AvaliaÃÃo na educaÃÃo infantil: as prÃticas avaliativas em creches e prÃ-escolas municipais de Fortaleza na perspectiva das professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Paula Azevedo Furtado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17715
Resumo: Essa pesquisa possui como propÃsito principal investigar como professoras que atuam na EducaÃÃo Infantil na rede municipal de Fortaleza compreendem a avaliaÃÃo das crianÃas. O interesse pelo assunto decorreu de estudos desenvolvidos durante o curso de EspecializaÃÃo em DocÃncia na EducaÃÃo Infantil realizado na Universidade Federal do CearÃ, na qual refletÃamos sobre aspectos do currÃculo, proposta pedagÃgica e avaliaÃÃo na EducaÃÃo Infantil a partir de alguns modelos, como os das escolas italianas, e dos documentos brasileiros norteadores da prÃtica pedagÃgica nessa etapa da educaÃÃo. Compreendendo a escola como ambiente de construÃÃo da autonomia e da cidadania, adotamos a perspectiva teÃrica que trata a avaliaÃÃo como processo contÃnuo de acompanhamento do desenvolvimento e da aprendizagem da crianÃa e que deve ter como foco principal propiciar reflexÃo sobre a prÃtica docente, conforme Hoffmann (1998) e Luckesi (2005), entre outros. AlÃm disso, nos fundamentamos nos teÃricos Piaget (1987), Vigotski (1988) e Wallon (2007) que embasam as atuais discussÃes a respeito dos processos de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Buscamos, responder aos seguintes questionamentos: Quais as orientaÃÃes e os instrumentos previstos pela Secretaria Municipal de EducaÃÃo de Fortaleza para a avaliaÃÃo na EducaÃÃo Infantil? Que concepÃÃes as professoras de EducaÃÃo Infantil tÃm sobre aprendizagem, desenvolvimento e avaliaÃÃo das crianÃas? Qual o papel da crianÃa e de suas famÃlias nesse processo, na perspectiva das professoras? A pesquisa possui abordagem qualitativa, do tipo estudo de casos mÃltiplos, de acordo com Trivinos (2011) e Stake (1994), com a aplicaÃÃo de questionÃrio e a realizaÃÃo de entrevistas com dezesseis professoras e com a coordenadora da EducaÃÃo Infantil da Secretaria Municipal de EducaÃÃo de Fortaleza e anÃlise de documentos (instrumentos de avaliaÃÃo e proposta pedagÃgica das instituiÃÃes). A anÃlise dos dados mostrou concepÃÃes de EducaÃÃo Infantil distintas e opostas, como sendo etapa preparatÃria para o ensino fundamental, visÃo restrita sobre currÃculo e percepÃÃes que distanciam o cuidar e o educar, que influenciam prÃticas nÃo compatÃveis com a faixa etÃria com a qual trabalham, assim como compreensÃes de EducaÃÃo Infantil que objetiva o desenvolvimento integral da crianÃa, que proporciona e acredita na participaÃÃo da crianÃa. O papel que as avaliaÃÃes desempenham nas prÃticas das professoras mostra-se ora compatÃvel, como, avaliar para conhecer a crianÃa e replanejar ou avaliar o prÃprio trabalho, ora contraditÃrio com as ideias preconizadas nos documentos que normatizam (DCNEI, BRASIL 2009) e orientam a EducaÃÃo Infantil (Proposta PedagÃgica do municÃpio de Fortaleza), como avaliar seguindo pontos prÃ-estabelecidos ou ainda avaliar com carÃter classificatÃrio. Algumas das concepÃÃes encontradas sÃo preocupantes enquanto outras denotam avanÃos no entendimento sobre a avaliaÃÃo como ferramenta necessÃria para a efetivaÃÃo de prÃticas cotidianas significativas para as crianÃas. Os resultados desse estudo sÃo relevantes para avanÃar nos estudos e enriquecer os debates sobre essa temÃtica, que à uma das que suscitam mais dÃvidas na EducaÃÃo Infantil. Nesse sentido, propomos uma reflexÃo em torno das prÃticas de avaliaÃÃo adotadas atualmente, com o intuito de identificar suas limitaÃÃes e progressos, ampliando a busca pela qualidade da educaÃÃo oferecida nas escolas pÃblicas.