Sua Majestade o Autista: fascÃnio, intolerÃncia e exclusÃo no mundo contemporÃneo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luis Achilles Rodrigues Furtado
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19415
Resumo: O autismo, desde a experiÃncia relatada por Jean Itard, sempre causou fascÃnio sobre aqueles que se dedicam ao seu estudo, educaÃÃo e tratamento. Esta pesquisa buscou investigar o sentido deste fascÃnio nas suas determinaÃÃes fantasÃsticas e ideolÃgicas. Para tanto, abordamos a histÃria das polÃmicas em torno deste conceito, as imprecisÃes teÃrico-clÃnicas desde sua concepÃÃo e suas consequÃncias para a educaÃÃo inclusiva. Realizamos uma leitura crÃtica de alguns autores inspirados pelo ensino de Jacques Lacan, ao mesmo tempo em que elaboramos uma revisÃo à sua opiniÃo literal, bem como a de Sigmund Freud. A metodologia utilizada neste trabalho à um estudo bibliogrÃfico atravÃs do qual utilizamos os conceitos da psicanÃlise lacaniana como recurso teÃrico-metodolÃgico para a anÃlise, realizando, ao mesmo tempo, suas relaÃÃes com o campo da EducaÃÃo e da PolÃtica. As incursÃes por estes campos tomam autores como Slavoj ÅiÅek , Colette Soler e Marie-Jean Sauret como referÃncias que nos permitiram articular o fascÃnio em torno da figura do Autista aos movimentos multiculturalistas, exemplificados no movimento da neurodiversidade. A pesquisa nos permitiu distinguir o autismo de que trata a psicanÃlise do autismo das neurociÃncias, bem como formular que nÃo se trata apenas de fenÃmenos diferentes, mas que a questÃo em torno da verdade sobre o autismo à mal-formulada e implica no apagamento da dimensÃo subjetiva dessas pessoas, coerente com a ideologia vigente no mundo do capitalismo global. A consequÃncia de uma leitura maniqueÃsta do autismo à o aparecimento de um quadro de intolerÃncia jacente no discurso do respeito Ãs diferenÃas, criando e reforÃando a existÃncia de espaÃos exclusivos para autistas, indo na contramÃo do que se pode entender como educaÃÃo inclusiva.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSua Majestade o Autista: fascÃnio, intolerÃncia e exclusÃo no mundo contemporÃneo.His Majesty the Autistic: fascination, intolerance and exclusion in the contemporary world.2011-09-30Rita Vieira de Figueiredo43833586400LeÃnia Cavalcante Teixeira24150010315http://lattes.cnpq.br/0037242106948921Karla PatrÃcia Holanda Martins22411941315http://lattes.cnpq.br/0785051938150248 Selene Maria Penaforte Silveira18713416391http://lattes.cnpq.br/0636207266875598AluÃsio Ferreira de Lima19267164856http://lattes.cnpq.br/3925673395634061 50702807320http://lattes.cnpq.br/7174269574652869Luis Achilles Rodrigues FurtadoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAutismo PsicanÃlise EducaÃÃo inclusiva Multiculturalismo NeurociÃnciasAutism Psychoanalysis Inclusive education Neuroscience MulticulturalismEDUCACAO ESPECIALO autismo, desde a experiÃncia relatada por Jean Itard, sempre causou fascÃnio sobre aqueles que se dedicam ao seu estudo, educaÃÃo e tratamento. Esta pesquisa buscou investigar o sentido deste fascÃnio nas suas determinaÃÃes fantasÃsticas e ideolÃgicas. Para tanto, abordamos a histÃria das polÃmicas em torno deste conceito, as imprecisÃes teÃrico-clÃnicas desde sua concepÃÃo e suas consequÃncias para a educaÃÃo inclusiva. Realizamos uma leitura crÃtica de alguns autores inspirados pelo ensino de Jacques Lacan, ao mesmo tempo em que elaboramos uma revisÃo à sua opiniÃo literal, bem como a de Sigmund Freud. A metodologia utilizada neste trabalho à um estudo bibliogrÃfico atravÃs do qual utilizamos os conceitos da psicanÃlise lacaniana como recurso teÃrico-metodolÃgico para a anÃlise, realizando, ao mesmo tempo, suas relaÃÃes com o campo da EducaÃÃo e da PolÃtica. As incursÃes por estes campos tomam autores como Slavoj ÅiÅek , Colette Soler e Marie-Jean Sauret como referÃncias que nos permitiram articular o fascÃnio em torno da figura do Autista aos movimentos multiculturalistas, exemplificados no movimento da neurodiversidade. A pesquisa nos permitiu distinguir o autismo de que trata a psicanÃlise do autismo das neurociÃncias, bem como formular que nÃo se trata apenas de fenÃmenos diferentes, mas que a questÃo em torno da verdade sobre o autismo à mal-formulada e implica no apagamento da dimensÃo subjetiva dessas pessoas, coerente com a ideologia vigente no mundo do capitalismo global. A consequÃncia de uma leitura maniqueÃsta do autismo à o aparecimento de um quadro de intolerÃncia jacente no discurso do respeito Ãs diferenÃas, criando e reforÃando a existÃncia de espaÃos exclusivos para autistas, indo na contramÃo do que se pode entender como educaÃÃo inclusiva. Autism, since the experience reported by Jean Itard, had always fascinated those who dedicate themselves to their study, education and treatment. This research sought to investigate the effect of this fascination in their ideological and fantasistic determinations. To this end, we discuss the history of the controversies around this concept, theoretical-clinical inaccuracies since its conception and its consequences for inclusive education. We conducted a critical reading of some authors inspired by Jacques Lacanâs teaching while producing a revision to its literal belief, as well as that of Sigmund Freud. The methodology used in this work is a bibliographic study whereby we use concepts of Lacanian psychoanalysis as theoretical-methodological feature, performing at the same time, its relations with the field of education and politics. The incursions by these fields take the work of authors like Slavoj ÅiÅek, Colette Soler and Marie-Jean Sauret as references which allowed us to articulate the fascination surrounding the figure of Autistic to multiculturalists movements, exemplified in the neurodiversity movement. The research allowed us to distinguish the autism that treats the psychoanalysis of neuroscienceâs autism, as well as formulate that is not only different phenomena, but that the issue on the truth about autism is poorly worded and implies the deletion of the subjective dimension of these people, consistent with the prevailing ideology in the world of global capitalism. The consequence of this kind of manichaean reading is the appearance of a framework of intolerance in the discourse of the present respect differences, creating and reinforcing the existence of unique spaces for autistic, going against the grain of what should be understood like inclusive education.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19415application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:56Zmail@mail.com -
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