Remexa minhas entranhas: poÃticas de um feminino monstruoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara Nicolau Aniceto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20389
Resumo: Em busca de outras possibilidades de subjetivaÃÃo, busco materializar a mulher-monstro em uma prÃtica poÃtica que transborda os limites entre a arte e a vida. Registro de um estudo sobre a condiÃÃo da mulher numa ordem patriarcal, onde esta à situada comumente no lugar de âoutroâ, âabjetoâ, a fronteira de um ser nÃo humano. AtravÃs do meu repertÃrio de vivÃncias desse lugar âoutroâ e da assimilaÃÃo de imagens presentes em contos mÃgicos, delineia-se um percurso que conflui em uma performance orientada pelo feminismo e a experiÃncia compartilhada e incorporada do sensÃvel. à fundamental a compreensÃo de um momento que à marco histÃrico de Ãdio e extermÃnio Ãs mulheres: a âcaÃa Ãs bruxasâ empreendida na Idade MÃdia, para chegar Ãs noÃÃes de contraproduÃÃo da opressÃo de gÃnero no Ãmbito do movimento de arte feminista que teve inÃcio no final da dÃcada de 1960. Ao lado de algumas performers que faziam do corpo o veÃculo para seu discurso, coloco-me. O processo criativo desenvolvido ao longo desta pesquisa de cunho intuitivo, afetivo e pessoal, mas tambÃm com um senso de interferÃncia e ruÃdo polÃtico, apresenta o Manifesto da Mulher-Monstro e a coleÃÃo de intersecÃÃes entre teorias sobre o corpo e prÃticas sensoriais coletivas, tecendo o lugar onde meu corpo despido à o centro da experiÃncia e da subjetivaÃÃo. A mulher-monstro declara suas falhas e expÃe suas vÃsceras para que o pÃblico lhe atravesse, molde e, ao remexer suas entranhas, ela desfaÃa-se, para criar-se novamente em outra paisagem existencial.
id UFC_55999295b8e4a50b3347c1f2c0f8c749
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12789
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRemexa minhas entranhas: poÃticas de um feminino monstruoso2018-06-00Patricia de Lima Caetano00424966751http://lattes.cnpq.br/380530029299142996801794272 http://lattes.cnpq.br/1300703284700492Lara Nicolau Aniceto Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ArtesUFCBRManifesto da Mulher-Monstro SubjetivaÃÃo poÃticaManifesto of Woman-Monster Subjectivation Poetics Gender FeminismFeminist performanceARTESEm busca de outras possibilidades de subjetivaÃÃo, busco materializar a mulher-monstro em uma prÃtica poÃtica que transborda os limites entre a arte e a vida. Registro de um estudo sobre a condiÃÃo da mulher numa ordem patriarcal, onde esta à situada comumente no lugar de âoutroâ, âabjetoâ, a fronteira de um ser nÃo humano. AtravÃs do meu repertÃrio de vivÃncias desse lugar âoutroâ e da assimilaÃÃo de imagens presentes em contos mÃgicos, delineia-se um percurso que conflui em uma performance orientada pelo feminismo e a experiÃncia compartilhada e incorporada do sensÃvel. à fundamental a compreensÃo de um momento que à marco histÃrico de Ãdio e extermÃnio Ãs mulheres: a âcaÃa Ãs bruxasâ empreendida na Idade MÃdia, para chegar Ãs noÃÃes de contraproduÃÃo da opressÃo de gÃnero no Ãmbito do movimento de arte feminista que teve inÃcio no final da dÃcada de 1960. Ao lado de algumas performers que faziam do corpo o veÃculo para seu discurso, coloco-me. O processo criativo desenvolvido ao longo desta pesquisa de cunho intuitivo, afetivo e pessoal, mas tambÃm com um senso de interferÃncia e ruÃdo polÃtico, apresenta o Manifesto da Mulher-Monstro e a coleÃÃo de intersecÃÃes entre teorias sobre o corpo e prÃticas sensoriais coletivas, tecendo o lugar onde meu corpo despido à o centro da experiÃncia e da subjetivaÃÃo. A mulher-monstro declara suas falhas e expÃe suas vÃsceras para que o pÃblico lhe atravesse, molde e, ao remexer suas entranhas, ela desfaÃa-se, para criar-se novamente em outra paisagem existencial.In search of other possibilities of subjectivation, I try to materialize the monster woman, in a poetic practice that overflows the boundaries between art and life. Record a study on the condition of women in a patriarchal order, where