RelaÃÃo entre rendimento acadÃmico, polÃticas de cotas e assistÃncia estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do CearÃ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20587 |
Resumo: | Esta pesquisa verificou o rendimento de estudantes universitÃrios apÃs a implantaÃÃo da polÃtica pÃblica de cotas nas universidades federais. O estudo analisou o desempenho dos estudantes beneficiados pelas cotas, dos estudantes beneficiados por polÃticas de assistÃncia estudantil e dos estudantes que ingressaram pela ampla concorrÃncia. O estudo à composto pelos estudantes dos cursos de graduaÃÃo da Ãrea de informÃtica nos Campi de CrateÃs, Quixadà e Russas, abrangendo dez cursos de graduaÃÃo nos semestres 2014.1, 2014.2 e 2015.1. Para atender aos objetivos, o referencial teÃrico foi organizado visando explicar o conceito e evoluÃÃo das polÃticas afirmativas no Brasil e no mundo e, por fim, a convergÃncia das polÃticas afirmativas na educaÃÃo superior brasileira. A pesquisa, eminentemente descritiva e documental, realizou, mediante mÃtodos estatÃsticos, uma anÃlise comparativa de desempenho entre os grupos de interesse citados. Os resultados indicaram que, quanto ao rendimento, foi constatado que os alunos selecionados pela ampla concorrÃncia apresentam mÃdia de rendimento maior que os cotistas (geral), os cotistas por renda e os cotistas negros, porÃm o teste estatÃstico apontou que as diferenÃas entre esses grupos nÃo apresentam significÃncia estatÃstica, de modo que o desempenho desses grupos pode ser considerado semelhante. Quantos aos estudantes beneficiados pela assistÃncia estudantil, foi verificado que a mÃdia de rendimento desse grupo à maior que a dos demais, no entanto, mais uma vez o teste indicou que essa diferenÃa nÃo apresenta significÃncia estatÃstica, ou seja, o desempenho entre esse grupo e os demais pode ser considerado semelhante. |
id |
UFC_4f5e550954c94c1f2eb53f3276f2f8b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12969 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRelaÃÃo entre rendimento acadÃmico, polÃticas de cotas e assistÃncia estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do CearÃ2018-12-00Maria Elias Soares02178761372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do98765415234Linnik Israel Lima Teixeira Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRInternacionalizaÃÃo Ensino Superior Identidade Institucional EducaÃÃo Internacionalizada Ensino superior - InternacionalizaÃÃo â Ceara Ensino superior â RelaÃÃes Internacionais â Ceara GlobalizaÃÃo e EducaÃÃo InternacionalizaÃÃo da EducaÃÃoInternationalization Higher Education Institutional IdentityAVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS Esta pesquisa verificou o rendimento de estudantes universitÃrios apÃs a implantaÃÃo da polÃtica pÃblica de cotas nas universidades federais. O estudo analisou o desempenho dos estudantes beneficiados pelas cotas, dos estudantes beneficiados por polÃticas de assistÃncia estudantil e dos estudantes que ingressaram pela ampla concorrÃncia. O estudo à composto pelos estudantes dos cursos de graduaÃÃo da Ãrea de informÃtica nos Campi de CrateÃs, Quixadà e Russas, abrangendo dez cursos de graduaÃÃo nos semestres 2014.1, 2014.2 e 2015.1. Para atender aos objetivos, o referencial teÃrico foi organizado visando explicar o conceito e evoluÃÃo das polÃticas afirmativas no Brasil e no mundo e, por fim, a convergÃncia das polÃticas afirmativas na educaÃÃo superior brasileira. A pesquisa, eminentemente descritiva e documental, realizou, mediante mÃtodos estatÃsticos, uma anÃlise comparativa de desempenho entre os grupos de interesse citados. Os resultados indicaram que, quanto ao rendimento, foi constatado que os alunos selecionados pela ampla concorrÃncia apresentam mÃdia de rendimento maior que os cotistas (geral), os cotistas por renda e os cotistas negros, porÃm o teste estatÃstico apontou que as diferenÃas entre esses grupos nÃo apresentam significÃncia estatÃstica, de modo que o desempenho desses grupos pode ser considerado semelhante. Quantos aos estudantes beneficiados pela assistÃncia estudantil, foi verificado que a mÃdia de rendimento desse grupo à maior que a dos demais, no entanto, mais uma vez o teste indicou que essa diferenÃa nÃo apresenta significÃncia estatÃstica, ou seja, o desempenho entre esse grupo e os demais pode ser considerado semelhante. This research aimed at verifying the performance of college students following the establishment of these quotas in public federal universities. We focused on newcomer students (2014.1, 2014. 