O ensino de quÃmica: a relaÃÃo teoria-prÃtica como estratÃgia pedagÃgica de uma aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7819 |
Resumo: | Esta pesquisa analisou o potencial pedagÃgico da relaÃÃo entre a teoria e a prÃtica no ensino da QuÃmica atravÃs de prÃticas laboratoriais no ensino profissional de nÃvel mÃdio. Teve a seguinte questÃo de pesquisa: de que modo o ensino da QuÃmica, aliando teorias e prÃticas laboratoriais, potencializa a melhoria na qualidade da aprendizagem? Este estudo partiu da hipÃtese de que tal associaÃÃo contribui positivamente na melhoria do ensino de QuÃmica, bem como na relativizaÃÃo da assertiva de que a referida disciplina à de difÃcil compreensÃo por parte dos alunos. Esta pesquisa se caracterizou pelo uso dos mÃtodos dedutivo e indutivo, sendo uma pesquisa de campo de cunho bibliogrÃfico e de carÃter descritivo, utilizando-se a tÃcnica de pesquisa atravÃs de questionÃrios. A amostragem teve como base as turmas dos cursos de Enfermagem, InformÃtica e ComÃrcio, do 1 ano do ensino mÃdio da Escola de Ensino Profissional Manoel Mano, localizada no municÃpio de CrateÃs, no SertÃo dos Inhamuns, no Estado do CearÃ. Trata-se de uma amostragem por conveniÃncia. Teve resultado mensurado por critÃrios relativos à melhoria da qualidade da aprendizagem, pautada num rendimento acima da mÃdia, bem como na manutenÃÃo da regularidade dessa qualidade no decorrer do ano letivo. |
id |
UFC_4fd00b6ac688f223a5807a1d61bb14f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:5492 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO ensino de quÃmica: a relaÃÃo teoria-prÃtica como estratÃgia pedagÃgica de uma aprendizagem significativaThe teaching of chemistry: the relationship between theory and practice as a pedagogical strategy in a meaningful learning2012-03-30Gisele Simone Lopes15114251805http://lattes.cnpq.br/6200117801415886 Maria Gilvanise de Oliveira Pontes11240393334Isaias Batista de Lima38087049349http://lattes.cnpq.br/462521717468671378582822391http://lattes.cnpq.br/7816464853659297Leiliane Lopes LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) UFCBRdidÃtica do ensino de quÃmica prÃticas pedagÃgicas e laboratoriais no ensino de QuÃmica metodologia do ensino de quÃmicachemistry teaching practice and teaching laboratory in chemistry education methodology of teaching chemistryQUIMICAEsta pesquisa analisou o potencial pedagÃgico da relaÃÃo entre a teoria e a prÃtica no ensino da QuÃmica atravÃs de prÃticas laboratoriais no ensino profissional de nÃvel mÃdio. Teve a seguinte questÃo de pesquisa: de que modo o ensino da QuÃmica, aliando teorias e prÃticas laboratoriais, potencializa a melhoria na qualidade da aprendizagem? Este estudo partiu da hipÃtese de que tal associaÃÃo contribui positivamente na melhoria do ensino de QuÃmica, bem como na relativizaÃÃo da assertiva de que a referida disciplina à de difÃcil compreensÃo por parte dos alunos. Esta pesquisa se caracterizou pelo uso dos mÃtodos dedutivo e indutivo, sendo uma pesquisa de campo de cunho bibliogrÃfico e de carÃter descritivo, utilizando-se a tÃcnica de pesquisa atravÃs de questionÃrios. A amostragem teve como base as turmas dos cursos de Enfermagem, InformÃtica e ComÃrcio, do 1 ano do ensino mÃdio da Escola de Ensino Profissional Manoel Mano, localizada no municÃpio de CrateÃs, no SertÃo dos Inhamuns, no Estado do CearÃ. Trata-se de uma amostragem por conveniÃncia. Teve resultado mensurado por critÃrios relativos à melhoria da qualidade da aprendizagem, pautada num rendimento acima da mÃdia, bem como na manutenÃÃo da regularidade dessa qualidade no decorrer do ano letivo.This research examined the pedagogical potential of the relationship between theory and practice in Chemistry teaching through laboratory practice in professional education of high school level. It had the following research question: in which way the teaching of Chemistry, combining theories and laboratorial practices, enhance the improvement in the quality of learning? This study hypothesized that this