it is commonly located in place of âotherâ, âabjectâ, the border of a nonhuman being. Through my repertoire of experiences of this âotherâ place and the assimilation of images present in magical tales, a path is drawn that converges in a performance guided by feminism and the shared and incorporated experience of the sensitive. It is essential to understand a moment that is a historical moment of hatred and extermination of women: the âwitch huntâ undertaken in the Middle Ages, to arrive at notions of counter-production of gender oppression in a realm where the performative and the performative are found in the feminist art movement that began in the late 1960s. Alongside some performers who made the body the vehicle for their speech, I place myself. The creative process developed throughout this intuitive, affective and personal research, but also with a sense of interference and political noise, presents the Monster Woman Manifesto and the collection of intersections between theories about the body and collective sensory practices, weaving the place where my naked body is the center of experience and subjectivation. The monster woman declares her faults and exposes her viscera so that the public crosses him, mold, and by stirring her bowels, she undoes herself, to create herself again in another existential landscape.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20389application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:49Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Remexa minhas entranhas: poÃticas de um feminino monstruoso
title Remexa minhas entranhas: poÃticas de um feminino monstruoso
spellingShingle Remexa minhas entranhas: poÃticas de um feminino monstruoso
Lara Nicolau Aniceto
Manifesto da Mulher-Monstro
SubjetivaÃÃo poÃtica
Manifesto of Woman-Monster
Subjectivation
Poetics
Gender
Feminism
Feminist performance
ARTES
title_short Remexa minhas entranhas: poÃticas de um feminino monstruoso
title_full Remexa minhas entranhas: poÃticas de um feminino monstruoso
title_fullStr Remexa minhas entranhas: poÃticas de um feminino monstruoso
title_full_unstemmed Remexa minhas entranhas: poÃticas de um feminino monstruoso
title_sort Remexa minhas entranhas: poÃticas de um feminino monstruoso
author Lara Nicolau Aniceto
author_facet Lara Nicolau Aniceto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Patricia de Lima Caetano
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00424966751
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3805300292991429
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 96801794272
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1300703284700492
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara Nicolau Aniceto
contributor_str_mv Patricia de Lima Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv Manifesto da Mulher-Monstro
SubjetivaÃÃo poÃtica
topic Manifesto da Mulher-Monstro
SubjetivaÃÃo poÃtica
Manifesto of Woman-Monster
Subjectivation
Poetics
Gender
Feminism
Feminist performance
ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv Manifesto of Woman-Monster
Subjectivation
Poetics
Gender
Feminism
Feminist performance
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ARTES
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Em busca de outras possibilidades de subjetivaÃÃo, busco materializar a mulher-monstro em uma prÃtica poÃtica que transborda os limites entre a arte e a vida. Registro de um estudo sobre a condiÃÃo da mulher numa ordem patriarcal, onde esta à situada comumente no lugar de âoutroâ, âabjetoâ, a fronteira de um ser nÃo humano. AtravÃs do meu repertÃrio de vivÃncias desse lugar âoutroâ e da assimilaÃÃo de imagens presentes em contos mÃgicos, delineia-se um percurso que conflui em uma performance orientada pelo feminismo e a experiÃncia compartilhada e incorporada do sensÃvel. à fundamental a compreensÃo de um momento que à marco histÃrico de Ãdio e extermÃnio Ãs mulheres: a âcaÃa Ãs bruxasâ empreendida na Idade MÃdia, para chegar Ãs noÃÃes de contraproduÃÃo da opressÃo