Marketing in football: an analysis of services offered in stages Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SÃrgio Luiz Machado Borba
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3613
Resumo: Esta dissertaÃÃo analisa os serviÃos oferecidos aos torcedores, tanto nos estÃdios quanto no entorno de uma partida de futebol. Os estÃdios pesquisados sÃo os dois maiores da cidade de Fortaleza, PlÃcido Aderaldo Castelo, chamado CastelÃo, e Presidente Vargas, sob a Ãtica dos torcedores dos trÃs maiores clubes da cidade. Trata, inicialmente de apresentar a cronologia histÃrica desses estÃdios. O referencial teÃrico mostra as transformaÃÃes ocorridas no futebol, desde sua origem atà o momento da consolidaÃÃo do profissionalismo. Apresenta, ainda, a rede de relaÃÃes dos agentes envolvidos no futebol, que buscam por receitas adicionais neste mercado especÃfico. Destaca a importÃncia da qualidade dos serviÃos à disposiÃÃo do cliente e da preocupaÃÃo do marketing tradicional e esportivo como temas que fundamentam a pesquisa realizada. Na pesquisa, como instrumento de captaÃÃo de dados, utilizou-se entrevistas estruturadas e elaborou-se o mÃtodo da amostragem probabilÃstico. A partir da pesquisa realizada, apresenta a anÃlise dos resultados obtidos na avaliaÃÃo dos serviÃos oferecidos em torno dos estÃdios de futebol.
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