association contributes positively to improve the teaching of Chemistry as well as relativizes the assertion that this discipline is difficult to understand by students. This research was characterized by the use of the deductive and inductive methods, being a field research of bibliographical and descriptive aspects, using the survey technique through questionnaires. The sampling was based on some classes of the courses of Nursing, Information Technology and Trade, in the first year of High School in Escola de Ensino Profissional Manoel Mano, in the city of CrateÃs, a small city in SertÃo dos Inhamuns, in CearÃ. It can be defined as a convenience sampling. Its result was measured by criteria related to the improvement in quality of learning, based on above average income, as well as the maintenance of this quality regularity during the school year.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7819application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:50Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O ensino de quÃmica: a relaÃÃo teoria-prÃtica como estratÃgia pedagÃgica de uma aprendizagem significativa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The teaching of chemistry: the relationship between theory and practice as a pedagogical strategy in a meaningful learning |
title |
O ensino de quÃmica: a relaÃÃo teoria-prÃtica como estratÃgia pedagÃgica de uma aprendizagem significativa |
spellingShingle |
O ensino de quÃmica: a relaÃÃo teoria-prÃtica como estratÃgia pedagÃgica de uma aprendizagem significativa Leiliane Lopes Lima didÃtica do ensino de quÃmica prÃticas pedagÃgicas e laboratoriais no ensino de QuÃmica metodologia do ensino de quÃmica chemistry teaching practice and teaching laboratory in chemistry education methodology of teaching chemistry QUIMICA |
title_short |
O ensino de quÃmica: a relaÃÃo teoria-prÃtica como estratÃgia pedagÃgica de uma aprendizagem significativa |
title_full |
O ensino de quÃmica: a relaÃÃo teoria-prÃtica como estratÃgia pedagÃgica de uma aprendizagem significativa |
title_fullStr |
O ensino de quÃmica: a relaÃÃo teoria-prÃtica como estratÃgia pedagÃgica de uma aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
O ensino de quÃmica: a relaÃÃo teoria-prÃtica como estratÃgia pedagÃgica de uma aprendizagem significativa |
title_sort |
O ensino de quÃmica: a relaÃÃo teoria-prÃtica como estratÃgia pedagÃgica de uma aprendizagem significativa |
author |
Leiliane Lopes Lima |
author_facet |
Leiliane Lopes Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gisele Simone Lopes |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
15114251805 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6200117801415886 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Gilvanise de Oliveira Pontes |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
11240393334 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Isaias Batista de Lima |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
38087049349 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4625217174686713 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
78582822391 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7816464853659297 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leiliane Lopes Lima |
contributor_str_mv |
Gisele Simone Lopes Maria Gilvanise de Oliveira Pontes Isaias Batista de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
didÃtica do ensino de quÃmica prÃticas pedagÃgicas e laboratoriais no ensino de QuÃmica metodologia do ensino de quÃmica |
topic |
didÃtica do ensino de quÃmica prÃticas pedagÃgicas e laboratoriais no ensino de QuÃmica metodologia do ensino de quÃmica chemistry teaching practice and teaching laboratory in chemistry education methodology of teaching chemistry QUIMICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
chemistry teaching practice and teaching laboratory in chemistry education methodology of teaching chemistry |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
