PolÃtica de EducaÃÃo Integral: AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo e ConcepÃÃes de EducaÃÃo Integral na Escola Municipal de EducaÃÃo Infantil e Ensino Fundamental Professora Fernanda Maria de Alencar Colares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Solange Maria Colares Garcia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10692
Resumo: O objetivo desta dissertaÃÃo à o de avaliar os resultados da implementaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo â PME, na Escola Municipal de EducaÃÃo Infantil e Ensino Fundamental â EMEIF Fernanda Maria de Alencar Colares por meio das concepÃÃes de educaÃÃo integral, aÃÃes do Programa e dos resultados entendidos pelos atores sociais envolvidos no processo a partir da Secretaria Municipal de EducaÃÃo â SME, Secretaria Executiva Regional â SER VI e especificamente na EMEIF Fernanda Maria de Alencar Colares. Para tanto, realizamos uma discussÃo sobre âavaliaÃÃo em profundidadeâ em que buscamos aportes teÃricos em SILVA que discute avaliaÃÃo de resultados e RODRIGUES que trata de avaliaÃÃo em profundidade, que destaca aspectos que nortearam a pesquisa, tais como: a anÃlise do material institucional sob forma de lei, portarias, documentos, dados estatÃsticos e outros; anÃlise de contexto da formulaÃÃo da polÃtica e neste aspecto construÃmos a trajetÃria polÃtica da polÃtica da educaÃÃo integral no Brasil, e a trajetÃria institucional do PME. Finalmente, realizamos um estudo de caso em que utilizamos uma pluralidade de tÃcnicas e instrumentos tais como, observaÃÃo participante, entrevistas e o grupo focal. Na coleta dos dados e confrontamos as concepÃÃes de representantes da SME, SER VI e da escola com os seguintes atores a gestÃo, coordenador do PME, coordenadores pedagÃgicos, professores, pais e estudantes. Por Ãltimo na anÃlise confrontamos essas concepÃÃes com os aportes teÃricos que deram sustentabilidade ao trabalho quando apresentamos trÃs pressupostos teÃricos. O primeiro aborda a educaÃÃo integral na perspectiva de trabalhar o homem na sua integralidade independente da expansÃo da jornada escolar. O segundo discute educaÃÃo integral na perspectiva da proteÃÃo integral e, por Ãltimo, aborda a educaÃÃo integral, como meio de levar o homem a construÃÃo da autonomia e da emancipaÃÃo, confrontando a lÃgica do capital que à a polÃtica neoliberal. E diante da nossa trajetÃria da pesquisa avaliativa verificamos que as concepÃÃes de educaÃÃo integral que encontramos tÃm vÃrias roupagens. EducaÃÃo integral como possibilidade de garantir proteÃÃo aos estudantes e educaÃÃo integral como direito que devem ser ofertado como instrumento de garantir o desenvolvimento pleno por meio do acesso aos bens culturais de forma que viabilize sua integralidade. E por Ãltimo a concepÃÃo de educaÃÃo integral incutida pelo discurso ideolÃgico que enxerga o PME e a escola como a redentora e instrumento para resolver os problemas sociais como a violÃncia, as drogas. Outros aspectos avaliados na pesquisa avaliativa foram Ãs aÃÃes executadas e os resultados do PME na escola e verificamos que os resultados segundo o entendimento dos atores envolvidos no processo sÃo positivos desde os gestores, professores e coordenadores que justificam e explicam a importÃncia das aÃÃes do PME e, as oportunidades dos estudantes poderem ter acesso aos bens culturais caso contrÃrio nÃo teriam. Os pais compreendem como um espaÃo que podem deixar seus filhos e vÃo poder aprender mais e estarem seguros e livres da violÃncia e os estudantes entendem como um avanÃo significativo na vida deles na escola como fora dela.
