Ocupar e resistir: das escolas estaduais pÃblicas nas redes sociais da internet, no Cearà em 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BÃrbara Lopes RÃdes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20766
Resumo: Esta pesquisa propÃe um estudo sobre os processos comunicacionais mediados, produzidos e compartilhados atravÃs das novas tecnologias de comunicaÃÃo e informaÃÃo nas ocupaÃÃes nas escolas do Estado do Cearà em 2016, mobilizaÃÃo social na qual se formou uma rede de escolas no Cearà com 68 escolas ocupadas. O estudo faz uma anÃlise dos novÃssimos movimentos sociais, o uso das novas tecnologias (Castells, 2013; Gohn, 2014, 2017), e a convergÃncia dos conceitos dos estudos culturais de recepÃÃo na AmÃrica latina (Martin- Barbero, 2009, 2015 e Orozco, 2014) com a cibercultura e a comunicaÃÃo mediada pelo computador (CMC) (Levy, 1999, Recuero, 2014). A anÃlise se volta para a conversaÃÃo nas redes sociais da internet, nas pÃginas do Facebook @ocupacaic, @ocupaadauto e @ocupalcc e o relato de estudantes nas ocupaÃÃes entre abril a agosto de 2016, culminando na construÃÃo cidadà desses estudantes a partir da comunicaÃÃo e educaÃÃo como prÃtica libertadora e de transformaÃÃo social (Peruzzo, 2017).
id UFC_50ca03dacb09ea5675ec30fc8403ed48
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:13130
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOcupar e resistir: das escolas estaduais pÃblicas nas redes sociais da internet, no Cearà em 20162019-01-00MÃrcia Vidal Nunes20263155315http://lattes.cnpq.br/610005655059306778813905300http://lattes.cnpq.br/0413319639777703BÃrbara Lopes RÃdes Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRMovimento Social ComunicaÃÃo Rede social Internet Adolescentes na comunicaÃÃo de massa - Cearà ExercÃcio da Cidadania - estudantes - Cearà Internet e ativismo - estudantes - Cearà Internet e Jovens - Cearà Movimentos estudantis - Cearà Redes sociais on-lineCOMUNICACAOEsta pesquisa propÃe um estudo sobre os processos comunicacionais mediados, produzidos e compartilhados atravÃs das novas tecnologias de comunicaÃÃo e informaÃÃo nas ocupaÃÃes nas escolas do Estado do Cearà em 2016, mobilizaÃÃo social na qual se formou uma rede de escolas no Cearà com 68 escolas ocupadas. O estudo faz uma anÃlise dos novÃssimos movimentos sociais, o uso das novas tecnologias (Castells, 2013; Gohn, 2014, 2017), e a convergÃncia dos conceitos dos estudos culturais de recepÃÃo na AmÃrica latina (Martin- Barbero, 2009, 2015 e Orozco, 2014) com a cibercultura e a comunicaÃÃo mediada pelo computador (CMC) (Levy, 1999, Recuero, 2014). A anÃlise se volta para a conversaÃÃo nas redes sociais da internet, nas pÃginas do Facebook @ocupacaic, @ocupaadauto e @ocupalcc e o relato de estudantes nas ocupaÃÃes entre abril a agosto de 2016, culminando na construÃÃo cidadà desses estudantes a partir da comunicaÃÃo e educaÃÃo como prÃtica libertadora e de transformaÃÃo social (Peruzzo, 2017).Esta investigaciÃn propone un estudio sobre los procesos comunicacionales mediados, producidos y compartidos a travÃs de las nuevas tecnologÃas de comunicaciÃn e informaciÃn en las ocupaciones en las escuelas del Estado de Cearà en 2016, movilizaciÃn social en la que se formà una red de escuelas en Cearà con 68 escuelas ocupadas. El estudio hace un anÃlisis de los nuevos movimientos sociales, el uso de las nuevas tecnologÃas (Castells, 2013, Gohn, 2014, 2017), y la convergencia de los conceptos de los estudios culturales de recepciÃn en AmÃrica latina (Martin-Barbero, 2009, 2015 y Orozco, 2014) con la cibercultura y la comunicaciÃn mediada por el ordenador (CMC) (Levy, 1999, Recuero, 2014). El anÃlisis se vuelve a la conversaciÃn en las redes sociales de internet, en las pÃginas de Facebook @ocupacaic, @ocupaadauto y @ocupalcc y el relato de estudiantes en las ocupaciones entre abril a agosto de 2016, culminando en la construcciÃn ciudadana de esos estudiantes a partir de la comunicaciÃn y educaciÃn como prÃctica liberadora y de transformaciÃn social (Peruzzo, 2017).nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20766application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-04-27T10:14:48Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Ocupar e resistir: das escolas estaduais pÃblicas nas redes sociais da internet, no Cearà em 2016
title Ocupar e resistir: das escolas estaduais pÃblicas nas redes sociais da internet, no Cearà em 2016
spellingShingle Ocupar e resistir: das escolas estaduais pÃblicas nas redes sociais da internet, no Cearà em 2016
BÃrbara Lopes RÃdes
Movimento
Social
ComunicaÃÃo
Rede social
Internet
Adolescentes na comunicaÃÃo de massa - Cearà ExercÃcio da Cidadania - estudantes - Cearà Internet e ativismo - estudantes - Cearà Internet e Jovens - CearÃ
Movimentos estudantis - Cearà Redes sociais on-line
COMUNICACAO
title_short Ocupar e resistir: das escolas estaduais pÃblicas nas redes sociais da internet, no Cearà em 2016
