GestÃo participativa no CearÃ: anÃlise dos comitÃs das sub-bacias hidrogrÃficas do baixo e mÃdio Jaguaribe
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12317 |
Resumo: | O Estado do Cearà foi um dos pioneiros no cenÃrio nacional a estabelecer sua legislaÃÃo estadual, a Lei n 11.996/1992, atualizada pela Lei n 14.844/2010, que teve como base legal e institucional, a SRH e a COGERH, componentes do SIGERH, que implantou a gestÃo de Ãgua por bacias hidrogrÃficas, bem como, o modelo de gestÃo compartilhada, com foco na parceria entre Estado e Sociedade. Foi com o recorte na Bacia HidrogrÃfica do Rio Jaguaribe, mais pontualmente, nos ComitÃs das Sub-Bacias HidrogrÃficas do Baixo e do MÃdio Jaguaribe, que se pretende realizar uma anÃlise de forma comparativa das semelhanÃas e diferenÃas desses dois comitÃs. ConstituÃdos no mesmo perÃodo, porÃm apresentam diferenÃas perceptÃveis na forma de funcionamento, no nÃvel de participaÃÃo dos seus membros, nos encaminhamentos das reuniÃes e nas deliberaÃÃes, dentre outros. Tendo em vista essas diferenÃas que sÃo relevantes, este trabalho tem por objetivo realizar uma anÃlise da dinÃmica social destes comitÃs, investigando os seguintes aspectos: gerenciamento dos recursos hÃdricos nas bacias hidrogrÃficas; cobranÃa pelo uso da Ãgua; conflito pelo uso da Ãgua; participaÃÃo social e redes sociais. A metodologia utilizada trata de uma abordagem quanti/qualitativa, tendo como foco os colegiados, universo da pesquisa. Na conclusÃo do trabalho foi observado com relaÃÃo aos comitÃs, que apesar das diferenÃas que sempre existiram entre os mesmos, no olhar da pesquisadora, a dimensÃo dessas diferenÃas se apresentava de forma bem maior, uma impressÃo cristalizada. ApÃs a tabulaÃÃo dos dados, essas diferenÃas passaram a serem vistas de outra forma. Cada comità faz o seu prÃprio caminho, em alguns aspectos se encontram, em outros se divergem. Portanto, os comitÃs se encontraram quando apresentaram os seguintes pontos em comum: falta de apoio financeiro para a implantaÃÃo de projetos, que implica em uma maior autonomia; dificuldade das organizaÃÃes da sociedade civil para participar das reuniÃes dos comitÃs por falta de transporte (hoje està equilibrado); e divergiram em outros pontos como a distÃncia espacial entre os municÃpios da bacia, contrapondo as realidades do vale e da âÃrea secaâ, que tem interesses diferentes e a falta da cultura de participaÃÃo. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGestÃo participativa no CearÃ: anÃlise dos comitÃs das sub-bacias hidrogrÃficas do baixo e mÃdio JaguaribeParticipative management in CearÃ; analysis of watershed sub-committees of low and Middle Jaguaribe2013-12-20Renata Mendes Luna41390920330http://lattes.cnpq.br/2496289089223310John Kenedy de AraÃjo21027218334Andrea Pereira Cysne8345200133421354804368http://lattes.cnpq.br/9188161836570201Tereza Maria Ximenes MoreiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia CivilUFCBRGovernance, Participatory Management of Water Resources, Watershed Committee.ENGENHARIA CIVILO Estado do Cearà foi um dos pioneiros no cenÃrio nacional a estabelecer sua legislaÃÃo estadual, a Lei n 11.996/1992, atualizada pela Lei n 14.844/2010, que teve como base legal e institucional, a SRH e a COGERH, componentes do SIGERH, que implantou a gestÃo de Ãgua por bacias hidrogrÃficas, bem como, o modelo de gestÃo compartilhada, com foco na parceria entre Estado e Sociedade. Foi com o recorte na Bacia HidrogrÃfica do Rio Jaguaribe, mais pontualmente, nos ComitÃs das Sub-Bacias HidrogrÃficas do Baixo e do MÃdio Jaguaribe, que se pretende realizar uma anÃlise de forma comparativa das semelhanÃas e diferenÃas desses dois comitÃs. ConstituÃdos no mesmo perÃodo, porÃm apresentam diferenÃas perceptÃveis na forma de funcionamento, no nÃvel de participaÃÃo dos seus membros, nos encaminhamentos das reuniÃes e nas deliberaÃÃes, dentre outros. Tendo em vista essas diferenÃas que sÃo relevantes, este trabalho tem por objetivo realizar uma anÃlise da dinÃmica social destes comitÃs, investigando os seguintes aspectos: gerenciamento dos recursos hÃdricos nas bacias hidrogrÃficas; cobranÃa pelo uso da Ãgua; conflito pelo uso da Ãgua; participaÃÃo social e redes sociais. A metodologia utilizada trata de uma abordagem quanti/qualitativa, tendo como foco os colegiados, universo da pesquisa. Na conclusÃo do trabalho foi observado com relaÃÃo aos comitÃs, que apesar das diferenÃas que sempre existiram entre os mesmos, no olhar da pesquisadora, a dimensÃo dessas diferenÃas se apresentava de forma bem maior, uma impressÃo cristalizada. ApÃs a tabulaÃÃo dos dados, essas diferenÃas passaram a serem vistas de outra forma. Cada comità faz o seu prÃprio caminho, em alguns aspectos se encontram, em outros se divergem. Portanto, os comitÃs se encontraram quando apresentaram os seguintes pontos em comum: falta de apoio financeiro para a implantaÃÃo de projetos, que implica em uma maior autonomia; dificuldade das organizaÃÃes da sociedade civil para participar das reuniÃes dos comitÃs por falta de transporte (hoje està equilibrado); e divergiram em outros pontos como a distÃncia espacial entre os municÃpios da bacia, contrapondo as realidades do vale e da âÃrea secaâ, que tem interesses diferentes e a falta da cultura de participaÃÃo. The state of Cearà was one of the pioneers on the national scene to establishits state legislation through the Law No. 11.996/1992, updated by Law No.14.844/2010, which had the legal and institutional basis, SRH and COGERH, SIGERH components, which implemented the water management by watershed, as well as the shared management model, focusing on the partnership between State and Society. The research had focused on the Jaguaribe Watershed, punctually, on the Committees of the Sub-Watershed of the Lower and Middle Jaguaribe, which aims to conduct a comparative analysis of the similarities and differences of these two Committees. They were made in the same period, but they have noticeable differences in operation, in the level of participation of its members in referrals and the deliberations of meetings, among others. Because of these differences that are relevant, this work aims to conduct an analysis of the social dynamics of these committees, investigating the following aspects: management of water resources in the watersheds; charging for water use; conflict over water use; social participation and social networks. The methodology is a quantitative / qualitative approach , focusing on the collegiate , the research universe . At the conclusion of the study it was observed, with regard to the Committees, that despite the differences that have always existed between them , in the eyes of the researcher , the magnitude of these differences is presented in a much larger form , a crystallized impression. After tabulating the data , these differences were regarded in another way . Each committee makes its own way: in some respects they are similar, in others they diverge . Therefore the Committees met when presented the following points in common : lack of financial support for the implementation of projects , which implies greater autonomy ; difficulty of civil society organizations to participate in committee meetings for lack of transport ( today is balanced) and differed on other points as the spatial distance between the municipalities of the watershed , contrasting the realities of the valley and the ' dry area' which has different interests , and the lack of a culture of participation.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12317application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:29Zmail@mail.com - |
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