The impact of marketing actions on the perception of quality and satisfaction of consumers of electricity in the state of Ceara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauro Romero
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3539
Resumo: As mudanÃas no mercado regulado pelo Estado exigiram uma adequaÃÃo do foco produtivo das concessionÃrias de energia elÃtrica em atingir as metas dos indicadores de desempenho tÃcnico e operacional, para o foco na satisfaÃÃo do consumidor dentro de suas expectativas. Desta forma, este trabalho desenvolve um estudo exploratÃrio junto a uma empresa do ramo de energia elÃtrica localizada no Estado do CearÃ, com o propÃsito de verificar as relaÃÃes entre suas aÃÃes de marketing e o nÃvel de satisfaÃÃo de seus clientes. Por meio da teoria que aborda a estrutura das caracterÃsticas intrÃnsecas à produÃÃo dos serviÃos, percepÃÃo de qualidade e satisfaÃÃo do cliente, a pesquisa dispÃe-se a responder à seguinte questÃo: qual a relaÃÃo entre as aÃÃes de marketing em uma empresa monopolista e os resultados de pesquisas de satisfaÃÃo de clientes? Para este fim, foram utilizados relatÃrios gerenciais, pesquisas de opiniÃo realizadas pela AssociaÃÃo Brasileira de Distribuidoras de Energia ElÃtrica e entrevistas aos gestores da organizaÃÃo. Conduziu-se um estudo de caso comparando a performance da empresa entre os perÃodos de 2004 e 2006, segundo a avaliaÃÃo do cliente e mediante os indicadores operacionais de desempenho. De acordo com esta abordagem, verificaram-se quais os atributos de qualidade que mais evidenciaram a influÃncia das aÃÃes mercadolÃgicas.
id UFC_598dbb74a6180ae1e5f9b786e1327306
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:1762
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisThe impact of marketing actions on the perception of quality and satisfaction of consumers of electricity in the state of CearaO impacto das aÃÃes de marketing sobre a percepÃÃo de qualidade e a satisfaÃÃo dos consumidores de energia elÃtrica no estado do cearÃ2007-08-16Luiz Carlos Murakami01310173818http://lattes.cnpq.br/6835466970889241Josà de Paula Barros Neto38555182387http://lattes.cnpq.br/0148772831660645Danielle Miranda de Oliveira Arruda23845546115http://lattes.cnpq.br/751473735454237104405410852http://lattes.cnpq.br/5791457558234898Mauro RomeroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBR AÃÃes MercadolÃgicas SatisfaÃÃo do ConsumidorEnergia ElÃtricaElectric Power Customerâs Satisfaction Marketing Actions ADMINISTRACAOAs mudanÃas no mercado regulado pelo Estado exigiram uma adequaÃÃo do foco produtivo das concessionÃrias de energia elÃtrica em atingir as metas dos indicadores de desempenho tÃcnico e operacional, para o foco na satisfaÃÃo do consumidor dentro de suas expectativas. Desta forma, este trabalho desenvolve um estudo exploratÃrio junto a uma empresa do ramo de energia elÃtrica localizada no Estado do CearÃ, com o propÃsito de verificar as relaÃÃes entre suas aÃÃes de marketing e o nÃvel de satisfaÃÃo de seus clientes. Por meio da teoria que aborda a estrutura das caracterÃsticas intrÃnsecas à produÃÃo dos serviÃos, percepÃÃo de qualidade e satisfaÃÃo do cliente, a pesquisa dispÃe-se a responder à seguinte questÃo: qual a relaÃÃo entre as aÃÃes de marketing em uma empresa monopolista e os resultados de pesquisas de satisfaÃÃo de clientes? Para este fim, foram utilizados relatÃrios gerenciais, pesquisas de opiniÃo realizadas pela AssociaÃÃo Brasileira de Distribuidoras de Energia ElÃtrica e entrevistas aos gestores da organizaÃÃo. Conduziu-se um estudo de caso comparando a performance da empresa entre os perÃodos de 2004 e 2006, segundo a avaliaÃÃo do cliente e mediante os indicadores operacionais de desempenho. De acordo com esta abordagem, verificaram-se quais os atributos de qualidade que mais evidenciaram a influÃncia das aÃÃes mercadolÃgicas.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3539application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:39Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv The impact of marketing actions on the perception of quality and satisfaction of consumers of electricity in the state of Ceara
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv O impacto das aÃÃes de marketing sobre a percepÃÃo de qualidade e a satisfaÃÃo dos consumidores de energia elÃtrica no estado do cearÃ
title The impact of marketing actions on the perception of quality and satisfaction of consumers of electricity in the state of Ceara
spellingShingle The impact of marketing actions on the perception of quality and satisfaction of consumers of electricity in the state of Ceara
Mauro Romero
AÃÃes MercadolÃgicas
SatisfaÃÃo do Consumidor
Energia ElÃtrica
Electric Power
Customerâs Satisfaction
Marketing Actions
ADMINISTRACAO
title_short The impact of marketing actions on the perception of quality and satisfaction of consumers of electricity in the state of Ceara
