Marketing in football: an analysis of services offered in stages Fortaleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3613 |
Resumo: | Esta dissertaÃÃo analisa os serviÃos oferecidos aos torcedores, tanto nos estÃdios quanto no entorno de uma partida de futebol. Os estÃdios pesquisados sÃo os dois maiores da cidade de Fortaleza, PlÃcido Aderaldo Castelo, chamado CastelÃo, e Presidente Vargas, sob a Ãtica dos torcedores dos trÃs maiores clubes da cidade. Trata, inicialmente de apresentar a cronologia histÃrica desses estÃdios. O referencial teÃrico mostra as transformaÃÃes ocorridas no futebol, desde sua origem atà o momento da consolidaÃÃo do profissionalismo. Apresenta, ainda, a rede de relaÃÃes dos agentes envolvidos no futebol, que buscam por receitas adicionais neste mercado especÃfico. Destaca a importÃncia da qualidade dos serviÃos à disposiÃÃo do cliente e da preocupaÃÃo do marketing tradicional e esportivo como temas que fundamentam a pesquisa realizada. Na pesquisa, como instrumento de captaÃÃo de dados, utilizou-se entrevistas estruturadas e elaborou-se o mÃtodo da amostragem probabilÃstico. A partir da pesquisa realizada, apresenta a anÃlise dos resultados obtidos na avaliaÃÃo dos serviÃos oferecidos em torno dos estÃdios de futebol. |
id |
UFC_6f273f730119e30a99df0032b1f938fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:1818 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMarketing in football: an analysis of services offered in stages FortalezaMarketing no futebol: uma anÃlise dos serviÃos oferecidos nos estÃdios de Fortaleza2006-12-08Luiz Carlos Murakami01310173818http://lattes.cnpq.br/6835466970889241ClÃudia Buhamra Abreu Romero21328617300http://lattes.cnpq.br/2579015087449078AlÃpio Ramos Veiga Neto00492699844http://lattes.cnpq.br/195378948904768226733501104 http://lattes.cnpq.br/4802396610199721SÃrgio Luiz Machado Borba Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBR Marketing Torcedor Cliente ServiÃosFutebol ServicesSoccer Customer Fan Marketing ADMINISTRACAOEsta dissertaÃÃo analisa os serviÃos oferecidos aos torcedores, tanto nos estÃdios quanto no entorno de uma partida de futebol. Os estÃdios pesquisados sÃo os dois maiores da cidade de Fortaleza, PlÃcido Aderaldo Castelo, chamado CastelÃo, e Presidente Vargas, sob a Ãtica dos torcedores dos trÃs maiores clubes da cidade. Trata, inicialmente de apresentar a cronologia histÃrica desses estÃdios. O referencial teÃrico mostra as transformaÃÃes ocorridas no futebol, desde sua origem atà o momento da consolidaÃÃo do profissionalismo. Apresenta, ainda, a rede de relaÃÃes dos agentes envolvidos no futebol, que buscam por receitas adicionais neste mercado especÃfico. Destaca a importÃncia da qualidade dos serviÃos à disposiÃÃo do cliente e da preocupaÃÃo do marketing tradicional e esportivo como temas que fundamentam a pesquisa realizada. Na pesquisa, como instrumento de captaÃÃo de dados, utilizou-se entrevistas estruturadas e elaborou-se o mÃtodo da amostragem probabilÃstico. A partir da pesquisa realizada, apresenta a anÃlise dos resultados obtidos na avaliaÃÃo dos serviÃos oferecidos em torno dos estÃdios de futebol.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3613application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:45Zmail@mail.com - |
dc.title.en.fl_str_mv |
Marketing in football: an analysis of services offered in stages Fortaleza |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Marketing no futebol: uma anÃlise dos serviÃos oferecidos nos estÃdios de Fortaleza |
title |
Marketing in football: an analysis of services offered in stages Fortaleza |
spellingShingle |
Marketing in football: an analysis of services offered in stages Fortaleza SÃrgio Luiz Machado Borba Marketing Torcedor Cliente ServiÃos Futebol Services Soccer Customer Fan Marketing ADMINISTRACAO |
title_short |
Marketing in football: an analysis of services offered in stages Fortaleza |
title_full |
Marketing in football: an analysis of services offered in stages Fortaleza |
title_fullStr |
Marketing in football: an analysis of services offered in stages Fortaleza |
