O ensino de quÃmica: a relaÃÃo teoria-prÃtica como estratÃgia pedagÃgica de uma aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leiliane Lopes Lima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7819
Resumo: Esta pesquisa analisou o potencial pedagÃgico da relaÃÃo entre a teoria e a prÃtica no ensino da QuÃmica atravÃs de prÃticas laboratoriais no ensino profissional de nÃvel mÃdio. Teve a seguinte questÃo de pesquisa: de que modo o ensino da QuÃmica, aliando teorias e prÃticas laboratoriais, potencializa a melhoria na qualidade da aprendizagem? Este estudo partiu da hipÃtese de que tal associaÃÃo contribui positivamente na melhoria do ensino de QuÃmica, bem como na relativizaÃÃo da assertiva de que a referida disciplina à de difÃcil compreensÃo por parte dos alunos. Esta pesquisa se caracterizou pelo uso dos mÃtodos dedutivo e indutivo, sendo uma pesquisa de campo de cunho bibliogrÃfico e de carÃter descritivo, utilizando-se a tÃcnica de pesquisa atravÃs de questionÃrios. A amostragem teve como base as turmas dos cursos de Enfermagem, InformÃtica e ComÃrcio, do 1 ano do ensino mÃdio da Escola de Ensino Profissional Manoel Mano, localizada no municÃpio de CrateÃs, no SertÃo dos Inhamuns, no Estado do CearÃ. Trata-se de uma amostragem por conveniÃncia. Teve resultado mensurado por critÃrios relativos à melhoria da qualidade da aprendizagem, pautada num rendimento acima da mÃdia, bem como na manutenÃÃo da regularidade dessa qualidade no decorrer do ano letivo.
id UFC_4fd00b6ac688f223a5807a1d61bb14f7
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5492
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO ensino de quÃmica: a relaÃÃo teoria-prÃtica como estratÃgia pedagÃgica de uma aprendizagem significativaThe teaching of chemistry: the relationship between theory and practice as a pedagogical strategy in a meaningful learning2012-03-30Gisele Simone Lopes15114251805http://lattes.cnpq.br/6200117801415886 Maria Gilvanise de Oliveira Pontes11240393334Isaias Batista de Lima38087049349http://lattes.cnpq.br/462521717468671378582822391http://lattes.cnpq.br/7816464853659297Leiliane Lopes LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) UFCBRdidÃtica do ensino de quÃmica prÃticas pedagÃgicas e laboratoriais no ensino de QuÃmica metodologia do ensino de quÃmicachemistry teaching practice and teaching laboratory in chemistry education methodology of teaching chemistryQUIMICAEsta pesquisa analisou o potencial pedagÃgico da relaÃÃo entre a teoria e a prÃtica no ensino da QuÃmica atravÃs de prÃticas laboratoriais no ensino profissional de nÃvel mÃdio. Teve a seguinte questÃo de pesquisa: de que modo o ensino da QuÃmica, aliando teorias e prÃticas laboratoriais, potencializa a melhoria na qualidade da aprendizagem? Este estudo partiu da hipÃtese de que tal associaÃÃo contribui positivamente na melhoria do ensino de QuÃmica, bem como na relativizaÃÃo da assertiva de que a referida disciplina à de difÃcil compreensÃo por parte dos alunos. Esta pesquisa se caracterizou pelo uso dos mÃtodos dedutivo e indutivo, sendo uma pesquisa de campo de cunho bibliogrÃfico e de carÃter descritivo, utilizando-se a tÃcnica de pesquisa atravÃs de questionÃrios. A amostragem teve como base as turmas dos cursos de Enfermagem, InformÃtica e ComÃrcio, do 1 ano do ensino mÃdio da Escola de Ensino Profissional Manoel Mano, localizada no municÃpio de CrateÃs, no SertÃo dos Inhamuns, no Estado do CearÃ. Trata-se de uma amostragem por conveniÃncia. Teve resultado mensurado por critÃrios relativos à melhoria da qualidade da aprendizagem, pautada num rendimento acima da mÃdia, bem como na manutenÃÃo da regularidade dessa qualidade no decorrer do ano letivo.This research examined the pedagogical potential of the relationship between theory and practice in Chemistry teaching through laboratory practice in professional education of high school level. It had the following research question: in which way the teaching of Chemistry, combining theories and laboratorial