Customer satisfaction of neighborhood supermarkets in the city of Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro Marcos de Oliveira Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3545
Resumo: O presente trabalho foi realizado na cidade de Fortaleza/Ce, e tem como objetivo analisar o nÃvel de satisfaÃÃo, a partir do ponto de vista dos consumidores, da qualidade dos serviÃos disponibilizados pelos supermercados de vizinhanÃa. Foi aplicado um estudo de natureza exploratÃria, utilizando-se um referencial bibliogrÃfico, de autores clÃssicos do marketing, revistas e periÃdicos especÃficos, discorrendo as teorias que contemplam o varejo, e particularmente os supermercados. Foi realizada tambÃm pesquisa de campo, com o levantamento de dados primÃrios atravÃs da aplicacao de questionÃrios com amostra de 400 consumidores, que analisou o seu nÃvel de satisfaÃÃo e as variÃveis empregadas pelo consumidor, para efeito de definiÃÃo do supermercado. Os resultados obtidos, a partir deste trabalho de pesquisa, foram suficientes para obtenÃÃo de seus objetivos. Os consumidores demonstraram um sentimento de satisfaÃÃo, embora nÃo tenha atingido a excelÃncia, quanto a qualidade do mix de serviÃos que os supermercados disponibilizam, considerando-o positivo e semelhantes aos existentes nas grandes redes, exercendo grande influencia na sua decisÃo de compra. As conclusÃes que foram extraÃdas sinalizaram que o supermercado de vizinhanÃa està consolidado pois os consumidores estÃo respondendo positivamente a este formato de loja e que os fatores relevantes, para a definiÃÃo do supermercado,em ordem de prioridade sÃo preÃos, localizaÃÃo e variedade de produtos.
id UFC_f26e55203b1fe4e1816cfcddcae18724
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:1764
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCustomer satisfaction of neighborhood supermarkets in the city of FortalezaA satisfaÃÃo do consumidor dos supermercados de vizinhanÃa, na cidade de Fortaleza.2007-02-14Luiz Carlos Murakami01310173818http://lattes.cnpq.br/6835466970889241Marcus Vinicius Veras Machado22938419368Francisco Correia de Oliveira47937491868http://lattes.cnpq.br/187327631158052305796385372Pedro Marcos de Oliveira SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBR SatisfaÃÃo ConsumidoresSupermercados CostumersSupermarket Satisfaction ADMINISTRACAOO presente trabalho foi realizado na cidade de Fortaleza/Ce, e tem como objetivo analisar o nÃvel de satisfaÃÃo, a partir do ponto de vista dos consumidores, da qualidade dos serviÃos disponibilizados pelos supermercados de vizinhanÃa. Foi aplicado um estudo de natureza exploratÃria, utilizando-se um referencial bibliogrÃfico, de autores clÃssicos do marketing, revistas e periÃdicos especÃficos, discorrendo as teorias que contemplam o varejo, e particularmente os supermercados. Foi realizada tambÃm pesquisa de campo, com o levantamento de dados primÃrios atravÃs da aplicacao de questionÃrios com amostra de 400 consumidores, que analisou o seu nÃvel de satisfaÃÃo e as variÃveis empregadas pelo consumidor, para efeito de definiÃÃo do supermercado. Os resultados obtidos, a partir deste trabalho de pesquisa, foram suficientes para obtenÃÃo de seus objetivos. Os consumidores demonstraram um sentimento de satisfaÃÃo, embora nÃo tenha atingido a excelÃncia, quanto a qualidade do mix de serviÃos que os supermercados disponibilizam, considerando-o positivo e semelhantes aos existentes nas grandes redes, exercendo grande influencia na sua decisÃo de compra. As conclusÃes que foram extraÃdas sinalizaram que o supermercado de vizinhanÃa està consolidado pois os consumidores estÃo respondendo positivamente a este formato de loja e que os fatores relevantes, para a definiÃÃo do supermercado,em ordem de prioridade sÃo preÃos, localizaÃÃo e variedade de produtos.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3545application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:39Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv Customer satisfaction of neighborhood supermarkets in the city of Fortaleza
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv A satisfaÃÃo do consumidor dos supermercados de vizinhanÃa, na cidade de Fortaleza.
