ConsolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabrina Linhares Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11295
Resumo: O presente trabalho propÃe estudar a legitimaÃÃo e a consolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical do atual Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE). Este se deu por meio da formaÃÃo de um grupo social que se tornou responsÃvel pela criaÃÃo, implantaÃÃo, legitimaÃÃo e dÃcada de existÃncia do Curso TÃcnico em MÃsica do IFCE. Para tais estudos, enfocaremos o processo formativo, o acumulo de capitais, o trabalho dos indivÃduos responsÃveis pela consolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical do IFCE e a formaÃÃo do habitus desses agentes. Consideraremos prioritariamente as entrevistas com o fito de analisar a trajetÃria dos professores do citado curso, bem como os fatos e documentos compreendidos durante a dÃcada de existÃncia do Curso TÃcnico em MÃsica, de 2002 a 2012; e secundariamente os Ãltimos 30 anos da educaÃÃo musical na instituiÃÃo e dos processos de formaÃÃo dos sujeitos, consistido no perÃodo de 1982 a 2012. Os acontecimentos anteriores referentes ao recorte temporal de 1956 a 1981 servirÃo de auxÃlio para que possamos compreender a formaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no IFCE. A anÃlise e interpretaÃÃo dos dados serÃo realizadas com o aporte teÃrico e metodolÃgico da praxiologia de Pierre Bourdieu.
id UFC_65449d1b2b8b9d6c4389217b885c4aa0
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7617
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisConsolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE)Consolidation of the field of music education at the Institute of Education, Science and Technology of Ceara.2014-01-20Pedro RogÃrio30146771320http://lattes.cnpq.br/3061250583032505Luiz Botelho Albuquerque00200220187Josà Albio Moreira de Sales11408588315http://lattes.cnpq.br/517576244472477200368826317http://lattes.cnpq.br/4028485059594627Sabrina Linhares GomesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRIFCE EducaÃÃo Musical campo habitus capitais legitimaÃÃoIFCE Music education Field Habitus Capital LegitimacyEDUCACAOO presente trabalho propÃe estudar a legitimaÃÃo e a consolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical do atual Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE). Este se deu por meio da formaÃÃo de um grupo social que se tornou responsÃvel pela criaÃÃo, implantaÃÃo, legitimaÃÃo e dÃcada de existÃncia do Curso TÃcnico em MÃsica do IFCE. Para tais estudos, enfocaremos o processo formativo, o acumulo de capitais, o trabalho dos indivÃduos responsÃveis pela consolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical do IFCE e a formaÃÃo do habitus desses agentes. Consideraremos prioritariamente as entrevistas com o fito de analisar a trajetÃria dos professores do citado curso, bem como os fatos e documentos compreendidos durante a dÃcada de existÃncia do Curso TÃcnico em MÃsica, de 2002 a 2012; e secundariamente os Ãltimos 30 anos da educaÃÃo musical na instituiÃÃo e dos processos de formaÃÃo dos sujeitos, consistido no perÃodo de 1982 a 2012. Os acontecimentos anteriores referentes ao recorte temporal de 1956 a 1981 servirÃo de auxÃlio para que possamos compreender a formaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no IFCE. A anÃlise e interpretaÃÃo dos dados serÃo realizadas com o aporte teÃrico e metodolÃgico da praxiologia de Pierre Bourdieu.This paper proposes to study the legitimization and consolidation of the field of music education from the current Federal Institute of Education, Science and Technology of CearÃ(IFCE). This was achieved through the formation of a social group which became responsible for the creation, deployment, and legitimation decade of existence of the Technical Course in Music IFCE. For such studies, we focus on the training process, the accumulation of capital, the work of the individuals responsible for the consolidation of the field of music education and training IFCE the habitus of these agents. Primarily consider the interviews with the aim of analyzing the trajectory of the teachers of that course as well as the facts and documents included during the early existence of the Technical Course in Music, 2002-2012, and secondarily the last 30 years of music education in institution and training processes of the subjects, consisted in the period 1982-2012. The previous events regarding the time frame from 1956 to 1981 will serve to aid us to understand the formation of the field of music education in IFCE. The analysis and interpretation of data will be conducted with the theoretical and methodological contributions of praxeology of Pierre Bourdieu.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11295application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:28Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ConsolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Consolidation of the field of music education at the Institute of Education, Science and Technology of Ceara.
title ConsolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE)
spellingShingle ConsolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE)
Sabrina Linhares Gomes
IFCE
EducaÃÃo Musical
campo
habitus
capitais
legitimaÃÃo
IFCE
Music education
Field
Habitus
Capital
Legitimacy
EDUCACAO
title_short ConsolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE)
title_full ConsolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE)
title_fullStr ConsolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE)
title_full_unstemmed ConsolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE)
title_sort ConsolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE)
author Sabrina Linhares Gomes
author_facet Sabrina Linhares Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedro RogÃrio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 30146771320
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3061250583032505
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Josà Albio Moreira de Sales
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 11408588315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5175762444724772
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00368826317
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4028485059594627
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabrina Linhares Gomes
contributor_str_mv Pedro RogÃrio
Luiz Botelho Albuquerque
Josà Albio Moreira de Sales
dc.subject.por.fl_str_mv IFCE
EducaÃÃo Musical
campo
habitus
capitais
legitimaÃÃo
topic IFCE
EducaÃÃo Musical
campo
habitus
capitais
legitimaÃÃo
IFCE
Music education
Field
Habitus
Capital
Legitimacy
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv IFCE
Music education
Field
Habitus
Capital
Legitimacy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho propÃe estudar a legitimaÃÃo e a consolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical do atual Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE). Este se deu por meio da formaÃÃo de um grupo social que se tornou responsÃvel pela criaÃÃo, implantaÃÃo, legitimaÃÃo e dÃcada de existÃncia do Curso TÃcnico em MÃsica do IFCE. Para tais estudos, enfocaremos o processo formativo, o acumulo de capitais, o trabalho dos indivÃduos responsÃveis pela consolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical do IFCE e a formaÃÃo do habitus desses agentes. Consideraremos prioritariamente as entrevistas com o fito de analisar a trajetÃria dos professores do citado curso, bem como os fatos e documentos compreendidos durante a dÃcada de existÃncia do Curso TÃcnico em MÃsica, de 2002 a 2012; e secundariamente os Ãltimos 30 anos da educaÃÃo musical na instituiÃÃo e dos processos de formaÃÃo dos sujeitos, consistido no perÃodo de 1982 a 2012. Os acontecimentos anteriores referentes ao recorte temporal de 1956 a 1981 servirÃo de auxÃlio para que possamos compreender a formaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no IFCE. A anÃlise e interpretaÃÃo dos dados serÃo realizadas com o aporte teÃrico e metodolÃgico da praxiologia de Pierre Bourdieu.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This paper proposes to study the legitimization and consolidation of the field of music education from the current Federal Institute of Education, Science and Technology of CearÃ(IFCE). This was achieved through the formation of a social group which became responsible for the creation, deployment, and legitimation decade of existence of the Technical Course in Music IFCE. For such studies, we focus on the training process, the accumulation of capital, the work of the individuals responsible for the consolidation of the field of music education and training IFCE the habitus of these agents. Primarily consider the interviews with the aim of analyzing the trajectory of the teachers of that course as well as the facts and documents included during the early existence of the Technical Course in Music, 2002-2012, and secondarily the last 30 years of music education in institution and training processes of the subjects, consisted in the period 1982-2012. The previous events regarding the time frame from 1956 to 1981 will serve to aid us to understand the formation of the field of music education in IFCE. The analysis and interpretation of data will be conducted with the theoretical and methodological contributions of praxeology of Pierre Bourdieu.
description O presente trabalho propÃe estudar a legitimaÃÃo e a consolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical do atual Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE). Este se deu por meio da formaÃÃo de um grupo social que se tornou responsÃvel pela criaÃÃo, implantaÃÃo, legitimaÃÃo e dÃcada de existÃncia do Curso TÃcnico em MÃsica do IFCE. Para tais estudos, enfocaremos o processo formativo, o acumulo de capitais, o trabalho dos indivÃduos responsÃveis pela consolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical do IFCE e a formaÃÃo do habitus desses agentes. Consideraremos prioritariamente as entrevistas com o fito de analisar a trajetÃria dos professores do citado curso, bem como os fatos e documentos compreendidos durante a dÃcada de existÃncia do Curso TÃcnico em MÃsica, de 2002 a 2012; e secundariamente os Ãltimos 30 anos da educaÃÃo musical na instituiÃÃo e dos processos de formaÃÃo dos sujeitos, consistido no perÃodo de 1982 a 2012. Os acontecimentos anteriores referentes ao recorte temporal de 1956 a 1981 servirÃo de auxÃlio para que possamos compreender a formaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no IFCE. A anÃlise e interpretaÃÃo dos dados serÃo realizadas com o aporte teÃrico e metodolÃgico da praxiologia de Pierre Bourdieu.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-01-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11295
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295183680307200