AvaliaÃÃo da tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais: estudo de caso em Fortaleza - CearÃ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Euzimar Nunes Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10594
Resumo: A Tecnologia Assistiva à uma Ãrea do conhecimento, que engloba os produtos, estratÃgias, metodologias, recursos, prÃticas e serviÃos que auxiliam a pessoa com deficiÃncia adquirir autonomia. Possibilitando a ampliaÃÃo de suas habilidades funcionais relacionadas à execuÃÃo e à participaÃÃo em diferentes atividades, promovendo acessibilidade, consequente melhoria da qualidade de vida e inclusÃo social. A Tecnologia Assistiva à discutida por diversos autores. Na Ãrea educacional, conquistou um relevante espaÃo, ao evidenciar diversos benefÃcios ao aluno com deficiÃncia, que, independentemente de suas limitaÃÃes sensoriais, intelectuais ou fÃsicas pode ter acesso ao conhecimento. O objetivo principal desta pesquisa foi avaliar o uso da Tecnologia Assistiva (TA) nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) das escolas municipais de Fortaleza, bem como sua contribuiÃÃo para os alunos com deficiÃncia. Tem como objetivos especÃficos: descrever o cenÃrio das salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Fortaleza, com Ãnfase na infraestrutura; delinear o perfil da formaÃÃo dos professores para a utilizaÃÃo da TA; analisar as prÃticas pedagÃgicas dos professores das SRM relacionadas ao uso da TA; averiguar as contribuiÃÃes do uso da TA de baixo custo pelos professores das SRM destinada aos alunos com deficiÃncia em relaÃÃo ao processo de inclusÃo educacional; analisar a relaÃÃo da avaliaÃÃo diagnÃstica e formativa com a TA. Assim, para o desenvolvimento desta investigaÃÃo, realizou-se um estudo alicerÃado na perspectiva da EducaÃÃo Inclusiva, enfocando o uso da Tecnologia Assistiva (TA) para o aluno com deficiÃncia, com base no suporte teÃrico de autores como Bersch (2007), GalvÃo Filho (2009), Kensky (2003), RaiÃa (2008), Manzini (2005), entre outros avaliando a forma de utilizaÃÃo dela pelos professores de sala de recursos multifuncionais (SRM). Nesta investigaÃÃo, foram utilizados os pressupostos da abordagem qualiquantitativa, por se compreendÃ-la como essenciais para a abrangÃncia dos objetivos propostos, com base na qual foi empreendida uma investigaÃÃo exploratÃria em escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a Tecnologia Assistiva possui a competÃncia de oferecer serviÃos, recursos e estratÃgias para atender as especificidades dos alunos com deficiÃncia, transformando significativamente o contexto escolar, favorecer efetivamente a inclusÃo, se utilizada de forma adequada à necessidade desse aluno. Ressalta-se que a TA utilizada de forma isolada nÃo à garantia para que o processo de aprendizagem do aluno aconteÃa em sua plenitude.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo da tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais: estudo de caso em Fortaleza - CearÃ. Evaluation of assistive technology in the resource room multifunctional: a case study in Fortaleza - CearÃ2013-07-26Adriana Eufrasio Braga 25824848300http://lattes.cnpq.br/8042943225979510Tania Vicente Viana46086790310Simone Trindade da Cunha35368683049http://lattes.cnpq.br/693630994583546224468452315http://lattes.cnpq.br/1055016383943480 Maria Euzimar Nunes RodriguesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRTecnologia Assistiva AvaliaÃÃo do ensino e aprendizagem EducaÃÃo EspecialAssistive technology Evaluation Inclusive educationEDUCACAOA Tecnologia Assistiva à uma Ãrea do conhecimento, que engloba os produtos, estratÃgias, metodologias, recursos, prÃticas e serviÃos que auxiliam a pessoa com deficiÃncia adquirir autonomia. Possibilitando a ampliaÃÃo de suas habilidades funcionais relacionadas à execuÃÃo e à participaÃÃo em diferentes atividades, promovendo acessibilidade, consequente melhoria da qualidade de vida e inclusÃo social. A Tecnologia Assistiva à discutida por diversos autores. Na Ãrea educacional, conquistou um relevante espaÃo, ao evidenciar diversos benefÃcios ao aluno com deficiÃncia, que, independentemente de suas limitaÃÃes sensoriais, intelectuais ou fÃsicas pode ter acesso ao conhecimento. O objetivo principal desta pesquisa foi avaliar o uso da Tecnologia Assistiva (TA) nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) das escolas municipais de Fortaleza, bem como sua contribuiÃÃo para os alunos com deficiÃncia. Tem como objetivos especÃficos: descrever o cenÃrio das salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Fortaleza, com Ãnfase na infraestrutura; delinear o perfil da formaÃÃo dos professores para a utilizaÃÃo da TA; analisar as