CompetÃncias Informacionais dos Alunos dos Cursos a DistÃncia da UNOPAR no Uso da Biblioteca Digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilma Aparecida Gimenes da Cruz
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3981
Resumo: Este estudo sobre as competÃncias informacionais dos alunos dos cursos a distÃncia da UNOPAR no uso da Biblioteca Digital parte da constataÃÃo de que a sociedade em que vivemos tem como principal caracterÃstica a disponibilizaÃÃo de um grande fluxo de informaÃÃes por meio das tecnologias de comunicaÃÃo e informaÃÃo, e verifica que essa informaÃÃo precisa ser identificada, acessada e assimilada de forma a contribuir com o processo de aprendizagem dos estudantes. Situa, nesse cenÃrio, o papel das bibliotecas digital na organizaÃÃo e disseminaÃÃo da informaÃÃo com a preocupaÃÃo de otimizar os seus recursos tecnolÃgicos e humanos de forma rÃpida e eficiente alcanÃando um nÃmero extremante elevado de usuÃrios ao mesmo tempo. Ressalta, portanto, a importante funÃÃo das bibliotecas digitais, consideradas ferramentas essenciais nos cursos a distÃncia, para permitir que as informaÃÃes disponÃveis sejam assimiladas e transformadas em novos conhecimentos e colaborando com o desenvolvimento de habilidades e competÃncias necessÃrios ao aprendiz autÃnomo, independente e responsÃvel. Tem como objetivo constatar se os alunos dos cursos a distÃncia oferecidos pela UNOPAR, ao fazerem uso da Biblioteca Digital, desenvolvem essas competÃncias, utilizando-se dos padrÃes de competÃncia informanional (information literacy) apresentados pela American Library Association, disponÃveis na literatura, para avaliar, gerenciar e usar a informaÃÃo disponÃvel nos objetos digitais que compÃem o acervo dessa biblioteca. A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratÃrio, utilizando-se de amostragem que pode ser considerada nÃo-probabilÃstica, acidental ou aleatÃria, na escolha dos seus respondentes no universo dos estudantes matriculados, uma vez que foram considerados, para efeito de anÃlise dos dados, apenas os questionÃrios respondidos dentre aqueles enviados a toda a populaÃÃo de estudantes do Sistema Presencial conectado da UNOPAR. A coleta de dados foi realizada mediante de um questionÃrio, disponibilizado em um site de acesso restrito ao estudante garantindo-se que sua identidade nÃo fosse identificada em nenhum momento do processo de coleta de dados, preservando-se dessa forma, o sigilo quanto as suas respostas e o seu anonimato. A abordagem de anÃlise foi qualitativa e quantitativa. Os resultados do estudo permitem afirmar que os estudantes demonstram ter desenvolvido as competÃncias informacionais estabelecidas nos 22 indicadores constantes dos cinco padrÃes propostos pela ALA na literatura da Ãrea sobre competÃncia informacional.
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Situa, nesse cenÃrio, o papel das bibliotecas digital na organizaÃÃo e disseminaÃÃo da informaÃÃo com a preocupaÃÃo de otimizar os seus recursos tecnolÃgicos e humanos de forma rÃpida e eficiente alcanÃando um nÃmero extremante elevado de usuÃrios ao mesmo tempo. Ressalta, portanto, a importante funÃÃo das bibliotecas digitais, consideradas ferramentas essenciais nos cursos a distÃncia, para permitir que as informaÃÃes disponÃveis sejam assimiladas e transformadas em novos conhecimentos e colaborando com o desenvolvimento de habilidades e competÃncias necessÃrios ao aprendiz autÃnomo, independente e responsÃvel. Tem como objetivo constatar se os alunos dos cursos a distÃncia oferecidos pela UNOPAR, ao fazerem uso da Biblioteca Digital, desenvolvem essas competÃncias, utilizando-se dos padrÃes de competÃncia informanional (information literacy) apresentados pela American Library Association, disponÃveis na literatura, para avaliar, gerenciar e usar a informaÃÃo disponÃvel nos objetos digitais que compÃem o acervo dessa biblioteca. A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratÃrio, utilizando-se de amostragem que pode ser considerada nÃo-probabilÃstica, acidental ou aleatÃria, na escolha dos seus respondentes no universo dos estudantes matriculados, uma vez que foram considerados, para efeito de anÃlise dos dados, apenas os questionÃrios respondidos dentre aqueles enviados a toda a populaÃÃo de estudantes do Sistema Presencial conectado da UNOPAR. A coleta de dados foi realizada mediante de um questionÃrio, disponibilizado em um site de acesso restrito ao estudante garantindo-se que sua identidade nÃo fosse identificada em nenhum momento do processo de coleta de dados, preservando-se dessa forma, o sigilo quanto as suas respostas e o seu anonimato. A abordagem de anÃlise foi qualitativa e quantitativa. Os resultados do estudo permitem afirmar que os estudantes demonstram ter desenvolvido as competÃncias informacionais estabelecidas nos 22 indicadores constantes dos cinco padrÃes propostos pela ALA na literatura da Ãrea sobre competÃncia informacional.This study about the information literacy of students from distance courses of UNOPAR in has the main characteristic of availability of a big flow of information through the technologies and information, it verifies that this information needs to be identified, advised and assimilated in such a way to contribute with the learning process of students. Situating, in this scene, the function of digital libraries in the organization of information with the concern in turning great the technological and human resources in a fast and efficient way reaching a high number of users at the same time. It highlights, however, the important function of digital libraries, considered essential tools in distance courses, to permit the availability of information and its assimilation, changing it in the new knowledges and contributing to the development of abilities and necessary competences to the autonomous learner also, independent and responsible. Its goal is to observe if the students of distance course offered by UNOPAR, when using the Digital Library, develop these competences, using the standarts of informative competence (information literacy) presented by American Library Association, available in literature to evaluate manage and use the available information in digital objects which compose the collection of this library. The research characterizes itself as an explore study, using sample which can be considered non-probabilistic, accidental or arbitrary in the choice of its answers in the universe of enrolled students, once they were considered, as an effect of data analyse just the answered questionnaires among those which where sent to all the population of students in the Connected Presence Learning System of UNOPAR. The collection of data was accomplished using a questionnaire, available in a web site of restricted access to the student giving him/her guarantee that his/her identity is not going to be identified at any time of collecting data process, protecting in this way the secrecy of his/her answers and his/her anonymity. The approach of analyse was qualitative and quantitative. The results of studies permit to claim that the students demonstrated a development in informative competences established in the 22 constant indicators from 5 proposed standarts by ALA in the literature of area about information literary.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3981application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:09Zmail@mail.com -
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