ConsolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11295 |
Resumo: | O presente trabalho propÃe estudar a legitimaÃÃo e a consolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical do atual Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE). Este se deu por meio da formaÃÃo de um grupo social que se tornou responsÃvel pela criaÃÃo, implantaÃÃo, legitimaÃÃo e dÃcada de existÃncia do Curso TÃcnico em MÃsica do IFCE. Para tais estudos, enfocaremos o processo formativo, o acumulo de capitais, o trabalho dos indivÃduos responsÃveis pela consolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical do IFCE e a formaÃÃo do habitus desses agentes. Consideraremos prioritariamente as entrevistas com o fito de analisar a trajetÃria dos professores do citado curso, bem como os fatos e documentos compreendidos durante a dÃcada de existÃncia do Curso TÃcnico em MÃsica, de 2002 a 2012; e secundariamente os Ãltimos 30 anos da educaÃÃo musical na instituiÃÃo e dos processos de formaÃÃo dos sujeitos, consistido no perÃodo de 1982 a 2012. Os acontecimentos anteriores referentes ao recorte temporal de 1956 a 1981 servirÃo de auxÃlio para que possamos compreender a formaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no IFCE. A anÃlise e interpretaÃÃo dos dados serÃo realizadas com o aporte teÃrico e metodolÃgico da praxiologia de Pierre Bourdieu. |
id |
UFC_65449d1b2b8b9d6c4389217b885c4aa0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:7617 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisConsolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE)Consolidation of the field of music education at the Institute of Education, Science and Technology of Ceara.2014-01-20Pedro RogÃrio30146771320http://lattes.cnpq.br/3061250583032505Luiz Botelho Albuquerque00200220187Josà Albio Moreira de Sales11408588315http://lattes.cnpq.br/517576244472477200368826317http://lattes.cnpq.br/4028485059594627Sabrina Linhares GomesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRIFCE EducaÃÃo Musical campo habitus capitais legitimaÃÃoIFCE Music education Field Habitus Capital LegitimacyEDUCACAOO presente trabalho propÃe estudar a legitimaÃÃo e a consolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical do atual Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE). Este se deu por meio da formaÃÃo de um grupo social que se tornou responsÃvel pela criaÃÃo, implantaÃÃo, legitimaÃÃo e dÃcada de existÃncia do Curso TÃcnico em MÃsica do IFCE. Para tais estudos, enfocaremos o processo formativo, o acumulo de capitais, o trabalho dos indivÃduos responsÃveis pela consolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical do IFCE e a formaÃÃo do habitus desses agentes. Consideraremos prioritariamente as entrevistas com o fito de analisar a trajetÃria dos professores do citado curso, bem como os fatos e documentos compreendidos durante a dÃcada de existÃncia do Curso TÃcnico em MÃsica, de 2002 a 2012; e secundariamente os Ãltimos 30 anos da educaÃÃo musical na instituiÃÃo e dos processos de formaÃÃo dos sujeitos, consistido no perÃodo de 1982 a 2012. Os acontecimentos anteriores referentes ao recorte temporal de 1956 a 1981 servirÃo de auxÃlio para que possamos compreender a formaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no IFCE. A anÃlise e interpretaÃÃo dos dados serÃo realizadas com o aporte teÃrico e metodolÃgico da praxiologia de Pierre Bourdieu.This paper proposes to study the legitimization and consolidation of the field of music education from the current Federal Institute of Education, Science and Technology of CearÃ(IFCE). This was achieved through the formation of a social group which became responsible for the creation, deployment, and legitimation decade of existence of the Technical Course in Music IFCE. For such studies, we focus on the training process, the accumulation of capital, the work of the individuals responsible for the consolidation of the field of music education and training IFCE the habitus of these agents. Primarily consider the interviews with the aim of analyzing the trajectory of the teachers of that course as well as the facts and documents included during the early existence of the Technical Course in Music, 2002-2012, and secondarily the last 30 years of music education in institution and training processes of the subjects, consisted in the period 1982-2012. The previous events regarding the time frame from 1956 to 1981 will serve to aid us to understand the formation of the field of music education in IFCE. The analysis and interpretation of data will be conducted with the theoretical and methodological contributions of praxeology of Pierre Bourdieu.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11295application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:28Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
ConsolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Consolidation of the field of music education at the Institute of Education, Science and Technology of Ceara. |
title |
ConsolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE) |
spellingShingle |
ConsolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE) Sabrina Linhares Gomes IFCE EducaÃÃo Musical campo habitus capitais legitimaÃÃo IFCE Music education Field Habitus Capital Legitimacy EDUCACAO |
title_short |
ConsolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE) |
title_full |
ConsolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE) |
title_fullStr |
ConsolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE) |
