A economia das compras governamentais em decorrÃncia do pregÃo eletrÃnico â uma abordagem economÃtrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AntÃnio AraÃjo da Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1536
Resumo: A presente dissertaÃÃo trata de um dos temas mais importantes na Ãrea de licitaÃÃes pÃblicas no Brasil, no caso, o pregÃo eletrÃnico, instituÃdo pela Lei n. 10.520/02 e regulamentado pelo Decreto n. 5.450/05. A teoria microeconÃmica sobre estrutura de mercado e leilÃes mostra que um nÃmero maior de concorrentes proporciona um menor preÃo para os compradores. Assim sendo, o objetivo deste trabalho à testar essa hipÃtese e verificar quais os principais determinantes para que o preÃo final de um pregÃo eletrÃnico seja inferior ao preÃo estimado pela administraÃÃo pÃblica. Em outras palavras, procura-se medir qual o impacto do nÃmero de fornecedores participantes da licitaÃÃo e do nÃmero de lances efetuados no resultado da economia proporcionada aos cofres da Prefeitura Municipal de Fortaleza, no ano de 2006, com a utilizaÃÃo do pregÃo eletrÃnico. O estudo utilizou dados extraÃdos do portal de compras do Banco do Brasil de todos os pregÃes eletrÃnicos, na situaÃÃo homologada, realizados pela Prefeitura Municipal de Fortaleza em 2006, em um total de 141 pregÃes, totalizando 448 registros. Para quantificar a influÃncia do nÃmero de fornecedores e de lances no desconto obtido pela administraÃÃo, nos diversos pregÃes eletrÃnicos realizados, dois modelos de regressÃo linear com dados transversais foram utilizados, de forma inÃdita, com utilizaÃÃo de modelos economÃtricos, estimados pelo mÃtodo dos mÃnimos quadrados. Os resultados mostraram que o efeito do nÃmero de fornecedores no desconto mÃdio obtido pelo MunicÃpio de Fortaleza à maior do que o efeito do nÃmero de lances. Verificou-se, ainda, que o ideal para a administraÃÃo està situado no intervalo entre 11 a 15 fornecedores, com desconto mÃdio obtido de 31,74%. A Prefeitura Municipal de Fortaleza teve uma economia mÃdia de 25% com os pregÃes realizados no ano de 2006, enquanto o Governo Federal obteve 14%. AtravÃs do estudo foi possÃvel constatar que pregÃo eletrÃnico traz muitas vantagens à administraÃÃo pÃblica, tais como: transparÃncia, agilidade nas compras com diminuiÃÃo do tempo mÃdio gasto, possibilidade de quantificaÃÃo de dados, com disponibilizaÃÃo na rede mundial de computadores, o que possibilitou a realizaÃÃo da presente dissertaÃÃo. E, a inversÃo das fases no processo de licitaÃÃo, jà adotada pelo pregÃo, torna o processo muito mais Ãgil, bem como reduz os custos do Governo e tambÃm dos fornecedores. No final do trabalho, recomenda-se à Prefeitura de Fortaleza a adoÃÃo de medidas tendentes ao aprimoramento das compras municipais.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA economia das compras governamentais em decorrÃncia do pregÃo eletrÃnico â uma abordagem economÃtricaThe economy of the governmental purchases in result of the electronic proclamation - a econometrical boarding2007-11-07Roberto Tatiwa Ferreira41059689200http://lattes.cnpq.br/9723758439733361Paulo de Melo Jorge Neto35625660344http://lattes.cnpq.br/7568927888412924FabrÃcio Carneiro Linhares45504849349http://lattes.cnpq.br/857735540098884100000000091AntÃnio AraÃjo da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBRpregÃo eletrÃnico administraÃÃo pÃblica tecnologia da informaÃÃoelectronic bidding public administration information tecnologyECONOMIAA presente dissertaÃÃo trata de um dos temas mais importantes na Ãrea de licitaÃÃes pÃblicas no Brasil, no caso, o pregÃo eletrÃnico, instituÃdo pela Lei n. 10.520/02 e regulamentado pelo Decreto n. 5.450/05. A teoria microeconÃmica sobre estrutura de mercado e leilÃes mostra que um nÃmero maior de concorrentes proporciona um menor preÃo para os compradores. Assim sendo, o objetivo deste trabalho à testar essa hipÃtese e verificar quais os principais determinantes para que o preÃo final de um pregÃo eletrÃnico seja inferior ao preÃo estimado pela administraÃÃo pÃblica. Em outras palavras, procura-se medir qual o impacto do nÃmero de fornecedores participantes da licitaÃÃo e do nÃmero de lances efetuados no resultado da economia proporcionada aos cofres da Prefeitura Municipal de Fortaleza, no ano de 2006, com a utilizaÃÃo do pregÃo eletrÃnico. O