2 and 2015.1) engaged in computer science studies from the CrateÃs, Quixadà and Russas campi, covering a total of ten undergraduate courses. We assessed the academic performance of individuals allocated into three major groups: students admitted through the quota program, students benefiting from federal assistance programs and non-quota students, i.e., admitted through general admission. Our theoretical framework was organized to explain the concept and establishment of affirmative actions in Brazil and worldwide and their convergence into the national undergraduate education scenario. The research, predominantly descriptive and documentary, conducted statistical analyses to compare the performance of the aforementioned groups. The results indicated that students accepted through general admission showed a higher average of academic performance index (Ãndice de rendimento acadÃmico, IRA) when compared to that from quota students, but this difference was not deemed significant. Concerning students benefiting from federal assistance programs, it was found that their averaged IRA was higher than the other groups, but again it was not statistically significant. Therefore, the performance of this group and the others is considered similarnÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20587application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:08Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
RelaÃÃo entre rendimento acadÃmico, polÃticas de cotas e assistÃncia estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do Cearà |
title |
RelaÃÃo entre rendimento acadÃmico, polÃticas de cotas e assistÃncia estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do Cearà |
spellingShingle |
RelaÃÃo entre rendimento acadÃmico, polÃticas de cotas e assistÃncia estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do Cearà Linnik Israel Lima Teixeira InternacionalizaÃÃo Ensino Superior Identidade Institucional EducaÃÃo Internacionalizada Ensino superior - InternacionalizaÃÃo â Ceara Ensino superior â RelaÃÃes Internacionais â Ceara GlobalizaÃÃo e EducaÃÃo InternacionalizaÃÃo da EducaÃÃo Internationalization Higher Education Institutional Identity AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
title_short |
RelaÃÃo entre rendimento acadÃmico, polÃticas de cotas e assistÃncia estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do Cearà |
title_full |
RelaÃÃo entre rendimento acadÃmico, polÃticas de cotas e assistÃncia estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do Cearà |
title_fullStr |
RelaÃÃo entre rendimento acadÃmico, polÃticas de cotas e assistÃncia estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do Cearà |
title_full_unstemmed |
RelaÃÃo entre rendimento acadÃmico, polÃticas de cotas e assistÃncia estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do Cearà |
title_sort |
RelaÃÃo entre rendimento acadÃmico, polÃticas de cotas e assistÃncia estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do Cearà |
author |
Linnik Israel Lima Teixeira |
author_facet |
Linnik Israel Lima Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Elias Soares |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
02178761372 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
98765415234 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Linnik Israel Lima Teixeira |
contributor_str_mv |
Maria Elias Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
InternacionalizaÃÃo Ensino Superior Identidade Institucional EducaÃÃo Internacionalizada Ensino superior - InternacionalizaÃÃo â Ceara Ensino superior â RelaÃÃes Internacionais â Ceara GlobalizaÃÃo e EducaÃÃo InternacionalizaÃÃo da EducaÃÃo |
topic |
InternacionalizaÃÃo Ensino Superior Identidade Institucional EducaÃÃo Internacionalizada Ensino superior - InternacionalizaÃÃo â Ceara Ensino superior â RelaÃÃes Internacionais â Ceara GlobalizaÃÃo e EducaÃÃo InternacionalizaÃÃo da EducaÃÃo Internationalization Higher Education Institutional Identity AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Internationalization Higher Education Institutional Identity |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa verificou o rendimento de estudantes universitÃrios apÃs a implantaÃÃo da polÃtica pÃblica de cotas nas universidades federais. O estudo analisou o desempenho dos estudantes beneficiados pelas cotas, dos estudantes beneficiados por polÃticas de assistÃncia estudantil e dos estudantes que ingressaram pela ampla concorrÃncia. O estudo à composto pelos estudantes dos cursos de graduaÃÃo da Ãrea de informÃtica