Remexa minhas entranhas: poÃticas de um feminino monstruoso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20389 |
Resumo: | Em busca de outras possibilidades de subjetivaÃÃo, busco materializar a mulher-monstro em uma prÃtica poÃtica que transborda os limites entre a arte e a vida. Registro de um estudo sobre a condiÃÃo da mulher numa ordem patriarcal, onde esta à situada comumente no lugar de âoutroâ, âabjetoâ, a fronteira de um ser nÃo humano. AtravÃs do meu repertÃrio de vivÃncias desse lugar âoutroâ e da assimilaÃÃo de imagens presentes em contos mÃgicos, delineia-se um percurso que conflui em uma performance orientada pelo feminismo e a experiÃncia compartilhada e incorporada do sensÃvel. à fundamental a compreensÃo de um momento que à marco histÃrico de Ãdio e extermÃnio Ãs mulheres: a âcaÃa Ãs bruxasâ empreendida na Idade MÃdia, para chegar Ãs noÃÃes de contraproduÃÃo da opressÃo de gÃnero no Ãmbito do movimento de arte feminista que teve inÃcio no final da dÃcada de 1960. Ao lado de algumas performers que faziam do corpo o veÃculo para seu discurso, coloco-me. O processo criativo desenvolvido ao longo desta pesquisa de cunho intuitivo, afetivo e pessoal, mas tambÃm com um senso de interferÃncia e ruÃdo polÃtico, apresenta o Manifesto da Mulher-Monstro e a coleÃÃo de intersecÃÃes entre teorias sobre o corpo e prÃticas sensoriais coletivas, tecendo o lugar onde meu corpo despido à o centro da experiÃncia e da subjetivaÃÃo. A mulher-monstro declara suas falhas e expÃe suas vÃsceras para que o pÃblico lhe atravesse, molde e, ao remexer suas entranhas, ela desfaÃa-se, para criar-se novamente em outra paisagem existencial. |
id |
UFC_55999295b8e4a50b3347c1f2c0f8c749 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12789 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRemexa minhas entranhas: poÃticas de um feminino monstruoso2018-06-00Patricia de Lima Caetano00424966751http://lattes.cnpq.br/380530029299142996801794272 http://lattes.cnpq.br/1300703284700492Lara Nicolau Aniceto Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ArtesUFCBRManifesto da Mulher-Monstro SubjetivaÃÃo poÃticaManifesto of Woman-Monster Subjectivation Poetics Gender FeminismFeminist performanceARTESEm busca de outras possibilidades de subjetivaÃÃo, busco materializar a mulher-monstro em uma prÃtica poÃtica que transborda os limites entre a arte e a vida. Registro de um estudo sobre a condiÃÃo da mulher numa ordem patriarcal, onde esta à situada comumente no lugar de âoutroâ, âabjetoâ, a fronteira de um ser nÃo humano. AtravÃs do meu repertÃrio de vivÃncias desse lugar âoutroâ e da assimilaÃÃo de imagens presentes em contos mÃgicos, delineia-se um percurso que conflui em uma performance orientada pelo feminismo e a experiÃncia compartilhada e incorporada do sensÃvel. à fundamental a compreensÃo de um momento que à marco histÃrico de Ãdio e extermÃnio Ãs mulheres: a âcaÃa Ãs bruxasâ empreendida na Idade MÃdia, para chegar Ãs noÃÃes de contraproduÃÃo da opressÃo de gÃnero no Ãmbito do movimento de arte feminista que teve inÃcio no final da dÃcada de 1960. Ao lado de algumas performers que faziam do corpo o veÃculo para seu discurso, coloco-me. O processo criativo desenvolvido ao longo desta pesquisa de cunho intuitivo, afetivo e pessoal, mas tambÃm com um senso de interferÃncia e ruÃdo polÃtico, apresenta o Manifesto da Mulher-Monstro e a coleÃÃo de intersecÃÃes entre teorias sobre o corpo e prÃticas sensoriais coletivas, tecendo o lugar onde meu corpo despido à o centro da experiÃncia e da subjetivaÃÃo. A mulher-monstro declara suas falhas e expÃe suas vÃsceras para que o pÃblico lhe atravesse, molde e, ao remexer suas entranhas, ela desfaÃa-se, para criar-se novamente em outra paisagem existencial.In search of other possibilities of subjectivation, I try to materialize the monster woman, in a poetic practice that overflows the boundaries between art and life. Record a study on the condition of women in a patriarchal order, where it is commonly located in place of âotherâ, âabjectâ, the border of a nonhuman