A comunicaÃÃo como estratÃgia de gestÃo das instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do CearÃ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2677 |
Resumo: | Esse trabalho à um estudo de como à feita a comunicaÃÃo externa pelas universidades pÃblicas, particularmente a Universidade Federal do CearÃ. Nos trÃs primeiros capÃtulos à realizado um estudo bibliogrÃfico de como sÃo formadas e mantidas as imagens das instituiÃÃes e tambÃm sÃo revistas algumas das principais teorias da comunicaÃÃo e seus efeitos sobre a opiniÃo pÃblica. Posteriormente sÃo analisadas as ferramentas e os veÃculos de comunicaÃÃo utilizados pela UFC e as conseqÃÃncias dessa forma de comunicaÃÃo para a imagem e a percepÃÃo que as pessoas tÃm da Universidade. O universo pesquisado foram os alunos que ingressaram na instituiÃÃo no segundo semestre de 2008. Com apenas um mÃs de aulas esses alunos, teoricamente, seriam os menos influenciados pelo contato com a instituiÃÃo e teriam uma imagem mais prÃxima da imagem mantida pelo pÃblico externo. De forma aleatÃria foram sorteados e pesquisados os cursos de: ComunicaÃÃo Social, AdministraÃÃo, Enfermagem, Odontologia, CiÃncias BiolÃgicas e Arquitetura e Urbanismo. Os resultados apontam para uma imagem forte de boa qualidade do ensino da UFC, porÃm, com os principais componentes desse ensino como instalaÃÃes, laboratÃrios, recursos didÃticos e motivaÃÃo dos professores, contraditoriamente, com imagens nÃo muito favorÃveis perante o universo pesquisado. Outras questÃes, no entanto, como a forma com que a mÃdia aborda os acontecimentos na UFC e a pequena presenÃa desta nos chamados veÃculos de comunicaÃÃo de massa podem sugerir explicaÃÃes para o fato. A idÃia final à de que essa pesquisa pode se tornar um indicador importante para outros trabalhos que possam vir a ser realizados sobre o tema. |
id |
UFC_416d3a2d8afb89478165b92f40c80ab0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:2296 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA comunicaÃÃo como estratÃgia de gestÃo das instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do CearÃThe communication strategy and management of public institutions of higher education. Case Study: Federal University of Cearà 2009-02-17Andrà Haguette00182529300http://lattes.cnpq.br/3883239297819453 Catarina Tereza Farias de Oliveira46389326300http://lattes.cnpq.br/1135381329909949 Maxweel Veras Rodrigues26253895320http://lattes.cnpq.br/014550972699911416365038372http://lattes.cnpq.br/0262018196986723Francisco Wagner de Oliveira LopesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRImagem ComunicaÃÃo PercepÃÃoImage Comunication PerceptionADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVASEsse trabalho à um estudo de como à feita a comunicaÃÃo externa pelas universidades pÃblicas, particularmente a Universidade Federal do CearÃ. Nos trÃs primeiros capÃtulos à realizado um estudo bibliogrÃfico de como sÃo formadas e mantidas as imagens das instituiÃÃes e tambÃm sÃo revistas algumas das principais teorias da comunicaÃÃo e seus efeitos sobre a opiniÃo pÃblica. Posteriormente sÃo analisadas as ferramentas e os veÃculos de comunicaÃÃo utilizados pela UFC e as conseqÃÃncias dessa forma de comunicaÃÃo para a imagem e a percepÃÃo que as pessoas tÃm da Universidade. O universo pesquisado foram os alunos que ingressaram na instituiÃÃo no segundo semestre de 2008. Com apenas um mÃs de aulas esses alunos, teoricamente, seriam os menos influenciados pelo contato com a instituiÃÃo e teriam uma imagem mais prÃxima da imagem mantida pelo pÃblico externo. De forma aleatÃria foram sorteados e pesquisados os cursos de: ComunicaÃÃo Social, AdministraÃÃo, Enfermagem, Odontologia, CiÃncias BiolÃgicas e Arquitetura e Urbanismo. Os resultados apontam para uma imagem forte de boa qualidade do ensino da UFC, porÃm, com os principais componentes desse ensino como instalaÃÃes, laboratÃrios, recursos didÃticos e motivaÃÃo dos professores, contraditoriamente, com imagens nÃo muito favorÃveis perante o universo pesquisado. Outras questÃes, no entanto, como a forma com que a mÃdia aborda os acontecimentos na UFC e a pequena presenÃa desta nos chamados veÃculos de comunicaÃÃo de massa podem sugerir explicaÃÃes para o fato. A idÃia final à de que essa pesquisa pode se tornar um indicador importante para outros trabalhos que possam vir a ser realizados sobre o tema.This work is a study on how the external communication is done by public universities, particularly by the Federal University of Cearà (UFC). In the first three chapters, a bibliographical study is carried out on how the image of the institutions is formed and kept and also some of the main theories of communication