As aulas de mÃsica enquanto espaÃo de formaÃÃo crÃtica e identitÃria: da localizaÃÃo social dos sujeitos Ãs pedagogias que fazem sentido no chÃo da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria das Dores Bezerra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20443
Resumo: Essa pesquisa investigou as preferÃncias musicais dos alunos de uma escola municipal de Juazeiro do Norte-CE, partindo de suas vivÃncias cotidianas, localizaÃÃo social e identificaÃÃes. Reconhecendo a impossibilidade de ignorar o acesso massificado dos alunos Ãs obras artÃsticas propagadas pela IndÃstria Cultural (ADORNO & HORKHEIMER, 1947), defendemos a inovaÃÃo do ensino de mÃsica na escola a partir da apreciaÃÃo musical, do diÃlogo e da formaÃÃo crÃtica dos estudantes, de modo a lhes favorecer uma postura crÃtica acerca da cultura de massa. Negar a influÃncia desse acesso no cotidiano nÃo corrobora com o diÃlogo (BOHM, 1998) entre escola, experiÃncia (BONDIA, 2002; BENJAMIN, 1987) e sentido (DUARTE Jr., 2000). Constituindo-se em uma pesquisa social, as metodologias adotadas foram a qualitativa, por permitir a evidÃncia das informaÃÃes à luz dos sujeitos investigados (MINAYO, GOMES e DESLANDES, 2009) e, a pesquisa-aÃÃo, por possibilitar ao pesquisador a anÃlise dos dados coletados e sua atuaÃÃo como participante no processo investigativo (BRANDÃO, 1987). Perceber que os hits da IndÃstria Cultural nÃo representavam a mÃsica dos alunos constituiu-se um dos principais achados dessa pesquisa. Ao defenderem suas identificaÃÃes (HALL, 2004, 2005) e localizaÃÃo social, os alunos criticaram os meios de comunicaÃÃo de massa e a marginalizaÃÃo da sua mÃsica, elencando e posicionando o RAP no topo de suas preferÃncias. Essa anÃlise apontou para a construÃÃo de uma metodologia que fizesse sentido no chÃo da escola, que aproximassem escola e aluno, considerando suas vivÃncias cotidianas e reverberando em uma fluÃncia pedagÃgica para o ensino de mÃsica na escola.
id UFC_571e4dde15082a7a79904af320bc3bf3
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12838
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAs aulas de mÃsica enquanto espaÃo de formaÃÃo crÃtica e identitÃria: da localizaÃÃo social dos sujeitos Ãs pedagogias que fazem sentido no chÃo da escola2018-07-00Rita Helena Sousa Ferreira Gomes77105664304http://lattes.cnpq.br/932447054361016378932174112Maria das Dores Bezerra Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESCUFCBRDiÃlogo e cotidiano InovaÃÃo no ensino de mÃsicaMÃsica e identificaÃÃes Escola e sentidoDialogue and everyday life Innovation in teaching music Music and identifications School and senseARTESEssa pesquisa investigou as preferÃncias musicais dos alunos de uma escola municipal de Juazeiro do Norte-CE, partindo de suas vivÃncias cotidianas, localizaÃÃo social e identificaÃÃes. Reconhecendo a impossibilidade de ignorar o acesso massificado dos alunos Ãs obras artÃsticas propagadas pela IndÃstria Cultural (ADORNO & HORKHEIMER, 1947), defendemos a inovaÃÃo do ensino de mÃsica na escola a partir da apreciaÃÃo musical, do diÃlogo e da formaÃÃo crÃtica dos estudantes, de modo a lhes favorecer uma postura crÃtica acerca da cultura de massa. Negar a influÃncia desse acesso no cotidiano nÃo corrobora com o diÃlogo (BOHM, 1998) entre escola, experiÃncia (BONDIA, 2002; BENJAMIN, 1987) e sentido (DUARTE Jr., 2000). Constituindo-se em uma pesquisa social, as metodologias adotadas foram a qualitativa, por permitir a evidÃncia das informaÃÃes à luz dos sujeitos investigados (MINAYO, GOMES e DESLANDES, 2009) e, a pesquisa-aÃÃo, por possibilitar ao pesquisador a anÃlise dos dados coletados e sua atuaÃÃo como participante no processo investigativo (BRANDÃO, 1987). Perceber que os hits da IndÃstria Cultural nÃo representavam a mÃsica dos alunos constituiu-se um dos principais achados dessa pesquisa. Ao defenderem suas identificaÃÃes (HALL, 2004, 2005) e localizaÃÃo social, os alunos criticaram os meios de comunicaÃÃo de massa e a marginalizaÃÃo da sua mÃsica, elencando e posicionando o RAP no topo de suas preferÃncias. Essa anÃlise apontou para a construÃÃo de uma metodologia que fizesse sentido no chÃo da escola, que aproximassem escola e aluno, considerando suas vivÃncias cotidianas e reverberando em uma fluÃncia pedagÃgica para o ensino de mÃsica na escola.This research investigated the musical preferences of the students of a municipal school in Juazeiro do Norte-CE, starting from their daily experiences, social location and identifications. Recognizing the impossibility of ignoring the mass access of students to the artistic works propagated by the Cultural Industry (ADORNO & HORKHEIMER, 