AplicaÃÃes da SeqÃÃncia Fedathi no ensino e aprendizagem da Geometria mediada por tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Josà AraÃjo Souza
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6521
Resumo: FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
id UFC_d4b06c2c30d28d0978daf7301d567cb4
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4682
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAplicaÃÃes da SeqÃÃncia Fedathi no ensino e aprendizagem da Geometria mediada por tecnologias digitaisAplicattion of Sequence Fedathi the teaching and learning of Geometry from digital technologies. 2010-06-14Herminio Borges Neto01362062391Paulo Meireles Barguil38297760391Marcilia Chagas Barreto13288334372http://lattes.cnpq.br/6049384424752518ClÃudio Carlos Dias03576736468NatÃlia Maria Cordeiro Barroso2318778639138497522320http://lattes.cnpq.br/4204518305194154Maria Josà AraÃjo SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRDidÃtica MatemÃtica SequÃncia Fedathi Tecnologias DigitaisDidÃtica MatemÃtica Sequencia Fedathi Tecnologias DigitaisDidacticism Mathematics Sequence Fedathi Digital TechnologiesMETODOS E TECNICAS DE ENSINOFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃEste trabalho trata do ensino e da aprendizagem da MatemÃtica, tendo a SequÃncia Fedathi e as tecnologias digitais como eixos centrais das reflexÃes. Teve como objetivo geral analisar influÃncias da SequÃncia Fedathi no ensino e aprendizagem da Geometria, com o software Cabri-GÃomÃtre. O estudo apresenta aspectos acerca: da DidÃtica Geral e da MatemÃtica, sequÃncias didÃticas e SequÃncia Fedathi, desenvolvimento da Geometria nos contextos histÃrico e educacional, tecnologias digitais na EducaÃÃo MatemÃtica. Entre os autores que nortearam o trabalho ressaltamos, Brousseau, Silvia Machado, Borges Neto, Pais, NÃrici e LibÃneo. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida com base na SequÃncia Fedathi com apoio em elementos da DidÃtica Geral e da MatemÃtica. Os sujeitos pesquisados foram alunos da disciplina Novas Tecnologias no Ensino de MatemÃtica do Curso de Licenciatura em MatemÃtica da Universidade Estadual Vale do Acaraà â UVA, em Sobral - CearÃ. A pesquisa constou da exploraÃÃo das etapas da SequÃncia Fedathi e da aplicaÃÃo de sequÃncias didÃticas utilizando Fedathi como proposta metodolÃgica no ensino e aprendizagem da Geometria, atravÃs da resoluÃÃo de atividades com o software Cabri-GeÃmÃtre. Para complementar os dados obtidos das sequÃncias didÃticas, foram aplicadas fichas diagnÃsticas individuais, no inÃcio e no final do estudo. Pelos resultados obtidos, pode-se considerar que a SequÃncia Fedathi se adequa muito bem ao ensino de MatemÃtica com as tecnologias digitais. Suas fases de desenvolvimento permitiram aos estudantes e ao professor a realizaÃÃo de interaÃÃes que muito contribuÃram para a discussÃo dos conceitos geomÃtricos explorados nas atividades. As interaÃÃes foram efetivadas, principalmente, nas fases da maturaÃÃo e discussÃo das soluÃÃes, possibilitando aos alunos novas percepÃÃes relativas à elaboraÃÃo do conhecimento matemÃtico, entre elas a experimentaÃÃo, a aplicaÃÃo de conceitos matemÃticos na prÃpria MatemÃtica e a visualizaÃÃo. No que concerne à transposiÃÃo dos conceitos geomÃtricos para o ambiente informÃtico, verificamos que a metodologia trabalhada permitiu aos alunos a elaboraÃÃo de concepÃÃes mais sÃlidas e mais abrangentes dos conceitos, alÃm de haver sido, para os alunos, um modelo para a utilizaÃÃo das tecnologias digitais na docÃncia em MatemÃtica. Apesar de todos jà possuÃrem alguma experiÃncia em informÃtica, foi a primeira vez que trabalharam com programas especÃficos para a MatemÃtica. As dificuldades iniciais estiveram ligadas à validaÃÃo dos conceitos matemÃticos no ambiente informÃtico, ou seja, nos primeiros contatos com o software, os alunos tendenciaram a reproduzir as mesmas regras de resoluÃÃo do ambiente lÃpis e papel e aos poucos foram dando conta de que muitas delas nÃo funcionavam, pois o novo dispositivo tem regras prÃprias para