Na pisada feminina do coco cearense: saberes, lutas, batuques ancestrais e contemporÃneos

Bibliographic Details
Main Author: Alessandra SÃvia da Costa Masullo
Publication Date: 2015
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Download full: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20351
Summary: Este trabalho tem por objetivo analisar, numa perspectiva etnicorracial e de gÃnero, os significados da brincadeira do Coco para as mulheres do Coco da Batateira, no Crato â CE, e sua possÃvel relaÃÃo com as africanidades, identificando alguns marcadores dessa cultura nos seus discursos e os confetos (conceitos carregados de afetos) elaborados por elas. As atividades foram realizadas com o grupo-pesquisador formado por dez mulheres integrantes do grupo âmulheres do Coco da Batateiraâ, todas na faixa etÃria entre 50 e 80 anos. A pesquisa foi desenvolvida com a abordagem SociopoÃtica, onde a produÃÃo dos dados se dà na vivÃncia de oficinas que utilizam o corpo todo na construÃÃo do conhecimento coletivo, atravÃs da realizaÃÃo de tÃcnicas que envolvem a arte e a criatividade. Foram realizadas a tÃcnica do Parangolà e a Terreirada dos Quatro elementos, dispositivo criado por mim e por minha orientadora para este trabalho. Para desenvolver as anÃlises, dialoguei com estudiosas e estudiosos como Maria Ignez Ayala (2000), Juliana Bittencourt ManhÃes (2010), como Graziela Rodrigues (1997), Shara Jane Holanda Costa Adad (2005), Sandra HaydÃe Petit (2002; 2010), CÃcera Nunes (2011), Albernaz (1996; 2006), Scott (1996), Wlamira R. de Albuquerque e Valter Fraga Filho (2006), Ninno Amorim (2007), Ridalvo FÃlix de Araujo (2013), Hampatà Bà (1982), Josà Jorge Carvalho (2000; 2004) Eduardo Socha (2007), Janote Pires Marques (2009), EurÃpedes Funes (2004), Eduardo Oliveira (2003; 2007), Henrique Cunha (2001; 2005), Jacques Gauthier (2005; 2012), dentre outros. Ao final do trabalho, apresento as conclusÃes da pesquisa, e, dentre elas, o reconhecimento e reafirmaÃÃo da importÃncia do Coco como eixo de formaÃÃo e estruturaÃÃo da vida das mulheres que fazem, cotidianamente, o Coco da Batateira.
id UFC_7112d5e469fbb1baac72d36fffd281ed
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9293
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNa pisada feminina do coco cearense: saberes, lutas, batuques ancestrais e contemporÃneos On the female step of cearense coconut: knowledges, struggles, ancient and contemporary beats2015-03-27Sandra HaydÃe Petit61954551304Ãngela Maria Bessa Linhares13659154334http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 Shara Jane Holanda Costa Adad24029670300CÃcera Nunes83413529315http://lattes.cnpq.br/897693814034535770828320372 http://lattes.cnpq.br/4353449686179674Alessandra SÃvia da Costa MasulloUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCoco Africanidades Mulheres SociopoÃticaCoconut Africanities Women SociopoÃticaEDUCACAOEste trabalho tem por objetivo analisar, numa perspectiva etnicorracial e de gÃnero, os significados da brincadeira do Coco para as mulheres do Coco da Batateira, no Crato â CE, e sua possÃvel relaÃÃo com as africanidades, identificando alguns marcadores dessa cultura nos seus discursos e os confetos (conceitos carregados de afetos) elaborados por elas. As atividades foram realizadas com o grupo-pesquisador formado por dez mulheres integrantes do grupo âmulheres do Coco da Batateiraâ, todas na faixa etÃria entre 50 e 80 anos. A pesquisa foi desenvolvida com a abordagem SociopoÃtica, onde a produÃÃo dos dados se dà na vivÃncia de oficinas que utilizam o corpo todo na construÃÃo do conhecimento coletivo, atravÃs da realizaÃÃo de tÃcnicas que envolvem a arte e a criatividade. Foram realizadas a tÃcnica do Parangolà e a Terreirada dos Quatro elementos, dispositivo criado por mim e por minha orientadora para este trabalho. Para desenvolver as anÃlises, dialoguei com estudiosas e estudiosos como Maria Ignez Ayala (2000), Juliana Bittencourt ManhÃes (2010), como Graziela Rodrigues (1997), Shara Jane Holanda Costa Adad (2005), Sandra HaydÃe Petit (2002; 2010), CÃcera Nunes (2011), Albernaz (1996; 2006), Scott (1996), Wlamira R. de Albuquerque e Valter Fraga Filho (2006), Ninno Amorim (2007), Ridalvo FÃlix de Araujo (2013), Hampatà Bà (1982), Josà Jorge Carvalho (2000; 2004) Eduardo Socha (2007), Janote Pires Marques (2009), EurÃpedes Funes (2004), Eduardo Oliveira (2003; 2007), Henrique Cunha (2001; 2005), Jacques Gauthier (2005; 2012), dentre outros. Ao final do trabalho, apresento as conclusÃes da pesquisa, e, dentre elas, o reconhecimento e reafirmaÃÃo da importÃncia do Coco como eixo de formaÃÃo e estruturaÃÃo da vida das mulheres que fazem, cotidianamente, o Coco da Batateira.This paper aims to analyze, in a racial ethnic and gender perspective, the meanings of the Coconut game for the women from Coco da Batateira in Crato - CE, and its relation to the Africanities, identifying