ExperiÃncias de vida e formaÃÃo do educador popular Alemberg Quindins da FundaÃÃo Casa Grande â Memorial do Homem Kariri
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4747 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo compreender a dimensÃo formadora do educador popular Alemberg Quindins, criador da FundaÃÃo Casa Grande-Memorial do Homem Kariri. Os dados foram coletados pela tÃcnica da Entrevista Narrativa (Jovchelovitch & Bauer, 2002) e sua anÃlise se deu atravÃs do MÃtodo (Auto)biogrÃfico. Teve como principais referÃncias as obras de Paulo Freire (1986, 1987, 1992) e Marie-Christine Josso (2002, 2004). ApÃia-se tambÃm em Maturana e Varela, Edgar Morin e Maria CÃndida Moraes que muito tÃm contribuÃdo para o surgimento de um novo paradigma emergente em educaÃÃo. Teve como objetivo encontrar respostas para: Que aprendizagens experienciais foram mais significativas na trajetÃria de vida de Alemberg Quindins? O que o tornou o que Ã? E, analisando sua trajetÃria e seus encontros ao longo da vida, encontra os seguintes aspectos que vem contribuindo para sua formaÃÃo: a forte influÃncia da figura paterna; a insatisfaÃÃo com os processos de aprendizagem escolar; o contato e a identificaÃÃo com a cultura local; a valorizaÃÃo das pessoas simples da regiÃo e de seus saberes populares; a religiosidade popular; a interaÃÃo com crianÃas e jovens; a partilha de sonhos; a famÃlia que construiu e a aprendizagem na escola da vida. |
id |
UFC_7fc33e3108e0d25f682dc10238a569fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3283 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisExperiÃncias de vida e formaÃÃo do educador popular Alemberg Quindins da FundaÃÃo Casa Grande â Memorial do Homem KaririLife experiences and teacher education popular Alemberg Quin Foundation Casa Grande - Memorial Human Kariri2010-03-26ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/5738654153004098Maria da ConceiÃÃo Ferrer Botelho Sgadari Passeggi0409794732024393398300http://lattes.cnpq.br/7425352929320153Carmem DÃbora Lopes BarbosaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRExperiÃncia FormaÃÃo Narrativa EducaÃÃo PopularExperience Formation Narrative Popular EducationEDUCACAOEste trabalho teve como objetivo compreender a dimensÃo formadora do educador popular Alemberg Quindins, criador da FundaÃÃo Casa Grande-Memorial do Homem Kariri. Os dados foram coletados pela tÃcnica da Entrevista Narrativa (Jovchelovitch & Bauer, 2002) e sua anÃlise se deu atravÃs do MÃtodo (Auto)biogrÃfico. Teve como principais referÃncias as obras de Paulo Freire (1986, 1987, 1992) e Marie-Christine Josso (2002, 2004). ApÃia-se tambÃm em Maturana e Varela, Edgar Morin e Maria CÃndida Moraes que muito tÃm contribuÃdo para o surgimento de um novo paradigma emergente em educaÃÃo. Teve como objetivo encontrar respostas para: Que aprendizagens experienciais foram mais significativas na trajetÃria de vida de Alemberg Quindins? O que o tornou o que Ã? E, analisando sua trajetÃria e seus encontros ao longo da vida, encontra os seguintes aspectos que vem contribuindo para sua formaÃÃo: a forte influÃncia da figura paterna; a insatisfaÃÃo com os processos de aprendizagem escolar; o contato e a identificaÃÃo com a cultura local; a valorizaÃÃo das pessoas simples da regiÃo e de seus saberes populares; a religiosidade popular; a interaÃÃo com crianÃas e jovens; a partilha de sonhos; a famÃlia que construiu e a aprendizagem na escola da vida.This study aimed to understand the extent of forming Alemberg Quindins popular educator, the founder of the Casa Grande-Memorial Human Kariri. Data were collected by the technique of narrative interviews (Jovchelovitch & Bauer, 2002) and their analysis was performed using the method (Auto) biography. Had as main references the works of Paulo Freire (1986, 1987, 1992) and Marie-Christine Josso (2002, 2004). Rest also on Maturana and Varela, Edgar Morin and Maria CÃndida Moraes who have greatly contributed to rise of a new paradigm emerging in education. Aimed to find answers to: What experiential learning were more significant in the lives of Alemberg Quindins? What made it what it is? And looking at his career and his encounters throughout life, are the following aspects that have contributed to its formation: the strong influence of the father figure, the dissatisfaction with the process of school education, contact and identification with local culture, the exploitation of simple people of the region and its popular knowledge, popular piety, the interaction with children and young people, sharing dreams, the family who built and learning in school life.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4747application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:51Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
ExperiÃncias de vida e formaÃÃo do educador popular Alemberg Quindins da FundaÃÃo Casa Grande â Memorial do Homem Kariri |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Life experiences and teacher education popular Alemberg Quin Foundation Casa Grande - Memorial Human Kariri |
title |
ExperiÃncias de vida e formaÃÃo do educador popular Alemberg Quindins da FundaÃÃo Casa Grande â Memorial do Homem Kariri |
spellingShingle |
ExperiÃncias de vida e formaÃÃo do educador popular Alemberg Quindins da FundaÃÃo Casa Grande â Memorial do Homem Kariri Carmem DÃbora Lopes Barbosa ExperiÃncia FormaÃÃo Narrativa EducaÃÃo Popular Experience Formation Narrative Popular Education EDUCACAO |
title_short |
ExperiÃncias de vida e formaÃÃo do educador popular Alemberg Quindins da FundaÃÃo Casa Grande â Memorial do Homem Kariri |
title_full |