being. Through my repertoire of experiences of this âotherâ place and the assimilation of images present in magical tales, a path is drawn that converges in a performance guided by feminism and the shared and incorporated experience of the sensitive. It is essential to understand a moment that is a historical moment of hatred and extermination of women: the âwitch huntâ undertaken in the Middle Ages, to arrive at notions of counter-production of gender oppression in a realm where the performative and the performative are found in the feminist art movement that began in the late 1960s. Alongside some performers who made the body the vehicle for their speech, I place myself. The creative process developed throughout this intuitive, affective and personal research, but also with a sense of interference and political noise, presents the Monster Woman Manifesto and the collection of intersections between theories about the body and collective sensory practices, weaving the place where my naked body is the center of experience and subjectivation. The monster woman declares her faults and exposes her viscera so that the public crosses him, mold, and by stirring her bowels, she undoes herself, to create herself again in another existential landscape.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20389application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:49Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Remexa minhas entranhas: poÃticas de um feminino monstruoso |
title |
Remexa minhas entranhas: poÃticas de um feminino monstruoso |
spellingShingle |
Remexa minhas entranhas: poÃticas de um feminino monstruoso Lara Nicolau Aniceto Manifesto da Mulher-Monstro SubjetivaÃÃo poÃtica Manifesto of Woman-Monster Subjectivation Poetics Gender Feminism Feminist performance ARTES |
title_short |
Remexa minhas entranhas: poÃticas de um feminino monstruoso |
title_full |
Remexa minhas entranhas: poÃticas de um feminino monstruoso |
title_fullStr |
Remexa minhas entranhas: poÃticas de um feminino monstruoso |
title_full_unstemmed |
Remexa minhas entranhas: poÃticas de um feminino monstruoso |
title_sort |
Remexa minhas entranhas: poÃticas de um feminino monstruoso |
author |
Lara Nicolau Aniceto |
author_facet |
Lara Nicolau Aniceto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Patricia de Lima Caetano |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00424966751 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3805300292991429 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
96801794272 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1300703284700492 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lara Nicolau Aniceto |
contributor_str_mv |
Patricia de Lima Caetano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Manifesto da Mulher-Monstro SubjetivaÃÃo poÃtica |
topic |
Manifesto da Mulher-Monstro SubjetivaÃÃo poÃtica Manifesto of Woman-Monster Subjectivation Poetics Gender Feminism Feminist performance ARTES |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Manifesto of Woman-Monster Subjectivation Poetics Gender Feminism Feminist performance |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ARTES |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Em busca de outras possibilidades de subjetivaÃÃo, busco materializar a mulher-monstro em uma prÃtica poÃtica que transborda os limites entre a arte e a vida. Registro de um estudo sobre a condiÃÃo da mulher numa ordem patriarcal, onde esta à situada comumente no lugar de âoutroâ, âabjetoâ, a fronteira de um ser nÃo humano. AtravÃs do meu repertÃrio de vivÃncias desse lugar âoutroâ e da assimilaÃÃo de imagens presentes em contos mÃgicos, delineia-se um percurso que conflui em uma performance orientada pelo feminismo e a experiÃncia compartilhada e incorporada do sensÃvel. à fundamental a compreensÃo de um momento que à marco histÃrico de Ãdio e extermÃnio Ãs mulheres: a âcaÃa Ãs bruxasâ empreendida na Idade MÃdia, para chegar Ãs noÃÃes de contraproduÃÃo da opressÃo de gÃnero no Ãmbito do movimento de arte