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo na educaÃÃo infantil: as prÃticas avaliativas em creches e prÃ-escolas municipais de Fortaleza na perspectiva das professorasEvaluation in early childhood education : practices evaluative in day care centers and pre- schools Fortaleza of municipal the perspective of teachers2016-07-25SÃlvia Helena Vieira Cruz06439752847Rosimeire Costa de Andrade Cruz38335034320http://lattes.cnpq.br/2741101989777106Sinara Almeida da Costa80421792353http://lattes.cnpq.br/498515634061418300379523310http://lattes.cnpq.br/3399214431648973Ana Paula Azevedo FurtadoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo Infantil AvaliaÃÃo ConcepÃÃes PrÃtica docente.Early Childhood Education Evaluation Conceptions teaching practiceEDUCACAOEssa pesquisa possui como propÃsito principal investigar como professoras que atuam na EducaÃÃo Infantil na rede municipal de Fortaleza compreendem a avaliaÃÃo das crianÃas. O interesse pelo assunto decorreu de estudos desenvolvidos durante o curso de EspecializaÃÃo em DocÃncia na EducaÃÃo Infantil realizado na Universidade Federal do CearÃ, na qual refletÃamos sobre aspectos do currÃculo, proposta pedagÃgica e avaliaÃÃo na EducaÃÃo Infantil a partir de alguns modelos, como os das escolas italianas, e dos documentos brasileiros norteadores da prÃtica pedagÃgica nessa etapa da educaÃÃo. Compreendendo a escola como ambiente de construÃÃo da autonomia e da cidadania, adotamos a perspectiva teÃrica que trata a avaliaÃÃo como processo contÃnuo de acompanhamento do desenvolvimento e da aprendizagem da crianÃa e que deve ter como foco principal propiciar reflexÃo sobre a prÃtica docente, conforme Hoffmann (1998) e Luckesi (2005), entre outros. AlÃm disso, nos fundamentamos nos teÃricos Piaget (1987), Vigotski (1988) e Wallon (2007) que embasam as atuais discussÃes a respeito dos processos de aprendizagem e desenvolvimento infantil. 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Algumas das concepÃÃes encontradas sÃo preocupantes enquanto outras denotam avanÃos no entendimento sobre a avaliaÃÃo como ferramenta necessÃria para a efetivaÃÃo de prÃticas cotidianas significativas para as crianÃas. Os resultados desse estudo sÃo relevantes para avanÃar nos estudos e enriquecer os debates sobre essa temÃtica, que à uma das que suscitam mais dÃvidas na EducaÃÃo Infantil. Nesse sentido, propomos uma reflexÃo em torno das prÃticas de avaliaÃÃo adotadas atualmente, com o intuito de identificar suas limitaÃÃes e progressos, ampliando a busca pela qualidade da educaÃÃo oferecida nas escolas pÃblicas.This research aims to investigate how teachers who work in early childhood education in public schools of Fortaleza understand the process of children. The interest in the subject arose during the course of specialization in Teaching in Early Childhood Education of UFC, as studied aspects of the curriculum, pedagogical proposal and evaluation in early childhood education from some models, such as experienced in schools Italian, Brazilian and guiding documents of pedagogical practice in this stage of education. Considering the school as environment construction of autonomy and citizenship, we adopted the theoretical perspective that perceives evaluation as an ongoing process of monitoring the development and child learning and must have as its main focus provide a reflection on teaching practice, as Hoffmann (1998) and Luckesi (2005) and others. We based on conceptions of Piaget (1970; 1987), Vygotsky (1988) and Wallon (2007) to assist the current discussions about the processes of learning and child development. The intention was to answer the following questions: What are the guidelines and tools provided by the Fortaleza for the evaluation in early childhood education? What conceptions teachers from kindergarten to have on learning, development and evaluation of children? What is the role of children and their families in the process, in the opinion of teachers? The research is qualitative through a multiple case study, with the application of a questionnaire and interviews with sixteen teachers of Early Childhood Education and the General Coordinator of Early Childhood Education the Department of Education and document analysis. Data analysis showed distinct and opposing childhood education conceptions that converge to inconsistent practices with age which meet. The role that evaluations play on the practices of teachers also has been controversial. It is shown now compatible, sometimes contradictory to the proposed ideas in the documents that regulate the Early Childhood Education, DCNEI, Early Childhood Education Pedagogical. Some of the concepts found care and other show advances in the understanding of the assessment practices as an experiment to effect significant daily practices. The study results become relevant to advance the debate on this subject that arouses doubts in the area of early childhood education. We propose a reflection of evaluation practices currently adopted, in order to identify the limits and progress, to increase the quality of education offered in public schools.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17715application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:56Zmail@mail.com -
