Professores-estudantes e suas trajetÃrias: a construÃÃo de si como sujeitos da formaÃÃo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5193 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_6089600083b142982761bc448bd04079 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3840 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisProfessores-estudantes e suas trajetÃrias: a construÃÃo de si como sujeitos da formaÃÃo2010-08-20Angela Terezinha de Souza 38362821787http://lattes.cnpq.br/1149446324352374 Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 Maria Socorro Lucena Lima41990797300http://lattes.cnpq.br/1596146508437623Maria Marina Dias Cavalcante0467254230036227579300http://lattes.cnpq.br/6308741288364583Elzanir dos SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRÃtudiants-enseignants Sujet de la formation Auto-formation ProjetsProfessores ExperiÃncia FormadoraAutoformaÃÃo Projetos Sujeito da FormaÃÃoEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiornÃo hÃO objetivo central desta investigaÃÃo foi analisar a constituiÃÃo de professores-estudantes como sujeitos da sua formaÃÃo, em face dos processos formativos delineados ao longo de suas vidas. Os objetivos especÃficos foram: identificar as experiÃncias formadoras que marcam as trajetÃrias formativas de professores-estudantes, seus conteÃdos e contextos formativos; descrever as relaÃÃes entre autoformaÃÃo, heteroformaÃÃo e ecoformaÃÃo, evidenciando os contextos de autoformaÃÃo; mapear os projetos de professores-estudantes, explicitando como eles se implicam em tais projetos, mediante das posiÃÃes existenciais que assumem. Assim, buscou-se amparo teÃrico na Sociologia da AÃÃo, que tem como preocupaÃÃo dar visibilidade ao ator social em detrimento das estruturas sociais. Na FormaÃÃo de Adultos e na abordagem (Auto) biogrÃfica, as quais tÃm como foco central o modo como os adultos aprendem e se autonomizam em face aos seus processos formativos. Os procedimentos teÃrico-metodolÃgicos foram, no primeiro momento, a abordagem (auto) biogrÃfica, desenvolvida na forma do dispositivo âatelià (auto) biogrÃficoâ. Este se constituiu de nove encontros, junto a um grupo de quatro estudantes-professores. No segundo momento, procedeu-se à realizaÃÃo de entrevistas de explicitaÃÃo individuais, tendo em vista a complementaÃÃo de informaÃÃes contidas nos textos narrativos. A pesquisa apontou que as experiÃncias marcantes se constituem de conteÃdos e em contextos diversos. Os processos de autoformaÃÃo se desenvolvem ao longo de todo o processo formativo, em diferentes esferas da vida, e tornam-se mais elaborados na medida em que a vida adulta se aproxima. A elaboraÃÃo e realizaÃÃo dos projetos ocorrem predominantemente por meio da posiÃÃo existencial de âintencionalidadeâ, a qual traduz uma vontade insistente de confrontar-se a tudo o que dificulta a realizaÃÃo do projeto de si. Assim, concluiu-se que a constituiÃÃo das professoras-estudantes como sujeitos da sua formaÃÃo à um processo nÃo linear que se desenvolve ao longo de toda a vida, mas que assume maior grau de complexidade na medida em que elas sÃo capazes de tomar decisÃes, de formular intencionalidades explÃcitas, orientar e fazer intervenÃÃes em seus processos formadores.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5193application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:15Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Professores-estudantes e suas trajetÃrias: a construÃÃo de si como sujeitos da formaÃÃo |
title |
Professores-estudantes e suas trajetÃrias: a construÃÃo de si como sujeitos da formaÃÃo |
spellingShingle |
Professores-estudantes e suas trajetÃrias: a construÃÃo de si como sujeitos da formaÃÃo Elzanir dos Santos Professores ExperiÃncia Formadora AutoformaÃÃo Projetos Sujeito da FormaÃÃo EDUCACAO |
title_short |
Professores-estudantes e suas trajetÃrias: a construÃÃo de si como sujeitos da formaÃÃo |
title_full |
Professores-estudantes e suas trajetÃrias: a construÃÃo de si como sujeitos da formaÃÃo |
title_fullStr |
Professores-estudantes e suas trajetÃrias: a construÃÃo de si como sujeitos da formaÃÃo |
