EducaÃÃo em saÃde bucal como estratÃgia para promoÃÃo da autoimagem e prevenÃÃo de IST/HIV em adolescentes escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gemimma de Paiva RÃgo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18574
Resumo: A saÃde bucal à um componente essencial para a funÃÃo humana e para a qualidade de vida. Na adolescÃncia, a abordagem sobre os cuidados com a saÃde oral pode ser considerada estratÃgia precursora para prevenÃÃo de outras situaÃÃes tÃpicas desta fase, como a promoÃÃo da autoimagem bucal, prevenÃÃo das infecÃÃes sexualmente transmissÃveis (IST) e a gravidez nÃo planejada, contemplando a EducaÃÃo em SaÃde. Neste estudo, objetivou-se verificar a efetividade de uma intervenÃÃo educativa em saÃde bucal como estratÃgia mediadora para promoÃÃo da autoimagem bucal e prevenÃÃo das IST/HIV em adolescentes de uma escola pÃblica do municÃpio de Carnaubal-CE. Trata-se de uma pesquisa do tipo intervenÃÃo, com uma abordagem predominantemente quantitativa, realizada junto a 109 escolares na faixa etÃria de 12 a 18 anos. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicaÃÃo de dois questionÃrios prà e pÃs-intervenÃÃo, com a utilizaÃÃo de variÃveis sociodemogrÃficas, sexuais e reprodutivas e relacionadas à saÃde bucal. Os dados coletados foram submetidos à anÃlise estatÃstica. Os resultados encontrados indicam que 50,5% dos participantes eram do sexo feminino, 85% solteiros, 82,6% catÃlicos, 79,8% residiam com os pais, 84,4% nÃo exerciam atividade remunerada, 62,4% jà haviam âficadoâ e apenas 14,7 % jà tiveram relaÃÃo sexual, dos quais 11% usaram preservativo na Ãltima relaÃÃo sexual. Quanto à saÃde bucal, observou-se que: 96,3% a consideravam importante e 96,3% tinham o hÃbito de escovar os dentes diariamente. Sobre os acometimentos na cavidade bucal: 54,1% jà observaram se tinham mau hÃlito, 32,1% sangramento gengival, 49,5% cÃrie dentÃria e 53,2% mal posicionamento dos dentes e em relaÃÃo à autoimagem bucal, a maioria relatou estar insatisfeito por conta dos fatores estÃticos. ApÃs intervenÃÃo educativa, verificou-se melhoria nos conhecimentos dos adolescentes sobre as IST, principalmente entre aqueles que jà tiveram relaÃÃo sexual (p=0,018) e observou-se que a pontuaÃÃo mÃdia do conhecimento das meninas e dos meninos, apesar de nÃo apresentar associaÃÃo estatÃstica, aumentou no pÃs-intervenÃÃo, visto que a pontuaÃÃo mÃdia se elevou de 8 pontos para 14. A intervenÃÃo realizada na escola com foco na saÃde bucal e sexual e reprodutiva evidenciou que à possÃvel, por meio de estratÃgias inovadoras e tecnologias leves, promover EducaÃÃo em SaÃde aos adolescentes, favorecendo o empoderamento para tomadas de atitudes saudÃveis diminuindo as vulnerabilidades a que estÃo expostos.
id UFC_a98bacf413484916097ef84fc499f265
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11569
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducaÃÃo em saÃde bucal como estratÃgia para promoÃÃo da autoimagem e prevenÃÃo de IST/HIV em adolescentes escolaresOral health education as a strategy to promote self-image and prevention of STI/HIV in school adolescents2016-09-30Fabiane do Amaral Gubert97114928068http://lattes.cnpq.br/5035858383519296Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira70621993387http://lattes.cnpq.br/7659758489387356Ana Paula Soares Gondim36750875300http://lattes.cnpq.br/342943295057613702919763369http://lattes.cnpq.br/5064217545146824Gemimma de Paiva RÃgoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-graduaÃÃo em SaÃde da FamÃlia (MPSFUFC - AssociaÃÃo ampla com a FIOCRUZ)UFCBRSAUDE COLETIVAA saÃde bucal à um componente essencial para a funÃÃo humana e para a qualidade de vida. Na adolescÃncia, a abordagem sobre os cuidados com a saÃde oral pode ser considerada estratÃgia precursora para prevenÃÃo de outras situaÃÃes tÃpicas desta fase, como a promoÃÃo da autoimagem bucal, prevenÃÃo das infecÃÃes sexualmente transmissÃveis (IST) e a gravidez nÃo planejada, contemplando a EducaÃÃo em SaÃde. Neste estudo, objetivou-se verificar a efetividade de uma intervenÃÃo educativa em saÃde bucal como estratÃgia mediadora para promoÃÃo da autoimagem bucal e prevenÃÃo das IST/HIV em adolescentes de uma escola pÃblica do municÃpio de Carnaubal-CE. Trata-se de uma pesquisa do tipo intervenÃÃo, com uma abordagem predominantemente quantitativa, realizada junto a 109 escolares na faixa etÃria de 12 a 18 anos. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicaÃÃo de dois questionÃrios prà e pÃs-intervenÃÃo, com a utilizaÃÃo de variÃveis sociodemogrÃficas, sexuais e reprodutivas e relacionadas à saÃde bucal. Os dados coletados foram submetidos à anÃlise estatÃstica. Os resultados encontrados indicam que 50,5% dos participantes eram do sexo feminino, 85% solteiros, 82,6% catÃlicos, 79,8% residiam com os pais, 84,4% nÃo exerciam atividade remunerada, 62,4% jà haviam âficadoâ e apenas 14,7 % jà tiveram relaÃÃo sexual, dos quais 11% usaram preservativo na Ãltima relaÃÃo sexual. Quanto à saÃde bucal, observou-se que: 96,3% a consideravam importante e 96,3% tinham o hÃbito de escovar os dentes diariamente. Sobre os acometimentos na cavidade bucal: 54,1% jà observaram se tinham mau hÃlito, 32,1% sangramento gengival, 49,5% cÃrie dentÃria e 53,2% mal posicionamento dos dentes e em relaÃÃo à autoimagem bucal, a maioria relatou estar insatisfeito por conta dos fatores estÃticos. ApÃs intervenÃÃo educativa, verificou-se melhoria nos conhecimentos dos adolescentes sobre as IST, principalmente entre aqueles que jà tiveram relaÃÃo sexual (p=0,018) e observou-se que a pontuaÃÃo mÃdia do conhecimento das meninas e dos meninos, apesar de nÃo apresentar associaÃÃo estatÃstica, aumentou no pÃs-intervenÃÃo, visto que a pontuaÃÃo mÃdia se elevou de 8 pontos para 14. A intervenÃÃo realizada na escola com foco na saÃde bucal e sexual e reprodutiva evidenciou que à possÃvel, por meio de estratÃgias inovadoras e tecnologias leves, promover EducaÃÃo em SaÃde aos adolescentes, favorecendo o empoderamento para tomadas de atitudes saudÃveis diminuindo as vulnerabilidades a que estÃo expostos.Oral health is an essential component to human function and quality of life. During the adolescence the approach about oral health care can be considered a precursor strategy to prevent other typical situations of this phase, as the promotion of oral self-image, prevention of sexually transmitted infections (STIs) and unplanned pregnancy, contemplating Education health. Thereby, this study aims to verify the effectiveness of an educational intervention on oral health as a mediating strategy for promotion of oral self-image and prevention of STI / HIV in adolescents from a public school in the city of Carnaubal-CE. This is a intervention type research, with a predominantly quantitative approach, conducted with 109 students aged 12-18 years. Data collection was performed by the application of two -pre and post-intervention- questionnaires with the use of socio-demographic, sexual and reproductive variables, and related to oral health. The collected data were statistically analyzed. The results indicate that 50.5% of participants were female, 85% were single, 82.6% Catholic, 79.8% lived with their parents, 84.4% were not employed, 62.4% had already have a casual dating and only 14.7% have had sexual intercourse, and among those who have initiated sexual practices 11% used a condom during the last intercourse. Regarding oral health, it was observed that: 96.3% considered it important and 96.3% were in the habit of brushing the teeth daily. About involvements in the oral cavity: 54.1% have observed that had bad breath, 32.1 % bleeding gums, 49.5% caries, and 53.2% bad position of the teeth and in relation to oral self-image, most reported to be dissatisfied because of aesthetic factors. After educational intervention there was improvement in knowledge of adolescents on STIs, particularly among those who have had sexual intercourse (p = 0.018) and it was observed that the average knowledge score of girls and boys, although not statistically associated, increased in the postintervention, since the average score rose from 8 points for 14. At the end, the intervention carried out in school with a focus on oral health and sexual health showed that it is possible, through innovative and soft technologies strategies, to promote Health Education to adolescents, favoring the empowerment for having healthy attitudes thus lowering vulnerabilities to which they are exposed.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18574application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:28Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv EducaÃÃo em saÃde bucal como estratÃgia para promoÃÃo da autoimagem e prevenÃÃo de IST/HIV em adolescentes escolares
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Oral health education as a strategy to promote self-image and prevention of STI/HIV in school adolescents
title EducaÃÃo em saÃde bucal como estratÃgia para promoÃÃo da autoimagem e prevenÃÃo de IST/HIV em adolescentes escolares
spellingShingle EducaÃÃo em saÃde bucal como estratÃgia para promoÃÃo da autoimagem e prevenÃÃo de IST/HIV em adolescentes escolares
Gemimma de Paiva RÃgo
SAUDE COLETIVA
title_short EducaÃÃo em saÃde bucal como estratÃgia para promoÃÃo da autoimagem e prevenÃÃo de IST/HIV em adolescentes escolares
