ExperiÃncias de vida e formaÃÃo do educador popular Alemberg Quindins da FundaÃÃo Casa Grande â Memorial do Homem Kariri

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmem DÃbora Lopes Barbosa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4747
Resumo: Este trabalho teve como objetivo compreender a dimensÃo formadora do educador popular Alemberg Quindins, criador da FundaÃÃo Casa Grande-Memorial do Homem Kariri. Os dados foram coletados pela tÃcnica da Entrevista Narrativa (Jovchelovitch & Bauer, 2002) e sua anÃlise se deu atravÃs do MÃtodo (Auto)biogrÃfico. Teve como principais referÃncias as obras de Paulo Freire (1986, 1987, 1992) e Marie-Christine Josso (2002, 2004). ApÃia-se tambÃm em Maturana e Varela, Edgar Morin e Maria CÃndida Moraes que muito tÃm contribuÃdo para o surgimento de um novo paradigma emergente em educaÃÃo. Teve como objetivo encontrar respostas para: Que aprendizagens experienciais foram mais significativas na trajetÃria de vida de Alemberg Quindins? O que o tornou o que Ã? E, analisando sua trajetÃria e seus encontros ao longo da vida, encontra os seguintes aspectos que vem contribuindo para sua formaÃÃo: a forte influÃncia da figura paterna; a insatisfaÃÃo com os processos de aprendizagem escolar; o contato e a identificaÃÃo com a cultura local; a valorizaÃÃo das pessoas simples da regiÃo e de seus saberes populares; a religiosidade popular; a interaÃÃo com crianÃas e jovens; a partilha de sonhos; a famÃlia que construiu e a aprendizagem na escola da vida.
id UFC_7fc33e3108e0d25f682dc10238a569fc
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3283
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisExperiÃncias de vida e formaÃÃo do educador popular Alemberg Quindins da FundaÃÃo Casa Grande â Memorial do Homem KaririLife experiences and teacher education popular Alemberg Quin Foundation Casa Grande - Memorial Human Kariri2010-03-26ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/5738654153004098Maria da ConceiÃÃo Ferrer Botelho Sgadari Passeggi0409794732024393398300http://lattes.cnpq.br/7425352929320153Carmem DÃbora Lopes BarbosaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRExperiÃncia FormaÃÃo Narrativa EducaÃÃo PopularExperience Formation Narrative Popular EducationEDUCACAOEste trabalho teve como objetivo compreender a dimensÃo formadora do educador popular Alemberg Quindins, criador da FundaÃÃo Casa Grande-Memorial do Homem Kariri. Os dados foram coletados pela tÃcnica da Entrevista Narrativa (Jovchelovitch & Bauer, 2002) e sua anÃlise se deu atravÃs do MÃtodo (Auto)biogrÃfico. Teve como principais referÃncias as obras de Paulo Freire (1986, 1987, 1992) e Marie-Christine Josso (2002, 2004). ApÃia-se tambÃm em Maturana e Varela, Edgar Morin e Maria CÃndida Moraes que muito tÃm contribuÃdo para o surgimento de um novo paradigma emergente em educaÃÃo. Teve como objetivo encontrar respostas para: Que aprendizagens experienciais foram mais significativas na trajetÃria de vida de Alemberg Quindins? O que o tornou o que Ã? E, analisando sua trajetÃria e seus encontros ao longo da vida, encontra os seguintes aspectos que vem contribuindo para sua formaÃÃo: a forte influÃncia da figura paterna; a insatisfaÃÃo com os processos de aprendizagem escolar; o contato e a identificaÃÃo com a cultura local; a valorizaÃÃo das pessoas simples da regiÃo e de seus saberes populares; a religiosidade popular; a interaÃÃo com crianÃas e jovens; a partilha de sonhos; a famÃlia que construiu e a aprendizagem na escola da vida.This study aimed to understand the extent of forming Alemberg Quindins popular educator, the founder of the Casa Grande-Memorial Human Kariri. Data were collected by the technique of narrative interviews (Jovchelovitch & Bauer, 2002) and their analysis was performed using the method (Auto) biography. Had as main references the works of Paulo Freire (1986, 1987, 1992) and Marie-Christine Josso (2002, 2004). Rest also on Maturana and Varela, Edgar Morin and Maria CÃndida Moraes who have greatly contributed to rise of a new paradigm emerging in education. Aimed to find answers to: What experiential learning were more significant in the lives of Alemberg Quindins? What made it what it is? And looking at his career and his encounters throughout life, are the following aspects that have contributed to its formation: the strong influence of the father figure, the dissatisfaction with the process of school education, contact and identification with local culture, the exploitation of simple people of the region and its popular knowledge, popular piety, the interaction with children and young people, sharing dreams, the family who built and learning in school life.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4747application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:51Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ExperiÃncias de vida e formaÃÃo do educador popular Alemberg Quindins da FundaÃÃo Casa Grande â Memorial do Homem Kariri
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Life experiences and teacher education popular Alemberg Quin Foundation Casa Grande - Memorial Human Kariri
title ExperiÃncias de vida e formaÃÃo do educador popular Alemberg Quindins da FundaÃÃo Casa Grande â Memorial do Homem Kariri
spellingShingle ExperiÃncias de vida e formaÃÃo do educador popular Alemberg Quindins da FundaÃÃo Casa Grande â Memorial do Homem Kariri
Carmem DÃbora Lopes Barbosa
ExperiÃncia
FormaÃÃo
Narrativa
EducaÃÃo Popular
Experience
Formation
Narrative
Popular Education
EDUCACAO
title_short ExperiÃncias de vida e formaÃÃo do educador popular Alemberg Quindins da FundaÃÃo Casa Grande â Memorial do Homem Kariri
