Professores-estudantes e suas trajetÃrias: a construÃÃo de si como sujeitos da formaÃÃo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elzanir dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5193
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_6089600083b142982761bc448bd04079
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3840
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisProfessores-estudantes e suas trajetÃrias: a construÃÃo de si como sujeitos da formaÃÃo2010-08-20Angela Terezinha de Souza 38362821787http://lattes.cnpq.br/1149446324352374 Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 Maria Socorro Lucena Lima41990797300http://lattes.cnpq.br/1596146508437623Maria Marina Dias Cavalcante0467254230036227579300http://lattes.cnpq.br/6308741288364583Elzanir dos SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRÃtudiants-enseignants Sujet de la formation Auto-formation ProjetsProfessores ExperiÃncia FormadoraAutoformaÃÃo Projetos Sujeito da FormaÃÃoEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiornÃo hÃO objetivo central desta investigaÃÃo foi analisar a constituiÃÃo de professores-estudantes como sujeitos da sua formaÃÃo, em face dos processos formativos delineados ao longo de suas vidas. Os objetivos especÃficos foram: identificar as experiÃncias formadoras que marcam as trajetÃrias formativas de professores-estudantes, seus conteÃdos e contextos formativos; descrever as relaÃÃes entre autoformaÃÃo, heteroformaÃÃo e ecoformaÃÃo, evidenciando os contextos de autoformaÃÃo; mapear os projetos de professores-estudantes, explicitando como eles se implicam em tais projetos, mediante das posiÃÃes existenciais que assumem. Assim, buscou-se amparo teÃrico na Sociologia da AÃÃo, que tem como preocupaÃÃo dar visibilidade ao ator social em detrimento das estruturas sociais. Na FormaÃÃo de Adultos e na abordagem (Auto) biogrÃfica, as quais tÃm como foco central o modo como os adultos aprendem e se autonomizam em face aos seus processos formativos. Os procedimentos teÃrico-metodolÃgicos foram, no primeiro momento, a abordagem (auto) biogrÃfica, desenvolvida na forma do dispositivo âatelià (auto) biogrÃficoâ. Este se constituiu de nove encontros, junto a um grupo de quatro estudantes-professores. No segundo momento, procedeu-se à realizaÃÃo de entrevistas de explicitaÃÃo individuais, tendo em vista a complementaÃÃo de informaÃÃes contidas nos textos narrativos. A pesquisa apontou que as experiÃncias marcantes se constituem de conteÃdos e em contextos diversos. Os processos de autoformaÃÃo se desenvolvem ao longo de todo o processo formativo, em diferentes esferas da vida, e tornam-se mais elaborados na medida em que a vida adulta se aproxima. A elaboraÃÃo e realizaÃÃo dos projetos ocorrem predominantemente por meio da posiÃÃo existencial de âintencionalidadeâ, a qual traduz uma vontade insistente de confrontar-se a tudo o que dificulta a realizaÃÃo do projeto de si. Assim, concluiu-se que a constituiÃÃo das professoras-estudantes como sujeitos da sua formaÃÃo à um processo nÃo linear que se desenvolve ao longo de toda a vida, mas que assume maior grau de complexidade na medida em que elas sÃo capazes de tomar decisÃes, de formular intencionalidades explÃcitas, orientar e fazer intervenÃÃes em seus processos formadores.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5193application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:15Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Professores-estudantes e suas trajetÃrias: a construÃÃo de si como sujeitos da formaÃÃo
title Professores-estudantes e suas trajetÃrias: a construÃÃo de si como sujeitos da formaÃÃo
spellingShingle Professores-estudantes e suas trajetÃrias: a construÃÃo de si como sujeitos da formaÃÃo
Elzanir dos Santos
Professores
ExperiÃncia Formadora
AutoformaÃÃo
Projetos
Sujeito da FormaÃÃo
EDUCACAO
title_short Professores-estudantes e suas trajetÃrias: a construÃÃo de si como sujeitos da formaÃÃo
title_full Professores-estudantes e suas trajetÃrias: a construÃÃo de si como sujeitos da formaÃÃo
title_fullStr Professores-estudantes e suas trajetÃrias: a construÃÃo de si como sujeitos da formaÃÃo
