EducaÃÃo inclusiva e prÃtica docente: tenho um aluno surdo em minha sala. E agora?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9549 |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducaÃÃo inclusiva e prÃtica docente: tenho um aluno surdo em minha sala. E agora?Inclusion Education and Teaching practice. I have a deaf student in my class. And now2012-12-14Vanda MagalhÃes LeitÃo19312733320http://lattes.cnpq.br/6776705918285805Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins74089269768Marilene Calderaro da Silva Munguba07349270372http://lattes.cnpq.br/243228682999590454288584353http://lattes.cnpq.br/8253100483216731MÃrcia Cunha Silva CostaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSurdez PrÃtica docente InclusÃo no Ensino FundamentalDeafness Teaching practice Inclusion in Elementary EducationEDUCACAO ESPECIALConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoEste estudo tem por objetivo geral investigar as prÃticas docentes utilizadas para favorecer as interaÃÃes linguÃsticas do aluno surdo inserido em uma sala de aula regular, em Fortaleza, ou seja, compreender como esses professores (as) ultrapassam as barreiras que a falta de uma lÃngua compartilhada pode trazer ao desenvolvimento do seu trabalho docente. Seus objetivos especÃficos sÃo: traÃar o perfil do docente (formaÃÃo, saberes); caracterizar o discente, sua trajetÃria escolar e suas experiÃncias linguÃsticas everificar quais as aÃÃes, estratÃgias e prÃticas do professor que favorecem as interaÃÃes linguÃsticas na sala de aula. Para o aporte teÃrico, foram utilizados os seguintes autores em seus respectivos assuntos â LeitÃo (2003), Sacks (2007) e Skliar (2010) â sobre surdez e suas implicaÃÃes; Bakhtin (1997) Vygotsky (1993,1994), no que concerne ao desenvolvimento da linguagem e sua importÃncia para a formaÃÃo de conceitos; Beyer (2010), Eizirik (2006), Oliveira (2009) e Souza (2008), trazendo algumas contribuiÃÃes acerca de prÃticas inclusivas; e Perrenoud (2000), Tardif (2007) e Zabala (2008), no que tange Ãs contribuiÃÃes e informaÃÃes sobre o fazer docente em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, pois consideramos fenÃmenos e suas interaÃÃes com o meio. (GATTI e ANDRÃ, 2010). Adotou-se o estudo de caso, pelo fato de nos propiciar uma visÃo mais detalhada da realidade e dos acontecimentos da vida real (YIN, 2005). Para a coleta de dados, foi utilizada a observaÃÃo direta, em uma sala de aula da quarta sÃrie do Ensino Fundamental I. Segundo Severino (2007), a observaÃÃo trata-se de um procedimento que confere um acesso aos fatos cotidianos. Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos: diÃrio de campo, entrevistas semiestruturadas, filmagens e fotografias, tendo como objetivo principal o registro de todos os fatos e movimentos que ocorrem em uma sala de aula. Os resultados do estudo apontam para a identificaÃÃo de fatores que dificultam as interaÃÃes na sala de aula, tais como o desconhecimento do professor acerca da condiÃÃo de surdez do aluno, o que pode interferir na adoÃÃo de prÃticas pedagÃgicas apropriadas ao desenvolvimento linguÃstico deste aluno.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9549application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:38Zmail@mail.com - |
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Este estudo tem por objetivo geral investigar as prÃticas docentes utilizadas para favorecer as interaÃÃes linguÃsticas do aluno surdo inserido em uma sala de aula regular, em Fortaleza, ou seja, compreender como esses professores (as) ultrapassam as barreiras que a falta de uma lÃngua compartilhada pode trazer ao desenvolvimento do seu trabalho docente. Seus objetivos especÃficos sÃo: traÃar o perfil do docente (formaÃÃo, saberes); caracterizar o discente, sua trajetÃria escolar e suas experiÃncias linguÃsticas everificar quais as aÃÃes, estratÃgias e prÃticas do professor que favorecem as interaÃÃes linguÃsticas na sala de aula. Para o aporte teÃrico, foram utilizados os seguintes autores em seus respectivos assuntos â LeitÃo (2003), Sacks (2007) e Skliar (2010) â sobre surdez e suas implicaÃÃes; Bakhtin (1997) Vygotsky (1993,1994), no que concerne ao desenvolvimento da linguagem e sua importÃncia para a formaÃÃo de conceitos; Beyer (2010), Eizirik (2006), Oliveira (2009) e Souza (2008), trazendo algumas contribuiÃÃes acerca de prÃticas inclusivas; e Perrenoud (2000), Tardif (2007) e Zabala (2008), no que tange Ãs contribuiÃÃes e informaÃÃes sobre o fazer docente em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, pois consideramos fenÃmenos e suas interaÃÃes com o meio. (GATTI e ANDRÃ, 2010). Adotou-se o estudo de caso, pelo fato de nos propiciar uma visÃo mais detalhada da realidade e dos acontecimentos da vida real (YIN, 2005). Para a coleta de dados, foi utilizada a observaÃÃo direta, em uma sala de aula da quarta sÃrie do Ensino Fundamental I. Segundo Severino (2007), a observaÃÃo trata-se de um procedimento que confere um acesso aos fatos cotidianos. Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos: diÃrio de campo, entrevistas semiestruturadas, filmagens e fotografias, tendo como objetivo principal o registro de todos os fatos e movimentos que ocorrem em uma sala de aula. Os resultados do estudo apontam para a identificaÃÃo de fatores que dificultam as interaÃÃes na sala de aula, tais como o desconhecimento do professor acerca da condiÃÃo de surdez do aluno, o que pode interferir na adoÃÃo de prÃticas pedagÃgicas apropriadas ao desenvolvimento linguÃstico deste aluno. |
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