A comunicaÃÃo como estratÃgia de gestÃo das instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Wagner de Oliveira Lopes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2677
Resumo: Esse trabalho à um estudo de como à feita a comunicaÃÃo externa pelas universidades pÃblicas, particularmente a Universidade Federal do CearÃ. Nos trÃs primeiros capÃtulos à realizado um estudo bibliogrÃfico de como sÃo formadas e mantidas as imagens das instituiÃÃes e tambÃm sÃo revistas algumas das principais teorias da comunicaÃÃo e seus efeitos sobre a opiniÃo pÃblica. Posteriormente sÃo analisadas as ferramentas e os veÃculos de comunicaÃÃo utilizados pela UFC e as conseqÃÃncias dessa forma de comunicaÃÃo para a imagem e a percepÃÃo que as pessoas tÃm da Universidade. O universo pesquisado foram os alunos que ingressaram na instituiÃÃo no segundo semestre de 2008. Com apenas um mÃs de aulas esses alunos, teoricamente, seriam os menos influenciados pelo contato com a instituiÃÃo e teriam uma imagem mais prÃxima da imagem mantida pelo pÃblico externo. De forma aleatÃria foram sorteados e pesquisados os cursos de: ComunicaÃÃo Social, AdministraÃÃo, Enfermagem, Odontologia, CiÃncias BiolÃgicas e Arquitetura e Urbanismo. Os resultados apontam para uma imagem forte de boa qualidade do ensino da UFC, porÃm, com os principais componentes desse ensino como instalaÃÃes, laboratÃrios, recursos didÃticos e motivaÃÃo dos professores, contraditoriamente, com imagens nÃo muito favorÃveis perante o universo pesquisado. Outras questÃes, no entanto, como a forma com que a mÃdia aborda os acontecimentos na UFC e a pequena presenÃa desta nos chamados veÃculos de comunicaÃÃo de massa podem sugerir explicaÃÃes para o fato. A idÃia final à de que essa pesquisa pode se tornar um indicador importante para outros trabalhos que possam vir a ser realizados sobre o tema.
id UFC_416d3a2d8afb89478165b92f40c80ab0
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:2296
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA comunicaÃÃo como estratÃgia de gestÃo das instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do CearÃThe communication strategy and management of public institutions of higher education. Case Study: Federal University of Cearà 2009-02-17Andrà Haguette00182529300http://lattes.cnpq.br/3883239297819453 Catarina Tereza Farias de Oliveira46389326300http://lattes.cnpq.br/1135381329909949 Maxweel Veras Rodrigues26253895320http://lattes.cnpq.br/014550972699911416365038372http://lattes.cnpq.br/0262018196986723Francisco Wagner de Oliveira LopesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRImagem ComunicaÃÃo PercepÃÃoImage Comunication PerceptionADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVASEsse trabalho à um estudo de como à feita a comunicaÃÃo externa pelas universidades pÃblicas, particularmente a Universidade Federal do CearÃ. Nos trÃs primeiros capÃtulos à realizado um estudo bibliogrÃfico de como sÃo formadas e mantidas as imagens das instituiÃÃes e tambÃm sÃo revistas algumas das principais teorias da comunicaÃÃo e seus efeitos sobre a opiniÃo pÃblica. Posteriormente sÃo analisadas as ferramentas e os veÃculos de comunicaÃÃo utilizados pela UFC e as conseqÃÃncias dessa forma de comunicaÃÃo para a imagem e a percepÃÃo que as pessoas tÃm da Universidade. O universo pesquisado foram os alunos que ingressaram na instituiÃÃo no segundo semestre de 2008. Com apenas um mÃs de aulas esses alunos, teoricamente, seriam os menos influenciados pelo contato com a instituiÃÃo e teriam uma imagem mais prÃxima da imagem mantida pelo pÃblico externo. De forma aleatÃria foram sorteados e pesquisados os cursos de: ComunicaÃÃo Social, AdministraÃÃo, Enfermagem, Odontologia, CiÃncias BiolÃgicas e Arquitetura e Urbanismo. Os resultados apontam para uma imagem forte de boa qualidade do ensino da UFC, porÃm, com os principais componentes desse ensino como instalaÃÃes, laboratÃrios, recursos didÃticos e motivaÃÃo dos professores, contraditoriamente, com imagens nÃo muito favorÃveis perante o universo pesquisado. Outras questÃes, no entanto, como a forma com que a mÃdia aborda os acontecimentos na UFC e a pequena presenÃa desta nos chamados veÃculos de comunicaÃÃo de massa podem sugerir explicaÃÃes para o fato. A idÃia final à de que essa pesquisa pode se tornar um indicador importante para outros trabalhos que possam vir a ser realizados sobre o tema.This work is a study on how the external communication is done by public universities, particularly by the Federal University of Cearà (UFC). In the first three chapters, a bibliographical study is carried out on how the image of the institutions is formed and kept and also