A menina e o erà nas viagens ao ser negro/ser negra: uma pesquisa sociopoÃtica com educadores em formaÃÃo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebeca de AlcÃntara e Silva Meijer
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3128
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
id UFC_c6749d88aee3528469dd18035426ec59
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:706
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA menina e o erà nas viagens ao ser negro/ser negra: uma pesquisa sociopoÃtica com educadores em formaÃÃo.The girl and "ErÃ" in travel to be black man/to be black woman:a search sociopoÃtica with educators in formation.2007-06-05Sandra HaydÃe Petit61954551304Henrique Antunes Cunha JÃnior62585673804Jacques Henri Maurice Gauthier69496870368 http://lattes.cnpq.br/9136912253183454Rebeca de AlcÃntara e Silva MeijerUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSer Negro SociopoÃtica EsquizoanÃlise Rizoma ContoTo be black woman SociopoÃtica EsquizoanÃlise Rizoma StoryEDUCACAOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgiconÃo hÃEste trabalho à um estudo sociopoÃtico que tem como tema gerador o que à ser negro/ser negra? Intenta-se saber que confetos (conceitos perpassados de afetos) estudantes universitÃrios, futuros educadores tecem sobre a questÃo quando convidados por linguagens que instigam o imaginÃrio, como à o caso da pesquisa sociopoÃtica. Para tanto, foram realizadas duas oficinas de produÃÃo de dados buscando aguÃar os sentidos dos corpos do grupo pesquisador uma vez que sÃo fontes de conhecimento. A primeira teve como metÃfora uma viagem ao lugar do ser negro. A segunda, a metamorfose do grupo pesquisador em bicho do ser negro. A anÃlise dos dados foi confrontada com autores que versam sobre o tema em questÃo, assim como alguns conceitos caros à esquizoanÃlise, notadamente: rizoma, devir e multiplicidade. Na tentativa de ir alÃm da escrita acadÃmica convencional, à adotado o conto enquanto estilo literÃrio. A menina interiorana negra deseja descobrir quem à o ser negro/ser negra, e viaja com Macu, um erà de verdade, nas trilhas desta aventura/pesquisa. Ao longo das muitas viagens que fazem com ajuda da sociopoÃtica encontram muitos outros aventureiros desejosos de respostas sobre a pergunta que nÃo cala em seus seres: quem à o ser negro/a? http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3128application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:11Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A menina e o erà nas viagens ao ser negro/ser negra: uma pesquisa sociopoÃtica com educadores em formaÃÃo.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The girl and "ErÃ" in travel to be black man/to be black woman:a search sociopoÃtica with educators in formation.
title A menina e o erà nas viagens ao ser negro/ser negra: uma pesquisa sociopoÃtica com educadores em formaÃÃo.
spellingShingle A menina e o erà nas viagens ao ser negro/ser negra: uma pesquisa sociopoÃtica com educadores em formaÃÃo.
Rebeca de AlcÃntara e Silva Meijer
Ser Negro
SociopoÃtica
EsquizoanÃlise
Rizoma
Conto
To be black woman
SociopoÃtica
EsquizoanÃlise
Rizoma
Story
EDUCACAO
title_short A menina e o erà nas viagens ao ser negro/ser negra: uma pesquisa sociopoÃtica com educadores em formaÃÃo.
title_full A menina e o erà nas viagens ao ser negro/ser negra: uma pesquisa sociopoÃtica com educadores em formaÃÃo.
title_fullStr A menina e o erà nas viagens ao ser negro/ser negra: uma pesquisa sociopoÃtica com educadores em formaÃÃo.
title_full_unstemmed A menina e o erà nas viagens ao ser negro/ser negra: uma pesquisa sociopoÃtica com educadores em formaÃÃo.
title_sort A menina e o erà nas viagens ao ser negro/ser negra: uma pesquisa sociopoÃtica com educadores em formaÃÃo.
author Rebeca de AlcÃntara e Silva Meijer
author_facet Rebeca de AlcÃntara e Silva Meijer
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sandra HaydÃe Petit
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 61954551304
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Henrique Antunes Cunha JÃnior
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 62585673804
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jacques Henri Maurice Gauthier
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 69496870368
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9136912253183454
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebeca de AlcÃntara e Silva Meijer
contributor_str_mv Sandra HaydÃe Petit
Henrique Antunes Cunha JÃnior
Jacques Henri Maurice Gauthier
dc.subject.por.fl_str_mv Ser Negro
SociopoÃtica
EsquizoanÃlise
Rizoma
Conto
topic Ser Negro
SociopoÃtica
EsquizoanÃlise
Rizoma
Conto
To be black woman
SociopoÃtica
EsquizoanÃlise
Rizoma
Story
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv To be black woman
SociopoÃtica
EsquizoanÃlise
Rizoma
Story
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho à um estudo sociopoÃtico que tem como tema gerador o que à ser negro/ser negra? Intenta-se saber que confetos (conceitos perpassados de afetos) estudantes universitÃrios, futuros educadores tecem sobre a questÃo quando convidados por linguagens que instigam o imaginÃrio, como à o caso da pesquisa sociopoÃtica. Para tanto, foram realizadas duas oficinas de produÃÃo de dados buscando aguÃar os sentidos dos corpos do grupo pesquisador uma vez que sÃo fontes de conhecimento. A primeira teve como metÃfora uma viagem ao lugar do ser negro. A segunda, a metamorfose do grupo pesquisador em bicho do ser negro. A anÃlise dos dados foi confrontada com autores que versam sobre o tema em questÃo, assim como alguns conceitos caros à esquizoanÃlise, notadamente: rizoma, devir e multiplicidade. Na tentativa de ir alÃm da escrita acadÃmica convencional, à adotado o conto enquanto estilo literÃrio. A menina interiorana negra deseja descobrir quem à o ser negro/ser negra, e viaja com Macu, um erà de verdade, nas trilhas desta aventura/pesquisa. Ao longo das muitas viagens que fazem com ajuda da sociopoÃtica encontram muitos outros aventureiros desejosos de respostas sobre a pergunta que nÃo cala em seus seres: quem à o ser negro/a?
description Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3128
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295129497239552