QUIMICA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa analisou o potencial pedagÃgico da relaÃÃo entre a teoria e a prÃtica no ensino da QuÃmica atravÃs de prÃticas laboratoriais no ensino profissional de nÃvel mÃdio. Teve a seguinte questÃo de pesquisa: de que modo o ensino da QuÃmica, aliando teorias e prÃticas laboratoriais, potencializa a melhoria na qualidade da aprendizagem? Este estudo partiu da hipÃtese de que tal associaÃÃo contribui positivamente na melhoria do ensino de QuÃmica, bem como na relativizaÃÃo da assertiva de que a referida disciplina à de difÃcil compreensÃo por parte dos alunos. Esta pesquisa se caracterizou pelo uso dos mÃtodos dedutivo e indutivo, sendo uma pesquisa de campo de cunho bibliogrÃfico e de carÃter descritivo, utilizando-se a tÃcnica de pesquisa atravÃs de questionÃrios. A amostragem teve como base as turmas dos cursos de Enfermagem, InformÃtica e ComÃrcio, do 1 ano do ensino mÃdio da Escola de Ensino Profissional Manoel Mano, localizada no municÃpio de CrateÃs, no SertÃo dos Inhamuns, no Estado do CearÃ. Trata-se de uma amostragem por conveniÃncia. Teve resultado mensurado por critÃrios relativos à melhoria da qualidade da aprendizagem, pautada num rendimento acima da mÃdia, bem como na manutenÃÃo da regularidade dessa qualidade no decorrer do ano letivo. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This research examined the pedagogical potential of the relationship between theory and practice in Chemistry teaching through laboratory practice in professional education of high school level. It had the following research question: in which way the teaching of Chemistry, combining theories and laboratorial practices, enhance the improvement in the quality of learning? This study hypothesized that this association contributes positively to improve the teaching of Chemistry as well as relativizes the assertion that this discipline is difficult to understand by students. This research was characterized by the use of the deductive and inductive methods, being a field research of bibliographical and descriptive aspects, using the survey technique through questionnaires. The sampling was based on some classes of the courses of Nursing, Information Technology and Trade, in the first year of High School in Escola de Ensino Profissional Manoel Mano, in the city of CrateÃs, a small city in SertÃo dos Inhamuns, in CearÃ. It can be defined as a convenience sampling. Its result was measured by criteria related to the improvement in quality of learning, based on above average income, as well as the maintenance of this quality regularity during the school year. |
description |
Esta pesquisa analisou o potencial pedagÃgico da relaÃÃo entre a teoria e a prÃtica no ensino da QuÃmica atravÃs de prÃticas laboratoriais no ensino profissional de nÃvel mÃdio. Teve a seguinte questÃo de pesquisa: de que modo o ensino da QuÃmica, aliando teorias e prÃticas laboratoriais, potencializa a melhoria na qualidade da aprendizagem? Este estudo partiu da hipÃtese de que tal associaÃÃo contribui positivamente na melhoria do ensino de QuÃmica, bem como na relativizaÃÃo da assertiva de que a referida disciplina à de difÃcil compreensÃo por parte dos alunos. Esta pesquisa se caracterizou pelo uso dos mÃtodos dedutivo e indutivo, sendo uma pesquisa de campo de cunho bibliogrÃfico e de carÃter descritivo, utilizando-se a tÃcnica de pesquisa atravÃs de questionÃrios. A amostragem teve como base as turmas dos cursos de Enfermagem, InformÃtica e ComÃrcio, do 1 ano do ensino mÃdio da Escola de Ensino Profissional Manoel Mano, localizada no municÃpio de CrateÃs, no SertÃo dos Inhamuns, no Estado do CearÃ. Trata-se de uma amostragem por conveniÃncia. Teve resultado mensurado por critÃrios relativos à melhoria da qualidade da aprendizagem, pautada num rendimento acima da mÃdia, bem como na manutenÃÃo da regularidade dessa qualidade no decorrer do ano letivo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7819 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295159870291968 |