title_full The impact of marketing actions on the perception of quality and satisfaction of consumers of electricity in the state of Ceara
title_fullStr The impact of marketing actions on the perception of quality and satisfaction of consumers of electricity in the state of Ceara
title_full_unstemmed The impact of marketing actions on the perception of quality and satisfaction of consumers of electricity in the state of Ceara
title_sort The impact of marketing actions on the perception of quality and satisfaction of consumers of electricity in the state of Ceara
author Mauro Romero
author_facet Mauro Romero
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Carlos Murakami
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01310173818
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6835466970889241
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Josà de Paula Barros Neto
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 38555182387
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0148772831660645
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Danielle Miranda de Oliveira Arruda
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 23845546115
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7514737354542371
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 04405410852
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5791457558234898
dc.contributor.author.fl_str_mv Mauro Romero
contributor_str_mv Luiz Carlos Murakami
Josà de Paula Barros Neto
Danielle Miranda de Oliveira Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv AÃÃes MercadolÃgicas
SatisfaÃÃo do Consumidor
Energia ElÃtrica
topic AÃÃes MercadolÃgicas
SatisfaÃÃo do Consumidor
Energia ElÃtrica
Electric Power
Customerâs Satisfaction
Marketing Actions
ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Electric Power
Customerâs Satisfaction
Marketing Actions
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ADMINISTRACAO
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv As mudanÃas no mercado regulado pelo Estado exigiram uma adequaÃÃo do foco produtivo das concessionÃrias de energia elÃtrica em atingir as metas dos indicadores de desempenho tÃcnico e operacional, para o foco na satisfaÃÃo do consumidor dentro de suas expectativas. Desta forma, este trabalho desenvolve um estudo exploratÃrio junto a uma empresa do ramo de energia elÃtrica localizada no Estado do CearÃ, com o propÃsito de verificar as relaÃÃes entre suas aÃÃes de marketing e o nÃvel de satisfaÃÃo de seus clientes. Por meio da teoria que aborda a estrutura das caracterÃsticas intrÃnsecas à produÃÃo dos serviÃos, percepÃÃo de qualidade e satisfaÃÃo do cliente, a pesquisa dispÃe-se a responder à seguinte questÃo: qual a relaÃÃo entre as aÃÃes de marketing em uma empresa monopolista e os resultados de pesquisas de satisfaÃÃo de clientes? Para este fim, foram utilizados relatÃrios gerenciais, pesquisas de opiniÃo realizadas pela AssociaÃÃo Brasileira de Distribuidoras de Energia ElÃtrica e entrevistas aos gestores da organizaÃÃo. Conduziu-se um estudo de caso comparando a performance da empresa entre os perÃodos de 2004 e 2006, segundo a avaliaÃÃo do cliente e mediante os indicadores operacionais de desempenho. De acordo com esta abordagem, verificaram-se quais os atributos de qualidade que mais evidenciaram a influÃncia das aÃÃes mercadolÃgicas.
description As mudanÃas no mercado regulado pelo Estado exigiram uma adequaÃÃo do foco produtivo das concessionÃrias de energia elÃtrica em atingir as metas dos indicadores de desempenho tÃcnico e operacional, para o foco na satisfaÃÃo do consumidor dentro de suas expectativas. Desta forma, este trabalho desenvolve um estudo exploratÃrio junto a uma empresa do ramo de energia elÃtrica localizada no Estado do CearÃ, com o propÃsito de verificar as relaÃÃes entre suas aÃÃes de marketing e o nÃvel de satisfaÃÃo de seus clientes. Por meio da teoria que aborda a estrutura das caracterÃsticas intrÃnsecas à produÃÃo dos serviÃos, percepÃÃo de qualidade e satisfaÃÃo do cliente, a pesquisa dispÃe-se a responder à seguinte questÃo: qual a relaÃÃo entre as aÃÃes de marketing em uma empresa monopolista e os resultados de pesquisas de satisfaÃÃo de clientes? Para este fim, foram utilizados relatÃrios gerenciais, pesquisas de opiniÃo realizadas pela AssociaÃÃo Brasileira de Distribuidoras de Energia ElÃtrica e entrevistas aos gestores da organizaÃÃo. Conduziu-se um estudo de caso comparando a performance da empresa entre os perÃodos de 2004 e 2006, segundo a avaliaÃÃo do cliente e mediante os indicadores operacionais de desempenho. De acordo com esta abordagem, verificaram-se quais os atributos de qualidade que mais evidenciaram a influÃncia das aÃÃes mercadolÃgicas.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3539
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295132807593984