Na corda bamba: trabalho e educaÃÃo entre o precariado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Raphael Cruz Mauricio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19647
Resumo: Essa dissertaÃÃo versa sobre as experiÃncias laborais e educacionais do precariado contemporÃneo buscando compreender os sentidos atribuÃdos por ele ao trabalho e a educaÃÃo. O segmento social do precariado à formado por jovens-adultos que possuem alta escolaridade e estÃo inseridos de forma precÃria no trabalho e na vida social. Eles compÃem a âgeraÃÃo do diplomaâ, formada pelos sujeitos que adentraram o ensino superior, mas que nÃo tiveram necessariamente revertidos em ganhos salariais os vÃrios anos de estudo. Esse segmento de trabalhadores com alta escolaridade experimentou o fenÃmeno da âdeterioraÃÃo das chances de inserÃÃo dos mais escolarizadosâ. Suas trajetÃrias laborais e de vida sÃo marcadas pela configuraÃÃo do novo e lÃquido mundo do trabalho, onde incidem os elementos da incerteza, inseguranÃa e instabilidade na construÃÃo dos projetos de vida. Tendo como aporte metodolÃgico a entrevista compreensiva para reconstruir as trajetÃrias de trabalho e educaÃÃo do precariado, busco problematizar os sentidos do trabalho e da educaÃÃo em sujeitos cuja a formaÃÃo acadÃmica tende a gerar expectativa positiva de inserÃÃo no mercado de trabalho. Para consubstanciar analiticamente minhas reflexÃes realizo, a tÃtulo de uma arqueologia teÃrica, uma anÃlise sobre as categorias de precarizaÃÃo, precariedade e precariado. Em seguida, atravÃs do recurso da anÃlise de conteÃdo das entrevistas, procuro identificar o perfil geracional e educacional do precariado, entender suas condiÃÃes de vida, traÃar seus percursos no mercado de trabalho e compreender seus modos de estar no mundo. A âcorda bambaâ em que se move o precariado apÃs a conclusÃo dos estudos de graduaÃÃo à sempre tencionada na tentativa de equilibrar a formaÃÃo educacional, trabalho e projeto de vida. Apesar de vivermos numa modernidade marcada pela instabilidade, inseguranÃa e incerteza (BAUMAN, 2001), onde o capital valoriza a flexibilidade dos homens e das coisas (SENNETT, 2012), o precariado valoriza os caracteres da estabilidade e da seguranÃa num mundo cada vez mais adverso a esses elementos. O precariado à uma espÃcie de âequilibristaâ que trava âbatalhasâ para manter-se na âcorda bambaâ da vida.
id UFC_4c29bcd1312d487dbe56acfa5dcf9605
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8991
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNa corda bamba: trabalho e educaÃÃo entre o precariadoTightrope: work and education among the precariat2015-01-31Alba Maria Pinho de Carvalho04393422368http://lattes.cnpq.br/5941867047206757Marcelo Santos Marques18795889353http://lattes.cnpq.br/0442357972126583Eliana Costa Guerra26509750325http://lattes.cnpq.br/423530476898200700773754326http://lattes.cnpq.br/3689254313166775Francisco Raphael Cruz MauricioUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRPrecariado Trabalho EducaÃÃoPrecariat Work EducationSOCIOLOGIAEssa dissertaÃÃo versa sobre as experiÃncias laborais e educacionais do precariado contemporÃneo buscando compreender os sentidos atribuÃdos por ele ao trabalho e a educaÃÃo. O segmento social do precariado à formado por jovens-adultos que possuem alta escolaridade e estÃo inseridos de forma precÃria no trabalho e na vida social. Eles compÃem a âgeraÃÃo do diplomaâ, formada pelos sujeitos que adentraram o ensino superior, mas que nÃo tiveram necessariamente revertidos em ganhos salariais os vÃrios anos de estudo. Esse segmento de trabalhadores com alta escolaridade experimentou o fenÃmeno da âdeterioraÃÃo das chances de inserÃÃo dos mais escolarizadosâ. Suas trajetÃrias laborais e de vida sÃo marcadas pela configuraÃÃo do novo e lÃquido mundo do trabalho, onde incidem os elementos da incerteza, inseguranÃa e instabilidade na construÃÃo dos projetos de vida. Tendo como aporte metodolÃgico a entrevista compreensiva para reconstruir as trajetÃrias de trabalho e educaÃÃo do precariado, busco problematizar os sentidos do trabalho e da educaÃÃo em sujeitos cuja a formaÃÃo acadÃmica tende a gerar expectativa