some of the main theories of communication and their effects on the public opinion are reviewed. Afterwards, the communication tools and vehicles used by the UFC are analyzed as well as the consequences of this kind of communication related to the image and perception people have concerning the University. The universe researched was made up of students who entered the institution in the second semester of 2008. Theoretically, within just a month of classes those students would be less influenced by the contact with the institution and would have a closer image to the image kept by the external public. The courses of Social Communication, Administration, Nursing, Dentistry, Biological Sciences and Architecture and Urbanization were raffled and researched randomly. The results point to a strong image of good quality regarding the educational level at the UFC, however, with the main components of that education standard such as facilities, laboratories, didactic resources and professorsâ motivation, contradictorily, with not very favorable images compared to the universe researched. Other issues, however, such as the way the media covers the events at the UFC and its little presence in the vehicles of mass communication may suggest explanations to the fact. The final idea is that this research can become an important indicator for other works that may be done on the theme. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2677application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:43Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A comunicaÃÃo como estratÃgia de gestÃo das instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do CearÃ
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The communication strategy and management of public institutions of higher education. Case Study: Federal University of CearÃ
title A comunicaÃÃo como estratÃgia de gestÃo das instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do CearÃ
spellingShingle A comunicaÃÃo como estratÃgia de gestÃo das instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do CearÃ
Francisco Wagner de Oliveira Lopes
Imagem
ComunicaÃÃo
PercepÃÃo
Image
Comunication
Perception
ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS
title_short A comunicaÃÃo como estratÃgia de gestÃo das instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do CearÃ
title_full A comunicaÃÃo como estratÃgia de gestÃo das instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do CearÃ
title_fullStr A comunicaÃÃo como estratÃgia de gestÃo das instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do CearÃ
title_full_unstemmed A comunicaÃÃo como estratÃgia de gestÃo das instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do CearÃ
title_sort A comunicaÃÃo como estratÃgia de gestÃo das instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do CearÃ
author Francisco Wagner de Oliveira Lopes
author_facet Francisco Wagner de Oliveira Lopes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrà Haguette
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00182529300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3883239297819453
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Catarina Tereza Farias de Oliveira
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 46389326300
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1135381329909949
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maxweel Veras Rodrigues
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 26253895320
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0145509726999114
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 16365038372
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0262018196986723
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Wagner de Oliveira Lopes
contributor_str_mv Andrà Haguette
Catarina Tereza Farias de Oliveira
Maxweel Veras Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
ComunicaÃÃo
PercepÃÃo
topic Imagem
ComunicaÃÃo
PercepÃÃo
Image
Comunication
Perception
ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Image
Comunication
Perception
