RelaÃÃo entre rendimento acadÃmico, polÃticas de cotas e assistÃncia estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linnik Israel Lima Teixeira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20587
Resumo: Esta pesquisa verificou o rendimento de estudantes universitÃrios apÃs a implantaÃÃo da polÃtica pÃblica de cotas nas universidades federais. O estudo analisou o desempenho dos estudantes beneficiados pelas cotas, dos estudantes beneficiados por polÃticas de assistÃncia estudantil e dos estudantes que ingressaram pela ampla concorrÃncia. O estudo à composto pelos estudantes dos cursos de graduaÃÃo da Ãrea de informÃtica nos Campi de CrateÃs, Quixadà e Russas, abrangendo dez cursos de graduaÃÃo nos semestres 2014.1, 2014.2 e 2015.1. Para atender aos objetivos, o referencial teÃrico foi organizado visando explicar o conceito e evoluÃÃo das polÃticas afirmativas no Brasil e no mundo e, por fim, a convergÃncia das polÃticas afirmativas na educaÃÃo superior brasileira. A pesquisa, eminentemente descritiva e documental, realizou, mediante mÃtodos estatÃsticos, uma anÃlise comparativa de desempenho entre os grupos de interesse citados. Os resultados indicaram que, quanto ao rendimento, foi constatado que os alunos selecionados pela ampla concorrÃncia apresentam mÃdia de rendimento maior que os cotistas (geral), os cotistas por renda e os cotistas negros, porÃm o teste estatÃstico apontou que as diferenÃas entre esses grupos nÃo apresentam significÃncia estatÃstica, de modo que o desempenho desses grupos pode ser considerado semelhante. Quantos aos estudantes beneficiados pela assistÃncia estudantil, foi verificado que a mÃdia de rendimento desse grupo à maior que a dos demais, no entanto, mais uma vez o teste indicou que essa diferenÃa nÃo apresenta significÃncia estatÃstica, ou seja, o desempenho entre esse grupo e os demais pode ser considerado semelhante.
id UFC_4f5e550954c94c1f2eb53f3276f2f8b5
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12969
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRelaÃÃo entre rendimento acadÃmico, polÃticas de cotas e assistÃncia estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do CearÃ2018-12-00Maria Elias Soares02178761372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do98765415234Linnik Israel Lima Teixeira Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRInternacionalizaÃÃo Ensino Superior Identidade Institucional EducaÃÃo Internacionalizada Ensino superior - InternacionalizaÃÃo â Ceara Ensino superior â RelaÃÃes Internacionais â Ceara GlobalizaÃÃo e EducaÃÃo InternacionalizaÃÃo da EducaÃÃoInternationalization Higher Education Institutional IdentityAVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS Esta pesquisa verificou o rendimento de estudantes universitÃrios apÃs a implantaÃÃo da polÃtica pÃblica de cotas nas universidades federais. O estudo analisou o desempenho dos estudantes beneficiados pelas cotas, dos estudantes beneficiados por polÃticas de assistÃncia estudantil e dos estudantes que ingressaram pela ampla concorrÃncia. O estudo à composto pelos estudantes dos cursos de graduaÃÃo da Ãrea de informÃtica nos Campi de CrateÃs, Quixadà e Russas, abrangendo dez cursos de graduaÃÃo nos semestres 2014.1, 2014.2 e 2015.1. Para atender aos objetivos, o referencial teÃrico foi organizado visando explicar o conceito e evoluÃÃo das polÃticas afirmativas no Brasil e no mundo e, por fim, a convergÃncia das polÃticas afirmativas na educaÃÃo superior brasileira. A pesquisa, eminentemente descritiva e documental, realizou, mediante mÃtodos estatÃsticos, uma anÃlise comparativa de desempenho entre os grupos de interesse citados. Os resultados indicaram que, quanto ao rendimento, foi constatado que os alunos selecionados pela ampla concorrÃncia apresentam mÃdia de rendimento maior que os cotistas (geral), os cotistas por renda e os cotistas negros, porÃm o teste estatÃstico apontou que as diferenÃas entre esses grupos nÃo apresentam significÃncia estatÃstica, de modo que o desempenho desses grupos pode ser considerado semelhante. Quantos aos estudantes beneficiados pela assistÃncia estudantil, foi verificado que a mÃdia de rendimento desse grupo à maior que a dos demais, no entanto, mais uma vez o teste indicou que essa diferenÃa nÃo apresenta significÃncia estatÃstica, ou seja, o desempenho entre esse grupo e os demais pode ser considerado semelhante. This research aimed at verifying the performance of college students following the establishment of these quotas in public federal universities. We focused on newcomer students (2014.1, 2014. 