do trabalho, onde incidem os elementos da incerteza, inseguranÃa e instabilidade na construÃÃo dos projetos de vida. Tendo como aporte metodolÃgico a entrevista compreensiva para reconstruir as trajetÃrias de trabalho e educaÃÃo do precariado, busco problematizar os sentidos do trabalho e da educaÃÃo em sujeitos cuja a formaÃÃo acadÃmica tende a gerar expectativa positiva de inserÃÃo no mercado de trabalho. Para consubstanciar analiticamente minhas reflexÃes realizo, a tÃtulo de uma arqueologia teÃrica, uma anÃlise sobre as categorias de precarizaÃÃo, precariedade e precariado. Em seguida, atravÃs do recurso da anÃlise de conteÃdo das entrevistas, procuro identificar o perfil geracional e educacional do precariado, entender suas condiÃÃes de vida, traÃar seus percursos no mercado de trabalho e compreender seus modos de estar no mundo. A âcorda bambaâ em que se move o precariado apÃs a conclusÃo dos estudos de graduaÃÃo à sempre tencionada na tentativa de equilibrar a formaÃÃo educacional, trabalho e projeto de vida. Apesar de vivermos numa modernidade marcada pela instabilidade, inseguranÃa e incerteza (BAUMAN, 2001), onde o capital valoriza a flexibilidade dos homens e das coisas (SENNETT, 2012), o precariado valoriza os caracteres da estabilidade e da seguranÃa num mundo cada vez mais adverso a esses elementos. O precariado à uma espÃcie de âequilibristaâ que trava âbatalhasâ para manter-se na âcorda bambaâ da vida. |
id |
UFC_4c29bcd1312d487dbe56acfa5dcf9605 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:8991 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNa corda bamba: trabalho e educaÃÃo entre o precariadoTightrope: work and education among the precariat2015-01-31Alba Maria Pinho de Carvalho04393422368http://lattes.cnpq.br/5941867047206757Marcelo Santos Marques18795889353http://lattes.cnpq.br/0442357972126583Eliana Costa Guerra26509750325http://lattes.cnpq.br/423530476898200700773754326http://lattes.cnpq.br/3689254313166775Francisco Raphael Cruz MauricioUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRPrecariado Trabalho EducaÃÃoPrecariat Work EducationSOCIOLOGIAEssa dissertaÃÃo versa sobre as experiÃncias laborais e educacionais do precariado contemporÃneo buscando compreender os sentidos atribuÃdos por ele ao trabalho e a educaÃÃo. O segmento social do precariado à formado por jovens-adultos que possuem alta escolaridade e estÃo inseridos de forma precÃria no trabalho e na vida social. Eles compÃem a âgeraÃÃo do diplomaâ, formada pelos sujeitos que adentraram o ensino superior, mas que nÃo tiveram necessariamente revertidos em ganhos salariais os vÃrios anos de estudo. Esse segmento de trabalhadores com alta escolaridade experimentou o fenÃmeno da âdeterioraÃÃo das chances de inserÃÃo dos mais escolarizadosâ. Suas trajetÃrias laborais e de vida sÃo marcadas pela configuraÃÃo do novo e lÃquido mundo do trabalho, onde incidem os elementos da incerteza, inseguranÃa e instabilidade na construÃÃo dos projetos de vida. Tendo como aporte metodolÃgico a entrevista compreensiva para reconstruir as trajetÃrias de trabalho e educaÃÃo do precariado, busco problematizar os sentidos do trabalho e da educaÃÃo em sujeitos cuja a formaÃÃo acadÃmica tende a gerar expectativa positiva de inserÃÃo no mercado de trabalho. Para consubstanciar analiticamente minhas reflexÃes realizo, a tÃtulo de uma arqueologia teÃrica, uma anÃlise sobre as categorias de precarizaÃÃo, precariedade e precariado. Em seguida, atravÃs do recurso da anÃlise de conteÃdo das entrevistas, procuro identificar o perfil geracional e educacional do precariado, entender suas condiÃÃes de vida, traÃar seus percursos no mercado de trabalho e compreender seus modos de estar no mundo. A âcorda bambaâ em que se move o precariado apÃs a conclusÃo dos estudos de graduaÃÃo à sempre tencionada na tentativa de equilibrar a formaÃÃo educacional, trabalho e projeto de vida. Apesar de vivermos numa modernidade marcada pela instabilidade, inseguranÃa e incerteza (BAUMAN, 2001), onde o capital valoriza a flexibilidade dos homens e das coisas (SENNETT, 2012), o precariado valoriza os caracteres da estabilidade e da seguranÃa num mundo cada vez mais adverso a esses elementos. O precariado à uma espÃcie de âequilibristaâ que trava âbatalhasâ para manter-se na âcorda bambaâ da vida.This dissertation deals with the labor and educational experiences of the contemporary precariat seeking to understand the meanings attributed by him to work and education. The social segment of the precariat is formed by young adults who have high schooling and are inserted precariously in work and social life. They make up the "generation of the diploma", formed by the subjects that entered higher education, but that did not necessarily have reverted in salary gains the several years of study. This segment of workers with high schooling experienced the phenomenon of the âdeterioration of the chances of insertion of the more educatedâ. His work and life trajectories are marked by the configuration of the new and fluid world of work, where the elements of uncertainty, insecurity and instability affect the construction of life projects. Having as a methodological contribution the comprehensive interview to reconstruct the precarious work trajectories, I seek