ExperiÃncias de vida e formaÃÃo do educador popular Alemberg Quindins da FundaÃÃo Casa Grande â Memorial do Homem Kariri |
title_fullStr |
ExperiÃncias de vida e formaÃÃo do educador popular Alemberg Quindins da FundaÃÃo Casa Grande â Memorial do Homem Kariri |
title_full_unstemmed |
ExperiÃncias de vida e formaÃÃo do educador popular Alemberg Quindins da FundaÃÃo Casa Grande â Memorial do Homem Kariri |
title_sort |
ExperiÃncias de vida e formaÃÃo do educador popular Alemberg Quindins da FundaÃÃo Casa Grande â Memorial do Homem Kariri |
author |
Carmem DÃbora Lopes Barbosa |
author_facet |
Carmem DÃbora Lopes Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ErcÃlia Maria Braga de Olinda |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
12146145315 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
12416444387 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5738654153004098 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria da ConceiÃÃo Ferrer Botelho Sgadari Passeggi |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
04097947320 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
24393398300 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7425352929320153 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmem DÃbora Lopes Barbosa |
contributor_str_mv |
ErcÃlia Maria Braga de Olinda JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo Maria da ConceiÃÃo Ferrer Botelho Sgadari Passeggi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ExperiÃncia FormaÃÃo Narrativa EducaÃÃo Popular |
topic |
ExperiÃncia FormaÃÃo Narrativa EducaÃÃo Popular Experience Formation Narrative Popular Education EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Experience Formation Narrative Popular Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este trabalho teve como objetivo compreender a dimensÃo formadora do educador popular Alemberg Quindins, criador da FundaÃÃo Casa Grande-Memorial do Homem Kariri. Os dados foram coletados pela tÃcnica da Entrevista Narrativa (Jovchelovitch & Bauer, 2002) e sua anÃlise se deu atravÃs do MÃtodo (Auto)biogrÃfico. Teve como principais referÃncias as obras de Paulo Freire (1986, 1987, 1992) e Marie-Christine Josso (2002, 2004). ApÃia-se tambÃm em Maturana e Varela, Edgar Morin e Maria CÃndida Moraes que muito tÃm contribuÃdo para o surgimento de um novo paradigma emergente em educaÃÃo. Teve como objetivo encontrar respostas para: Que aprendizagens experienciais foram mais significativas na trajetÃria de vida de Alemberg Quindins? O que o tornou o que Ã? E, analisando sua trajetÃria e seus encontros ao longo da vida, encontra os seguintes aspectos que vem contribuindo para sua formaÃÃo: a forte influÃncia da figura paterna; a insatisfaÃÃo com os processos de aprendizagem escolar; o contato e a identificaÃÃo com a cultura local; a valorizaÃÃo das pessoas simples da regiÃo e de seus saberes populares; a religiosidade popular; a interaÃÃo com crianÃas e jovens; a partilha de sonhos; a famÃlia que construiu e a aprendizagem na escola da vida. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This study aimed to understand the extent of forming Alemberg Quindins popular educator, the founder of the Casa Grande-Memorial Human Kariri. Data were collected by the technique of narrative interviews (Jovchelovitch & Bauer, 2002) and their analysis was performed using the method (Auto) biography. Had as main references the works of Paulo Freire (1986, 1987, 1992) and Marie-Christine Josso (2002, 2004). Rest also on Maturana and Varela, Edgar Morin and Maria CÃndida Moraes who have greatly contributed to rise of a new paradigm emerging in education. Aimed to find answers to: What experiential learning were more significant in the lives of Alemberg Quindins? What made it what it is? And looking at his career and his encounters throughout life, are the following aspects that have contributed to its formation: the strong influence of the father figure, the dissatisfaction with the process of school education, contact and identification with local culture, the exploitation of simple people of the region and its popular knowledge, popular piety, the interaction with children and young people, sharing dreams, the family who built and learning in school life. |
description |
Este trabalho teve como objetivo compreender a dimensÃo formadora do educador popular Alemberg Quindins, criador da FundaÃÃo Casa Grande-Memorial do Homem Kariri. Os dados foram coletados pela tÃcnica da Entrevista Narrativa (Jovchelovitch & Bauer, 2002) e sua anÃlise se deu atravÃs do MÃtodo (Auto)biogrÃfico. Teve como principais referÃncias as obras de Paulo Freire (1986, 1987, 1992) e Marie-Christine Josso (2002, 2004). ApÃia-se tambÃm em Maturana e Varela, Edgar Morin e Maria CÃndida Moraes que muito tÃm contribuÃdo para o surgimento de um novo paradigma emergente em educaÃÃo. Teve como objetivo encontrar respostas para: Que aprendizagens experienciais foram mais significativas na trajetÃria de vida de Alemberg Quindins? O que o tornou o que Ã? E, analisando sua trajetÃria e seus encontros ao longo da vida, encontra os seguintes aspectos que vem contribuindo para sua formaÃÃo: a forte influÃncia da figura paterna; a insatisfaÃÃo com os processos de aprendizagem escolar; o contato e a identificaÃÃo com a cultura local; a valorizaÃÃo das pessoas simples da regiÃo e de seus saberes populares; a religiosidade popular; a interaÃÃo com crianÃas e jovens; a partilha de sonhos; a famÃlia que construiu e a aprendizagem na escola da vida. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-03-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4747 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295141060935680 |