title_full_unstemmed |
Professores-estudantes e suas trajetÃrias: a construÃÃo de si como sujeitos da formaÃÃo |
title_sort |
Professores-estudantes e suas trajetÃrias: a construÃÃo de si como sujeitos da formaÃÃo |
author |
Elzanir dos Santos |
author_facet |
Elzanir dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Angela Terezinha de Souza |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
38362821787 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1149446324352374 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Maria Iorio Dias |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
22829733304 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ErcÃlia Maria Braga de Olinda |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
12146145315 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Maria Socorro Lucena Lima |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
41990797300 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1596146508437623 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Maria Marina Dias Cavalcante |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
04672542300 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
36227579300 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6308741288364583 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elzanir dos Santos |
contributor_str_mv |
Angela Terezinha de Souza Ana Maria Iorio Dias ErcÃlia Maria Braga de Olinda Maria Socorro Lucena Lima Maria Marina Dias Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores ExperiÃncia Formadora AutoformaÃÃo Projetos Sujeito da FormaÃÃo |
topic |
Professores ExperiÃncia Formadora AutoformaÃÃo Projetos Sujeito da FormaÃÃo EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O objetivo central desta investigaÃÃo foi analisar a constituiÃÃo de professores-estudantes como sujeitos da sua formaÃÃo, em face dos processos formativos delineados ao longo de suas vidas. Os objetivos especÃficos foram: identificar as experiÃncias formadoras que marcam as trajetÃrias formativas de professores-estudantes, seus conteÃdos e contextos formativos; descrever as relaÃÃes entre autoformaÃÃo, heteroformaÃÃo e ecoformaÃÃo, evidenciando os contextos de autoformaÃÃo; mapear os projetos de professores-estudantes, explicitando como eles se implicam em tais projetos, mediante das posiÃÃes existenciais que assumem. Assim, buscou-se amparo teÃrico na Sociologia da AÃÃo, que tem como preocupaÃÃo dar visibilidade ao ator social em detrimento das estruturas sociais. Na FormaÃÃo de Adultos e na abordagem (Auto) biogrÃfica, as quais tÃm como foco central o modo como os adultos aprendem e se autonomizam em face aos seus processos formativos. Os procedimentos teÃrico-metodolÃgicos foram, no primeiro momento, a abordagem (auto) biogrÃfica, desenvolvida na forma do dispositivo âatelià (auto) biogrÃficoâ. Este se constituiu de nove encontros, junto a um grupo de quatro estudantes-professores. No segundo momento, procedeu-se à realizaÃÃo de entrevistas de explicitaÃÃo individuais, tendo em vista a complementaÃÃo de informaÃÃes contidas nos textos narrativos. A pesquisa apontou que as experiÃncias marcantes se constituem de conteÃdos e em contextos diversos. Os processos de autoformaÃÃo se desenvolvem ao longo de todo o processo formativo, em diferentes esferas da vida, e tornam-se mais elaborados na medida em que a vida adulta se aproxima. A elaboraÃÃo e realizaÃÃo dos projetos ocorrem predominantemente por meio da posiÃÃo existencial de âintencionalidadeâ, a qual traduz uma vontade insistente de confrontar-se a tudo o que dificulta a realizaÃÃo do projeto de si. Assim, concluiu-se que a constituiÃÃo das professoras-estudantes como sujeitos da sua formaÃÃo à um processo nÃo linear que se desenvolve ao longo de toda a vida, mas que assume maior grau de complexidade na medida em que elas sÃo capazes de tomar decisÃes, de formular intencionalidades explÃcitas, orientar e fazer intervenÃÃes em seus processos formadores. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5193 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295149829128192 |