O LaboratÃrio de ciÃncias da natureza: uma proposta interdisciplinar para professores de matemÃtica do segundo ano do ensino mÃdio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roquelany Batista MaranhÃo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14917
Resumo: O ensino da MatemÃtica centrado em si mesmo, desvinculado do cotidiano e sem aplicabilidade direta, tem se mostrado como um fator desencadeante do desinteresse dos alunos da escola pÃblica pela disciplina MatemÃtica. O objetivo deste trabalho foi apresentar uma proposta de ensino, visando contribuir para minimizar o desinteresse dos alunos, pela disciplina MatemÃtica. O presente trabalho propÃs uma aÃÃo de cunho interdisciplinar como ferramenta de articulaÃÃo entre os conhecimentos da MatemÃtica e das CiÃncias da Natureza no Ãmbito dos laboratÃrios de FÃsica, de QuÃmica e de Biologia, com alunos de duas turmas de 2. ano do Ensino MÃdio de uma escola pÃblica do estado do CearÃ, com o intuito de desenvolver competÃncias e construir conhecimentos para a vida. Foram realizadas atividades (teÃricas e experimentais), de cunho interdisciplinar com Ãreas comuns a matemÃtica (a FÃsica, a QuÃmica e a Biologia), nos LaboratÃrios de CiÃncias da Natureza(LCN). Os resultados apontaram que os sujeitos aderiram aos procedimentos metodolÃgicos, e reagiram positivamente diante dos resultados obtidos por meio dos experimentos realizados no LCN. ApÃs o desenvolvimento das prÃticas, verificou-se que a atividade interdisciplinar contribuiu para uma visÃo da disciplina MatemÃtica de forma mais significativa, e concluiu-se, entÃo, que essa proposta forneceu ao professor uma ferramenta eficaz contra o desinteresse em matemÃtica pelos alunos.
id UFC_a751944527f63ab4c421cd818034e78a
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9925
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO LaboratÃrio de ciÃncias da natureza: uma proposta interdisciplinar para professores de matemÃtica do segundo ano do ensino mÃdioThe natural sciences Laboratory: an interdisciplinary approach for the second year of high school math teachers2015-07-29Josà Alberto Duarte Maia71511717300http://lattes.cnpq.br/8536841991972701 Maria Josà Costa dos Santos26779617334http://lattes.cnpq.br/3144508981197442Francisco Regis Vieira Alves42397162334http://lattes.cnpq.br/3288513376230522 88148947368 http://lattes.cnpq.br/2374027056135988Roquelany Batista MaranhÃoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRmatemÃtica ensino interdisciplinaridade laboratÃrio de ciÃncias da naturezamathematics education interdisciplinarity natural sciences laboratoryMATEMATICAO ensino da MatemÃtica centrado em si mesmo, desvinculado do cotidiano e sem aplicabilidade direta, tem se mostrado como um fator desencadeante do desinteresse dos alunos da escola pÃblica pela disciplina MatemÃtica. O objetivo deste trabalho foi apresentar uma proposta de ensino, visando contribuir para minimizar o desinteresse dos alunos, pela disciplina MatemÃtica. O presente trabalho propÃs uma aÃÃo de cunho interdisciplinar como ferramenta de articulaÃÃo entre os conhecimentos da MatemÃtica e das CiÃncias da Natureza no Ãmbito dos laboratÃrios de FÃsica, de QuÃmica e de Biologia, com alunos de duas turmas de 2. ano do Ensino MÃdio de uma escola pÃblica do estado do CearÃ, com o intuito de desenvolver competÃncias e construir conhecimentos para a vida. Foram realizadas atividades (teÃricas e experimentais), de cunho interdisciplinar com Ãreas comuns a matemÃtica (a FÃsica, a QuÃmica e a Biologia), nos LaboratÃrios de CiÃncias da Natureza(LCN). Os resultados apontaram que os sujeitos aderiram aos procedimentos metodolÃgicos, e reagiram positivamente diante dos resultados obtidos por meio dos experimentos realizados no LCN. ApÃs o desenvolvimento das prÃticas, verificou-se que a atividade interdisciplinar contribuiu para uma visÃo da disciplina MatemÃtica de forma mais significativa, e concluiu-se, entÃo, que essa proposta forneceu ao professor uma ferramenta eficaz contra o desinteresse em matemÃtica pelos alunos. The teaching of mathematics self-centered, disconnected from everyday life and without direct applicability, has proven to be a trigger disinterest of public school students in mathematics discipline. The objective of