id UFC_9a28f239f0f062aad5e42276df27cf80
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7322
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPolÃtica de EducaÃÃo Integral: AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo e ConcepÃÃes de EducaÃÃo Integral na Escola Municipal de EducaÃÃo Infantil e Ensino Fundamental Professora Fernanda Maria de Alencar Colares Integral Education Policy: Program Review More Education and Conceptions of Integral Education at the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary Education Teacher Maria Fernanda Alencar Necklaces2013-01-30Alcides Fernando Gussi05728385818http://lattes.cnpq.br/7306722117822350Francisco Ari de Andrade16576381387Francisco Josà Rodrigues16867703387http://lattes.cnpq.br/5445864761474777Jean Mac Cole Tavares Santos38482320300http://lattes.cnpq.br/436368176447704415485978304http://lattes.cnpq.br/6837083515580531Solange Maria Colares GarciaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicasUFCBRPalavras chaves: ConcepÃÃes de educaÃÃo integral AvaliaÃÃo de polÃticas pÃblicas Programa Mais EducaÃÃo.Conceptions of integral education, assessment of public policies, More Education Program.POLITICA PUBLICA E POPULACAOO objetivo desta dissertaÃÃo à o de avaliar os resultados da implementaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo â PME, na Escola Municipal de EducaÃÃo Infantil e Ensino Fundamental â EMEIF Fernanda Maria de Alencar Colares por meio das concepÃÃes de educaÃÃo integral, aÃÃes do Programa e dos resultados entendidos pelos atores sociais envolvidos no processo a partir da Secretaria Municipal de EducaÃÃo â SME, Secretaria Executiva Regional â SER VI e especificamente na EMEIF Fernanda Maria de Alencar Colares. Para tanto, realizamos uma discussÃo sobre âavaliaÃÃo em profundidadeâ em que buscamos aportes teÃricos em SILVA que discute avaliaÃÃo de resultados e RODRIGUES que trata de avaliaÃÃo em profundidade, que destaca aspectos que nortearam a pesquisa, tais como: a anÃlise do material institucional sob forma de lei, portarias, documentos, dados estatÃsticos e outros; anÃlise de contexto da formulaÃÃo da polÃtica e neste aspecto construÃmos a trajetÃria polÃtica da polÃtica da educaÃÃo integral no Brasil, e a trajetÃria institucional do PME. Finalmente, realizamos um estudo de caso em que utilizamos uma pluralidade de tÃcnicas e instrumentos tais como, observaÃÃo participante, entrevistas e o grupo focal. Na coleta dos dados e confrontamos as concepÃÃes de representantes da SME, SER VI e da escola com os seguintes atores a gestÃo, coordenador do PME, coordenadores pedagÃgicos, professores, pais e estudantes. Por Ãltimo na anÃlise confrontamos essas concepÃÃes com os aportes teÃricos que deram sustentabilidade ao trabalho quando apresentamos trÃs pressupostos teÃricos. O primeiro aborda a educaÃÃo integral na perspectiva de trabalhar o homem na sua integralidade independente da expansÃo da jornada escolar. O segundo discute educaÃÃo integral na perspectiva da proteÃÃo integral e, por Ãltimo, aborda a educaÃÃo integral, como meio de levar o homem a construÃÃo da autonomia e da emancipaÃÃo, confrontando a lÃgica do capital que à a polÃtica neoliberal. E diante da nossa trajetÃria da pesquisa avaliativa verificamos que as concepÃÃes de educaÃÃo integral que encontramos tÃm vÃrias roupagens. EducaÃÃo integral como possibilidade de garantir proteÃÃo aos estudantes e educaÃÃo integral como direito que devem ser ofertado como instrumento de garantir o desenvolvimento pleno por meio do acesso aos bens culturais de forma que viabilize sua integralidade. E por Ãltimo a concepÃÃo de educaÃÃo integral incutida pelo discurso ideolÃgico que enxerga o PME e a escola como a redentora e instrumento para resolver os problemas sociais como a violÃncia, as drogas. Outros aspectos avaliados na pesquisa avaliativa foram Ãs aÃÃes executadas e os resultados do PME na escola e verificamos que os resultados segundo o entendimento dos atores envolvidos no processo sÃo positivos desde os gestores, professores e coordenadores que justificam e explicam a importÃncia das aÃÃes do PME e, as oportunidades dos estudantes poderem ter acesso aos bens culturais caso contrÃrio nÃo teriam. Os pais compreendem como um espaÃo que podem deixar seus filhos e vÃo poder aprender mais e estarem seguros e livres da violÃncia e os estudantes entendem como um avanÃo significativo na vida deles na escola como fora dela.The goal of this dissertation is to assess the implementation of the Program More Education (PME) on Municipal School of early childhood education and elementary school Municipal Fortaleza by means of conceptions of integral education, the actions of the program and the results seen by the social actors involved in the PME, of the