title Customer satisfaction of neighborhood supermarkets in the city of Fortaleza
spellingShingle Customer satisfaction of neighborhood supermarkets in the city of Fortaleza
Pedro Marcos de Oliveira Silva
SatisfaÃÃo
Consumidores
Supermercados
Costumers
Supermarket
Satisfaction
ADMINISTRACAO
title_short Customer satisfaction of neighborhood supermarkets in the city of Fortaleza
title_full Customer satisfaction of neighborhood supermarkets in the city of Fortaleza
title_fullStr Customer satisfaction of neighborhood supermarkets in the city of Fortaleza
title_full_unstemmed Customer satisfaction of neighborhood supermarkets in the city of Fortaleza
title_sort Customer satisfaction of neighborhood supermarkets in the city of Fortaleza
author Pedro Marcos de Oliveira Silva
author_facet Pedro Marcos de Oliveira Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Carlos Murakami
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01310173818
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6835466970889241
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcus Vinicius Veras Machado
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 22938419368
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisco Correia de Oliveira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 47937491868
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1873276311580523
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05796385372
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro Marcos de Oliveira Silva
contributor_str_mv Luiz Carlos Murakami
Marcus Vinicius Veras Machado
Francisco Correia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv SatisfaÃÃo
Consumidores
Supermercados
topic SatisfaÃÃo
Consumidores
Supermercados
Costumers
Supermarket
Satisfaction
ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Costumers
Supermarket
Satisfaction
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ADMINISTRACAO
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho foi realizado na cidade de Fortaleza/Ce, e tem como objetivo analisar o nÃvel de satisfaÃÃo, a partir do ponto de vista dos consumidores, da qualidade dos serviÃos disponibilizados pelos supermercados de vizinhanÃa. Foi aplicado um estudo de natureza exploratÃria, utilizando-se um referencial bibliogrÃfico, de autores clÃssicos do marketing, revistas e periÃdicos especÃficos, discorrendo as teorias que contemplam o varejo, e particularmente os supermercados. Foi realizada tambÃm pesquisa de campo, com o levantamento de dados primÃrios atravÃs da aplicacao de questionÃrios com amostra de 400 consumidores, que analisou o seu nÃvel de satisfaÃÃo e as variÃveis empregadas pelo consumidor, para efeito de definiÃÃo do supermercado. Os resultados obtidos, a partir deste trabalho de pesquisa, foram suficientes para obtenÃÃo de seus objetivos. Os consumidores demonstraram um sentimento de satisfaÃÃo, embora nÃo tenha atingido a excelÃncia, quanto a qualidade do mix de serviÃos que os supermercados disponibilizam, considerando-o positivo e semelhantes aos existentes nas grandes redes, exercendo grande influencia na sua decisÃo de compra. As conclusÃes que foram extraÃdas sinalizaram que o supermercado de vizinhanÃa està consolidado pois os consumidores estÃo respondendo positivamente a este formato de loja e que os fatores relevantes, para a definiÃÃo do supermercado,em ordem de prioridade sÃo preÃos, localizaÃÃo e variedade de produtos.
description O presente trabalho foi realizado na cidade de Fortaleza/Ce, e tem como objetivo analisar o nÃvel de satisfaÃÃo, a partir do ponto de vista dos consumidores, da qualidade dos serviÃos disponibilizados pelos supermercados de vizinhanÃa. Foi aplicado um estudo de natureza exploratÃria, utilizando-se um referencial bibliogrÃfico, de autores clÃssicos do marketing, revistas e periÃdicos especÃficos, discorrendo as teorias que contemplam o varejo, e particularmente os supermercados. Foi realizada tambÃm pesquisa de campo, com o levantamento de dados primÃrios atravÃs da aplicacao de questionÃrios com amostra de 400 consumidores, que analisou o seu nÃvel de satisfaÃÃo e as variÃveis empregadas pelo consumidor, para efeito de definiÃÃo do supermercado. Os resultados obtidos, a partir deste trabalho de pesquisa, foram suficientes para obtenÃÃo de seus objetivos. Os consumidores demonstraram um sentimento de satisfaÃÃo, embora nÃo tenha atingido a excelÃncia, quanto a qualidade do mix de serviÃos que os supermercados disponibilizam, considerando-o positivo e semelhantes aos existentes nas grandes redes, exercendo grande influencia na sua decisÃo de compra. As conclusÃes que foram extraÃdas sinalizaram que o supermercado de vizinhanÃa està consolidado pois os consumidores estÃo respondendo positivamente a este formato de loja e que os fatores relevantes, para a definiÃÃo do supermercado,em ordem de prioridade sÃo preÃos, localizaÃÃo e variedade de produtos.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3545
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295132820176896