title_full ExperiÃncias de vida e formaÃÃo do educador popular Alemberg Quindins da FundaÃÃo Casa Grande â Memorial do Homem Kariri
title_fullStr ExperiÃncias de vida e formaÃÃo do educador popular Alemberg Quindins da FundaÃÃo Casa Grande â Memorial do Homem Kariri
title_full_unstemmed ExperiÃncias de vida e formaÃÃo do educador popular Alemberg Quindins da FundaÃÃo Casa Grande â Memorial do Homem Kariri
title_sort ExperiÃncias de vida e formaÃÃo do educador popular Alemberg Quindins da FundaÃÃo Casa Grande â Memorial do Homem Kariri
author Carmem DÃbora Lopes Barbosa
author_facet Carmem DÃbora Lopes Barbosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ErcÃlia Maria Braga de Olinda
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 12146145315
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3596726681015906
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 12416444387
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5738654153004098
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria da ConceiÃÃo Ferrer Botelho Sgadari Passeggi
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 04097947320
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 24393398300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7425352929320153
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmem DÃbora Lopes Barbosa
contributor_str_mv ErcÃlia Maria Braga de Olinda
JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
Maria da ConceiÃÃo Ferrer Botelho Sgadari Passeggi
dc.subject.por.fl_str_mv ExperiÃncia
FormaÃÃo
Narrativa
EducaÃÃo Popular
topic ExperiÃncia
FormaÃÃo
Narrativa
EducaÃÃo Popular
Experience
Formation
Narrative
Popular Education
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Experience
Formation
Narrative
Popular Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho teve como objetivo compreender a dimensÃo formadora do educador popular Alemberg Quindins, criador da FundaÃÃo Casa Grande-Memorial do Homem Kariri. Os dados foram coletados pela tÃcnica da Entrevista Narrativa (Jovchelovitch & Bauer, 2002) e sua anÃlise se deu atravÃs do MÃtodo (Auto)biogrÃfico. Teve como principais referÃncias as obras de Paulo Freire (1986, 1987, 1992) e Marie-Christine Josso (2002, 2004). ApÃia-se tambÃm em Maturana e Varela, Edgar Morin e Maria CÃndida Moraes que muito tÃm contribuÃdo para o surgimento de um novo paradigma emergente em educaÃÃo. Teve como objetivo encontrar respostas para: Que aprendizagens experienciais foram mais significativas na trajetÃria de vida de Alemberg Quindins? O que o tornou o que Ã? E, analisando sua trajetÃria e seus encontros ao longo da vida, encontra os seguintes aspectos que vem contribuindo para sua formaÃÃo: a forte influÃncia da figura paterna; a insatisfaÃÃo com os processos de aprendizagem escolar; o contato e a identificaÃÃo com a cultura local; a valorizaÃÃo das pessoas simples da regiÃo e de seus saberes populares; a religiosidade popular; a interaÃÃo com crianÃas e jovens; a partilha de sonhos; a famÃlia que construiu e a aprendizagem na escola da vida.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study aimed to understand the extent of forming Alemberg Quindins popular educator, the founder of the Casa Grande-Memorial Human Kariri. Data were collected by the technique of narrative interviews (Jovchelovitch & Bauer, 2002) and their analysis was performed using the method (Auto) biography. Had as main references the works of Paulo Freire (1986, 1987, 1992) and Marie-Christine Josso (2002, 2004). Rest also on Maturana and Varela, Edgar Morin and Maria CÃndida Moraes who have greatly contributed to rise of a new paradigm emerging in education. Aimed to find answers to: What experiential learning were more significant in the lives of Alemberg Quindins? What made it what it is? And looking at his career and his encounters throughout life, are the following aspects that have contributed to its formation: the strong influence of the father figure, the dissatisfaction with the process of school education, contact and identification with local culture, the exploitation of simple people of the region and its popular knowledge, popular piety, the interaction with children and young people, sharing dreams, the family who built and learning in school life.
description Este trabalho teve como objetivo compreender a dimensÃo formadora do educador popular Alemberg Quindins, criador da FundaÃÃo Casa Grande-Memorial do Homem Kariri. Os dados foram coletados pela tÃcnica da Entrevista Narrativa (Jovchelovitch & Bauer, 2002) e sua anÃlise se deu atravÃs do MÃtodo (Auto)biogrÃfico. Teve como principais referÃncias as obras de Paulo Freire (1986, 1987, 1992) e Marie-Christine Josso (2002, 2004). ApÃia-se tambÃm em Maturana e Varela, Edgar Morin e Maria CÃndida Moraes que muito tÃm contribuÃdo para o surgimento de um novo paradigma emergente em educaÃÃo. Teve como objetivo encontrar respostas para: Que aprendizagens experienciais foram mais significativas na trajetÃria de vida de Alemberg Quindins? O que o tornou o que Ã? E, analisando sua trajetÃria e seus encontros ao longo da vida, encontra os seguintes aspectos que vem contribuindo para sua formaÃÃo: a forte influÃncia da figura paterna; a insatisfaÃÃo com os processos de aprendizagem escolar; o contato e a identificaÃÃo com a cultura local; a valorizaÃÃo das pessoas simples da regiÃo e de seus saberes populares; a religiosidade popular; a interaÃÃo com crianÃas e jovens; a partilha de sonhos; a famÃlia que construiu e a aprendizagem na escola da vida.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4747
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295141060935680