Municipal Secretary of Education (SME), the Regional Executive Secretariat (SER-VI). To this end, we held a discussion on "in-depth review", in which we seek theoretical on Silva, who discusses evaluation of results, and in Rodrigues, who comes to in-depth assessment and highlighting aspects which guided the research, such as: institutional material analysis in the form of law, ordinances, documents, statistical and other data; analysis of the context of the formulation of policy with the construction of the political career of politics of integral education in Brazil; and the institutional history of PME, specifically in Fortaleza. Finally, we performed a case study where we use a number of techniques and instruments, such as participant observation, interviews and the focus group. In data collection, face the conceptions about PME, representatives of PME, SER-VI and the school with the following actors: management, Coordinator of the PME, pedagogical coordinators, teachers, parents and students. Finally, in the analysis, face these conceptions with the theoretical work sustainability that when we present three theoretical assumptions: the first deals with the integral education in the perspective of the human being in its entirety, rather than the idea of expanding the school day; the second discusses integral education as a right and with a view to full protection; and the third discusses integral education as a means to bring the man to the construction of the autonomy and emancipation, that is, confronting the logic of capital under neo-liberal policies. Soon, our evaluative research trajectory, we note several conceptions of integral education, such as: integral education as a possibility to ensure protection to students and integral education full-time as a right which should be offered as an instrument to ensure the full development through access to cultural assets, so that they, in turn, enable its completeness. Finally, we will work to design integral education, which sees the PME and the school as the Redeemer and the instrument to solve social problems such as violence and involvement with drugs. In the survey, other dimensions evaluated were the actions and results of the implementation of PME in school, the point from which we find that the results according to the understanding of the actors involved are positive. This happens since the managers, teachers and coordinators, which justify and explain the importance of PME and the opportunities for students to have access to cultural goods which, otherwise, would not. Parents understand the program as a space in which they can leave their children so they can learn more and be safe and free from violence. Finally, students understand how a significant advance in their lives, both in and outside school. The conclusion we have reached is that there are several ways of thinking integral education and PME, primarily within the school, because, in our view, these various forms of thinking are other tones in the implementation of the PME. Why as the conceptions are different, the positions are. Therefore, regardless of the conceptions of each actor involved, everyone understands and advocate the importance of PME within the school as an instrument 10 that provides access to cultural goods to students and as a means of providing more opportunities which, otherwise, students would not have. Keywords: Conceptions of integral education. Evaluation of public policies. More Education Program.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10692application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:51Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv PolÃtica de EducaÃÃo Integral: AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo e ConcepÃÃes de EducaÃÃo Integral na Escola Municipal de EducaÃÃo Infantil e Ensino Fundamental Professora Fernanda Maria de Alencar Colares
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Integral Education Policy: Program Review More Education and Conceptions of Integral Education at the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary Education Teacher Maria Fernanda Alencar Necklaces
title PolÃtica de EducaÃÃo Integral: AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo e ConcepÃÃes de EducaÃÃo Integral na Escola Municipal de EducaÃÃo Infantil e Ensino Fundamental Professora Fernanda Maria de Alencar Colares
spellingShingle PolÃtica de EducaÃÃo Integral: AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo e ConcepÃÃes de EducaÃÃo Integral na Escola Municipal de EducaÃÃo Infantil e Ensino Fundamental Professora Fernanda Maria de Alencar Colares
Solange Maria Colares Garcia
Palavras chaves: ConcepÃÃes de educaÃÃo integral
AvaliaÃÃo de polÃticas pÃblicas
Programa Mais EducaÃÃo.