title_full EducaÃÃo em saÃde bucal como estratÃgia para promoÃÃo da autoimagem e prevenÃÃo de IST/HIV em adolescentes escolares
title_fullStr EducaÃÃo em saÃde bucal como estratÃgia para promoÃÃo da autoimagem e prevenÃÃo de IST/HIV em adolescentes escolares
title_full_unstemmed EducaÃÃo em saÃde bucal como estratÃgia para promoÃÃo da autoimagem e prevenÃÃo de IST/HIV em adolescentes escolares
title_sort EducaÃÃo em saÃde bucal como estratÃgia para promoÃÃo da autoimagem e prevenÃÃo de IST/HIV em adolescentes escolares
author Gemimma de Paiva RÃgo
author_facet Gemimma de Paiva RÃgo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fabiane do Amaral Gubert
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 97114928068
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5035858383519296
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 70621993387
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7659758489387356
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Paula Soares Gondim
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 36750875300
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3429432950576137
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02919763369
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5064217545146824
dc.contributor.author.fl_str_mv Gemimma de Paiva RÃgo
contributor_str_mv Fabiane do Amaral Gubert
Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira
Ana Paula Soares Gondim
dc.subject.cnpq.fl_str_mv SAUDE COLETIVA
topic SAUDE COLETIVA
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A saÃde bucal à um componente essencial para a funÃÃo humana e para a qualidade de vida. Na adolescÃncia, a abordagem sobre os cuidados com a saÃde oral pode ser considerada estratÃgia precursora para prevenÃÃo de outras situaÃÃes tÃpicas desta fase, como a promoÃÃo da autoimagem bucal, prevenÃÃo das infecÃÃes sexualmente transmissÃveis (IST) e a gravidez nÃo planejada, contemplando a EducaÃÃo em SaÃde. Neste estudo, objetivou-se verificar a efetividade de uma intervenÃÃo educativa em saÃde bucal como estratÃgia mediadora para promoÃÃo da autoimagem bucal e prevenÃÃo das IST/HIV em adolescentes de uma escola pÃblica do municÃpio de Carnaubal-CE. Trata-se de uma pesquisa do tipo intervenÃÃo, com uma abordagem predominantemente quantitativa, realizada junto a 109 escolares na faixa etÃria de 12 a 18 anos. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicaÃÃo de dois questionÃrios prà e pÃs-intervenÃÃo, com a utilizaÃÃo de variÃveis sociodemogrÃficas, sexuais e reprodutivas e relacionadas à saÃde bucal. Os dados coletados foram submetidos à anÃlise estatÃstica. Os resultados encontrados indicam que 50,5% dos participantes eram do sexo feminino, 85% solteiros, 82,6% catÃlicos, 79,8% residiam com os pais, 84,4% nÃo exerciam atividade remunerada, 62,4% jà haviam âficadoâ e apenas 14,7 % jà tiveram relaÃÃo sexual, dos quais 11% usaram preservativo na Ãltima relaÃÃo sexual. Quanto à saÃde bucal, observou-se que: 96,3% a consideravam importante e 96,3% tinham o hÃbito de escovar os dentes diariamente. Sobre os acometimentos na cavidade bucal: 54,1% jà observaram se tinham mau hÃlito, 32,1% sangramento gengival, 49,5% cÃrie dentÃria e 53,2% mal posicionamento dos dentes e em relaÃÃo à autoimagem bucal, a maioria relatou estar insatisfeito por conta dos fatores estÃticos. ApÃs intervenÃÃo educativa, verificou-se melhoria nos conhecimentos dos adolescentes sobre as IST, principalmente entre aqueles que jà tiveram relaÃÃo sexual (p=0,018) e observou-se que a pontuaÃÃo mÃdia do conhecimento das meninas e dos meninos, apesar de nÃo apresentar associaÃÃo estatÃstica, aumentou no pÃs-intervenÃÃo, visto que a pontuaÃÃo mÃdia se elevou de 8 pontos para 14. A intervenÃÃo realizada na escola com foco na saÃde bucal e sexual e reprodutiva evidenciou que à possÃvel, por meio de estratÃgias inovadoras e tecnologias leves, promover EducaÃÃo em SaÃde aos adolescentes, favorecendo o empoderamento para tomadas de atitudes saudÃveis diminuindo as vulnerabilidades a que estÃo expostos.