Ocupar e resistir: das escolas estaduais pÃblicas nas redes sociais da internet, no Cearà em 2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20766 |
Resumo: | Esta pesquisa propÃe um estudo sobre os processos comunicacionais mediados, produzidos e compartilhados atravÃs das novas tecnologias de comunicaÃÃo e informaÃÃo nas ocupaÃÃes nas escolas do Estado do Cearà em 2016, mobilizaÃÃo social na qual se formou uma rede de escolas no Cearà com 68 escolas ocupadas. O estudo faz uma anÃlise dos novÃssimos movimentos sociais, o uso das novas tecnologias (Castells, 2013; Gohn, 2014, 2017), e a convergÃncia dos conceitos dos estudos culturais de recepÃÃo na AmÃrica latina (Martin- Barbero, 2009, 2015 e Orozco, 2014) com a cibercultura e a comunicaÃÃo mediada pelo computador (CMC) (Levy, 1999, Recuero, 2014). A anÃlise se volta para a conversaÃÃo nas redes sociais da internet, nas pÃginas do Facebook @ocupacaic, @ocupaadauto e @ocupalcc e o relato de estudantes nas ocupaÃÃes entre abril a agosto de 2016, culminando na construÃÃo cidadà desses estudantes a partir da comunicaÃÃo e educaÃÃo como prÃtica libertadora e de transformaÃÃo social (Peruzzo, 2017). |
id |
UFC_50ca03dacb09ea5675ec30fc8403ed48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:13130 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOcupar e resistir: das escolas estaduais pÃblicas nas redes sociais da internet, no Cearà em 20162019-01-00MÃrcia Vidal Nunes20263155315http://lattes.cnpq.br/610005655059306778813905300http://lattes.cnpq.br/0413319639777703BÃrbara Lopes RÃdes Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRMovimento Social ComunicaÃÃo Rede social Internet Adolescentes na comunicaÃÃo de massa - Cearà ExercÃcio da Cidadania - estudantes - Cearà Internet e ativismo - estudantes - Cearà Internet e Jovens - Cearà Movimentos estudantis - Cearà Redes sociais on-lineCOMUNICACAOEsta pesquisa propÃe um estudo sobre os processos comunicacionais mediados, produzidos e compartilhados atravÃs das novas tecnologias de comunicaÃÃo e informaÃÃo nas ocupaÃÃes nas escolas do Estado do Cearà em 2016, mobilizaÃÃo social na qual se formou uma rede de escolas no Cearà com 68 escolas ocupadas. O estudo faz uma anÃlise dos novÃssimos movimentos sociais, o uso das novas tecnologias (Castells, 2013; Gohn, 2014, 2017), e a convergÃncia dos conceitos dos estudos culturais de recepÃÃo na AmÃrica latina (Martin- Barbero, 2009, 2015 e Orozco, 2014) com a cibercultura e a comunicaÃÃo mediada pelo computador (CMC) (Levy, 1999, Recuero, 2014). A anÃlise se volta para a conversaÃÃo nas redes sociais da internet, nas pÃginas do Facebook @ocupacaic, @ocupaadauto e @ocupalcc e o relato de estudantes nas ocupaÃÃes entre abril a agosto de 2016, culminando na construÃÃo cidadà desses estudantes a partir da comunicaÃÃo e educaÃÃo como prÃtica libertadora e de transformaÃÃo social (Peruzzo, 2017).Esta investigaciÃn propone un estudio sobre los procesos comunicacionales mediados, producidos y compartidos a travÃs de las nuevas tecnologÃas de comunicaciÃn e informaciÃn en las ocupaciones en las escuelas del Estado de Cearà en 2016, movilizaciÃn social en la que se formà una red de escuelas en Cearà con 68 escuelas ocupadas. El estudio hace un anÃlisis de los nuevos movimientos sociales, el uso de las nuevas tecnologÃas (Castells, 2013, Gohn, 2014, 2017), y la convergencia de los conceptos de los estudios culturales de recepciÃn en AmÃrica latina (Martin-Barbero, 2009, 2015 y Orozco, 2014) con la cibercultura y la comunicaciÃn mediada por el ordenador (CMC) (Levy, 1999, Recuero, 2014). El anÃlisis se vuelve a la conversaciÃn en las redes sociales de internet, en las pÃginas de Facebook @ocupacaic, @ocupaadauto y @ocupalcc y el relato de estudiantes en las ocupaciones entre abril a agosto de 2016, culminando en la construcciÃn ciudadana de esos estudiantes a partir de la comunicaciÃn y educaciÃn como prÃctica liberadora y de transformaciÃn social (Peruzzo, 2017).nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20766application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-04-27T10:14:48Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Ocupar e resistir: das escolas estaduais pÃblicas nas redes sociais da internet, no Cearà em 2016 |
title |
Ocupar e resistir: das escolas estaduais pÃblicas nas redes sociais da internet, no Cearà em 2016 |
spellingShingle |
Ocupar e resistir: das escolas estaduais pÃblicas nas redes sociais da internet, no Cearà em 2016 BÃrbara Lopes RÃdes Movimento Social ComunicaÃÃo Rede social Internet Adolescentes na comunicaÃÃo de massa - Cearà ExercÃcio da Cidadania - estudantes - Cearà Internet e ativismo - estudantes - Cearà Internet e Jovens - Cearà Movimentos estudantis - Cearà Redes sociais on-line COMUNICACAO |
title_short |
Ocupar e resistir: das escolas estaduais pÃblicas nas redes sociais da internet, no Cearà em 2016 |
title_full |