Conceptions of integral education, assessment of public policies, More Education Program.
POLITICA PUBLICA E POPULACAO
title_short PolÃtica de EducaÃÃo Integral: AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo e ConcepÃÃes de EducaÃÃo Integral na Escola Municipal de EducaÃÃo Infantil e Ensino Fundamental Professora Fernanda Maria de Alencar Colares
title_full PolÃtica de EducaÃÃo Integral: AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo e ConcepÃÃes de EducaÃÃo Integral na Escola Municipal de EducaÃÃo Infantil e Ensino Fundamental Professora Fernanda Maria de Alencar Colares
title_fullStr PolÃtica de EducaÃÃo Integral: AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo e ConcepÃÃes de EducaÃÃo Integral na Escola Municipal de EducaÃÃo Infantil e Ensino Fundamental Professora Fernanda Maria de Alencar Colares
title_full_unstemmed PolÃtica de EducaÃÃo Integral: AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo e ConcepÃÃes de EducaÃÃo Integral na Escola Municipal de EducaÃÃo Infantil e Ensino Fundamental Professora Fernanda Maria de Alencar Colares
title_sort PolÃtica de EducaÃÃo Integral: AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo e ConcepÃÃes de EducaÃÃo Integral na Escola Municipal de EducaÃÃo Infantil e Ensino Fundamental Professora Fernanda Maria de Alencar Colares
author Solange Maria Colares Garcia
author_facet Solange Maria Colares Garcia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alcides Fernando Gussi
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 05728385818
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7306722117822350
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco Ari de Andrade
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 16576381387
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisco Josà Rodrigues
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 16867703387
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5445864761474777
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Jean Mac Cole Tavares Santos
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 38482320300
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4363681764477044
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 15485978304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6837083515580531
dc.contributor.author.fl_str_mv Solange Maria Colares Garcia
contributor_str_mv Alcides Fernando Gussi
Francisco Ari de Andrade
Francisco Josà Rodrigues
Jean Mac Cole Tavares Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras chaves: ConcepÃÃes de educaÃÃo integral
AvaliaÃÃo de polÃticas pÃblicas
Programa Mais EducaÃÃo.
topic Palavras chaves: ConcepÃÃes de educaÃÃo integral
AvaliaÃÃo de polÃticas pÃblicas
Programa Mais EducaÃÃo.
Conceptions of integral education, assessment of public policies, More Education Program.
POLITICA PUBLICA E POPULACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Conceptions of integral education, assessment of public policies, More Education Program.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv POLITICA PUBLICA E POPULACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O objetivo desta dissertaÃÃo à o de avaliar os resultados da implementaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo â PME, na Escola Municipal de EducaÃÃo Infantil e Ensino Fundamental â EMEIF Fernanda Maria de Alencar Colares por meio das concepÃÃes de educaÃÃo integral, aÃÃes do Programa e dos resultados entendidos pelos atores sociais envolvidos no processo a partir da Secretaria Municipal de EducaÃÃo â SME, Secretaria Executiva Regional â SER VI e especificamente na EMEIF Fernanda Maria de Alencar Colares. Para tanto, realizamos uma discussÃo sobre âavaliaÃÃo em profundidadeâ em que buscamos aportes teÃricos em SILVA que discute avaliaÃÃo de resultados e RODRIGUES que trata de avaliaÃÃo em profundidade, que destaca aspectos que nortearam a pesquisa, tais como: a anÃlise do material institucional sob forma de lei, portarias, documentos, dados estatÃsticos e outros; anÃlise de contexto da formulaÃÃo da polÃtica e neste aspecto construÃmos a trajetÃria polÃtica da polÃtica da educaÃÃo integral no Brasil, e a trajetÃria institucional do PME. Finalmente, realizamos um estudo de caso em que utilizamos uma pluralidade de tÃcnicas e instrumentos tais como, observaÃÃo participante, entrevistas e o grupo focal. Na coleta dos dados e confrontamos as concepÃÃes de representantes da SME, SER VI e da escola com os seguintes atores a gestÃo, coordenador do PME, coordenadores pedagÃgicos, professores, pais e estudantes. Por Ãltimo na anÃlise confrontamos essas concepÃÃes com os aportes teÃricos que deram sustentabilidade ao trabalho quando apresentamos trÃs pressupostos teÃricos. O primeiro aborda a educaÃÃo integral na perspectiva de trabalhar o homem na sua integralidade independente da expansÃo da jornada escolar. O segundo discute educaÃÃo integral na perspectiva da proteÃÃo integral e, por Ãltimo, aborda a educaÃÃo integral, como meio de levar o homem a construÃÃo da autonomia e da emancipaÃÃo, confrontando a lÃgica do capital que à a polÃtica neoliberal. E