and their effects on the public opinion are reviewed. Afterwards, the communication tools and vehicles used by the UFC are analyzed as well as the consequences of this kind of communication related to the image and perception people have concerning the University. The universe researched was made up of students who entered the institution in the second semester of 2008. Theoretically, within just a month of classes those students would be less influenced by the contact with the institution and would have a closer image to the image kept by the external public. The courses of Social Communication, Administration, Nursing, Dentistry, Biological Sciences and Architecture and Urbanization were raffled and researched randomly. The results point to a strong image of good quality regarding the educational level at the UFC, however, with the main components of that education standard such as facilities, laboratories, didactic resources and professorsâ motivation, contradictorily, with not very favorable images compared to the universe researched. Other issues, however, such as the way the media covers the events at the UFC and its little presence in the vehicles of mass communication may suggest explanations to the fact. The final idea is that this research can become an important indicator for other works that may be done on the theme. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2677application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:43Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A comunicaÃÃo como estratÃgia de gestÃo das instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do Cearà |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The communication strategy and management of public institutions of higher education. Case Study: Federal University of Cearà |
title |
A comunicaÃÃo como estratÃgia de gestÃo das instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do Cearà |
spellingShingle |
A comunicaÃÃo como estratÃgia de gestÃo das instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do Cearà Francisco Wagner de Oliveira Lopes Imagem ComunicaÃÃo PercepÃÃo Image Comunication Perception ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS |
title_short |
A comunicaÃÃo como estratÃgia de gestÃo das instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do Cearà |
title_full |
A comunicaÃÃo como estratÃgia de gestÃo das instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do Cearà |
title_fullStr |
A comunicaÃÃo como estratÃgia de gestÃo das instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do Cearà |
title_full_unstemmed |
A comunicaÃÃo como estratÃgia de gestÃo das instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do Cearà |
title_sort |
A comunicaÃÃo como estratÃgia de gestÃo das instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do Cearà |
author |
Francisco Wagner de Oliveira Lopes |
author_facet |
Francisco Wagner de Oliveira Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrà Haguette |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00182529300 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3883239297819453 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Catarina Tereza Farias de Oliveira |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
46389326300 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1135381329909949 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maxweel Veras Rodrigues |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
26253895320 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0145509726999114 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
16365038372 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0262018196986723 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco Wagner de Oliveira Lopes |
contributor_str_mv |
Andrà Haguette Catarina Tereza Farias de Oliveira Maxweel Veras Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem ComunicaÃÃo PercepÃÃo |
topic |
Imagem ComunicaÃÃo PercepÃÃo Image Comunication Perception ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Image Comunication Perception |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esse trabalho à um estudo de como à feita a comunicaÃÃo externa pelas universidades pÃblicas, particularmente a Universidade Federal do CearÃ. Nos trÃs primeiros capÃtulos à realizado um estudo bibliogrÃfico de como sÃo formadas e mantidas as imagens das instituiÃÃes e tambÃm sÃo revistas algumas das principais teorias da comunicaÃÃo e seus efeitos sobre a opiniÃo pÃblica. Posteriormente sÃo analisadas as ferramentas e os veÃculos de comunicaÃÃo utilizados pela UFC e as conseqÃÃncias dessa forma de comunicaÃÃo para a imagem e a percepÃÃo que as