nos Campi de CrateÃs, Quixadà e Russas, abrangendo dez cursos de graduaÃÃo nos semestres 2014.1, 2014.2 e 2015.1. Para atender aos objetivos, o referencial teÃrico foi organizado visando explicar o conceito e evoluÃÃo das polÃticas afirmativas no Brasil e no mundo e, por fim, a convergÃncia das polÃticas afirmativas na educaÃÃo superior brasileira. A pesquisa, eminentemente descritiva e documental, realizou, mediante mÃtodos estatÃsticos, uma anÃlise comparativa de desempenho entre os grupos de interesse citados. Os resultados indicaram que, quanto ao rendimento, foi constatado que os alunos selecionados pela ampla concorrÃncia apresentam mÃdia de rendimento maior que os cotistas (geral), os cotistas por renda e os cotistas negros, porÃm o teste estatÃstico apontou que as diferenÃas entre esses grupos nÃo apresentam significÃncia estatÃstica, de modo que o desempenho desses grupos pode ser considerado semelhante. Quantos aos estudantes beneficiados pela assistÃncia estudantil, foi verificado que a mÃdia de rendimento desse grupo à maior que a dos demais, no entanto, mais uma vez o teste indicou que essa diferenÃa nÃo apresenta significÃncia estatÃstica, ou seja, o desempenho entre esse grupo e os demais pode ser considerado semelhante. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This research aimed at verifying the performance of college students following the establishment of these quotas in public federal universities. We focused on newcomer students (2014.1, 2014. 2 and 2015.1) engaged in computer science studies from the CrateÃs, Quixadà and Russas campi, covering a total of ten undergraduate courses. We assessed the academic performance of individuals allocated into three major groups: students admitted through the quota program, students benefiting from federal assistance programs and non-quota students, i.e., admitted through general admission. Our theoretical framework was organized to explain the concept and establishment of affirmative actions in Brazil and worldwide and their convergence into the national undergraduate education scenario. The research, predominantly descriptive and documentary, conducted statistical analyses to compare the performance of the aforementioned groups. The results indicated that students accepted through general admission showed a higher average of academic performance index (Ãndice de rendimento acadÃmico, IRA) when compared to that from quota students, but this difference was not deemed significant. Concerning students benefiting from federal assistance programs, it was found that their averaged IRA was higher than the other groups, but again it was not statistically significant. Therefore, the performance of this group and the others is considered similar |
description |
Esta pesquisa verificou o rendimento de estudantes universitÃrios apÃs a implantaÃÃo da polÃtica pÃblica de cotas nas universidades federais. O estudo analisou o desempenho dos estudantes beneficiados pelas cotas, dos estudantes beneficiados por polÃticas de assistÃncia estudantil e dos estudantes que ingressaram pela ampla concorrÃncia. O estudo à composto pelos estudantes dos cursos de graduaÃÃo da Ãrea de informÃtica nos Campi de CrateÃs, Quixadà e Russas, abrangendo dez cursos de graduaÃÃo nos semestres 2014.1, 2014.2 e 2015.1. Para atender aos objetivos, o referencial teÃrico foi organizado visando explicar o conceito e evoluÃÃo das polÃticas afirmativas no Brasil e no mundo e, por fim, a convergÃncia das polÃticas afirmativas na educaÃÃo superior brasileira. A pesquisa, eminentemente descritiva e documental, realizou, mediante mÃtodos estatÃsticos, uma anÃlise comparativa de desempenho entre os grupos de interesse citados. Os resultados indicaram que, quanto ao rendimento, foi constatado que os alunos selecionados pela ampla concorrÃncia apresentam mÃdia de rendimento maior que os cotistas (geral), os cotistas por renda e os cotistas negros, porÃm o teste estatÃstico apontou que as diferenÃas entre esses grupos nÃo apresentam significÃncia estatÃstica, de modo que o desempenho desses grupos pode ser considerado semelhante. Quantos aos estudantes beneficiados pela assistÃncia estudantil, foi verificado que a mÃdia de rendimento desse grupo à maior que a dos demais, no entanto, mais uma vez o teste indicou que essa diferenÃa nÃo apresenta significÃncia estatÃstica, ou seja, o desempenho entre esse grupo e os demais pode ser considerado semelhante. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20587 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295350440591360 |