FormaÃÃo de professores de ciÃncias biolÃgicas na UFC: um estudo de caso a partir do estÃgio supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raphael Alves Feitosa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4611
Resumo: Relata alguns aspectos da formaÃÃo docente no curso de CiÃncias BiolÃgicas, modalidade de Licenciatura, da Universidade Federal do CearÃ. Investigamos a atual organizaÃÃo curricular do curso. Destacamos as disciplinas de InstrumentalizaÃÃo para o Estudo/Ensino de CiÃncias, as quais possuem como caracterÃstica a interdisciplinaridade, bem como as disciplinas de estÃgio supervisionado. Nestas Ãltimas, fizemos observaÃÃes das aulas e podemos perceber que predominaram nas aulas da disciplina o que denominados de aÃÃes da vertente âpsicologizanteâ da educaÃÃo, com base psicolÃgica, onde o foco à no uso das diversas tÃcnicas individuais. Ainda, compreendemos que os momentos de socializaÃÃo entre os estagiÃrios da disciplina sobre as atividades desenvolvidas no estÃgio supervisionado foram encarados como uma terapia de grupo, ou seja, um momento de diÃlogo sobre os conflitos que marcam as primeiras experiÃncias na profissÃo docente. A maioria dos estagiÃrios percebe o currÃculo do seu curso como sendo um conjunto de disciplinas, e essas dentro de uma perspectiva educacional tÃcnica e aplicacionista. Com base nos dados obtidos, percebemos que o currÃculo em aÃÃo à efetivado pelo corpo docente, que reelabora/reconstrÃi a proposta curricular formal, e defendemos a reflexÃo no estÃgio nÃo pode ser restrita ao plano da individualidade, pelo contrÃrio, as prÃticas curriculares dos professores formadores devem primar pela reflexÃo coletiva de todos dos atores sociais envolvidos com a escola, bem como necessitaria levar em consideraÃÃo os aspectos sÃcio-culturais mais amplos da sociedade a qual pertence à escola, primando pelo engajamento com a transformaÃÃo dessa sociedade. Para alimentar essa possibilidade chamamos de professor Profissional Reflexo-Engajado, aquele voltado à escola e à sociedade.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFormaÃÃo de professores de ciÃncias biolÃgicas na UFC: um estudo de caso a partir do estÃgio supervisionadoTraining teachers of biological sciences at UFC: a case study from the supervised practice2010-05-21Idevaldo da Silva BodiÃo57437440849Maria Marina Dias Cavalcante04672542300Raquel Crosara Maia Leite65409761636http://lattes.cnpq.br/7669765409761636 00314126376http://lattes.cnpq.br/1488422394078457 Raphael Alves FeitosaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRFormaÃÃo Docente Ensino de CiÃncias EstÃgio supervisionadoTeacherâs Education Science Education Supervision StageEDUCACAORelata alguns aspectos da formaÃÃo docente no curso de CiÃncias BiolÃgicas, modalidade de Licenciatura, da Universidade Federal do CearÃ. Investigamos a atual organizaÃÃo curricular do curso. Destacamos as disciplinas de InstrumentalizaÃÃo para o Estudo/Ensino de CiÃncias, as quais possuem como caracterÃstica a interdisciplinaridade, bem como as disciplinas de estÃgio supervisionado. Nestas Ãltimas, fizemos observaÃÃes das aulas e podemos perceber que predominaram nas aulas da disciplina o que denominados de aÃÃes da vertente âpsicologizanteâ da educaÃÃo, com base psicolÃgica, onde o foco à no uso das diversas tÃcnicas individuais. Ainda, compreendemos que os momentos de socializaÃÃo entre os estagiÃrios da disciplina sobre as atividades desenvolvidas no estÃgio supervisionado foram encarados como uma terapia de grupo, ou seja, um momento de diÃlogo sobre os conflitos que marcam as primeiras experiÃncias na profissÃo docente. A maioria dos estagiÃrios percebe o currÃculo do seu curso como sendo um conjunto de disciplinas, e essas dentro de uma perspectiva educacional tÃcnica e aplicacionista. Com base nos dados obtidos, percebemos que o currÃculo em aÃÃo à efetivado pelo corpo docente, que reelabora/reconstrÃi a proposta curricular formal, e defendemos a reflexÃo no estÃgio nÃo pode ser restrita ao plano da individualidade, pelo contrÃrio, as prÃticas curriculares dos professores formadores devem primar pela reflexÃo coletiva de todos dos atores sociais envolvidos com a escola, bem como necessitaria levar em consideraÃÃo os aspectos sÃcio-culturais mais amplos da sociedade a qual pertence à escola, primando pelo engajamento com a transformaÃÃo dessa sociedade. Para alimentar essa possibilidade chamamos de professor Profissional Reflexo-Engajado, aquele voltado à escola e à sociedade.We wrote about the teacherâs education at Universidade Federal do CearÃ, Biological Science. We researched the curriculum of the curse, and found the disciplines called Instrumentalization to the Study/Teaching of Science, who works which inter-discipline, and so the Supervision stage. We make some observations on the classroom, and we found some activities, whose we called by âeducation psycologyedâ. In this case, the focus is the person, not the social aspects. Then, the majority of the students think about the curriculum like some discipline together. So, this is a technical vision of the education. We defend that is important to develop a teacher education based in a Reflexive-Engaged work, with a possibility to change the school and the society as well.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4611application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:36Zmail@mail.com -
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