prÃticas pedagÃgicas dos professores das SRM relacionadas ao uso da TA; averiguar as contribuiÃÃes do uso da TA de baixo custo pelos professores das SRM destinada aos alunos com deficiÃncia em relaÃÃo ao processo de inclusÃo educacional; analisar a relaÃÃo da avaliaÃÃo diagnÃstica e formativa com a TA. Assim, para o desenvolvimento desta investigaÃÃo, realizou-se um estudo alicerÃado na perspectiva da EducaÃÃo Inclusiva, enfocando o uso da Tecnologia Assistiva (TA) para o aluno com deficiÃncia, com base no suporte teÃrico de autores como Bersch (2007), GalvÃo Filho (2009), Kensky (2003), RaiÃa (2008), Manzini (2005), entre outros avaliando a forma de utilizaÃÃo dela pelos professores de sala de recursos multifuncionais (SRM). Nesta investigaÃÃo, foram utilizados os pressupostos da abordagem qualiquantitativa, por se compreendÃ-la como essenciais para a abrangÃncia dos objetivos propostos, com base na qual foi empreendida uma investigaÃÃo exploratÃria em escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a Tecnologia Assistiva possui a competÃncia de oferecer serviÃos, recursos e estratÃgias para atender as especificidades dos alunos com deficiÃncia, transformando significativamente o contexto escolar, favorecer efetivamente a inclusÃo, se utilizada de forma adequada à necessidade desse aluno. Ressalta-se que a TA utilizada de forma isolada nÃo à garantia para que o processo de aprendizagem do aluno aconteÃa em sua plenitude.Assistive technology is a knowledge area that includes products, strategies, methodologies, resources, practices and services that aid disabled people to acquire autonomy. Thus, it makes possible the enlargement of their functional abilities related to the execution and participation in different activities, promoting accessibility and consequent improvement of quality of life and social inclusion. Assistive technology is discussed by several authors. At the educational area, it conquered a relevant space, showing several benefits to disabled students that, independently of their sensorial, intellectual or physical limitations, can have access to knowledge. The main purpose of the current research was to accomplish an investigation about the use of assistive technology at multifunctional resource classrooms of municipal schools in Fortaleza- CE, as well as their contribution to disabled students. Specifically, this study aimed: describe the scenery of multifunctional resource classrooms of the municipal educational system in Fortaleza-CE, with emphasis on their infrastructure; delineate the profile of the teachers' formation for the use of assistive technology; analyze the teachers' pedagogic practices of the multifunctional resource classrooms concerning the use of assistive technology; discover the contributions of the use of the low cost assistive technology for the teachers of multifunctional resource classrooms to disabled students concerning the process of inclusive education; analyze the relationship of diagnostic and formative evaluation with assistive technology. Thus, for this investigation, it took place a study found in the perspective of inclusive education focusing the use of assistive technology for disabled students, evaluating their use for the teachers of multifunctional resource classrooms, based on studies accomplished by Bersch (2007), GalvÃoFilho (2009), Kensky (2003), RaiÃa (2008), Manzini (2005). At this investigation, it was used the qualitative/quantitative research, understood as essential for the aimed objectives, found in an exploratory investigation undertaken at schools of the municipal educational system in Fortaleza-CE. The results revealed that assistive technology offers services, resources and strategies to the needs of disabled students, changing the school context significantly, favoring the inclusion indeed, if used in an appropriate way to those students' needs. However, assistive technology itself is not a warranty for a full process of learning. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10594application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:44Zmail@mail.com -