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Oral health is an essential component to human function and quality of life. During the adolescence the approach about oral health care can be considered a precursor strategy to prevent other typical situations of this phase, as the promotion of oral self-image, prevention of sexually transmitted infections (STIs) and unplanned pregnancy, contemplating Education health. Thereby, this study aims to verify the effectiveness of an educational intervention on oral health as a mediating strategy for promotion of oral self-image and prevention of STI / HIV in adolescents from a public school in the city of Carnaubal-CE. This is a intervention type research, with a predominantly quantitative approach, conducted with 109 students aged 12-18 years. Data collection was performed by the application of two -pre and post-intervention- questionnaires with the use of socio-demographic, sexual and reproductive variables, and related to oral health. The collected data were statistically analyzed. The results indicate that 50.5% of participants were female, 85% were single, 82.6% Catholic, 79.8% lived with their parents, 84.4% were not employed, 62.4% had already have a casual dating and only 14.7% have had sexual intercourse, and among those who have initiated sexual practices 11% used a condom during the last intercourse. Regarding oral health, it was observed that: 96.3% considered it important and 96.3% were in the habit of brushing the teeth daily. About involvements in the oral cavity: 54.1% have observed that had bad breath, 32.1 % bleeding gums, 49.5% caries, and 53.2% bad position of the teeth and in relation to oral self-image, most reported to be dissatisfied because of aesthetic factors. After educational intervention there was improvement in knowledge of adolescents on STIs, particularly among those who have had sexual intercourse (p = 0.018) and it was observed that the average knowledge score of girls and boys, although not statistically associated, increased in the postintervention, since the average score rose from 8 points for 14. At the end, the intervention carried out in school with a focus on oral health and sexual health showed that it is possible, through innovative and soft technologies strategies, to promote Health Education to adolescents, favoring the empowerment for having healthy attitudes thus lowering vulnerabilities to which they are exposed.
description A saÃde bucal à um componente essencial para a funÃÃo humana e para a qualidade de vida. Na adolescÃncia, a abordagem sobre os cuidados com a saÃde oral pode ser considerada estratÃgia precursora para prevenÃÃo de outras situaÃÃes tÃpicas desta fase, como a promoÃÃo da autoimagem bucal, prevenÃÃo das infecÃÃes sexualmente transmissÃveis (IST) e a gravidez nÃo planejada, contemplando a EducaÃÃo em SaÃde. Neste estudo, objetivou-se verificar a efetividade de uma intervenÃÃo educativa em saÃde bucal como estratÃgia mediadora para promoÃÃo da autoimagem bucal e prevenÃÃo das IST/HIV em adolescentes de uma escola pÃblica do municÃpio de Carnaubal-CE. Trata-se de uma pesquisa do tipo intervenÃÃo, com uma abordagem predominantemente quantitativa, realizada junto a 109 escolares na faixa etÃria de 12 a 18 anos. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicaÃÃo de dois questionÃrios prà e pÃs-intervenÃÃo, com a utilizaÃÃo de variÃveis sociodemogrÃficas, sexuais e reprodutivas e relacionadas à saÃde bucal. Os dados coletados foram submetidos à anÃlise estatÃstica. Os resultados encontrados indicam que 50,5% dos participantes eram do sexo feminino, 85% solteiros, 82,6% catÃlicos, 79,8% residiam com os pais, 84,4% nÃo exerciam atividade remunerada, 62,4% jà haviam âficadoâ e apenas 14,7 % jà tiveram relaÃÃo sexual, dos quais 11% usaram preservativo na Ãltima relaÃÃo sexual. Quanto à saÃde bucal, observou-se que: 96,3% a consideravam importante e 96,3% tinham o hÃbito de escovar os dentes diariamente. Sobre os acometimentos na cavidade bucal: 54,1% jà observaram se tinham mau hÃlito, 32,1% sangramento gengival, 49,5% cÃrie dentÃria e 53,2% mal posicionamento dos dentes e em relaÃÃo à autoimagem bucal, a maioria relatou estar insatisfeito por conta dos fatores estÃticos. ApÃs intervenÃÃo educativa, verificou-se melhoria nos conhecimentos dos adolescentes sobre as IST, principalmente entre aqueles que jà tiveram relaÃÃo sexual (p=0,018) e observou-se que a pontuaÃÃo mÃdia do conhecimento das meninas e dos meninos, apesar de nÃo apresentar associaÃÃo estatÃstica, aumentou no pÃs-intervenÃÃo, visto que a pontuaÃÃo mÃdia se elevou de 8 pontos para 14. A intervenÃÃo realizada na escola com foco na saÃde bucal e sexual e reprodutiva evidenciou que à possÃvel, por meio de estratÃgias inovadoras e tecnologias leves, promover EducaÃÃo em SaÃde aos adolescentes, favorecendo o empoderamento para tomadas de atitudes saudÃveis diminuindo as vulnerabilidades a que estÃo expostos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18574
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-graduaÃÃo em SaÃde da FamÃlia (MPSFUFC - AssociaÃÃo ampla com a FIOCRUZ)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295230511808512