title_full Ocupar e resistir: das escolas estaduais pÃblicas nas redes sociais da internet, no Cearà em 2016
title_fullStr Ocupar e resistir: das escolas estaduais pÃblicas nas redes sociais da internet, no Cearà em 2016
title_full_unstemmed Ocupar e resistir: das escolas estaduais pÃblicas nas redes sociais da internet, no Cearà em 2016
title_sort Ocupar e resistir: das escolas estaduais pÃblicas nas redes sociais da internet, no Cearà em 2016
author BÃrbara Lopes RÃdes
author_facet BÃrbara Lopes RÃdes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MÃrcia Vidal Nunes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 20263155315
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6100056550593067
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 78813905300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0413319639777703
dc.contributor.author.fl_str_mv BÃrbara Lopes RÃdes
contributor_str_mv MÃrcia Vidal Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento
Social
ComunicaÃÃo
Rede social
Internet
Adolescentes na comunicaÃÃo de massa - Cearà ExercÃcio da Cidadania - estudantes - Cearà Internet e ativismo - estudantes - Cearà Internet e Jovens - CearÃ
Movimentos estudantis - Cearà Redes sociais on-line
topic Movimento
Social
ComunicaÃÃo
Rede social
Internet
Adolescentes na comunicaÃÃo de massa - Cearà ExercÃcio da Cidadania - estudantes - Cearà Internet e ativismo - estudantes - Cearà Internet e Jovens - CearÃ
Movimentos estudantis - Cearà Redes sociais on-line
COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv COMUNICACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa propÃe um estudo sobre os processos comunicacionais mediados, produzidos e compartilhados atravÃs das novas tecnologias de comunicaÃÃo e informaÃÃo nas ocupaÃÃes nas escolas do Estado do Cearà em 2016, mobilizaÃÃo social na qual se formou uma rede de escolas no Cearà com 68 escolas ocupadas. O estudo faz uma anÃlise dos novÃssimos movimentos sociais, o uso das novas tecnologias (Castells, 2013; Gohn, 2014, 2017), e a convergÃncia dos conceitos dos estudos culturais de recepÃÃo na AmÃrica latina (Martin- Barbero, 2009, 2015 e Orozco, 2014) com a cibercultura e a comunicaÃÃo mediada pelo computador (CMC) (Levy, 1999, Recuero, 2014). A anÃlise se volta para a conversaÃÃo nas redes sociais da internet, nas pÃginas do Facebook @ocupacaic, @ocupaadauto e @ocupalcc e o relato de estudantes nas ocupaÃÃes entre abril a agosto de 2016, culminando na construÃÃo cidadà desses estudantes a partir da comunicaÃÃo e educaÃÃo como prÃtica libertadora e de transformaÃÃo social (Peruzzo, 2017).
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Esta investigaciÃn propone un estudio sobre los procesos comunicacionales mediados, producidos y compartidos a travÃs de las nuevas tecnologÃas de comunicaciÃn e informaciÃn en las ocupaciones en las escuelas del Estado de Cearà en 2016, movilizaciÃn social en la que se formà una red de escuelas en Cearà con 68 escuelas ocupadas. El estudio hace un anÃlisis de los nuevos movimientos sociales, el uso de las nuevas tecnologÃas (Castells, 2013, Gohn, 2014, 2017), y la convergencia de los conceptos de los estudios culturales de recepciÃn en AmÃrica latina (Martin-Barbero, 2009, 2015 y Orozco, 2014) con la cibercultura y la comunicaciÃn mediada por el ordenador (CMC) (Levy, 1999, Recuero, 2014). El anÃlisis se vuelve a la conversaciÃn en las redes sociales de internet, en las pÃginas de Facebook @ocupacaic, @ocupaadauto y @ocupalcc y el relato de estudiantes en las ocupaciones entre abril a agosto de 2016, culminando en la construcciÃn ciudadana de esos estudiantes a partir de la comunicaciÃn y educaciÃn como prÃctica liberadora y de transformaciÃn social (Peruzzo, 2017).
description Esta pesquisa propÃe um estudo sobre os processos comunicacionais mediados, produzidos e compartilhados atravÃs das novas tecnologias de comunicaÃÃo e informaÃÃo nas ocupaÃÃes nas escolas do Estado do Cearà em 2016, mobilizaÃÃo social na qual se formou uma rede de escolas no Cearà com 68 escolas ocupadas. O estudo faz uma anÃlise dos novÃssimos movimentos sociais, o uso das novas tecnologias (Castells, 2013; Gohn, 2014, 2017), e a convergÃncia dos conceitos dos estudos culturais de recepÃÃo na AmÃrica latina (Martin- Barbero, 2009, 2015 e Orozco, 2014) com a cibercultura e a comunicaÃÃo mediada pelo computador (CMC) (Levy, 1999, Recuero, 2014). A anÃlise se volta para a conversaÃÃo nas redes sociais da internet, nas pÃginas do Facebook @ocupacaic, @ocupaadauto e @ocupalcc e o relato de estudantes nas ocupaÃÃes entre abril a agosto de 2016, culminando na construÃÃo cidadà desses estudantes a partir da comunicaÃÃo e educaÃÃo como prÃtica libertadora e de transformaÃÃo social (Peruzzo, 2017).
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20766
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295461024464896