1947), we defend the innovation of music teaching in school based on musical appreciation, dialogue and critical formation of students, in order to favor a critical stance on mass culture. To deny the influence of this access in the daily life does not corroborate with the dialogue (BOHM, 1998) between school, experience (BONDIA, 2002; BENJAMIN, 1987) and sense (DUARTE Jr., 2000). The methodologies adopted were qualitative, allowing the evidence of the information in the light of the investigated subjects (MINAYO, GOMES and DESLANDES, 2009), and the action research, since it enables the researcher to analyze the data collected and their role as participants in the investigative process (BRANDÃO, 1987). Realizing that Cultural Industry hits did not represent student music was one of the main findings of this research. In defending their identifications (HALL, 2004, 2005) and social location, the students criticized the mass media and the marginalization of their music, listing and positioning RAP at the top of their preferences. This analysis pointed to the construction of a methodology that made sense on the floor of the school, which approached school and student, considering their daily lives and reverberating in a pedagogical fluency for teaching music in school.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20443application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:52Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv As aulas de mÃsica enquanto espaÃo de formaÃÃo crÃtica e identitÃria: da localizaÃÃo social dos sujeitos Ãs pedagogias que fazem sentido no chÃo da escola
title As aulas de mÃsica enquanto espaÃo de formaÃÃo crÃtica e identitÃria: da localizaÃÃo social dos sujeitos Ãs pedagogias que fazem sentido no chÃo da escola
spellingShingle As aulas de mÃsica enquanto espaÃo de formaÃÃo crÃtica e identitÃria: da localizaÃÃo social dos sujeitos Ãs pedagogias que fazem sentido no chÃo da escola
Maria das Dores Bezerra
DiÃlogo e cotidiano
InovaÃÃo no ensino de mÃsica
MÃsica e identificaÃÃes
Escola e sentido
Dialogue and everyday life
Innovation in teaching music
Music and identifications
School and sense
ARTES
title_short As aulas de mÃsica enquanto espaÃo de formaÃÃo crÃtica e identitÃria: da localizaÃÃo social dos sujeitos Ãs pedagogias que fazem sentido no chÃo da escola
title_full As aulas de mÃsica enquanto espaÃo de formaÃÃo crÃtica e identitÃria: da localizaÃÃo social dos sujeitos Ãs pedagogias que fazem sentido no chÃo da escola
title_fullStr As aulas de mÃsica enquanto espaÃo de formaÃÃo crÃtica e identitÃria: da localizaÃÃo social dos sujeitos Ãs pedagogias que fazem sentido no chÃo da escola
title_full_unstemmed As aulas de mÃsica enquanto espaÃo de formaÃÃo crÃtica e identitÃria: da localizaÃÃo social dos sujeitos Ãs pedagogias que fazem sentido no chÃo da escola
title_sort As aulas de mÃsica enquanto espaÃo de formaÃÃo crÃtica e identitÃria: da localizaÃÃo social dos sujeitos Ãs pedagogias que fazem sentido no chÃo da escola
author Maria das Dores Bezerra
author_facet Maria das Dores Bezerra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rita Helena Sousa Ferreira Gomes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 77105664304
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9324470543610163
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 78932174112
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria das Dores Bezerra
contributor_str_mv Rita Helena Sousa Ferreira Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv DiÃlogo e cotidiano
InovaÃÃo no ensino de mÃsica
MÃsica e identificaÃÃes
Escola e sentido
topic DiÃlogo e cotidiano
InovaÃÃo no ensino de mÃsica
MÃsica e identificaÃÃes
Escola e sentido
Dialogue and everyday life
Innovation in teaching music
Music and identifications
School and sense
ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv Dialogue and everyday life
Innovation in teaching music
Music and identifications
School and sense
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ARTES