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esse trabalho à um estudo de como à feita a comunicaÃÃo externa pelas universidades pÃblicas, particularmente a Universidade Federal do CearÃ. Nos trÃs primeiros capÃtulos à realizado um estudo bibliogrÃfico de como sÃo formadas e mantidas as imagens das instituiÃÃes e tambÃm sÃo revistas algumas das principais teorias da comunicaÃÃo e seus efeitos sobre a opiniÃo pÃblica. Posteriormente sÃo analisadas as ferramentas e os veÃculos de comunicaÃÃo utilizados pela UFC e as conseqÃÃncias dessa forma de comunicaÃÃo para a imagem e a percepÃÃo que as pessoas tÃm da Universidade. O universo pesquisado foram os alunos que ingressaram na instituiÃÃo no segundo semestre de 2008. Com apenas um mÃs de aulas esses alunos, teoricamente, seriam os menos influenciados pelo contato com a instituiÃÃo e teriam uma imagem mais prÃxima da imagem mantida pelo pÃblico externo. De forma aleatÃria foram sorteados e pesquisados os cursos de: ComunicaÃÃo Social, AdministraÃÃo, Enfermagem, Odontologia, CiÃncias BiolÃgicas e Arquitetura e Urbanismo. Os resultados apontam para uma imagem forte de boa qualidade do ensino da UFC, porÃm, com os principais componentes desse ensino como instalaÃÃes, laboratÃrios, recursos didÃticos e motivaÃÃo dos professores, contraditoriamente, com imagens nÃo muito favorÃveis perante o universo pesquisado. Outras questÃes, no entanto, como a forma com que a mÃdia aborda os acontecimentos na UFC e a pequena presenÃa desta nos chamados veÃculos de comunicaÃÃo de massa podem sugerir explicaÃÃes para o fato. A idÃia final à de que essa pesquisa pode se tornar um indicador importante para outros trabalhos que possam vir a ser realizados sobre o tema.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work is a study on how the external communication is done by public universities, particularly by the Federal University of Cearà (UFC). In the first three chapters, a bibliographical study is carried out on how the image of the institutions is formed and kept and also some of the main theories of communication and their effects on the public opinion are reviewed. Afterwards, the communication tools and vehicles used by the UFC are analyzed as well as the consequences of this kind of communication related to the image and perception people have concerning the University. The universe researched was made up of students who entered the institution in the second semester of 2008. Theoretically, within just a month of classes those students would be less influenced by the contact with the institution and would have a closer image to the image kept by the external public. The courses of Social Communication, Administration, Nursing, Dentistry, Biological Sciences and Architecture and Urbanization were raffled and researched randomly. The results point to a strong image of good quality regarding the educational level at the UFC, however, with the main components of that education standard such as facilities, laboratories, didactic resources and professorsâ motivation, contradictorily, with not very favorable images compared to the universe researched. Other issues, however, such as the way the media covers the events at the UFC and its little presence in the vehicles of mass communication may suggest explanations to the fact. The final idea is that this research can become an important indicator for other works that may be done on the theme.
description Esse trabalho à um estudo de como à feita a comunicaÃÃo externa pelas universidades pÃblicas, particularmente a Universidade Federal do CearÃ. Nos trÃs primeiros capÃtulos à realizado um estudo bibliogrÃfico de como sÃo formadas e mantidas as imagens das instituiÃÃes e tambÃm sÃo revistas algumas das principais teorias da comunicaÃÃo e seus efeitos sobre a opiniÃo pÃblica. Posteriormente sÃo analisadas as ferramentas e os veÃculos de comunicaÃÃo utilizados pela UFC e as conseqÃÃncias dessa forma de comunicaÃÃo para a imagem e a percepÃÃo que as pessoas tÃm da Universidade. O universo pesquisado foram os alunos que ingressaram na instituiÃÃo no segundo semestre de 2008. Com apenas um mÃs de aulas esses alunos, teoricamente, seriam os menos influenciados pelo contato com a instituiÃÃo e teriam uma imagem mais prÃxima da imagem mantida pelo pÃblico externo. De forma aleatÃria foram sorteados e pesquisados os cursos de: ComunicaÃÃo Social, AdministraÃÃo, Enfermagem, Odontologia, CiÃncias BiolÃgicas e Arquitetura e Urbanismo. Os resultados apontam para uma imagem forte de boa qualidade do ensino da UFC, porÃm, com os principais componentes desse ensino como instalaÃÃes, laboratÃrios, recursos didÃticos e motivaÃÃo dos professores, contraditoriamente, com imagens nÃo muito favorÃveis perante o universo pesquisado. Outras questÃes, no entanto, como a forma com que a mÃdia aborda os acontecimentos na UFC e a pequena presenÃa desta nos chamados veÃculos de comunicaÃÃo de massa podem sugerir explicaÃÃes para o fato. A idÃia final à de que essa pesquisa pode se tornar um indicador importante para outros trabalhos que possam vir a ser realizados sobre o tema.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2677
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295126544449536