EducaÃÃo inclusiva e prÃtica docente: tenho um aluno surdo em minha sala. E agora?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MÃrcia Cunha Silva Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9549
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
id UFC_5ecbdd083ad9b56399e626a7420c5bab
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6148
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducaÃÃo inclusiva e prÃtica docente: tenho um aluno surdo em minha sala. E agora?Inclusion Education and Teaching practice. I have a deaf student in my class. And now2012-12-14Vanda MagalhÃes LeitÃo19312733320http://lattes.cnpq.br/6776705918285805Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins74089269768Marilene Calderaro da Silva Munguba07349270372http://lattes.cnpq.br/243228682999590454288584353http://lattes.cnpq.br/8253100483216731MÃrcia Cunha Silva CostaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSurdez PrÃtica docente InclusÃo no Ensino FundamentalDeafness Teaching practice Inclusion in Elementary EducationEDUCACAO ESPECIALConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoEste estudo tem por objetivo geral investigar as prÃticas docentes utilizadas para favorecer as interaÃÃes linguÃsticas do aluno surdo inserido em uma sala de aula regular, em Fortaleza, ou seja, compreender como esses professores (as) ultrapassam as barreiras que a falta de uma lÃngua compartilhada pode trazer ao desenvolvimento do seu trabalho docente. Seus objetivos especÃficos sÃo: traÃar o perfil do docente (formaÃÃo, saberes); caracterizar o discente, sua trajetÃria escolar e suas experiÃncias linguÃsticas everificar quais as aÃÃes, estratÃgias e prÃticas do professor que favorecem as interaÃÃes linguÃsticas na sala de aula. Para o aporte teÃrico, foram utilizados os seguintes autores em seus respectivos assuntos â LeitÃo (2003), Sacks (2007) e Skliar (2010) â sobre surdez e suas implicaÃÃes; Bakhtin (1997) Vygotsky (1993,1994), no que concerne ao desenvolvimento da linguagem e sua importÃncia para a formaÃÃo de conceitos; Beyer (2010), Eizirik (2006), Oliveira (2009) e Souza (2008), trazendo algumas contribuiÃÃes acerca de prÃticas inclusivas; e Perrenoud (2000), Tardif (2007) e Zabala (2008), no que tange Ãs contribuiÃÃes e informaÃÃes sobre o fazer docente em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, pois consideramos fenÃmenos e suas interaÃÃes com o meio. (GATTI e ANDRÃ, 2010). Adotou-se o estudo de caso, pelo fato de nos propiciar uma visÃo mais detalhada da realidade e dos acontecimentos da vida real (YIN, 2005). Para a coleta de dados, foi utilizada a observaÃÃo direta, em uma sala de aula da quarta sÃrie do Ensino Fundamental I. Segundo Severino (2007), a observaÃÃo trata-se de um procedimento que confere um acesso aos fatos cotidianos. Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos: diÃrio de campo, entrevistas semiestruturadas, filmagens e fotografias, tendo como objetivo principal o registro de todos os fatos e movimentos que ocorrem em uma sala de aula. Os resultados do estudo apontam para a identificaÃÃo de fatores que dificultam as interaÃÃes na sala de aula, tais como o desconhecimento do professor acerca da condiÃÃo de surdez do aluno, o que pode interferir na adoÃÃo de prÃticas pedagÃgicas apropriadas ao desenvolvimento linguÃstico deste aluno.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9549application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:38Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv EducaÃÃo inclusiva e prÃtica docente: tenho um aluno surdo em minha sala. E agora?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Inclusion Education and Teaching practice. I have a deaf student in my class. And now
title EducaÃÃo inclusiva e prÃtica docente: tenho um aluno surdo em minha sala. E agora?
spellingShingle EducaÃÃo inclusiva e prÃtica docente: tenho um aluno surdo em minha sala. E agora?