practices, enhance the improvement in the quality of learning? This study hypothesized that this association contributes positively to improve the teaching of Chemistry as well as relativizes the assertion that this discipline is difficult to understand by students. This research was characterized by the use of the deductive and inductive methods, being a field research of bibliographical and descriptive aspects, using the survey technique through questionnaires. The sampling was based on some classes of the courses of Nursing, Information Technology and Trade, in the first year of High School in Escola de Ensino Profissional Manoel Mano, in the city of CrateÃs, a small city in SertÃo dos Inhamuns, in CearÃ. It can be defined as a convenience sampling. Its result was measured by criteria related to the improvement in quality of learning, based on above average income, as well as the maintenance of this quality regularity during the school year.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7819application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:50Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O ensino de quÃmica: a relaÃÃo teoria-prÃtica como estratÃgia pedagÃgica de uma aprendizagem significativa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teaching of chemistry: the relationship between theory and practice as a pedagogical strategy in a meaningful learning
title O ensino de quÃmica: a relaÃÃo teoria-prÃtica como estratÃgia pedagÃgica de uma aprendizagem significativa
spellingShingle O ensino de quÃmica: a relaÃÃo teoria-prÃtica como estratÃgia pedagÃgica de uma aprendizagem significativa
Leiliane Lopes Lima
didÃtica do ensino de quÃmica
prÃticas pedagÃgicas e laboratoriais no ensino de QuÃmica
metodologia do ensino de quÃmica
chemistry teaching
practice and teaching laboratory in chemistry education
methodology of teaching chemistry
QUIMICA
title_short O ensino de quÃmica: a relaÃÃo teoria-prÃtica como estratÃgia pedagÃgica de uma aprendizagem significativa
title_full O ensino de quÃmica: a relaÃÃo teoria-prÃtica como estratÃgia pedagÃgica de uma aprendizagem significativa
title_fullStr O ensino de quÃmica: a relaÃÃo teoria-prÃtica como estratÃgia pedagÃgica de uma aprendizagem significativa
title_full_unstemmed O ensino de quÃmica: a relaÃÃo teoria-prÃtica como estratÃgia pedagÃgica de uma aprendizagem significativa
title_sort O ensino de quÃmica: a relaÃÃo teoria-prÃtica como estratÃgia pedagÃgica de uma aprendizagem significativa
author Leiliane Lopes Lima
author_facet Leiliane Lopes Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gisele Simone Lopes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 15114251805
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6200117801415886
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Gilvanise de Oliveira Pontes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 11240393334
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Isaias Batista de Lima
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 38087049349
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4625217174686713
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 78582822391
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7816464853659297
dc.contributor.author.fl_str_mv Leiliane Lopes Lima
contributor_str_mv Gisele Simone Lopes
Maria Gilvanise de Oliveira Pontes
Isaias Batista de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv didÃtica do ensino de quÃmica
prÃticas pedagÃgicas e laboratoriais no ensino de QuÃmica
metodologia do ensino de quÃmica
topic didÃtica do ensino de quÃmica
prÃticas pedagÃgicas e laboratoriais no ensino de QuÃmica
metodologia do ensino de quÃmica
chemistry teaching
practice and teaching laboratory in chemistry education
methodology of teaching chemistry
QUIMICA
dc.subject.eng.fl_str_mv chemistry teaching
practice and teaching laboratory in chemistry education
methodology of teaching chemistry