diante da nossa trajetÃria da pesquisa avaliativa verificamos que as concepÃÃes de educaÃÃo integral que encontramos tÃm vÃrias roupagens. EducaÃÃo integral como possibilidade de garantir proteÃÃo aos estudantes e educaÃÃo integral como direito que devem ser ofertado como instrumento de garantir o desenvolvimento pleno por meio do acesso aos bens culturais de forma que viabilize sua integralidade. E por Ãltimo a concepÃÃo de educaÃÃo integral incutida pelo discurso ideolÃgico que enxerga o PME e a escola como a redentora e instrumento para resolver os problemas sociais como a violÃncia, as drogas. Outros aspectos avaliados na pesquisa avaliativa foram Ãs aÃÃes executadas e os resultados do PME na escola e verificamos que os resultados segundo o entendimento dos atores envolvidos no processo sÃo positivos desde os gestores, professores e coordenadores que justificam e explicam a importÃncia das aÃÃes do PME e, as oportunidades dos estudantes poderem ter acesso aos bens culturais caso contrÃrio nÃo teriam. Os pais compreendem como um espaÃo que podem deixar seus filhos e vÃo poder aprender mais e estarem seguros e livres da violÃncia e os estudantes entendem como um avanÃo significativo na vida deles na escola como fora dela.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The goal of this dissertation is to assess the implementation of the Program More Education (PME) on Municipal School of early childhood education and elementary school Municipal Fortaleza by means of conceptions of integral education, the actions of the program and the results seen by the social actors involved in the PME, of the Municipal Secretary of Education (SME), the Regional Executive Secretariat (SER-VI). To this end, we held a discussion on "in-depth review", in which we seek theoretical on Silva, who discusses evaluation of results, and in Rodrigues, who comes to in-depth assessment and highlighting aspects which guided the research, such as: institutional material analysis in the form of law, ordinances, documents, statistical and other data; analysis of the context of the formulation of policy with the construction of the political career of politics of integral education in Brazil; and the institutional history of PME, specifically in Fortaleza. Finally, we performed a case study where we use a number of techniques and instruments, such as participant observation, interviews and the focus group. In data collection, face the conceptions about PME, representatives of PME, SER-VI and the school with the following actors: management, Coordinator of the PME, pedagogical coordinators, teachers, parents and students. Finally, in the analysis, face these conceptions with the theoretical work sustainability that when we present three theoretical assumptions: the first deals with the integral education in the perspective of the human being in its entirety, rather than the idea of expanding the school day; the second discusses integral education as a right and with a view to full protection; and the third discusses integral education as a means to bring the man to the construction of the autonomy and emancipation, that is, confronting the logic of capital under neo-liberal policies. Soon, our evaluative research trajectory, we note several conceptions of integral education, such as: integral education as a possibility to ensure protection to students and integral education full-time as a right which should be offered as an instrument to ensure the full development through access to cultural assets, so that they, in turn, enable its completeness. Finally, we will work to design integral education, which sees the PME and the school as the Redeemer and the instrument to solve social problems such as violence and involvement with drugs. In the survey, other dimensions evaluated were the actions and results of the implementation of PME in school, the point from which we find that the results according to the understanding of the actors involved are positive. This happens since the managers, teachers and coordinators, which justify and explain the importance of PME and the opportunities for students to have access to cultural goods which, otherwise, would not. Parents understand the program as a space in which they can leave their children so they can learn more and be safe and free from violence. Finally, students understand how a significant advance in their lives, both in and outside school. The conclusion we have reached is that there are several ways of thinking integral education and PME, primarily within the school, because, in our view, these various forms of thinking are other tones in the implementation of the PME. Why as the conceptions are different, the positions are. Therefore, regardless of the conceptions of each actor involved, everyone understands and advocate the importance of PME within the school as an instrument 10 that provides access to cultural goods to students and as a means of providing more opportunities which, otherwise, students would not have. Keywords: Conceptions of integral education. Evaluation of public policies. More Education Program.
