PromoÃÃo da saÃde do adolescente baseada na arte/educaÃÃo e centrada na comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anny Giselly Milhome da Costa Farre
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13801
Resumo: O adolescente à pÃblico prioritÃrio nas Ãreas de promoÃÃo, prevenÃÃo e proteÃÃo à saÃde nos grandes centros urbanos brasileiros, em virtude de fatores socioeconÃmicos que ampliam seus riscos e vulnerabilidades. Algumas propostas educativas incluem a arte/educaÃÃo como abordagem atrativa para estes adolescentes, no entanto, permanecem desvinculadas do setor saÃde. Neste sentido, a presente tese teve como objetivo avaliar as contribuiÃÃes da arte/educaÃÃo para a promoÃÃo da saÃde de adolescentes em situaÃÃo de vulnerabilidade social urbana, por meio do processo de conscientizaÃÃo e empowerment. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, participativa, com abordagem predominantemente qualitativa. O referencial teÃrico metodolÃgico utilizado foi a AvaliaÃÃo Empowerment de Fetterman articulado à ConscientizaÃÃo de Freire. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de 21 adolescentes e 5 arte/educadores em uma das unidades do Programa Cidadania em Rede, na Cidade de Fortaleza, Brasil. As informaÃÃes foram coletadas no perÃodo de julho a novembro de 2013, por meio de cinco etapas: 1) MissÃo; 2) BalanÃo; 3) Planejamento; 4) ImplementaÃÃo e Monitoramento e; 5) ReavaliaÃÃo. Os dados foram categorizados a partir da anÃlise dos produtos artÃsticos produzidos, registros em diÃrio de campo, gravaÃÃes das sessÃes grupais em Ãudio ou vÃdeo e painÃis avaliativos. A pesquisa foi aprovada no Comità de Ãtica em Pesquisa da UFC, sob o nÃmero de parecer 369.359. Os resultados descreveram as necessidades e prioridades de saÃde do adolescente em dois focos principais: 1) Comunidade, com as categorias: atendimento mÃdico, doenÃas, trÃnsito, violÃncia, drogas, lazer e; 2) Adolescente: corpo, mente, amizades, namoro/sexo e diversÃo. Os participantes identificaram atividades de arte/educaÃÃo desenvolvidas pelo Programa que possuem dimensionalidades na saÃde dos adolescentes nas linguagens de artes visuais, audiovisual e danÃa. Foram implementadas metas e estratÃgias para promoÃÃo da saÃde nas atividades de desenho, grafite, fotografia e alongamento com evidÃncias colaborativas. Algumas mudanÃas foram observadas apÃs reavaliaÃÃo do processo e envolveram a trÃade: indivÃduo, comunidade e programa. Uma visÃo predominantemente negativa do bairro foi transformando-se numa visÃo repleta de possibilidades, exemplos e fortalecimento pessoal. A tese propÃs um modelo de PromoÃÃo da SaÃde do Adolescente baseado na Arte/educaÃÃo e Centrada na Comunidade. O grupo caminhou no sentido da consciÃncia intransitiva, para a transitivo/ingÃnua e para a crÃtica, caracterizando um processo de conscientizaÃÃo que iniciou com apreensÃo de uma realidade de saÃde inicialmente considerada fatÃdica e imutÃvel, passou pela vivÃncia de situaÃÃes que favoreceram o questionamento desta realidade e culminou com a percepÃÃo das possibilidades de mudanÃa e autodeterminaÃÃo para mudar.