this study was to present an educational proposal, to contribute to minimize the disaffection of students in mathematics discipline. This paper proposed an action interdisciplinary nature as coordination tool between the knowledge of mathematics and natural sciences under the Physics laboratories of Chemistry and Biology, with students from two classes of 2nd year of High School a public school in the state of CearÃ, in order to develop skills and build skills for life. Activities (theoretical and experimental) were performed in an interdisciplinary nature with common mathematical areas (Physics, Chemistry and Biology), the Natural Sciences Laboratories (LCN). The results showed that the subjects joined the methodological procedures, and reacted positively on the results obtained through experiments on LCN. After the development of practices, it was found that the interdisciplinary activity contributed to a view of mathematics discipline more significantly, and concluded, then, that the proposal gave the teacher an effective tool against the disinterest in mathematics by studentshttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14917application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:04Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O LaboratÃrio de ciÃncias da natureza: uma proposta interdisciplinar para professores de matemÃtica do segundo ano do ensino mÃdio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The natural sciences Laboratory: an interdisciplinary approach for the second year of high school math teachers
title O LaboratÃrio de ciÃncias da natureza: uma proposta interdisciplinar para professores de matemÃtica do segundo ano do ensino mÃdio
spellingShingle O LaboratÃrio de ciÃncias da natureza: uma proposta interdisciplinar para professores de matemÃtica do segundo ano do ensino mÃdio
Roquelany Batista MaranhÃo
matemÃtica
ensino
interdisciplinaridade
laboratÃrio de ciÃncias da natureza
mathematics
education
interdisciplinarity
natural sciences laboratory
MATEMATICA
title_short O LaboratÃrio de ciÃncias da natureza: uma proposta interdisciplinar para professores de matemÃtica do segundo ano do ensino mÃdio
title_full O LaboratÃrio de ciÃncias da natureza: uma proposta interdisciplinar para professores de matemÃtica do segundo ano do ensino mÃdio
title_fullStr O LaboratÃrio de ciÃncias da natureza: uma proposta interdisciplinar para professores de matemÃtica do segundo ano do ensino mÃdio
title_full_unstemmed O LaboratÃrio de ciÃncias da natureza: uma proposta interdisciplinar para professores de matemÃtica do segundo ano do ensino mÃdio
title_sort O LaboratÃrio de ciÃncias da natureza: uma proposta interdisciplinar para professores de matemÃtica do segundo ano do ensino mÃdio
author Roquelany Batista MaranhÃo
author_facet Roquelany Batista MaranhÃo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà Alberto Duarte Maia
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 71511717300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8536841991972701
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Maria Josà Costa dos Santos
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 26779617334
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3144508981197442
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco Regis Vieira Alves
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 42397162334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3288513376230522
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 88148947368
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2374027056135988
dc.contributor.author.fl_str_mv Roquelany Batista MaranhÃo
contributor_str_mv Josà Alberto Duarte Maia
Maria Josà Costa dos Santos
Francisco Regis Vieira Alves
dc.subject.por.fl_str_mv matemÃtica
ensino
interdisciplinaridade
laboratÃrio de ciÃncias da natureza
topic matemÃtica
ensino
interdisciplinaridade
laboratÃrio de ciÃncias da natureza
mathematics
education
interdisciplinarity
natural sciences laboratory
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv mathematics
education
interdisciplinarity
natural sciences laboratory