aplicaÃÃo e validaÃÃo dos conceitos. Mediante as experimentaÃÃes e transformaÃÃes imediatas dos objetos trabalhados, os alunos foram aos poucos apreendendo as regras de validaÃÃo do ambiente (software Cabri-GÃomÃtre), em especial no que diz respeito à estabilidade das formulaÃÃes. Outra dificuldade vivenciada pelos alunos foi à aplicaÃÃo de propriedades das construÃÃes geomÃtricas, apesar do grupo pesquisado, jà haver cursado a disciplina Desenho GeomÃtrico, a maioria do grupo nÃo aplicou inicialmente conceitos inerentes Ãs construÃÃes geomÃtricas na resoluÃÃo das atividades. Somente no decorrer das interaÃÃes realizadas entre o professor e alunos e alunos entre si, à que essas e outras dificuldades foram superadas. Ao final, podemos considerar que a SequÃncia Fedathi à um modelo de ensino que favorece a aprendizagem em matemÃtica no ambiente informÃtico, principalmente, pelas reflexÃes, compreensÃes e interaÃÃes que propicia entre professor e alunos na elaboraÃÃo deste saber. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6521application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:34Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AplicaÃÃes da SeqÃÃncia Fedathi no ensino e aprendizagem da Geometria mediada por tecnologias digitais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Aplicattion of Sequence Fedathi the teaching and learning of Geometry from digital technologies.
title AplicaÃÃes da SeqÃÃncia Fedathi no ensino e aprendizagem da Geometria mediada por tecnologias digitais
spellingShingle AplicaÃÃes da SeqÃÃncia Fedathi no ensino e aprendizagem da Geometria mediada por tecnologias digitais
Maria Josà AraÃjo Souza
DidÃtica
MatemÃtica
SequÃncia Fedathi
Tecnologias Digitais
DidÃtica
MatemÃtica
Sequencia Fedathi
Tecnologias Digitais
Didacticism
Mathematics
Sequence Fedathi
Digital Technologies
METODOS E TECNICAS DE ENSINO
title_short AplicaÃÃes da SeqÃÃncia Fedathi no ensino e aprendizagem da Geometria mediada por tecnologias digitais
title_full AplicaÃÃes da SeqÃÃncia Fedathi no ensino e aprendizagem da Geometria mediada por tecnologias digitais
title_fullStr AplicaÃÃes da SeqÃÃncia Fedathi no ensino e aprendizagem da Geometria mediada por tecnologias digitais
title_full_unstemmed AplicaÃÃes da SeqÃÃncia Fedathi no ensino e aprendizagem da Geometria mediada por tecnologias digitais
title_sort AplicaÃÃes da SeqÃÃncia Fedathi no ensino e aprendizagem da Geometria mediada por tecnologias digitais
author Maria Josà AraÃjo Souza
author_facet Maria Josà AraÃjo Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Herminio Borges Neto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01362062391
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paulo Meireles Barguil
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 38297760391
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcilia Chagas Barreto
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 13288334372
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6049384424752518
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ClÃudio Carlos Dias
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 03576736468
dc.contributor.referee4.fl_str_mv NatÃlia Maria Cordeiro Barroso
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 23187786391
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 38497522320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4204518305194154
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Josà AraÃjo Souza
contributor_str_mv Herminio Borges Neto
Paulo Meireles Barguil
Marcilia Chagas Barreto
ClÃudio Carlos Dias
NatÃlia Maria Cordeiro Barroso
dc.subject.por.fl_str_mv DidÃtica
MatemÃtica
SequÃncia Fedathi
Tecnologias Digitais
DidÃtica
MatemÃtica
Sequencia Fedathi
Tecnologias Digitais
topic DidÃtica
MatemÃtica
SequÃncia Fedathi
Tecnologias Digitais
DidÃtica
MatemÃtica
Sequencia Fedathi
Tecnologias Digitais
Didacticism
Mathematics
Sequence Fedathi
Digital Technologies
METODOS E TECNICAS DE ENSINO
dc.subject.eng.fl_str_mv Didacticism
Mathematics
Sequence Fedathi
Digital Technologies