some markers of this culture in their speeches and the confects (concepts loaded of affection) prepared by them. The activities were carried out with the researcher-group made up of ten women members of the group "Women of the Coco da Batateira", all aged between 50 and 80 years. The research was conducted with the SociopoÃtica approach, in which the production of the data occurs in the experience of workshops that use the whole body in the construction of collective knowledge, by performing techniques involving art and creativity. Were performed the Parangolà technique and Terreirada of the four elements, device created by me e my teacher for this work. To perform the analyzes, a dialogue was conducted with several scholars as Maria Ignez Ayala (2000), Juliana Bittencourt ManhÃes (2010), as Graziela Rodrigues (1997), Shara Jane Holanda Costa Adad (2005), Sandra HaydÃe Petit (2002; 2010), CÃcera Nunes (2011), Albernaz (1996; 2006), Scott (1996), Wlamira R. de Albuquerque and Valter Fraga Filho (2006), Ninno Amorim (2007), Ridalvo FÃlix de Araujo (2013), Hampatà Bà (1982), Josà Jorge Carvalho (2000; 2004) Eduardo Socha (2007), Janote Pires Marques (2009), EurÃpedes Funes (2004), Eduardo Oliveira (2003; 2007), Henrique Cunha (2001; 2005), Jacques Gauthier (2005; 2012), among others. At the end of this paper, I present the research conclusions, and, among them, the recognition and the reaffirmation of the importance of the Coconut as an axis of formation and structure of the lives of those women that, every day, compose the Coco da Batateira.UFCCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20351application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:33Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Na pisada feminina do coco cearense: saberes, lutas, batuques ancestrais e contemporÃneos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv On the female step of cearense coconut: knowledges, struggles, ancient and contemporary beats
title Na pisada feminina do coco cearense: saberes, lutas, batuques ancestrais e contemporÃneos
spellingShingle Na pisada feminina do coco cearense: saberes, lutas, batuques ancestrais e contemporÃneos
Alessandra SÃvia da Costa Masullo
Coco
Africanidades
Mulheres
SociopoÃtica
Coconut
Africanities
Women
SociopoÃtica
EDUCACAO
title_short Na pisada feminina do coco cearense: saberes, lutas, batuques ancestrais e contemporÃneos
title_full Na pisada feminina do coco cearense: saberes, lutas, batuques ancestrais e contemporÃneos
title_fullStr Na pisada feminina do coco cearense: saberes, lutas, batuques ancestrais e contemporÃneos
title_full_unstemmed Na pisada feminina do coco cearense: saberes, lutas, batuques ancestrais e contemporÃneos
title_sort Na pisada feminina do coco cearense: saberes, lutas, batuques ancestrais e contemporÃneos
author Alessandra SÃvia da Costa Masullo
author_facet Alessandra SÃvia da Costa Masullo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sandra HaydÃe Petit
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 61954551304
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ãngela Maria Bessa Linhares
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 13659154334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8381361724149467
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Shara Jane Holanda Costa Adad
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 24029670300
dc.contributor.referee3.fl_str_mv CÃcera Nunes
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 83413529315
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8976938140345357
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 70828320372
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4353449686179674
dc.contributor.author.fl_str_mv Alessandra SÃvia da Costa Masullo
contributor_str_mv Sandra HaydÃe Petit
Ãngela Maria Bessa Linhares
Shara Jane Holanda Costa Adad
CÃcera Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Coco
Africanidades
Mulheres
SociopoÃtica
topic Coco
Africanidades
Mulheres
SociopoÃtica
Coconut
Africanities
Women
SociopoÃtica
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Coconut
Africanities
Women
SociopoÃtica
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv UFC