2 and 2015.1) engaged in computer science studies from the CrateÃs, Quixadà and Russas campi, covering a total of ten undergraduate courses. We assessed the academic performance of individuals allocated into three major groups: students admitted through the quota program, students benefiting from federal assistance programs and non-quota students, i.e., admitted through general admission. Our theoretical framework was organized to explain the concept and establishment of affirmative actions in Brazil and worldwide and their convergence into the national undergraduate education scenario. The research, predominantly descriptive and documentary, conducted statistical analyses to compare the performance of the aforementioned groups. The results indicated that students accepted through general admission showed a higher average of academic performance index (Ãndice de rendimento acadÃmico, IRA) when compared to that from quota students, but this difference was not deemed significant. Concerning students benefiting from federal assistance programs, it was found that their averaged IRA was higher than the other groups, but again it was not statistically significant. Therefore, the performance of this group and the others is considered similarnÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20587application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:08Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv RelaÃÃo entre rendimento acadÃmico, polÃticas de cotas e assistÃncia estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do CearÃ
title RelaÃÃo entre rendimento acadÃmico, polÃticas de cotas e assistÃncia estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do CearÃ
spellingShingle RelaÃÃo entre rendimento acadÃmico, polÃticas de cotas e assistÃncia estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do CearÃ
Linnik Israel Lima Teixeira
InternacionalizaÃÃo
Ensino Superior
Identidade Institucional
EducaÃÃo Internacionalizada
Ensino superior - InternacionalizaÃÃo â Ceara
Ensino superior â RelaÃÃes Internacionais â Ceara
GlobalizaÃÃo e EducaÃÃo
InternacionalizaÃÃo da EducaÃÃo
Internationalization
Higher Education
Institutional Identity
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
title_short RelaÃÃo entre rendimento acadÃmico, polÃticas de cotas e assistÃncia estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do CearÃ
title_full RelaÃÃo entre rendimento acadÃmico, polÃticas de cotas e assistÃncia estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do CearÃ
title_fullStr RelaÃÃo entre rendimento acadÃmico, polÃticas de cotas e assistÃncia estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do CearÃ
title_full_unstemmed RelaÃÃo entre rendimento acadÃmico, polÃticas de cotas e assistÃncia estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do CearÃ
title_sort RelaÃÃo entre rendimento acadÃmico, polÃticas de cotas e assistÃncia estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do CearÃ
author Linnik Israel Lima Teixeira
author_facet Linnik Israel Lima Teixeira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Elias Soares
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02178761372
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 98765415234
dc.contributor.author.fl_str_mv Linnik Israel Lima Teixeira
contributor_str_mv Maria Elias Soares
dc.subject.por.fl_str_mv InternacionalizaÃÃo
Ensino Superior
Identidade Institucional
EducaÃÃo Internacionalizada
Ensino superior - InternacionalizaÃÃo â Ceara
Ensino superior â RelaÃÃes Internacionais â Ceara
GlobalizaÃÃo e EducaÃÃo
InternacionalizaÃÃo da EducaÃÃo
topic InternacionalizaÃÃo
Ensino Superior
Identidade Institucional
EducaÃÃo Internacionalizada
Ensino superior - InternacionalizaÃÃo â Ceara
Ensino superior â RelaÃÃes Internacionais â Ceara
GlobalizaÃÃo e EducaÃÃo
InternacionalizaÃÃo da EducaÃÃo
Internationalization
Higher Education
Institutional Identity
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
dc.subject.eng.fl_str_mv Internationalization
Higher Education