positiva de inserÃÃo no mercado de trabalho. Para consubstanciar analiticamente minhas reflexÃes realizo, a tÃtulo de uma arqueologia teÃrica, uma anÃlise sobre as categorias de precarizaÃÃo, precariedade e precariado. Em seguida, atravÃs do recurso da anÃlise de conteÃdo das entrevistas, procuro identificar o perfil geracional e educacional do precariado, entender suas condiÃÃes de vida, traÃar seus percursos no mercado de trabalho e compreender seus modos de estar no mundo. A âcorda bambaâ em que se move o precariado apÃs a conclusÃo dos estudos de graduaÃÃo à sempre tencionada na tentativa de equilibrar a formaÃÃo educacional, trabalho e projeto de vida. Apesar de vivermos numa modernidade marcada pela instabilidade, inseguranÃa e incerteza (BAUMAN, 2001), onde o capital valoriza a flexibilidade dos homens e das coisas (SENNETT, 2012), o precariado valoriza os caracteres da estabilidade e da seguranÃa num mundo cada vez mais adverso a esses elementos. O precariado à uma espÃcie de âequilibristaâ que trava âbatalhasâ para manter-se na âcorda bambaâ da vida.This dissertation deals with the labor and educational experiences of the contemporary precariat seeking to understand the meanings attributed by him to work and education. The social segment of the precariat is formed by young adults who have high schooling and are inserted precariously in work and social life. They make up the "generation of the diploma", formed by the subjects that entered higher education, but that did not necessarily have reverted in salary gains the several years of study. This segment of workers with high schooling experienced the phenomenon of the âdeterioration of the chances of insertion of the more educatedâ. His work and life trajectories are marked by the configuration of the new and fluid world of work, where the elements of uncertainty, insecurity and instability affect the construction of life projects. Having as a methodological contribution the comprehensive interview to reconstruct the precarious work trajectories, I seek to problematize the meanings of the work and in subjects where the academic formation tends to generate positive expectation of insertion in the labor market. In order to analyze my reflections analytically, I carry out, as a theoretical archeology, an analysis of the categories of precarization, precarity and precariat. Then, through the content analysis of interviews, I try to identify the generational and educational profile of the precariat, to understand their living conditions, to trace their paths in the labor market and to understand their ways of being in the world. The work in the precariat now indicates the meanings of project construction, sometimes denotes the meanings of risk. The work proves to be a tightrope where the precariat tries to balance himself between heaven and the hell of social life. The "tightrope" in which the precarious moves after the completion of undergraduate studies is always intended in an attempt to balance education, work and life project. Although we live in a modernity marked by instability, insecurity and uncertainty (BAUMAN, 2001), where capital values the flexibility of men and things (SENNETT, 2012), the precarious value the character of stability and security in a world adverse to these elements. The precarious is a kind of "tightrope" who hangs "battles" to stay on the "tightrope" of life. Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19647application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:07Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Na corda bamba: trabalho e educaÃÃo entre o precariado
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Tightrope: work and education among the precariat
title Na corda bamba: trabalho e educaÃÃo entre o precariado
spellingShingle Na corda bamba: trabalho e educaÃÃo entre o precariado
Francisco Raphael Cruz Mauricio
Precariado
Trabalho
EducaÃÃo
Precariat
Work
Education
SOCIOLOGIA
title_short Na corda bamba: trabalho e educaÃÃo entre o precariado
title_full Na corda bamba: trabalho e educaÃÃo entre o precariado
title_fullStr Na corda bamba: trabalho e educaÃÃo entre o precariado