id UFC_4cc3a7d8a69560108aadccdaccb42343
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9199
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPromoÃÃo da saÃde do adolescente baseada na arte/educaÃÃo e centrada na comunidadeAdolescent health promotion based on art education and community-centered2014-12-10PatrÃcia Neyva da Costa Pinheiro48524344334Estela Maria Leite Meirelles Monteiro34832660459http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4700271T5Neiva Francenely Cunha Vieira11270217372Maria Dalva Santos Alves02294303334http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4781763U1Thereza Penna Firme4102394370000065116356http://lattes.cnpq.br/4910877869923827Anny Giselly Milhome da Costa FarreUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRENFERMAGEMO adolescente à pÃblico prioritÃrio nas Ãreas de promoÃÃo, prevenÃÃo e proteÃÃo à saÃde nos grandes centros urbanos brasileiros, em virtude de fatores socioeconÃmicos que ampliam seus riscos e vulnerabilidades. Algumas propostas educativas incluem a arte/educaÃÃo como abordagem atrativa para estes adolescentes, no entanto, permanecem desvinculadas do setor saÃde. Neste sentido, a presente tese teve como objetivo avaliar as contribuiÃÃes da arte/educaÃÃo para a promoÃÃo da saÃde de adolescentes em situaÃÃo de vulnerabilidade social urbana, por meio do processo de conscientizaÃÃo e empowerment. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, participativa, com abordagem predominantemente qualitativa. O referencial teÃrico metodolÃgico utilizado foi a AvaliaÃÃo Empowerment de Fetterman articulado à ConscientizaÃÃo de Freire. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de 21 adolescentes e 5 arte/educadores em uma das unidades do Programa Cidadania em Rede, na Cidade de Fortaleza, Brasil. As informaÃÃes foram coletadas no perÃodo de julho a novembro de 2013, por meio de cinco etapas: 1) MissÃo; 2) BalanÃo; 3) Planejamento; 4) ImplementaÃÃo e Monitoramento e; 5) ReavaliaÃÃo. Os dados foram categorizados a partir da anÃlise dos produtos artÃsticos produzidos, registros em diÃrio de campo, gravaÃÃes das sessÃes grupais em Ãudio ou vÃdeo e painÃis avaliativos. A pesquisa foi aprovada no Comità de Ãtica em Pesquisa da UFC, sob o nÃmero de parecer 369.359. Os resultados descreveram as necessidades e prioridades de saÃde do adolescente em dois focos principais: 1) Comunidade, com as categorias: atendimento mÃdico, doenÃas, trÃnsito, violÃncia, drogas, lazer e; 2) Adolescente: corpo, mente, amizades, namoro/sexo e diversÃo. Os participantes identificaram atividades de arte/educaÃÃo desenvolvidas pelo Programa que possuem dimensionalidades na saÃde dos adolescentes nas linguagens de artes visuais, audiovisual e danÃa. Foram implementadas metas e estratÃgias para promoÃÃo da saÃde nas atividades de desenho, grafite, fotografia e alongamento com evidÃncias colaborativas. Algumas mudanÃas foram observadas apÃs reavaliaÃÃo do processo e envolveram a trÃade: indivÃduo, comunidade e programa. Uma visÃo predominantemente negativa do bairro foi transformando-se numa visÃo repleta de possibilidades, exemplos e fortalecimento pessoal. A tese propÃs um modelo de PromoÃÃo da SaÃde do Adolescente baseado na Arte/educaÃÃo e Centrada na Comunidade. O grupo caminhou no sentido da consciÃncia intransitiva, para a transitivo/ingÃnua e para a crÃtica, caracterizando um processo de conscientizaÃÃo que iniciou com apreensÃo de uma realidade de saÃde inicialmente considerada fatÃdica e imutÃvel, passou pela vivÃncia de situaÃÃes que favoreceram o questionamento desta realidade e culminou com a percepÃÃo das possibilidades de mudanÃa e autodeterminaÃÃo para mudar.The teenager is a priority public in the areas of promotion, prevention and health protection in large Brazilian cities, due to socioeconomic factors that extend its risks and vulnerabilities. Some educational proposals include the art education as attractive approach to these adolescents, however, remain disconnected from the health sector. The objective of this study was to evaluate the contributions of art education to health promotion of adolescents in urban social vulnerability, through awareness and empowerment process. It is a participatory evaluation research, with a predominantly qualitative approach. The theoretical framework used was the Empowerment Evaluation articulated to Critical Awareness. The research was conducted with a group of 21 teenagers and 5 art educators in one of the units of the Governamental Citizenship Network Program in the city of Fortaleza, Brazil, in the period from July to November 2013, through five steps: 1) Mission; 2) Taking Stock; 3) Planning for the Future; 4) Implementation and Monitoring; 5) Revaluation. Data were categorized based on the analysis of the produced artistic products, records