title_full_unstemmed Professores-estudantes e suas trajetÃrias: a construÃÃo de si como sujeitos da formaÃÃo
title_sort Professores-estudantes e suas trajetÃrias: a construÃÃo de si como sujeitos da formaÃÃo
author Elzanir dos Santos
author_facet Elzanir dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Angela Terezinha de Souza
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 38362821787
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1149446324352374
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Maria Iorio Dias
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 22829733304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968107654959280
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ErcÃlia Maria Braga de Olinda
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 12146145315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3596726681015906
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Socorro Lucena Lima
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 41990797300
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1596146508437623
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Maria Marina Dias Cavalcante
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 04672542300
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 36227579300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6308741288364583
dc.contributor.author.fl_str_mv Elzanir dos Santos
contributor_str_mv Angela Terezinha de Souza
Ana Maria Iorio Dias
ErcÃlia Maria Braga de Olinda
Maria Socorro Lucena Lima
Maria Marina Dias Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
ExperiÃncia Formadora
AutoformaÃÃo
Projetos
Sujeito da FormaÃÃo
topic Professores
ExperiÃncia Formadora
AutoformaÃÃo
Projetos
Sujeito da FormaÃÃo
EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O objetivo central desta investigaÃÃo foi analisar a constituiÃÃo de professores-estudantes como sujeitos da sua formaÃÃo, em face dos processos formativos delineados ao longo de suas vidas. Os objetivos especÃficos foram: identificar as experiÃncias formadoras que marcam as trajetÃrias formativas de professores-estudantes, seus conteÃdos e contextos formativos; descrever as relaÃÃes entre autoformaÃÃo, heteroformaÃÃo e ecoformaÃÃo, evidenciando os contextos de autoformaÃÃo; mapear os projetos de professores-estudantes, explicitando como eles se implicam em tais projetos, mediante das posiÃÃes existenciais que assumem. Assim, buscou-se amparo teÃrico na Sociologia da AÃÃo, que tem como preocupaÃÃo dar visibilidade ao ator social em detrimento das estruturas sociais. Na FormaÃÃo de Adultos e na abordagem (Auto) biogrÃfica, as quais tÃm como foco central o modo como os adultos aprendem e se autonomizam em face aos seus processos formativos. Os procedimentos teÃrico-metodolÃgicos foram, no primeiro momento, a abordagem (auto) biogrÃfica, desenvolvida na forma do dispositivo âatelià (auto) biogrÃficoâ. Este se constituiu de nove encontros, junto a um grupo de quatro estudantes-professores. No segundo momento, procedeu-se à realizaÃÃo de entrevistas de explicitaÃÃo individuais, tendo em vista a complementaÃÃo de informaÃÃes contidas nos textos narrativos. A pesquisa apontou que as experiÃncias marcantes se constituem de conteÃdos e em contextos diversos. Os processos de autoformaÃÃo se desenvolvem ao longo de todo o processo formativo, em diferentes esferas da vida, e tornam-se mais elaborados na medida em que a vida adulta se aproxima. A elaboraÃÃo e realizaÃÃo dos projetos ocorrem predominantemente por meio da posiÃÃo existencial de âintencionalidadeâ, a qual traduz uma vontade insistente de confrontar-se a tudo o que dificulta a realizaÃÃo do projeto de si. Assim, concluiu-se que a constituiÃÃo das professoras-estudantes como sujeitos da sua formaÃÃo à um processo nÃo linear que se desenvolve ao longo de toda a vida, mas que assume maior grau de complexidade na medida em que elas sÃo capazes de tomar decisÃes, de formular intencionalidades explÃcitas, orientar e fazer intervenÃÃes em seus processos formadores.
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5193
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295149829128192