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho tem por objetivo analisar, numa perspectiva etnicorracial e de gÃnero, os significados da brincadeira do Coco para as mulheres do Coco da Batateira, no Crato â CE, e sua possÃvel relaÃÃo com as africanidades, identificando alguns marcadores dessa cultura nos seus discursos e os confetos (conceitos carregados de afetos) elaborados por elas. As atividades foram realizadas com o grupo-pesquisador formado por dez mulheres integrantes do grupo âmulheres do Coco da Batateiraâ, todas na faixa etÃria entre 50 e 80 anos. A pesquisa foi desenvolvida com a abordagem SociopoÃtica, onde a produÃÃo dos dados se dà na vivÃncia de oficinas que utilizam o corpo todo na construÃÃo do conhecimento coletivo, atravÃs da realizaÃÃo de tÃcnicas que envolvem a arte e a criatividade. Foram realizadas a tÃcnica do Parangolà e a Terreirada dos Quatro elementos, dispositivo criado por mim e por minha orientadora para este trabalho. Para desenvolver as anÃlises, dialoguei com estudiosas e estudiosos como Maria Ignez Ayala (2000), Juliana Bittencourt ManhÃes (2010), como Graziela Rodrigues (1997), Shara Jane Holanda Costa Adad (2005), Sandra HaydÃe Petit (2002; 2010), CÃcera Nunes (2011), Albernaz (1996; 2006), Scott (1996), Wlamira R. de Albuquerque e Valter Fraga Filho (2006), Ninno Amorim (2007), Ridalvo FÃlix de Araujo (2013), Hampatà Bà (1982), Josà Jorge Carvalho (2000; 2004) Eduardo Socha (2007), Janote Pires Marques (2009), EurÃpedes Funes (2004), Eduardo Oliveira (2003; 2007), Henrique Cunha (2001; 2005), Jacques Gauthier (2005; 2012), dentre outros. Ao final do trabalho, apresento as conclusÃes da pesquisa, e, dentre elas, o reconhecimento e reafirmaÃÃo da importÃncia do Coco como eixo de formaÃÃo e estruturaÃÃo da vida das mulheres que fazem, cotidianamente, o Coco da Batateira.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This paper aims to analyze, in a racial ethnic and gender perspective, the meanings of the Coconut game for the women from Coco da Batateira in Crato - CE, and its relation to the Africanities, identifying some markers of this culture in their speeches and the confects (concepts loaded of affection) prepared by them. The activities were carried out with the researcher-group made up of ten women members of the group "Women of the Coco da Batateira", all aged between 50 and 80 years. The research was conducted with the SociopoÃtica approach, in which the production of the data occurs in the experience of workshops that use the whole body in the construction of collective knowledge, by performing techniques involving art and creativity. Were performed the Parangolà technique and Terreirada of the four elements, device created by me e my teacher for this work. To perform the analyzes, a dialogue was conducted with several scholars as Maria Ignez Ayala (2000), Juliana Bittencourt ManhÃes (2010), as Graziela Rodrigues (1997), Shara Jane Holanda Costa Adad (2005), Sandra HaydÃe Petit (2002; 2010), CÃcera Nunes (2011), Albernaz (1996; 2006), Scott (1996), Wlamira R. de Albuquerque and Valter Fraga Filho (2006), Ninno Amorim (2007), Ridalvo FÃlix de Araujo (2013), Hampatà Bà (1982), Josà Jorge Carvalho (2000; 2004) Eduardo Socha (2007), Janote Pires Marques (2009), EurÃpedes Funes (2004), Eduardo Oliveira (2003; 2007), Henrique Cunha (2001; 2005), Jacques Gauthier (2005; 2012), among others. At the end of this paper, I present the research conclusions, and, among them, the recognition and the reaffirmation of the importance of the Coconut as an axis of formation and structure of the lives of those women that, every day, compose the Coco da Batateira.
description Este trabalho tem por objetivo analisar, numa perspectiva etnicorracial e de gÃnero, os significados da brincadeira do Coco para as mulheres do Coco da Batateira, no Crato â CE, e sua possÃvel relaÃÃo com as africanidades, identificando alguns marcadores dessa cultura nos seus discursos e os confetos (conceitos carregados de afetos) elaborados por elas. As atividades foram realizadas com o grupo-pesquisador formado por dez mulheres integrantes do grupo âmulheres do Coco da Batateiraâ, todas na faixa etÃria entre 50 e 80 anos. A pesquisa foi desenvolvida com a abordagem SociopoÃtica, onde a produÃÃo dos dados se dà na vivÃncia de oficinas que utilizam o corpo todo na construÃÃo do conhecimento coletivo, atravÃs da realizaÃÃo de tÃcnicas que envolvem a arte e a criatividade. Foram realizadas a tÃcnica do Parangolà e a Terreirada dos Quatro elementos, dispositivo criado por mim e por minha orientadora para este trabalho. Para desenvolver as anÃlises, dialoguei com estudiosas e estudiosos como Maria Ignez Ayala (2000), Juliana Bittencourt ManhÃes (2010), como Graziela Rodrigues (1997), Shara Jane Holanda Costa Adad (2005), Sandra HaydÃe Petit (2002; 2010), CÃcera Nunes (2011), Albernaz (1996; 2006), Scott (1996), Wlamira R. de Albuquerque e Valter Fraga Filho (2006), Ninno Amorim (2007), Ridalvo FÃlix de Araujo (2013), Hampatà Bà (1982), Josà Jorge Carvalho (2000; 2004) Eduardo Socha (2007), Janote Pires Marques (2009), EurÃpedes Funes (2004), Eduardo Oliveira (2003; 2007), Henrique Cunha (2001; 2005), Jacques Gauthier (2005; 2012), dentre outros. Ao final do trabalho, apresento as conclusÃes da pesquisa, e, dentre elas, o reconhecimento e reafirmaÃÃo da importÃncia do Coco como eixo de formaÃÃo e estruturaÃÃo da vida das mulheres que fazem, cotidianamente, o Coco da Batateira.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20351
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295237755371520