in field diary, recordings of group sessions on audio or video and evaluation panels. The study was approved at the University Ethics Research Committee, under protocol number 369.359. The results described the adolescent health needs and priorities in two main focuses: 1) Community, with the categories: health care, diseases, traffic, violence, drugs, and leisure; 2) Teenager: body, mind, friendships, dating/sex and fun. Participants identified ten art education activities developed by the program that have dimensionalities on the adolescents health in the areas of visual arts, audiovisual and dance. Goals and strategies have been implemented to promote health in drawing activities, graffiti, photography and stretching through collaborative evidences. Some changes were observed after re-evaluation of the process and involved the triad: individual, community and program. A predominantly negative view of the neighborhood was becoming a vision full of possibilities, examples and personal empowerment. This reseacrh proposed a model of Adolescent Health Promotion Based on Art Education and Community-Centered. The group walked towards intransitive consciousness, for the transitive-naive and critical, featuring an awareness process that began with the seizure of a health reality initially considered fateful and immutable, past the living situations that favored the questioning of this reality and culminated with the perception of the possibilities of change and self-determination for change.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13801application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:01Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv PromoÃÃo da saÃde do adolescente baseada na arte/educaÃÃo e centrada na comunidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Adolescent health promotion based on art education and community-centered
title PromoÃÃo da saÃde do adolescente baseada na arte/educaÃÃo e centrada na comunidade
spellingShingle PromoÃÃo da saÃde do adolescente baseada na arte/educaÃÃo e centrada na comunidade
Anny Giselly Milhome da Costa Farre
ENFERMAGEM
title_short PromoÃÃo da saÃde do adolescente baseada na arte/educaÃÃo e centrada na comunidade
title_full PromoÃÃo da saÃde do adolescente baseada na arte/educaÃÃo e centrada na comunidade
title_fullStr PromoÃÃo da saÃde do adolescente baseada na arte/educaÃÃo e centrada na comunidade
title_full_unstemmed PromoÃÃo da saÃde do adolescente baseada na arte/educaÃÃo e centrada na comunidade
title_sort PromoÃÃo da saÃde do adolescente baseada na arte/educaÃÃo e centrada na comunidade
author Anny Giselly Milhome da Costa Farre
author_facet Anny Giselly Milhome da Costa Farre
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PatrÃcia Neyva da Costa Pinheiro
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 48524344334
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Estela Maria Leite Meirelles Monteiro
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 34832660459
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4700271T5
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Neiva Francenely Cunha Vieira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 11270217372
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Dalva Santos Alves
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 02294303334
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4781763U1
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Thereza Penna Firme
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 41023943700
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00065116356
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4910877869923827
dc.contributor.author.fl_str_mv Anny Giselly Milhome da Costa Farre
contributor_str_mv PatrÃcia Neyva da Costa Pinheiro
Estela Maria Leite Meirelles Monteiro
Neiva Francenely Cunha Vieira
Maria Dalva Santos Alves
Thereza Penna Firme
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENFERMAGEM
topic ENFERMAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O adolescente à pÃblico prioritÃrio nas Ãreas de promoÃÃo, prevenÃÃo e proteÃÃo à saÃde nos grandes centros urbanos brasileiros, em virtude de fatores socioeconÃmicos que ampliam seus riscos e vulnerabilidades. Algumas propostas educativas incluem a arte/educaÃÃo como abordagem atrativa para estes adolescentes, no entanto, permanecem desvinculadas do setor saÃde. Neste sentido, a presente tese teve como objetivo avaliar as contribuiÃÃes da arte/educaÃÃo para a promoÃÃo da saÃde de adolescentes em situaÃÃo de vulnerabilidade social urbana, por meio do processo de conscientizaÃÃo e empowerment. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, participativa, com abordagem predominantemente qualitativa. O referencial teÃrico metodolÃgico utilizado foi a AvaliaÃÃo Empowerment de Fetterman articulado à ConscientizaÃÃo de Freire. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de 21 adolescentes e 5 arte/educadores em uma das unidades do Programa Cidadania em Rede, na Cidade de Fortaleza, Brasil. As informaÃÃes foram coletadas no perÃodo de julho a novembro de 2013, por meio de cinco etapas: 1) MissÃo; 2) BalanÃo; 3) Planejamento; 4) ImplementaÃÃo e Monitoramento e; 5) ReavaliaÃÃo. Os dados foram categorizados a partir da anÃlise dos produtos artÃsticos produzidos, registros em diÃrio de campo, gravaÃÃes das sessÃes grupais em Ãudio ou vÃdeo e painÃis avaliativos. A pesquisa foi aprovada no Comità de Ãtica em Pesquisa da UFC, sob o nÃmero de parecer 369.359. Os resultados descreveram as necessidades e prioridades de saÃde do adolescente em dois focos principais: 1) Comunidade, com as categorias: atendimento mÃdico, doenÃas, trÃnsito, violÃncia, drogas, lazer e; 2) Adolescente: corpo, mente, amizades, namoro/sexo e diversÃo. Os participantes identificaram atividades de arte/educaÃÃo desenvolvidas pelo Programa que possuem dimensionalidades na saÃde dos adolescentes nas linguagens de artes visuais, audiovisual e danÃa. Foram implementadas metas e estratÃgias para promoÃÃo da saÃde nas atividades de desenho, grafite, fotografia e alongamento com evidÃncias colaborativas. Algumas mudanÃas foram observadas apÃs reavaliaÃÃo do processo e envolveram a trÃade: indivÃduo, comunidade e programa. Uma visÃo predominantemente negativa do bairro foi transformando-se numa visÃo repleta de possibilidades, exemplos e fortalecimento pessoal. A tese propÃs um modelo de PromoÃÃo da SaÃde do Adolescente baseado na Arte/educaÃÃo e Centrada na Comunidade. O grupo caminhou no sentido da consciÃncia intransitiva, para a transitivo/ingÃnua e para a crÃtica, caracterizando um processo de conscientizaÃÃo que iniciou com apreensÃo de uma realidade de saÃde inicialmente considerada fatÃdica e imutÃvel, passou pela vivÃncia de situaÃÃes que favoreceram o questionamento desta realidade e culminou com a percepÃÃo das possibilidades de mudanÃa e autodeterminaÃÃo para mudar.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The teenager is a priority public in the areas of promotion, prevention and health protection in large Brazilian cities, due to socioeconomic factors that extend its risks and vulnerabilities. Some educational proposals include the art education as attractive approach to these adolescents, however, remain disconnected from the health sector. The objective of this study was to evaluate the contributions of art education to health promotion of adolescents in urban social vulnerability, through awareness and empowerment process. It is a participatory evaluation research, with a predominantly qualitative approach. The theoretical framework used was the Empowerment Evaluation articulated to Critical Awareness. The research was conducted with a group of 21 teenagers and 5 art educators in one of the units of the Governamental Citizenship Network Program in the city of Fortaleza, Brazil, in the period from July to November 2013, through five steps: 1) Mission; 2) Taking Stock; 3) Planning for the Future; 4) Implementation and Monitoring; 5) Revaluation. Data were categorized based on the analysis of the produced artistic products, records in field diary, recordings of group sessions on audio or video and evaluation panels. The study was approved at the University Ethics Research Committee, under protocol number 369.359. The results described the adolescent health needs and priorities in two main focuses: 1) Community, with the categories: health care, diseases, traffic, violence, drugs, and leisure; 2) Teenager: body, mind, friendships, dating/sex and fun. Participants identified ten art education activities developed by the program that have dimensionalities on the adolescents health in the areas of visual arts, audiovisual and dance. Goals and strategies have been implemented to promote health in drawing activities, graffiti, photography and stretching through collaborative evidences. Some changes were observed after re-evaluation of the process and involved the triad: individual, community and program. A predominantly negative view of the neighborhood was becoming a vision full of possibilities, examples and personal empowerment. This reseacrh proposed a model of Adolescent Health Promotion Based on Art Education and Community-Centered. The group walked towards intransitive consciousness, for the transitive-naive and critical, featuring an awareness process that began with the seizure of a health reality initially considered fateful and immutable, past the living situations that favored the questioning of this reality and culminated with the perception of the possibilities of change and self-determination for change.