title_full_unstemmed |
Marketing in football: an analysis of services offered in stages Fortaleza |
title_sort |
Marketing in football: an analysis of services offered in stages Fortaleza |
author |
SÃrgio Luiz Machado Borba |
author_facet |
SÃrgio Luiz Machado Borba |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luiz Carlos Murakami |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01310173818 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6835466970889241 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ClÃudia Buhamra Abreu Romero |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
21328617300 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2579015087449078 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
AlÃpio Ramos Veiga Neto |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
00492699844 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1953789489047682 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
26733501104 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4802396610199721 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SÃrgio Luiz Machado Borba |
contributor_str_mv |
Luiz Carlos Murakami ClÃudia Buhamra Abreu Romero AlÃpio Ramos Veiga Neto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Torcedor Cliente ServiÃos Futebol |
topic |
Marketing Torcedor Cliente ServiÃos Futebol Services Soccer Customer Fan Marketing ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Services Soccer Customer Fan Marketing |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ADMINISTRACAO |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta dissertaÃÃo analisa os serviÃos oferecidos aos torcedores, tanto nos estÃdios quanto no entorno de uma partida de futebol. Os estÃdios pesquisados sÃo os dois maiores da cidade de Fortaleza, PlÃcido Aderaldo Castelo, chamado CastelÃo, e Presidente Vargas, sob a Ãtica dos torcedores dos trÃs maiores clubes da cidade. Trata, inicialmente de apresentar a cronologia histÃrica desses estÃdios. O referencial teÃrico mostra as transformaÃÃes ocorridas no futebol, desde sua origem atà o momento da consolidaÃÃo do profissionalismo. Apresenta, ainda, a rede de relaÃÃes dos agentes envolvidos no futebol, que buscam por receitas adicionais neste mercado especÃfico. Destaca a importÃncia da qualidade dos serviÃos à disposiÃÃo do cliente e da preocupaÃÃo do marketing tradicional e esportivo como temas que fundamentam a pesquisa realizada. Na pesquisa, como instrumento de captaÃÃo de dados, utilizou-se entrevistas estruturadas e elaborou-se o mÃtodo da amostragem probabilÃstico. A partir da pesquisa realizada, apresenta a anÃlise dos resultados obtidos na avaliaÃÃo dos serviÃos oferecidos em torno dos estÃdios de futebol. |
description |
Esta dissertaÃÃo analisa os serviÃos oferecidos aos torcedores, tanto nos estÃdios quanto no entorno de uma partida de futebol. Os estÃdios pesquisados sÃo os dois maiores da cidade de Fortaleza, PlÃcido Aderaldo Castelo, chamado CastelÃo, e Presidente Vargas, sob a Ãtica dos torcedores dos trÃs maiores clubes da cidade. Trata, inicialmente de apresentar a cronologia histÃrica desses estÃdios. O referencial teÃrico mostra as transformaÃÃes ocorridas no futebol, desde sua origem atà o momento da consolidaÃÃo do profissionalismo. Apresenta, ainda, a rede de relaÃÃes dos agentes envolvidos no futebol, que buscam por receitas adicionais neste mercado especÃfico. Destaca a importÃncia da qualidade dos serviÃos à disposiÃÃo do cliente e da preocupaÃÃo do marketing tradicional e esportivo como temas que fundamentam a pesquisa realizada. Na pesquisa, como instrumento de captaÃÃo de dados, utilizou-se entrevistas estruturadas e elaborou-se o mÃtodo da amostragem probabilÃstico. A partir da pesquisa realizada, apresenta a anÃlise dos resultados obtidos na avaliaÃÃo dos serviÃos oferecidos em torno dos estÃdios de futebol. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-12-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3613 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295133039329280 |