dc.subject.cnpq.fl_str_mv QUIMICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa analisou o potencial pedagÃgico da relaÃÃo entre a teoria e a prÃtica no ensino da QuÃmica atravÃs de prÃticas laboratoriais no ensino profissional de nÃvel mÃdio. Teve a seguinte questÃo de pesquisa: de que modo o ensino da QuÃmica, aliando teorias e prÃticas laboratoriais, potencializa a melhoria na qualidade da aprendizagem? Este estudo partiu da hipÃtese de que tal associaÃÃo contribui positivamente na melhoria do ensino de QuÃmica, bem como na relativizaÃÃo da assertiva de que a referida disciplina à de difÃcil compreensÃo por parte dos alunos. Esta pesquisa se caracterizou pelo uso dos mÃtodos dedutivo e indutivo, sendo uma pesquisa de campo de cunho bibliogrÃfico e de carÃter descritivo, utilizando-se a tÃcnica de pesquisa atravÃs de questionÃrios. A amostragem teve como base as turmas dos cursos de Enfermagem, InformÃtica e ComÃrcio, do 1 ano do ensino mÃdio da Escola de Ensino Profissional Manoel Mano, localizada no municÃpio de CrateÃs, no SertÃo dos Inhamuns, no Estado do CearÃ. Trata-se de uma amostragem por conveniÃncia. Teve resultado mensurado por critÃrios relativos à melhoria da qualidade da aprendizagem, pautada num rendimento acima da mÃdia, bem como na manutenÃÃo da regularidade dessa qualidade no decorrer do ano letivo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research examined the pedagogical potential of the relationship between theory and practice in Chemistry teaching through laboratory practice in professional education of high school level. It had the following research question: in which way the teaching of Chemistry, combining theories and laboratorial practices, enhance the improvement in the quality of learning? This study hypothesized that this association contributes positively to improve the teaching of Chemistry as well as relativizes the assertion that this discipline is difficult to understand by students. This research was characterized by the use of the deductive and inductive methods, being a field research of bibliographical and descriptive aspects, using the survey technique through questionnaires. The sampling was based on some classes of the courses of Nursing, Information Technology and Trade, in the first year of High School in Escola de Ensino Profissional Manoel Mano, in the city of CrateÃs, a small city in SertÃo dos Inhamuns, in CearÃ. It can be defined as a convenience sampling. Its result was measured by criteria related to the improvement in quality of learning, based on above average income, as well as the maintenance of this quality regularity during the school year.
description Esta pesquisa analisou o potencial pedagÃgico da relaÃÃo entre a teoria e a prÃtica no ensino da QuÃmica atravÃs de prÃticas laboratoriais no ensino profissional de nÃvel mÃdio. Teve a seguinte questÃo de pesquisa: de que modo o ensino da QuÃmica, aliando teorias e prÃticas laboratoriais, potencializa a melhoria na qualidade da aprendizagem? Este estudo partiu da hipÃtese de que tal associaÃÃo contribui positivamente na melhoria do ensino de QuÃmica, bem como na relativizaÃÃo da assertiva de que a referida disciplina à de difÃcil compreensÃo por parte dos alunos. Esta pesquisa se caracterizou pelo uso dos mÃtodos dedutivo e indutivo, sendo uma pesquisa de campo de cunho bibliogrÃfico e de carÃter descritivo, utilizando-se a tÃcnica de pesquisa atravÃs de questionÃrios. A amostragem teve como base as turmas dos cursos de Enfermagem, InformÃtica e ComÃrcio, do 1 ano do ensino mÃdio da Escola de Ensino Profissional Manoel Mano, localizada no municÃpio de CrateÃs, no SertÃo dos Inhamuns, no Estado do CearÃ. Trata-se de uma amostragem por conveniÃncia. Teve resultado mensurado por critÃrios relativos à melhoria da qualidade da aprendizagem, pautada num rendimento acima da mÃdia, bem como na manutenÃÃo da regularidade dessa qualidade no decorrer do ano letivo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7819
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295159870291968