Ocupar e resistir: das escolas estaduais pÃblicas nas redes sociais da internet, no Cearà em 2016 |
title_fullStr |
Ocupar e resistir: das escolas estaduais pÃblicas nas redes sociais da internet, no Cearà em 2016 |
title_full_unstemmed |
Ocupar e resistir: das escolas estaduais pÃblicas nas redes sociais da internet, no Cearà em 2016 |
title_sort |
Ocupar e resistir: das escolas estaduais pÃblicas nas redes sociais da internet, no Cearà em 2016 |
author |
BÃrbara Lopes RÃdes |
author_facet |
BÃrbara Lopes RÃdes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MÃrcia Vidal Nunes |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
20263155315 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6100056550593067 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
78813905300 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0413319639777703 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BÃrbara Lopes RÃdes |
contributor_str_mv |
MÃrcia Vidal Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento Social ComunicaÃÃo Rede social Internet Adolescentes na comunicaÃÃo de massa - Cearà ExercÃcio da Cidadania - estudantes - Cearà Internet e ativismo - estudantes - Cearà Internet e Jovens - Cearà Movimentos estudantis - Cearà Redes sociais on-line |
topic |
Movimento Social ComunicaÃÃo Rede social Internet Adolescentes na comunicaÃÃo de massa - Cearà ExercÃcio da Cidadania - estudantes - Cearà Internet e ativismo - estudantes - Cearà Internet e Jovens - Cearà Movimentos estudantis - Cearà Redes sociais on-line COMUNICACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
COMUNICACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa propÃe um estudo sobre os processos comunicacionais mediados, produzidos e compartilhados atravÃs das novas tecnologias de comunicaÃÃo e informaÃÃo nas ocupaÃÃes nas escolas do Estado do Cearà em 2016, mobilizaÃÃo social na qual se formou uma rede de escolas no Cearà com 68 escolas ocupadas. O estudo faz uma anÃlise dos novÃssimos movimentos sociais, o uso das novas tecnologias (Castells, 2013; Gohn, 2014, 2017), e a convergÃncia dos conceitos dos estudos culturais de recepÃÃo na AmÃrica latina (Martin- Barbero, 2009, 2015 e Orozco, 2014) com a cibercultura e a comunicaÃÃo mediada pelo computador (CMC) (Levy, 1999, Recuero, 2014). A anÃlise se volta para a conversaÃÃo nas redes sociais da internet, nas pÃginas do Facebook @ocupacaic, @ocupaadauto e @ocupalcc e o relato de estudantes nas ocupaÃÃes entre abril a agosto de 2016, culminando na construÃÃo cidadà desses estudantes a partir da comunicaÃÃo e educaÃÃo como prÃtica libertadora e de transformaÃÃo social (Peruzzo, 2017). |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
Esta investigaciÃn propone un estudio sobre los procesos comunicacionales mediados, producidos y compartidos a travÃs de las nuevas tecnologÃas de comunicaciÃn e informaciÃn en las ocupaciones en las escuelas del Estado de Cearà en 2016, movilizaciÃn social en la que se formà una red de escuelas en Cearà con 68 escuelas ocupadas. El estudio hace un anÃlisis de los nuevos movimientos sociales, el uso de las nuevas tecnologÃas (Castells, 2013, Gohn, 2014, 2017), y la convergencia de los conceptos de los estudios culturales de recepciÃn en AmÃrica latina (Martin-Barbero, 2009, 2015 y Orozco, 2014) con la cibercultura y la comunicaciÃn mediada por el ordenador (CMC) (Levy, 1999, Recuero, 2014). El anÃlisis se vuelve a la conversaciÃn en las redes sociales de internet, en las pÃginas de Facebook @ocupacaic, @ocupaadauto y @ocupalcc y el relato de estudiantes en las ocupaciones entre abril a agosto de 2016, culminando en la construcciÃn ciudadana de esos estudiantes a partir de la comunicaciÃn y educaciÃn como prÃctica liberadora y de transformaciÃn social (Peruzzo, 2017). |
description |
Esta pesquisa propÃe um estudo sobre os processos comunicacionais mediados, produzidos e compartilhados atravÃs das novas tecnologias de comunicaÃÃo e informaÃÃo nas ocupaÃÃes nas escolas do Estado do Cearà em 2016, mobilizaÃÃo social na qual se formou uma rede de escolas no Cearà com 68 escolas ocupadas. O estudo faz uma anÃlise dos novÃssimos movimentos sociais, o uso das novas tecnologias (Castells, 2013; Gohn, 2014, 2017), e a convergÃncia dos conceitos dos estudos culturais de recepÃÃo na AmÃrica latina (Martin- Barbero, 2009, 2015 e Orozco, 2014) com a cibercultura e a comunicaÃÃo mediada pelo computador (CMC) (Levy, 1999, Recuero, 2014). A anÃlise se volta para a conversaÃÃo nas redes sociais da internet, nas pÃginas do Facebook @ocupacaic, @ocupaadauto e @ocupalcc e o relato de estudantes nas ocupaÃÃes entre abril a agosto de 2016, culminando na construÃÃo cidadà desses estudantes a partir da comunicaÃÃo e educaÃÃo como prÃtica libertadora e de transformaÃÃo social (Peruzzo, 2017). |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-01-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20766 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295461024464896 |