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O ensino da MatemÃtica centrado em si mesmo, desvinculado do cotidiano e sem aplicabilidade direta, tem se mostrado como um fator desencadeante do desinteresse dos alunos da escola pÃblica pela disciplina MatemÃtica. O objetivo deste trabalho foi apresentar uma proposta de ensino, visando contribuir para minimizar o desinteresse dos alunos, pela disciplina MatemÃtica. O presente trabalho propÃs uma aÃÃo de cunho interdisciplinar como ferramenta de articulaÃÃo entre os conhecimentos da MatemÃtica e das CiÃncias da Natureza no Ãmbito dos laboratÃrios de FÃsica, de QuÃmica e de Biologia, com alunos de duas turmas de 2. ano do Ensino MÃdio de uma escola pÃblica do estado do CearÃ, com o intuito de desenvolver competÃncias e construir conhecimentos para a vida. Foram realizadas atividades (teÃricas e experimentais), de cunho interdisciplinar com Ãreas comuns a matemÃtica (a FÃsica, a QuÃmica e a Biologia), nos LaboratÃrios de CiÃncias da Natureza(LCN). Os resultados apontaram que os sujeitos aderiram aos procedimentos metodolÃgicos, e reagiram positivamente diante dos resultados obtidos por meio dos experimentos realizados no LCN. ApÃs o desenvolvimento das prÃticas, verificou-se que a atividade interdisciplinar contribuiu para uma visÃo da disciplina MatemÃtica de forma mais significativa, e concluiu-se, entÃo, que essa proposta forneceu ao professor uma ferramenta eficaz contra o desinteresse em matemÃtica pelos alunos.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The teaching of mathematics self-centered, disconnected from everyday life and without direct applicability, has proven to be a trigger disinterest of public school students in mathematics discipline. The objective of this study was to present an educational proposal, to contribute to minimize the disaffection of students in mathematics discipline. This paper proposed an action interdisciplinary nature as coordination tool between the knowledge of mathematics and natural sciences under the Physics laboratories of Chemistry and Biology, with students from two classes of 2nd year of High School a public school in the state of CearÃ, in order to develop skills and build skills for life. Activities (theoretical and experimental) were performed in an interdisciplinary nature with common mathematical areas (Physics, Chemistry and Biology), the Natural Sciences Laboratories (LCN). The results showed that the subjects joined the methodological procedures, and reacted positively on the results obtained through experiments on LCN. After the development of practices, it was found that the interdisciplinary activity contributed to a view of mathematics discipline more significantly, and concluded, then, that the proposal gave the teacher an effective tool against the disinterest in mathematics by students
description O ensino da MatemÃtica centrado em si mesmo, desvinculado do cotidiano e sem aplicabilidade direta, tem se mostrado como um fator desencadeante do desinteresse dos alunos da escola pÃblica pela disciplina MatemÃtica. O objetivo deste trabalho foi apresentar uma proposta de ensino, visando contribuir para minimizar o desinteresse dos alunos, pela disciplina MatemÃtica. O presente trabalho propÃs uma aÃÃo de cunho interdisciplinar como ferramenta de articulaÃÃo entre os conhecimentos da MatemÃtica e das CiÃncias da Natureza no Ãmbito dos laboratÃrios de FÃsica, de QuÃmica e de Biologia, com alunos de duas turmas de 2. ano do Ensino MÃdio de uma escola pÃblica do estado do CearÃ, com o intuito de desenvolver competÃncias e construir conhecimentos para a vida. Foram realizadas atividades (teÃricas e experimentais), de cunho interdisciplinar com Ãreas comuns a matemÃtica (a FÃsica, a QuÃmica e a Biologia), nos LaboratÃrios de CiÃncias da Natureza(LCN). Os resultados apontaram que os sujeitos aderiram aos procedimentos metodolÃgicos, e reagiram positivamente diante dos resultados obtidos por meio dos experimentos realizados no LCN. ApÃs o desenvolvimento das prÃticas, verificou-se que a atividade interdisciplinar contribuiu para uma visÃo da disciplina MatemÃtica de forma mais significativa, e concluiu-se, entÃo, que essa proposta forneceu ao professor uma ferramenta eficaz contra o desinteresse em matemÃtica pelos alunos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14917
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295207574208512