description O adolescente à pÃblico prioritÃrio nas Ãreas de promoÃÃo, prevenÃÃo e proteÃÃo à saÃde nos grandes centros urbanos brasileiros, em virtude de fatores socioeconÃmicos que ampliam seus riscos e vulnerabilidades. Algumas propostas educativas incluem a arte/educaÃÃo como abordagem atrativa para estes adolescentes, no entanto, permanecem desvinculadas do setor saÃde. Neste sentido, a presente tese teve como objetivo avaliar as contribuiÃÃes da arte/educaÃÃo para a promoÃÃo da saÃde de adolescentes em situaÃÃo de vulnerabilidade social urbana, por meio do processo de conscientizaÃÃo e empowerment. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, participativa, com abordagem predominantemente qualitativa. O referencial teÃrico metodolÃgico utilizado foi a AvaliaÃÃo Empowerment de Fetterman articulado à ConscientizaÃÃo de Freire. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de 21 adolescentes e 5 arte/educadores em uma das unidades do Programa Cidadania em Rede, na Cidade de Fortaleza, Brasil. As informaÃÃes foram coletadas no perÃodo de julho a novembro de 2013, por meio de cinco etapas: 1) MissÃo; 2) BalanÃo; 3) Planejamento; 4) ImplementaÃÃo e Monitoramento e; 5) ReavaliaÃÃo. Os dados foram categorizados a partir da anÃlise dos produtos artÃsticos produzidos, registros em diÃrio de campo, gravaÃÃes das sessÃes grupais em Ãudio ou vÃdeo e painÃis avaliativos. A pesquisa foi aprovada no Comità de Ãtica em Pesquisa da UFC, sob o nÃmero de parecer 369.359. Os resultados descreveram as necessidades e prioridades de saÃde do adolescente em dois focos principais: 1) Comunidade, com as categorias: atendimento mÃdico, doenÃas, trÃnsito, violÃncia, drogas, lazer e; 2) Adolescente: corpo, mente, amizades, namoro/sexo e diversÃo. Os participantes identificaram atividades de arte/educaÃÃo desenvolvidas pelo Programa que possuem dimensionalidades na saÃde dos adolescentes nas linguagens de artes visuais, audiovisual e danÃa. Foram implementadas metas e estratÃgias para promoÃÃo da saÃde nas atividades de desenho, grafite, fotografia e alongamento com evidÃncias colaborativas. Algumas mudanÃas foram observadas apÃs reavaliaÃÃo do processo e envolveram a trÃade: indivÃduo, comunidade e programa. Uma visÃo predominantemente negativa do bairro foi transformando-se numa visÃo repleta de possibilidades, exemplos e fortalecimento pessoal. A tese propÃs um modelo de PromoÃÃo da SaÃde do Adolescente baseado na Arte/educaÃÃo e Centrada na Comunidade. O grupo caminhou no sentido da consciÃncia intransitiva, para a transitivo/ingÃnua e para a crÃtica, caracterizando um processo de conscientizaÃÃo que iniciou com apreensÃo de uma realidade de saÃde inicialmente considerada fatÃdica e imutÃvel, passou pela vivÃncia de situaÃÃes que favoreceram o questionamento desta realidade e culminou com a percepÃÃo das possibilidades de mudanÃa e autodeterminaÃÃo para mudar.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13801
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Enfermagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295201011171328