MÃrcia Cunha Silva Costa
Surdez
PrÃtica docente
InclusÃo no Ensino Fundamental
Deafness
Teaching practice
Inclusion in Elementary Education
EDUCACAO ESPECIAL
title_short EducaÃÃo inclusiva e prÃtica docente: tenho um aluno surdo em minha sala. E agora?
title_full EducaÃÃo inclusiva e prÃtica docente: tenho um aluno surdo em minha sala. E agora?
title_fullStr EducaÃÃo inclusiva e prÃtica docente: tenho um aluno surdo em minha sala. E agora?
title_full_unstemmed EducaÃÃo inclusiva e prÃtica docente: tenho um aluno surdo em minha sala. E agora?
title_sort EducaÃÃo inclusiva e prÃtica docente: tenho um aluno surdo em minha sala. E agora?
author MÃrcia Cunha Silva Costa
author_facet MÃrcia Cunha Silva Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vanda MagalhÃes LeitÃo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 19312733320
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6776705918285805
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 74089269768
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marilene Calderaro da Silva Munguba
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 07349270372
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2432286829995904
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 54288584353
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8253100483216731
dc.contributor.author.fl_str_mv MÃrcia Cunha Silva Costa
contributor_str_mv Vanda MagalhÃes LeitÃo
Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins
Marilene Calderaro da Silva Munguba
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
PrÃtica docente
InclusÃo no Ensino Fundamental
topic Surdez
PrÃtica docente
InclusÃo no Ensino Fundamental
Deafness
Teaching practice
Inclusion in Elementary Education
EDUCACAO ESPECIAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Deafness
Teaching practice
Inclusion in Elementary Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO ESPECIAL
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo tem por objetivo geral investigar as prÃticas docentes utilizadas para favorecer as interaÃÃes linguÃsticas do aluno surdo inserido em uma sala de aula regular, em Fortaleza, ou seja, compreender como esses professores (as) ultrapassam as barreiras que a falta de uma lÃngua compartilhada pode trazer ao desenvolvimento do seu trabalho docente. Seus objetivos especÃficos sÃo: traÃar o perfil do docente (formaÃÃo, saberes); caracterizar o discente, sua trajetÃria escolar e suas experiÃncias linguÃsticas everificar quais as aÃÃes, estratÃgias e prÃticas do professor que favorecem as interaÃÃes linguÃsticas na sala de aula. Para o aporte teÃrico, foram utilizados os seguintes autores em seus respectivos assuntos â LeitÃo (2003), Sacks (2007) e Skliar (2010) â sobre surdez e suas implicaÃÃes; Bakhtin (1997) Vygotsky (1993,1994), no que concerne ao desenvolvimento da linguagem e sua importÃncia para a formaÃÃo de conceitos; Beyer (2010), Eizirik (2006), Oliveira (2009) e Souza (2008), trazendo algumas contribuiÃÃes acerca de prÃticas inclusivas; e Perrenoud (2000), Tardif (2007) e Zabala (2008), no que tange Ãs contribuiÃÃes e informaÃÃes sobre o fazer docente em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, pois consideramos fenÃmenos e suas interaÃÃes com o meio. (GATTI e ANDRÃ, 2010). Adotou-se o estudo de caso, pelo fato de nos propiciar uma visÃo mais detalhada da realidade e dos acontecimentos da vida real (YIN, 2005). Para a coleta de dados, foi utilizada a observaÃÃo direta, em uma sala de aula da quarta sÃrie do Ensino Fundamental I. Segundo Severino (2007), a observaÃÃo trata-se de um procedimento que confere um acesso aos fatos cotidianos. Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos: diÃrio de campo, entrevistas semiestruturadas, filmagens e fotografias, tendo como objetivo principal o registro de todos os fatos e movimentos que ocorrem em uma sala de aula. Os resultados do estudo apontam para a identificaÃÃo de fatores que dificultam as interaÃÃes na sala de aula, tais como o desconhecimento do professor acerca da condiÃÃo de surdez do aluno, o que pode interferir na adoÃÃo de prÃticas pedagÃgicas apropriadas ao desenvolvimento linguÃstico deste aluno.
description Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9549
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295172018044928