title_full_unstemmed Na corda bamba: trabalho e educaÃÃo entre o precariado
title_sort Na corda bamba: trabalho e educaÃÃo entre o precariado
author Francisco Raphael Cruz Mauricio
author_facet Francisco Raphael Cruz Mauricio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alba Maria Pinho de Carvalho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 04393422368
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5941867047206757
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcelo Santos Marques
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 18795889353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0442357972126583
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eliana Costa Guerra
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 26509750325
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4235304768982007
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00773754326
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3689254313166775
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Raphael Cruz Mauricio
contributor_str_mv Alba Maria Pinho de Carvalho
Marcelo Santos Marques
Eliana Costa Guerra
dc.subject.por.fl_str_mv Precariado
Trabalho
EducaÃÃo
topic Precariado
Trabalho
EducaÃÃo
Precariat
Work
Education
SOCIOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Precariat
Work
Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv SOCIOLOGIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Essa dissertaÃÃo versa sobre as experiÃncias laborais e educacionais do precariado contemporÃneo buscando compreender os sentidos atribuÃdos por ele ao trabalho e a educaÃÃo. O segmento social do precariado à formado por jovens-adultos que possuem alta escolaridade e estÃo inseridos de forma precÃria no trabalho e na vida social. Eles compÃem a âgeraÃÃo do diplomaâ, formada pelos sujeitos que adentraram o ensino superior, mas que nÃo tiveram necessariamente revertidos em ganhos salariais os vÃrios anos de estudo. Esse segmento de trabalhadores com alta escolaridade experimentou o fenÃmeno da âdeterioraÃÃo das chances de inserÃÃo dos mais escolarizadosâ. Suas trajetÃrias laborais e de vida sÃo marcadas pela configuraÃÃo do novo e lÃquido mundo do trabalho, onde incidem os elementos da incerteza, inseguranÃa e instabilidade na construÃÃo dos projetos de vida. Tendo como aporte metodolÃgico a entrevista compreensiva para reconstruir as trajetÃrias de trabalho e educaÃÃo do precariado, busco problematizar os sentidos do trabalho e da educaÃÃo em sujeitos cuja a formaÃÃo acadÃmica tende a gerar expectativa positiva de inserÃÃo no mercado de trabalho. Para consubstanciar analiticamente minhas reflexÃes realizo, a tÃtulo de uma arqueologia teÃrica, uma anÃlise sobre as categorias de precarizaÃÃo, precariedade e precariado. Em seguida, atravÃs do recurso da anÃlise de conteÃdo das entrevistas, procuro identificar o perfil geracional e educacional do precariado, entender suas condiÃÃes de vida, traÃar seus percursos no mercado de trabalho e compreender seus modos de estar no mundo. A âcorda bambaâ em que se move o precariado apÃs a conclusÃo dos estudos de graduaÃÃo à sempre tencionada na tentativa de equilibrar a formaÃÃo educacional, trabalho e projeto de vida. Apesar de vivermos numa modernidade marcada pela instabilidade, inseguranÃa e incerteza (BAUMAN, 2001), onde o capital valoriza a flexibilidade dos homens e das coisas (SENNETT, 2012), o precariado valoriza os caracteres da estabilidade e da seguranÃa num mundo cada vez mais adverso a esses elementos. O precariado à uma espÃcie de âequilibristaâ que trava âbatalhasâ para manter-se na âcorda bambaâ da vida.