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dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Assistive technology is a knowledge area that includes products, strategies, methodologies, resources, practices and services that aid disabled people to acquire autonomy. Thus, it makes possible the enlargement of their functional abilities related to the execution and participation in different activities, promoting accessibility and consequent improvement of quality of life and social inclusion. Assistive technology is discussed by several authors. At the educational area, it conquered a relevant space, showing several benefits to disabled students that, independently of their sensorial, intellectual or physical limitations, can have access to knowledge. The main purpose of the current research was to accomplish an investigation about the use of assistive technology at multifunctional resource classrooms of municipal schools in Fortaleza- CE, as well as their contribution to disabled students. Specifically, this study aimed: describe the scenery of multifunctional resource classrooms of the municipal educational system in Fortaleza-CE, with emphasis on their infrastructure; delineate the profile of the teachers' formation for the use of assistive technology; analyze the teachers' pedagogic practices of the multifunctional resource classrooms concerning the use of assistive technology; discover the contributions of the use of the low cost assistive technology for the teachers of multifunctional resource classrooms to disabled students concerning the process of inclusive education; analyze the relationship of diagnostic and formative evaluation with assistive technology. Thus, for this investigation, it took place a study found in the perspective of inclusive education focusing the use of assistive technology for disabled students, evaluating their use for the teachers of multifunctional resource classrooms, based on studies accomplished by Bersch (2007), GalvÃoFilho (2009), Kensky (2003), RaiÃa (2008), Manzini (2005). At this investigation, it was used the qualitative/quantitative research, understood as essential for the aimed objectives, found in an exploratory investigation undertaken at schools of the municipal educational system in Fortaleza-CE. The results revealed that assistive technology offers services, resources and strategies to the needs of disabled students, changing the school context significantly, favoring the inclusion indeed, if used in an appropriate way to those students' needs. However, assistive technology itself is not a warranty for a full process of learning.
description A Tecnologia Assistiva à uma Ãrea do conhecimento, que engloba os produtos, estratÃgias, metodologias, recursos, prÃticas e serviÃos que auxiliam a pessoa com deficiÃncia adquirir autonomia. Possibilitando a ampliaÃÃo de suas habilidades funcionais relacionadas à execuÃÃo e à participaÃÃo em diferentes atividades, promovendo acessibilidade, consequente melhoria da qualidade de vida e inclusÃo social. A Tecnologia Assistiva à discutida por diversos autores. Na Ãrea educacional, conquistou um relevante espaÃo, ao evidenciar diversos benefÃcios ao aluno com deficiÃncia, que, independentemente de suas limitaÃÃes sensoriais, intelectuais ou fÃsicas pode ter acesso ao conhecimento. O objetivo principal desta pesquisa foi avaliar o uso da Tecnologia Assistiva (TA) nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) das escolas municipais de Fortaleza, bem como sua contribuiÃÃo para os alunos com deficiÃncia. Tem como objetivos especÃficos: descrever o cenÃrio das salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Fortaleza, com Ãnfase na infraestrutura; delinear o perfil da formaÃÃo dos professores para a utilizaÃÃo da TA; analisar as prÃticas pedagÃgicas dos professores das SRM relacionadas ao uso da TA; averiguar as contribuiÃÃes do uso da TA de baixo custo pelos professores das SRM destinada aos alunos com deficiÃncia em relaÃÃo ao processo de inclusÃo educacional; analisar a relaÃÃo da avaliaÃÃo diagnÃstica e formativa com a TA. Assim, para o desenvolvimento desta investigaÃÃo, realizou-se um estudo alicerÃado na perspectiva da EducaÃÃo Inclusiva, enfocando o uso da Tecnologia Assistiva (TA) para o aluno com deficiÃncia, com base no suporte teÃrico de autores como Bersch (2007), GalvÃo Filho (2009), Kensky (2003), RaiÃa (2008), Manzini (2005), entre outros avaliando a forma de utilizaÃÃo dela pelos professores de sala de recursos multifuncionais (SRM). Nesta investigaÃÃo, foram utilizados os pressupostos da abordagem qualiquantitativa, por se compreendÃ-la como essenciais para a abrangÃncia dos objetivos propostos, com base na qual foi empreendida uma investigaÃÃo exploratÃria em escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a Tecnologia Assistiva possui a competÃncia de oferecer serviÃos, recursos e estratÃgias para atender as especificidades dos alunos com deficiÃncia, transformando significativamente o contexto escolar, favorecer efetivamente a inclusÃo, se utilizada de forma adequada à necessidade desse aluno. Ressalta-se que a TA utilizada de forma isolada nÃo à garantia para que o processo de aprendizagem do aluno aconteÃa em sua plenitude.
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