description O objetivo desta dissertaÃÃo à o de avaliar os resultados da implementaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo â PME, na Escola Municipal de EducaÃÃo Infantil e Ensino Fundamental â EMEIF Fernanda Maria de Alencar Colares por meio das concepÃÃes de educaÃÃo integral, aÃÃes do Programa e dos resultados entendidos pelos atores sociais envolvidos no processo a partir da Secretaria Municipal de EducaÃÃo â SME, Secretaria Executiva Regional â SER VI e especificamente na EMEIF Fernanda Maria de Alencar Colares. Para tanto, realizamos uma discussÃo sobre âavaliaÃÃo em profundidadeâ em que buscamos aportes teÃricos em SILVA que discute avaliaÃÃo de resultados e RODRIGUES que trata de avaliaÃÃo em profundidade, que destaca aspectos que nortearam a pesquisa, tais como: a anÃlise do material institucional sob forma de lei, portarias, documentos, dados estatÃsticos e outros; anÃlise de contexto da formulaÃÃo da polÃtica e neste aspecto construÃmos a trajetÃria polÃtica da polÃtica da educaÃÃo integral no Brasil, e a trajetÃria institucional do PME. Finalmente, realizamos um estudo de caso em que utilizamos uma pluralidade de tÃcnicas e instrumentos tais como, observaÃÃo participante, entrevistas e o grupo focal. Na coleta dos dados e confrontamos as concepÃÃes de representantes da SME, SER VI e da escola com os seguintes atores a gestÃo, coordenador do PME, coordenadores pedagÃgicos, professores, pais e estudantes. Por Ãltimo na anÃlise confrontamos essas concepÃÃes com os aportes teÃricos que deram sustentabilidade ao trabalho quando apresentamos trÃs pressupostos teÃricos. O primeiro aborda a educaÃÃo integral na perspectiva de trabalhar o homem na sua integralidade independente da expansÃo da jornada escolar. O segundo discute educaÃÃo integral na perspectiva da proteÃÃo integral e, por Ãltimo, aborda a educaÃÃo integral, como meio de levar o homem a construÃÃo da autonomia e da emancipaÃÃo, confrontando a lÃgica do capital que à a polÃtica neoliberal. E diante da nossa trajetÃria da pesquisa avaliativa verificamos que as concepÃÃes de educaÃÃo integral que encontramos tÃm vÃrias roupagens. EducaÃÃo integral como possibilidade de garantir proteÃÃo aos estudantes e educaÃÃo integral como direito que devem ser ofertado como instrumento de garantir o desenvolvimento pleno por meio do acesso aos bens culturais de forma que viabilize sua integralidade. E por Ãltimo a concepÃÃo de educaÃÃo integral incutida pelo discurso ideolÃgico que enxerga o PME e a escola como a redentora e instrumento para resolver os problemas sociais como a violÃncia, as drogas. Outros aspectos avaliados na pesquisa avaliativa foram Ãs aÃÃes executadas e os resultados do PME na escola e verificamos que os resultados segundo o entendimento dos atores envolvidos no processo sÃo positivos desde os gestores, professores e coordenadores que justificam e explicam a importÃncia das aÃÃes do PME e, as oportunidades dos estudantes poderem ter acesso aos bens culturais caso contrÃrio nÃo teriam. Os pais compreendem como um espaÃo que podem deixar seus filhos e vÃo poder aprender mais e estarem seguros e livres da violÃncia e os estudantes entendem como um avanÃo significativo na vida deles na escola como fora dela.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10692
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295179934793728