feminista que teve inÃcio no final da dÃcada de 1960. Ao lado de algumas performers que faziam do corpo o veÃculo para seu discurso, coloco-me. O processo criativo desenvolvido ao longo desta pesquisa de cunho intuitivo, afetivo e pessoal, mas tambÃm com um senso de interferÃncia e ruÃdo polÃtico, apresenta o Manifesto da Mulher-Monstro e a coleÃÃo de intersecÃÃes entre teorias sobre o corpo e prÃticas sensoriais coletivas, tecendo o lugar onde meu corpo despido à o centro da experiÃncia e da subjetivaÃÃo. A mulher-monstro declara suas falhas e expÃe suas vÃsceras para que o pÃblico lhe atravesse, molde e, ao remexer suas entranhas, ela desfaÃa-se, para criar-se novamente em outra paisagem existencial. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
In search of other possibilities of subjectivation, I try to materialize the monster woman, in a poetic practice that overflows the boundaries between art and life. Record a study on the condition of women in a patriarchal order, where it is commonly located in place of âotherâ, âabjectâ, the border of a nonhuman being. Through my repertoire of experiences of this âotherâ place and the assimilation of images present in magical tales, a path is drawn that converges in a performance guided by feminism and the shared and incorporated experience of the sensitive. It is essential to understand a moment that is a historical moment of hatred and extermination of women: the âwitch huntâ undertaken in the Middle Ages, to arrive at notions of counter-production of gender oppression in a realm where the performative and the performative are found in the feminist art movement that began in the late 1960s. Alongside some performers who made the body the vehicle for their speech, I place myself. The creative process developed throughout this intuitive, affective and personal research, but also with a sense of interference and political noise, presents the Monster Woman Manifesto and the collection of intersections between theories about the body and collective sensory practices, weaving the place where my naked body is the center of experience and subjectivation. The monster woman declares her faults and exposes her viscera so that the public crosses him, mold, and by stirring her bowels, she undoes herself, to create herself again in another existential landscape. |
description |
Em busca de outras possibilidades de subjetivaÃÃo, busco materializar a mulher-monstro em uma prÃtica poÃtica que transborda os limites entre a arte e a vida. Registro de um estudo sobre a condiÃÃo da mulher numa ordem patriarcal, onde esta à situada comumente no lugar de âoutroâ, âabjetoâ, a fronteira de um ser nÃo humano. AtravÃs do meu repertÃrio de vivÃncias desse lugar âoutroâ e da assimilaÃÃo de imagens presentes em contos mÃgicos, delineia-se um percurso que conflui em uma performance orientada pelo feminismo e a experiÃncia compartilhada e incorporada do sensÃvel. à fundamental a compreensÃo de um momento que à marco histÃrico de Ãdio e extermÃnio Ãs mulheres: a âcaÃa Ãs bruxasâ empreendida na Idade MÃdia, para chegar Ãs noÃÃes de contraproduÃÃo da opressÃo de gÃnero no Ãmbito do movimento de arte feminista que teve inÃcio no final da dÃcada de 1960. Ao lado de algumas performers que faziam do corpo o veÃculo para seu discurso, coloco-me. O processo criativo desenvolvido ao longo desta pesquisa de cunho intuitivo, afetivo e pessoal, mas tambÃm com um senso de interferÃncia e ruÃdo polÃtico, apresenta o Manifesto da Mulher-Monstro e a coleÃÃo de intersecÃÃes entre teorias sobre o corpo e prÃticas sensoriais coletivas, tecendo o lugar onde meu corpo despido à o centro da experiÃncia e da subjetivaÃÃo. A mulher-monstro declara suas falhas e expÃe suas vÃsceras para que o pÃblico lhe atravesse, molde e, ao remexer suas entranhas, ela desfaÃa-se, para criar-se novamente em outra paisagem existencial. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-06-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20389 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295238796607488 |