dc.subject.cnpq.fl_str_mv METODOS E TECNICAS DE ENSINO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho trata do ensino e da aprendizagem da MatemÃtica, tendo a SequÃncia Fedathi e as tecnologias digitais como eixos centrais das reflexÃes. Teve como objetivo geral analisar influÃncias da SequÃncia Fedathi no ensino e aprendizagem da Geometria, com o software Cabri-GÃomÃtre. O estudo apresenta aspectos acerca: da DidÃtica Geral e da MatemÃtica, sequÃncias didÃticas e SequÃncia Fedathi, desenvolvimento da Geometria nos contextos histÃrico e educacional, tecnologias digitais na EducaÃÃo MatemÃtica. Entre os autores que nortearam o trabalho ressaltamos, Brousseau, Silvia Machado, Borges Neto, Pais, NÃrici e LibÃneo. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida com base na SequÃncia Fedathi com apoio em elementos da DidÃtica Geral e da MatemÃtica. Os sujeitos pesquisados foram alunos da disciplina Novas Tecnologias no Ensino de MatemÃtica do Curso de Licenciatura em MatemÃtica da Universidade Estadual Vale do Acaraà â UVA, em Sobral - CearÃ. A pesquisa constou da exploraÃÃo das etapas da SequÃncia Fedathi e da aplicaÃÃo de sequÃncias didÃticas utilizando Fedathi como proposta metodolÃgica no ensino e aprendizagem da Geometria, atravÃs da resoluÃÃo de atividades com o software Cabri-GeÃmÃtre. Para complementar os dados obtidos das sequÃncias didÃticas, foram aplicadas fichas diagnÃsticas individuais, no inÃcio e no final do estudo. Pelos resultados obtidos, pode-se considerar que a SequÃncia Fedathi se adequa muito bem ao ensino de MatemÃtica com as tecnologias digitais. Suas fases de desenvolvimento permitiram aos estudantes e ao professor a realizaÃÃo de interaÃÃes que muito contribuÃram para a discussÃo dos conceitos geomÃtricos explorados nas atividades. As interaÃÃes foram efetivadas, principalmente, nas fases da maturaÃÃo e discussÃo das soluÃÃes, possibilitando aos alunos novas percepÃÃes relativas à elaboraÃÃo do conhecimento matemÃtico, entre elas a experimentaÃÃo, a aplicaÃÃo de conceitos matemÃticos na prÃpria MatemÃtica e a visualizaÃÃo. No que concerne à transposiÃÃo dos conceitos geomÃtricos para o ambiente informÃtico, verificamos que a metodologia trabalhada permitiu aos alunos a elaboraÃÃo de concepÃÃes mais sÃlidas e mais abrangentes dos conceitos, alÃm de haver sido, para os alunos, um modelo para a utilizaÃÃo das tecnologias digitais na docÃncia em MatemÃtica. Apesar de todos jà possuÃrem alguma experiÃncia em informÃtica, foi a primeira vez que trabalharam com programas especÃficos para a MatemÃtica. As dificuldades iniciais estiveram ligadas à validaÃÃo dos conceitos matemÃticos no ambiente informÃtico, ou seja, nos primeiros contatos com o software, os alunos tendenciaram a reproduzir as mesmas regras de resoluÃÃo do ambiente lÃpis e papel e aos poucos foram dando conta de que muitas delas nÃo funcionavam, pois o novo dispositivo tem regras prÃprias para aplicaÃÃo e validaÃÃo dos conceitos. Mediante as experimentaÃÃes e transformaÃÃes imediatas dos objetos trabalhados, os alunos foram aos poucos apreendendo as regras de validaÃÃo do ambiente (software Cabri-GÃomÃtre), em especial no que diz respeito à estabilidade das formulaÃÃes. Outra dificuldade vivenciada pelos alunos foi à aplicaÃÃo de propriedades das construÃÃes geomÃtricas, apesar do grupo pesquisado, jà haver cursado a disciplina Desenho GeomÃtrico, a maioria do grupo nÃo aplicou inicialmente conceitos inerentes Ãs construÃÃes geomÃtricas na resoluÃÃo das atividades. Somente no decorrer das interaÃÃes realizadas entre o professor e alunos e alunos entre si, à que essas e outras dificuldades foram superadas. Ao final, podemos considerar que a SequÃncia Fedathi à um modelo de ensino que favorece a aprendizagem em matemÃtica no ambiente informÃtico, principalmente, pelas reflexÃes, compreensÃes e interaÃÃes que propicia entre professor e alunos na elaboraÃÃo deste saber.
description FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6521
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295151892725760