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description Essa pesquisa possui como propÃsito principal investigar como professoras que atuam na EducaÃÃo Infantil na rede municipal de Fortaleza compreendem a avaliaÃÃo das crianÃas. O interesse pelo assunto decorreu de estudos desenvolvidos durante o curso de EspecializaÃÃo em DocÃncia na EducaÃÃo Infantil realizado na Universidade Federal do CearÃ, na qual refletÃamos sobre aspectos do currÃculo, proposta pedagÃgica e avaliaÃÃo na EducaÃÃo Infantil a partir de alguns modelos, como os das escolas italianas, e dos documentos brasileiros norteadores da prÃtica pedagÃgica nessa etapa da educaÃÃo. Compreendendo a escola como ambiente de construÃÃo da autonomia e da cidadania, adotamos a perspectiva teÃrica que trata a avaliaÃÃo como processo contÃnuo de acompanhamento do desenvolvimento e da aprendizagem da crianÃa e que deve ter como foco principal propiciar reflexÃo sobre a prÃtica docente, conforme Hoffmann (1998) e Luckesi (2005), entre outros. AlÃm disso, nos fundamentamos nos teÃricos Piaget (1987), Vigotski (1988) e Wallon (2007) que embasam as atuais discussÃes a respeito dos processos de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Buscamos, responder aos seguintes questionamentos: Quais as orientaÃÃes e os instrumentos previstos pela Secretaria Municipal de EducaÃÃo de Fortaleza para a avaliaÃÃo na EducaÃÃo Infantil? Que concepÃÃes as professoras de EducaÃÃo Infantil tÃm sobre aprendizagem, desenvolvimento e avaliaÃÃo das crianÃas? Qual o papel da crianÃa e de suas famÃlias nesse processo, na perspectiva das professoras? A pesquisa possui abordagem qualitativa, do tipo estudo de casos mÃltiplos, de acordo com Trivinos (2011) e Stake (1994), com a aplicaÃÃo de questionÃrio e a realizaÃÃo de entrevistas com dezesseis professoras e com a coordenadora da EducaÃÃo Infantil da Secretaria Municipal de EducaÃÃo de Fortaleza e anÃlise de documentos (instrumentos de avaliaÃÃo e proposta pedagÃgica das instituiÃÃes). A anÃlise dos dados mostrou concepÃÃes de EducaÃÃo Infantil distintas e opostas, como sendo etapa preparatÃria para o ensino fundamental, visÃo restrita sobre currÃculo e percepÃÃes que distanciam o cuidar e o educar, que influenciam prÃticas nÃo compatÃveis com a faixa etÃria com a qual trabalham, assim como compreensÃes de EducaÃÃo Infantil que objetiva o desenvolvimento integral da crianÃa, que proporciona e acredita na participaÃÃo da crianÃa. O papel que as avaliaÃÃes desempenham nas prÃticas das professoras mostra-se ora compatÃvel, como, avaliar para conhecer a crianÃa e replanejar ou avaliar o prÃprio trabalho, ora contraditÃrio com as ideias preconizadas nos documentos que normatizam (DCNEI, BRASIL 2009) e orientam a EducaÃÃo Infantil (Proposta PedagÃgica do municÃpio de Fortaleza), como avaliar seguindo pontos prÃ-estabelecidos ou ainda avaliar com carÃter classificatÃrio. Algumas das concepÃÃes encontradas sÃo preocupantes enquanto outras denotam avanÃos no entendimento sobre a avaliaÃÃo como ferramenta necessÃria para a efetivaÃÃo de prÃticas cotidianas significativas para as crianÃas. Os resultados desse estudo sÃo relevantes para avanÃar nos estudos e enriquecer os debates sobre essa temÃtica, que à uma das que suscitam mais dÃvidas na EducaÃÃo Infantil. Nesse sentido, propomos uma reflexÃo em torno das prÃticas de avaliaÃÃo adotadas atualmente, com o intuito de identificar suas limitaÃÃes e progressos, ampliando a busca pela qualidade da educaÃÃo oferecida nas escolas pÃblicas.
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