title_full_unstemmed |
ConsolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE) |
title_sort |
ConsolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE) |
author |
Sabrina Linhares Gomes |
author_facet |
Sabrina Linhares Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pedro RogÃrio |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
30146771320 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3061250583032505 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Luiz Botelho Albuquerque |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
00200220187 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Josà Albio Moreira de Sales |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
11408588315 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5175762444724772 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00368826317 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4028485059594627 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sabrina Linhares Gomes |
contributor_str_mv |
Pedro RogÃrio Luiz Botelho Albuquerque Josà Albio Moreira de Sales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IFCE EducaÃÃo Musical campo habitus capitais legitimaÃÃo |
topic |
IFCE EducaÃÃo Musical campo habitus capitais legitimaÃÃo IFCE Music education Field Habitus Capital Legitimacy EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
IFCE Music education Field Habitus Capital Legitimacy |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho propÃe estudar a legitimaÃÃo e a consolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical do atual Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE). Este se deu por meio da formaÃÃo de um grupo social que se tornou responsÃvel pela criaÃÃo, implantaÃÃo, legitimaÃÃo e dÃcada de existÃncia do Curso TÃcnico em MÃsica do IFCE. Para tais estudos, enfocaremos o processo formativo, o acumulo de capitais, o trabalho dos indivÃduos responsÃveis pela consolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical do IFCE e a formaÃÃo do habitus desses agentes. Consideraremos prioritariamente as entrevistas com o fito de analisar a trajetÃria dos professores do citado curso, bem como os fatos e documentos compreendidos durante a dÃcada de existÃncia do Curso TÃcnico em MÃsica, de 2002 a 2012; e secundariamente os Ãltimos 30 anos da educaÃÃo musical na instituiÃÃo e dos processos de formaÃÃo dos sujeitos, consistido no perÃodo de 1982 a 2012. Os acontecimentos anteriores referentes ao recorte temporal de 1956 a 1981 servirÃo de auxÃlio para que possamos compreender a formaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no IFCE. A anÃlise e interpretaÃÃo dos dados serÃo realizadas com o aporte teÃrico e metodolÃgico da praxiologia de Pierre Bourdieu. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This paper proposes to study the legitimization and consolidation of the field of music education from the current Federal Institute of Education, Science and Technology of CearÃ(IFCE). This was achieved through the formation of a social group which became responsible for the creation, deployment, and legitimation decade of existence of the Technical Course in Music IFCE. For such studies, we focus on the training process, the accumulation of capital, the work of the individuals responsible for the consolidation of the field of music education and training IFCE the habitus of these agents. Primarily consider the interviews with the aim of analyzing the trajectory of the teachers of that course as well as the facts and documents included during the early existence of the Technical Course in Music, 2002-2012, and secondarily the last 30 years of music education in institution and training processes of the subjects, consisted in the period 1982-2012. The previous events regarding the time frame from 1956 to 1981 will serve to aid us to understand the formation of the field of music education in IFCE. The analysis and interpretation of data will be conducted with the theoretical and methodological contributions of praxeology of Pierre Bourdieu. |
description |
O presente trabalho propÃe estudar a legitimaÃÃo e a consolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical do atual Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE). Este se deu por meio da formaÃÃo de um grupo social que se tornou responsÃvel pela criaÃÃo, implantaÃÃo, legitimaÃÃo e dÃcada de existÃncia do Curso TÃcnico em MÃsica do IFCE. Para tais estudos, enfocaremos o processo formativo, o acumulo de capitais, o trabalho dos indivÃduos responsÃveis pela consolidaÃÃo do campo de educaÃÃo musical do IFCE e a formaÃÃo do habitus desses agentes. Consideraremos prioritariamente as entrevistas com o fito de analisar a trajetÃria dos professores do citado curso, bem como os fatos e documentos compreendidos durante a dÃcada de existÃncia do Curso TÃcnico em MÃsica, de 2002 a 2012; e secundariamente os Ãltimos 30 anos da educaÃÃo musical na instituiÃÃo e dos processos de formaÃÃo dos sujeitos, consistido no perÃodo de 1982 a 2012. Os acontecimentos anteriores referentes ao recorte temporal de 1956 a 1981 servirÃo de auxÃlio para que possamos compreender a formaÃÃo do campo de educaÃÃo musical no IFCE. A anÃlise e interpretaÃÃo dos dados serÃo realizadas com o aporte teÃrico e metodolÃgico da praxiologia de Pierre Bourdieu. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-01-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11295 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295183680307200 |