estudo utilizou dados extraÃdos do portal de compras do Banco do Brasil de todos os pregÃes eletrÃnicos, na situaÃÃo homologada, realizados pela Prefeitura Municipal de Fortaleza em 2006, em um total de 141 pregÃes, totalizando 448 registros. Para quantificar a influÃncia do nÃmero de fornecedores e de lances no desconto obtido pela administraÃÃo, nos diversos pregÃes eletrÃnicos realizados, dois modelos de regressÃo linear com dados transversais foram utilizados, de forma inÃdita, com utilizaÃÃo de modelos economÃtricos, estimados pelo mÃtodo dos mÃnimos quadrados. Os resultados mostraram que o efeito do nÃmero de fornecedores no desconto mÃdio obtido pelo MunicÃpio de Fortaleza à maior do que o efeito do nÃmero de lances. Verificou-se, ainda, que o ideal para a administraÃÃo està situado no intervalo entre 11 a 15 fornecedores, com desconto mÃdio obtido de 31,74%. A Prefeitura Municipal de Fortaleza teve uma economia mÃdia de 25% com os pregÃes realizados no ano de 2006, enquanto o Governo Federal obteve 14%. AtravÃs do estudo foi possÃvel constatar que pregÃo eletrÃnico traz muitas vantagens à administraÃÃo pÃblica, tais como: transparÃncia, agilidade nas compras com diminuiÃÃo do tempo mÃdio gasto, possibilidade de quantificaÃÃo de dados, com disponibilizaÃÃo na rede mundial de computadores, o que possibilitou a realizaÃÃo da presente dissertaÃÃo. E, a inversÃo das fases no processo de licitaÃÃo, jà adotada pelo pregÃo, torna o processo muito mais Ãgil, bem como reduz os custos do Governo e tambÃm dos fornecedores. No final do trabalho, recomenda-se à Prefeitura de Fortaleza a adoÃÃo de medidas tendentes ao aprimoramento das compras municipais.The present dissertation addresses one of the most important themes in the area of public bids in Brazil, in this case, electronic bidding, created by law number 10.520/02 and regulated by decree number 5.450/05. The microeconomic theory of the structure of market and auctions shows that a larger number of competitors provides lower prices to buyers. Thus the objective of this work is to test this hypothesis and verify the main determining factors that make the final price of electronic bidding lower than the price estimated by public administration. In other words, there is an attempt to measure the impact of number of suppliers participating in the bidding and the number of bids made in the resulting economy offered to the public treasury in the City Hall in Fortaleza in 2006 through the use of electronic bidding. The study used data from the purchase list of Banco do Brasil in all electronic biddings in homologated cases done by the Fortaleza City Hall in 2006 -- a total of 141 biddings with a total of 448 bids. Two models of linear regression with cross data were used as never before to quantify the influence of the number of suppliers and bids in the discount obtained by the administration in several biddings. This was done with the use of econometric models estimated by the minimum squared method. The results showed that the effect of the number of suppliers in the average discount obtained by the municipality of Fortaleza is larger than the effect of the number of bids. It was also verified that the ideal situation for the administration is the interval of 11 to 15 suppliers, with an average obtained discount of 31.74%. Fortaleza City Hall had an average saving of 25% in biddings done in the year 2006, whereas the Federal Government obtained 14%. Through the study it was possible to verify that electronic bidding brings forth many advantages to public administration, such as, transparency, agility in purchases -- because average time spent is less -- and possibility of data quantification available in the world wide web, which also helped in the accomplishment of this dissertation. The inversion of phases in the public bidding process, already being in use by bidding makes the process much more agile. It also reduces government and supplierâs expenses. At the end of the work, a recommendation to the City Hall of Fortaleza is made for them to adopt measures for the improvement of municipal purchases.Universidade Federal do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1536application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:14:31Zmail@mail.com -
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