de gÃnero no Ãmbito do movimento de arte feminista que teve inÃcio no final da dÃcada de 1960. Ao lado de algumas performers que faziam do corpo o veÃculo para seu discurso, coloco-me. O processo criativo desenvolvido ao longo desta pesquisa de cunho intuitivo, afetivo e pessoal, mas tambÃm com um senso de interferÃncia e ruÃdo polÃtico, apresenta o Manifesto da Mulher-Monstro e a coleÃÃo de intersecÃÃes entre teorias sobre o corpo e prÃticas sensoriais coletivas, tecendo o lugar onde meu corpo despido à o centro da experiÃncia e da subjetivaÃÃo. A mulher-monstro declara suas falhas e expÃe suas vÃsceras para que o pÃblico lhe atravesse, molde e, ao remexer suas entranhas, ela desfaÃa-se, para criar-se novamente em outra paisagem existencial.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv In search of other possibilities of subjectivation, I try to materialize the monster woman, in a poetic practice that overflows the boundaries between art and life. Record a study on the condition of women in a patriarchal order, where it is commonly located in place of âotherâ, âabjectâ, the border of a nonhuman being. Through my repertoire of experiences of this âotherâ place and the assimilation of images present in magical tales, a path is drawn that converges in a performance guided by feminism and the shared and incorporated experience of the sensitive. It is essential to understand a moment that is a historical moment of hatred and extermination of women: the âwitch huntâ undertaken in the Middle Ages, to arrive at notions of counter-production of gender oppression in a realm where the performative and the performative are found in the feminist art movement that began in the late 1960s. Alongside some performers who made the body the vehicle for their speech, I place myself. The creative process developed throughout this intuitive, affective and personal research, but also with a sense of interference and political noise, presents the Monster Woman Manifesto and the collection of intersections between theories about the body and collective sensory practices, weaving the place where my naked body is the center of experience and subjectivation. The monster woman declares her faults and exposes her viscera so that the public crosses him, mold, and by stirring her bowels, she undoes herself, to create herself again in another existential landscape.
description Em busca de outras possibilidades de subjetivaÃÃo, busco materializar a mulher-monstro em uma prÃtica poÃtica que transborda os limites entre a arte e a vida. Registro de um estudo sobre a condiÃÃo da mulher numa ordem patriarcal, onde esta à situada comumente no lugar de âoutroâ, âabjetoâ, a fronteira de um ser nÃo humano. AtravÃs do meu repertÃrio de vivÃncias desse lugar âoutroâ e da assimilaÃÃo de imagens presentes em contos mÃgicos, delineia-se um percurso que conflui em uma performance orientada pelo feminismo e a experiÃncia compartilhada e incorporada do sensÃvel. à fundamental a compreensÃo de um momento que à marco histÃrico de Ãdio e extermÃnio Ãs mulheres: a âcaÃa Ãs bruxasâ empreendida na Idade MÃdia, para chegar Ãs noÃÃes de contraproduÃÃo da opressÃo de gÃnero no Ãmbito do movimento de arte feminista que teve inÃcio no final da dÃcada de 1960. Ao lado de algumas performers que faziam do corpo o veÃculo para seu discurso, coloco-me. O processo criativo desenvolvido ao longo desta pesquisa de cunho intuitivo, afetivo e pessoal, mas tambÃm com um senso de interferÃncia e ruÃdo polÃtico, apresenta o Manifesto da Mulher-Monstro e a coleÃÃo de intersecÃÃes entre teorias sobre o corpo e prÃticas sensoriais coletivas, tecendo o lugar onde meu corpo despido à o centro da experiÃncia e da subjetivaÃÃo. A mulher-monstro declara suas falhas e expÃe suas vÃsceras para que o pÃblico lhe atravesse, molde e, ao remexer suas entranhas, ela desfaÃa-se, para criar-se novamente em outra paisagem existencial.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20389
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295238796607488