Institutional Identity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa verificou o rendimento de estudantes universitÃrios apÃs a implantaÃÃo da polÃtica pÃblica de cotas nas universidades federais. O estudo analisou o desempenho dos estudantes beneficiados pelas cotas, dos estudantes beneficiados por polÃticas de assistÃncia estudantil e dos estudantes que ingressaram pela ampla concorrÃncia. O estudo à composto pelos estudantes dos cursos de graduaÃÃo da Ãrea de informÃtica nos Campi de CrateÃs, Quixadà e Russas, abrangendo dez cursos de graduaÃÃo nos semestres 2014.1, 2014.2 e 2015.1. Para atender aos objetivos, o referencial teÃrico foi organizado visando explicar o conceito e evoluÃÃo das polÃticas afirmativas no Brasil e no mundo e, por fim, a convergÃncia das polÃticas afirmativas na educaÃÃo superior brasileira. A pesquisa, eminentemente descritiva e documental, realizou, mediante mÃtodos estatÃsticos, uma anÃlise comparativa de desempenho entre os grupos de interesse citados. Os resultados indicaram que, quanto ao rendimento, foi constatado que os alunos selecionados pela ampla concorrÃncia apresentam mÃdia de rendimento maior que os cotistas (geral), os cotistas por renda e os cotistas negros, porÃm o teste estatÃstico apontou que as diferenÃas entre esses grupos nÃo apresentam significÃncia estatÃstica, de modo que o desempenho desses grupos pode ser considerado semelhante. Quantos aos estudantes beneficiados pela assistÃncia estudantil, foi verificado que a mÃdia de rendimento desse grupo à maior que a dos demais, no entanto, mais uma vez o teste indicou que essa diferenÃa nÃo apresenta significÃncia estatÃstica, ou seja, o desempenho entre esse grupo e os demais pode ser considerado semelhante.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research aimed at verifying the performance of college students following the establishment of these quotas in public federal universities. We focused on newcomer students (2014.1, 2014. 2 and 2015.1) engaged in computer science studies from the CrateÃs, Quixadà and Russas campi, covering a total of ten undergraduate courses. We assessed the academic performance of individuals allocated into three major groups: students admitted through the quota program, students benefiting from federal assistance programs and non-quota students, i.e., admitted through general admission. Our theoretical framework was organized to explain the concept and establishment of affirmative actions in Brazil and worldwide and their convergence into the national undergraduate education scenario. The research, predominantly descriptive and documentary, conducted statistical analyses to compare the performance of the aforementioned groups. The results indicated that students accepted through general admission showed a higher average of academic performance index (Ãndice de rendimento acadÃmico, IRA) when compared to that from quota students, but this difference was not deemed significant. Concerning students benefiting from federal assistance programs, it was found that their averaged IRA was higher than the other groups, but again it was not statistically significant. Therefore, the performance of this group and the others is considered similar
description Esta pesquisa verificou o rendimento de estudantes universitÃrios apÃs a implantaÃÃo da polÃtica pÃblica de cotas nas universidades federais. O estudo analisou o desempenho dos estudantes beneficiados pelas cotas, dos estudantes beneficiados por polÃticas de assistÃncia estudantil e dos estudantes que ingressaram pela ampla concorrÃncia. O estudo à composto pelos estudantes dos cursos de graduaÃÃo da Ãrea de informÃtica nos Campi de CrateÃs, Quixadà e Russas, abrangendo dez cursos de graduaÃÃo nos semestres 2014.1, 2014.2 e 2015.1. Para atender aos objetivos, o referencial teÃrico foi organizado visando explicar o conceito e evoluÃÃo das polÃticas afirmativas no Brasil e no mundo e, por fim, a convergÃncia das polÃticas afirmativas na educaÃÃo superior brasileira. A pesquisa, eminentemente descritiva e documental, realizou, mediante mÃtodos estatÃsticos, uma anÃlise comparativa de desempenho entre os grupos de interesse citados. Os resultados indicaram que, quanto ao rendimento, foi constatado que os alunos selecionados pela ampla concorrÃncia apresentam mÃdia de rendimento maior que os cotistas (geral), os cotistas por renda e os cotistas negros, porÃm o teste estatÃstico apontou que as diferenÃas entre esses grupos nÃo apresentam significÃncia estatÃstica, de modo que o desempenho desses grupos pode ser considerado semelhante. Quantos aos estudantes beneficiados pela assistÃncia estudantil, foi verificado que a mÃdia de rendimento desse grupo à maior que a dos demais, no entanto, mais uma vez o teste indicou que essa diferenÃa nÃo apresenta significÃncia estatÃstica, ou seja, o desempenho entre esse grupo e os demais pode ser considerado semelhante.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20587
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295350440591360