to problematize the meanings of the work and in subjects where the academic formation tends to generate positive expectation of insertion in the labor market. In order to analyze my reflections analytically, I carry out, as a theoretical archeology, an analysis of the categories of precarization, precarity and precariat. Then, through the content analysis of interviews, I try to identify the generational and educational profile of the precariat, to understand their living conditions, to trace their paths in the labor market and to understand their ways of being in the world. The work in the precariat now indicates the meanings of project construction, sometimes denotes the meanings of risk. The work proves to be a tightrope where the precariat tries to balance himself between heaven and the hell of social life. The "tightrope" in which the precarious moves after the completion of undergraduate studies is always intended in an attempt to balance education, work and life project. Although we live in a modernity marked by instability, insecurity and uncertainty (BAUMAN, 2001), where capital values the flexibility of men and things (SENNETT, 2012), the precarious value the character of stability and security in a world adverse to these elements. The precarious is a kind of "tightrope" who hangs "battles" to stay on the "tightrope" of life. Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19647application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:07Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Na corda bamba: trabalho e educaÃÃo entre o precariado |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Tightrope: work and education among the precariat |
title |
Na corda bamba: trabalho e educaÃÃo entre o precariado |
spellingShingle |
Na corda bamba: trabalho e educaÃÃo entre o precariado Francisco Raphael Cruz Mauricio Precariado Trabalho EducaÃÃo Precariat Work Education SOCIOLOGIA |
title_short |
Na corda bamba: trabalho e educaÃÃo entre o precariado |
title_full |
Na corda bamba: trabalho e educaÃÃo entre o precariado |
title_fullStr |
Na corda bamba: trabalho e educaÃÃo entre o precariado |
title_full_unstemmed |
Na corda bamba: trabalho e educaÃÃo entre o precariado |
title_sort |
Na corda bamba: trabalho e educaÃÃo entre o precariado |
author |
Francisco Raphael Cruz Mauricio |
author_facet |
Francisco Raphael Cruz Mauricio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alba Maria Pinho de Carvalho |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
04393422368 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5941867047206757 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marcelo Santos Marques |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
18795889353 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0442357972126583 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Eliana Costa Guerra |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
26509750325 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4235304768982007 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00773754326 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3689254313166775 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco Raphael Cruz Mauricio |
contributor_str_mv |
Alba Maria Pinho de Carvalho Marcelo Santos Marques Eliana Costa Guerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Precariado Trabalho EducaÃÃo |
topic |
Precariado Trabalho EducaÃÃo Precariat Work Education SOCIOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Precariat Work Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
SOCIOLOGIA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Essa dissertaÃÃo versa sobre as experiÃncias laborais e educacionais do precariado contemporÃneo buscando compreender os sentidos atribuÃdos por ele ao trabalho e a educaÃÃo. O segmento social do precariado à formado por jovens-adultos que possuem alta escolaridade e estÃo inseridos de forma precÃria no trabalho e na vida social. Eles compÃem a âgeraÃÃo do diplomaâ, formada pelos sujeitos que adentraram o ensino superior, mas que nÃo tiveram necessariamente revertidos em ganhos salariais os vÃrios anos de estudo. Esse segmento de trabalhadores com alta escolaridade experimentou o fenÃmeno da âdeterioraÃÃo das chances de inserÃÃo dos mais escolarizadosâ. Suas trajetÃrias laborais e de vida sÃo marcadas pela configuraÃÃo do novo e lÃquido mundo do trabalho, onde incidem os elementos da incerteza, inseguranÃa e instabilidade na construÃÃo dos projetos de vida. Tendo como aporte metodolÃgico a entrevista compreensiva para reconstruir as trajetÃrias de trabalho e educaÃÃo do precariado, busco problematizar os sentidos do trabalho e da educaÃÃo em sujeitos cuja a formaÃÃo acadÃmica tende a gerar expectativa positiva de inserÃÃo no mercado de trabalho. Para consubstanciar analiticamente minhas reflexÃes realizo, a tÃtulo de uma arqueologia teÃrica, uma anÃlise sobre as categorias de precarizaÃÃo, precariedade e precariado. Em seguida, atravÃs do recurso da anÃlise de conteÃdo das entrevistas, procuro identificar o perfil geracional e educacional do precariado, entender suas condiÃÃes de vida, traÃar seus percursos no mercado de trabalho e compreender seus modos de estar no mundo. A âcorda bambaâ em que se move o precariado apÃs a conclusÃo dos estudos de graduaÃÃo à sempre tencionada na tentativa de equilibrar a formaÃÃo educacional, trabalho e projeto de vida. Apesar de vivermos numa modernidade marcada pela instabilidade, inseguranÃa e incerteza (BAUMAN, 2001), onde o capital valoriza a flexibilidade dos homens e das coisas (SENNETT, 2012), o precariado valoriza os caracteres da estabilidade e da seguranÃa num mundo cada vez mais adverso a esses elementos. O precariado à uma espÃcie de âequilibristaâ que trava âbatalhasâ para manter-se na âcorda bambaâ da vida. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This dissertation deals with the labor and educational experiences of the contemporary precariat seeking to understand the meanings attributed by him to work and education. The social segment of the precariat is formed by young adults who have high schooling and are inserted precariously in work and social life. They make up the "generation of the diploma", formed by the subjects that entered higher education, but that did not necessarily have reverted in salary gains the several years of study. This segment of workers with high schooling experienced the phenomenon of the âdeterioration of the chances of insertion of the more educatedâ. His work and life trajectories are marked by the configuration of the new and fluid world of work, where the elements of uncertainty, insecurity and instability affect the construction of life projects. Having as a methodological contribution the comprehensive interview to reconstruct the precarious work trajectories, I seek to problematize the meanings of the work and in subjects where the academic formation tends to generate positive expectation of insertion in the labor market. In order to analyze my reflections analytically, I carry out, as a theoretical archeology, an analysis of the categories of precarization, precarity and precariat. Then, through the content analysis of interviews, I try to identify the generational and educational profile of the precariat, to understand their living conditions, to trace their paths in the labor market and to understand their ways of being in the world. The work in the precariat now indicates the meanings of project construction, sometimes denotes the meanings of risk. The work proves to be a tightrope where the precariat tries to balance himself between heaven and the hell of social life. The "tightrope" in which the precarious moves after the completion of undergraduate studies is always intended in an attempt to balance education, work and life project. Although we live in a modernity marked by instability, insecurity and uncertainty (BAUMAN, 2001), where capital values the flexibility of men and things (SENNETT, 2012), the precarious value the character of stability and security in a world adverse to these elements. The precarious is a kind of "tightrope" who hangs "battles" to stay on the "tightrope" of life. |
description |
Essa dissertaÃÃo versa sobre as experiÃncias laborais e educacionais do precariado contemporÃneo buscando compreender os sentidos atribuÃdos por ele ao trabalho e a educaÃÃo. O segmento social do precariado à formado por jovens-adultos que possuem alta escolaridade e estÃo inseridos de forma precÃria no trabalho e na vida social. Eles compÃem a âgeraÃÃo do diplomaâ, formada pelos sujeitos que adentraram o ensino superior, mas que nÃo tiveram necessariamente revertidos em ganhos salariais os vÃrios anos de estudo. Esse segmento de trabalhadores com alta escolaridade experimentou o fenÃmeno da âdeterioraÃÃo das chances de inserÃÃo dos mais escolarizadosâ. Suas trajetÃrias laborais e de vida sÃo marcadas pela configuraÃÃo do novo e lÃquido mundo do trabalho, onde incidem os elementos da incerteza, inseguranÃa e instabilidade na construÃÃo dos projetos de vida. Tendo como aporte metodolÃgico a entrevista compreensiva para reconstruir as trajetÃrias de trabalho e educaÃÃo do precariado, busco problematizar os sentidos do trabalho e da educaÃÃo em sujeitos cuja a formaÃÃo acadÃmica tende a gerar expectativa positiva de inserÃÃo no mercado de trabalho. Para consubstanciar analiticamente minhas reflexÃes realizo, a tÃtulo de uma arqueologia teÃrica, uma anÃlise sobre as categorias de precarizaÃÃo, precariedade e precariado. Em seguida, atravÃs do recurso da anÃlise de conteÃdo das entrevistas, procuro identificar o perfil geracional e educacional do precariado, entender suas condiÃÃes de vida, traÃar seus percursos no mercado de trabalho e compreender seus modos de estar no mundo. A âcorda bambaâ em que se move o precariado apÃs a conclusÃo dos estudos de graduaÃÃo à sempre tencionada na tentativa de equilibrar a formaÃÃo educacional, trabalho e projeto de vida. Apesar de vivermos numa modernidade marcada pela instabilidade, inseguranÃa e incerteza (BAUMAN, 2001), onde o capital valoriza a flexibilidade dos homens e das coisas (SENNETT, 2012), o precariado valoriza os caracteres da estabilidade e da seguranÃa num mundo cada vez mais adverso a esses elementos. O precariado à uma espÃcie de âequilibristaâ que trava âbatalhasâ para manter-se na âcorda bambaâ da vida. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19647 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295234435579904 |