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Essa pesquisa investigou as preferÃncias musicais dos alunos de uma escola municipal de Juazeiro do Norte-CE, partindo de suas vivÃncias cotidianas, localizaÃÃo social e identificaÃÃes. Reconhecendo a impossibilidade de ignorar o acesso massificado dos alunos Ãs obras artÃsticas propagadas pela IndÃstria Cultural (ADORNO & HORKHEIMER, 1947), defendemos a inovaÃÃo do ensino de mÃsica na escola a partir da apreciaÃÃo musical, do diÃlogo e da formaÃÃo crÃtica dos estudantes, de modo a lhes favorecer uma postura crÃtica acerca da cultura de massa. Negar a influÃncia desse acesso no cotidiano nÃo corrobora com o diÃlogo (BOHM, 1998) entre escola, experiÃncia (BONDIA, 2002; BENJAMIN, 1987) e sentido (DUARTE Jr., 2000). Constituindo-se em uma pesquisa social, as metodologias adotadas foram a qualitativa, por permitir a evidÃncia das informaÃÃes à luz dos sujeitos investigados (MINAYO, GOMES e DESLANDES, 2009) e, a pesquisa-aÃÃo, por possibilitar ao pesquisador a anÃlise dos dados coletados e sua atuaÃÃo como participante no processo investigativo (BRANDÃO, 1987). Perceber que os hits da IndÃstria Cultural nÃo representavam a mÃsica dos alunos constituiu-se um dos principais achados dessa pesquisa. Ao defenderem suas identificaÃÃes (HALL, 2004, 2005) e localizaÃÃo social, os alunos criticaram os meios de comunicaÃÃo de massa e a marginalizaÃÃo da sua mÃsica, elencando e posicionando o RAP no topo de suas preferÃncias. Essa anÃlise apontou para a construÃÃo de uma metodologia que fizesse sentido no chÃo da escola, que aproximassem escola e aluno, considerando suas vivÃncias cotidianas e reverberando em uma fluÃncia pedagÃgica para o ensino de mÃsica na escola.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research investigated the musical preferences of the students of a municipal school in Juazeiro do Norte-CE, starting from their daily experiences, social location and identifications. Recognizing the impossibility of ignoring the mass access of students to the artistic works propagated by the Cultural Industry (ADORNO & HORKHEIMER, 1947), we defend the innovation of music teaching in school based on musical appreciation, dialogue and critical formation of students, in order to favor a critical stance on mass culture. To deny the influence of this access in the daily life does not corroborate with the dialogue (BOHM, 1998) between school, experience (BONDIA, 2002; BENJAMIN, 1987) and sense (DUARTE Jr., 2000). The methodologies adopted were qualitative, allowing the evidence of the information in the light of the investigated subjects (MINAYO, GOMES and DESLANDES, 2009), and the action research, since it enables the researcher to analyze the data collected and their role as participants in the investigative process (BRANDÃO, 1987). Realizing that Cultural Industry hits did not represent student music was one of the main findings of this research. In defending their identifications (HALL, 2004, 2005) and social location, the students criticized the mass media and the marginalization of their music, listing and positioning RAP at the top of their preferences. This analysis pointed to the construction of a methodology that made sense on the floor of the school, which approached school and student, considering their daily lives and reverberating in a pedagogical fluency for teaching music in school.
description Essa pesquisa investigou as preferÃncias musicais dos alunos de uma escola municipal de Juazeiro do Norte-CE, partindo de suas vivÃncias cotidianas, localizaÃÃo social e identificaÃÃes. Reconhecendo a impossibilidade de ignorar o acesso massificado dos alunos Ãs obras artÃsticas propagadas pela IndÃstria Cultural (ADORNO & HORKHEIMER, 1947), defendemos a inovaÃÃo do ensino de mÃsica na escola a partir da apreciaÃÃo musical, do diÃlogo e da formaÃÃo crÃtica dos estudantes, de modo a lhes favorecer uma postura crÃtica acerca da cultura de massa. Negar a influÃncia desse acesso no cotidiano nÃo corrobora com o diÃlogo (BOHM, 1998) entre escola, experiÃncia (BONDIA, 2002; BENJAMIN, 1987) e sentido (DUARTE Jr., 2000). Constituindo-se em uma pesquisa social, as metodologias adotadas foram a qualitativa, por permitir a evidÃncia das informaÃÃes à luz dos sujeitos investigados (MINAYO, GOMES e DESLANDES, 2009) e, a pesquisa-aÃÃo, por possibilitar ao pesquisador a anÃlise dos dados coletados e sua atuaÃÃo como participante no processo investigativo (BRANDÃO, 1987). Perceber que os hits da IndÃstria Cultural nÃo representavam a mÃsica dos alunos constituiu-se um dos principais achados dessa pesquisa. Ao defenderem suas identificaÃÃes (HALL, 2004, 2005) e localizaÃÃo social, os alunos criticaram os meios de comunicaÃÃo de massa e a marginalizaÃÃo da sua mÃsica, elencando e posicionando o RAP no topo de suas preferÃncias. Essa anÃlise apontou para a construÃÃo de uma metodologia que fizesse sentido no chÃo da escola, que aproximassem escola e aluno, considerando suas vivÃncias cotidianas e reverberando em uma fluÃncia pedagÃgica para o ensino de mÃsica na escola.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20443
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESC
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295238998982656