pessoas tÃm da Universidade. O universo pesquisado foram os alunos que ingressaram na instituiÃÃo no segundo semestre de 2008. Com apenas um mÃs de aulas esses alunos, teoricamente, seriam os menos influenciados pelo contato com a instituiÃÃo e teriam uma imagem mais prÃxima da imagem mantida pelo pÃblico externo. De forma aleatÃria foram sorteados e pesquisados os cursos de: ComunicaÃÃo Social, AdministraÃÃo, Enfermagem, Odontologia, CiÃncias BiolÃgicas e Arquitetura e Urbanismo. Os resultados apontam para uma imagem forte de boa qualidade do ensino da UFC, porÃm, com os principais componentes desse ensino como instalaÃÃes, laboratÃrios, recursos didÃticos e motivaÃÃo dos professores, contraditoriamente, com imagens nÃo muito favorÃveis perante o universo pesquisado. Outras questÃes, no entanto, como a forma com que a mÃdia aborda os acontecimentos na UFC e a pequena presenÃa desta nos chamados veÃculos de comunicaÃÃo de massa podem sugerir explicaÃÃes para o fato. A idÃia final à de que essa pesquisa pode se tornar um indicador importante para outros trabalhos que possam vir a ser realizados sobre o tema. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This work is a study on how the external communication is done by public universities, particularly by the Federal University of Cearà (UFC). In the first three chapters, a bibliographical study is carried out on how the image of the institutions is formed and kept and also some of the main theories of communication and their effects on the public opinion are reviewed. Afterwards, the communication tools and vehicles used by the UFC are analyzed as well as the consequences of this kind of communication related to the image and perception people have concerning the University. The universe researched was made up of students who entered the institution in the second semester of 2008. Theoretically, within just a month of classes those students would be less influenced by the contact with the institution and would have a closer image to the image kept by the external public. The courses of Social Communication, Administration, Nursing, Dentistry, Biological Sciences and Architecture and Urbanization were raffled and researched randomly. The results point to a strong image of good quality regarding the educational level at the UFC, however, with the main components of that education standard such as facilities, laboratories, didactic resources and professorsâ motivation, contradictorily, with not very favorable images compared to the universe researched. Other issues, however, such as the way the media covers the events at the UFC and its little presence in the vehicles of mass communication may suggest explanations to the fact. The final idea is that this research can become an important indicator for other works that may be done on the theme. |
description |
Esse trabalho à um estudo de como à feita a comunicaÃÃo externa pelas universidades pÃblicas, particularmente a Universidade Federal do CearÃ. Nos trÃs primeiros capÃtulos à realizado um estudo bibliogrÃfico de como sÃo formadas e mantidas as imagens das instituiÃÃes e tambÃm sÃo revistas algumas das principais teorias da comunicaÃÃo e seus efeitos sobre a opiniÃo pÃblica. Posteriormente sÃo analisadas as ferramentas e os veÃculos de comunicaÃÃo utilizados pela UFC e as conseqÃÃncias dessa forma de comunicaÃÃo para a imagem e a percepÃÃo que as pessoas tÃm da Universidade. O universo pesquisado foram os alunos que ingressaram na instituiÃÃo no segundo semestre de 2008. Com apenas um mÃs de aulas esses alunos, teoricamente, seriam os menos influenciados pelo contato com a instituiÃÃo e teriam uma imagem mais prÃxima da imagem mantida pelo pÃblico externo. De forma aleatÃria foram sorteados e pesquisados os cursos de: ComunicaÃÃo Social, AdministraÃÃo, Enfermagem, Odontologia, CiÃncias BiolÃgicas e Arquitetura e Urbanismo. Os resultados apontam para uma imagem forte de boa qualidade do ensino da UFC, porÃm, com os principais componentes desse ensino como instalaÃÃes, laboratÃrios, recursos didÃticos e motivaÃÃo dos professores, contraditoriamente, com imagens nÃo muito favorÃveis perante o universo pesquisado. Outras questÃes, no entanto, como a forma com que a mÃdia aborda os acontecimentos na UFC e a pequena presenÃa desta nos chamados veÃculos de comunicaÃÃo de massa podem sugerir explicaÃÃes para o fato. A idÃia final à de que essa pesquisa pode se tornar um indicador importante para outros trabalhos que possam vir a ser realizados sobre o tema. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-02-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2677 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295126544449536 |