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This dissertation deals with the labor and educational experiences of the contemporary precariat seeking to understand the meanings attributed by him to work and education. The social segment of the precariat is formed by young adults who have high schooling and are inserted precariously in work and social life. They make up the "generation of the diploma", formed by the subjects that entered higher education, but that did not necessarily have reverted in salary gains the several years of study. This segment of workers with high schooling experienced the phenomenon of the âdeterioration of the chances of insertion of the more educatedâ. His work and life trajectories are marked by the configuration of the new and fluid world of work, where the elements of uncertainty, insecurity and instability affect the construction of life projects. Having as a methodological contribution the comprehensive interview to reconstruct the precarious work trajectories, I seek to problematize the meanings of the work and in subjects where the academic formation tends to generate positive expectation of insertion in the labor market. In order to analyze my reflections analytically, I carry out, as a theoretical archeology, an analysis of the categories of precarization, precarity and precariat. Then, through the content analysis of interviews, I try to identify the generational and educational profile of the precariat, to understand their living conditions, to trace their paths in the labor market and to understand their ways of being in the world. The work in the precariat now indicates the meanings of project construction, sometimes denotes the meanings of risk. The work proves to be a tightrope where the precariat tries to balance himself between heaven and the hell of social life. The "tightrope" in which the precarious moves after the completion of undergraduate studies is always intended in an attempt to balance education, work and life project. Although we live in a modernity marked by instability, insecurity and uncertainty (BAUMAN, 2001), where capital values the flexibility of men and things (SENNETT, 2012), the precarious value the character of stability and security in a world adverse to these elements. The precarious is a kind of "tightrope" who hangs "battles" to stay on the "tightrope" of life.
description Essa dissertaÃÃo versa sobre as experiÃncias laborais e educacionais do precariado contemporÃneo buscando compreender os sentidos atribuÃdos por ele ao trabalho e a educaÃÃo. O segmento social do precariado à formado por jovens-adultos que possuem alta escolaridade e estÃo inseridos de forma precÃria no trabalho e na vida social. Eles compÃem a âgeraÃÃo do diplomaâ, formada pelos sujeitos que adentraram o ensino superior, mas que nÃo tiveram necessariamente revertidos em ganhos salariais os vÃrios anos de estudo. Esse segmento de trabalhadores com alta escolaridade experimentou o fenÃmeno da âdeterioraÃÃo das chances de inserÃÃo dos mais escolarizadosâ. Suas trajetÃrias laborais e de vida sÃo marcadas pela configuraÃÃo do novo e lÃquido mundo do trabalho, onde incidem os elementos da incerteza, inseguranÃa e instabilidade na construÃÃo dos projetos de vida. Tendo como aporte metodolÃgico a entrevista compreensiva para reconstruir as trajetÃrias de trabalho e educaÃÃo do precariado, busco problematizar os sentidos do trabalho e da educaÃÃo em sujeitos cuja a formaÃÃo acadÃmica tende a gerar expectativa positiva de inserÃÃo no mercado de trabalho. Para consubstanciar analiticamente minhas reflexÃes realizo, a tÃtulo de uma arqueologia teÃrica, uma anÃlise sobre as categorias de precarizaÃÃo, precariedade e precariado. Em seguida, atravÃs do recurso da anÃlise de conteÃdo das entrevistas, procuro identificar o perfil geracional e educacional do precariado, entender suas condiÃÃes de vida, traÃar seus percursos no mercado de trabalho e compreender seus modos de estar no mundo. A âcorda bambaâ em que se move o precariado apÃs a conclusÃo dos estudos de graduaÃÃo à sempre tencionada na tentativa de equilibrar a formaÃÃo educacional, trabalho e projeto de vida. Apesar de vivermos numa modernidade marcada pela instabilidade, inseguranÃa e incerteza (BAUMAN, 2001), onde o capital valoriza a flexibilidade dos homens e das coisas (SENNETT, 2012), o precariado valoriza os caracteres da estabilidade e da seguranÃa num mundo cada vez mais adverso a esses elementos. O precariado à uma espÃcie de âequilibristaâ que trava âbatalhasâ para manter-se na âcorda bambaâ da vida.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19647
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295234435579904