Gota d'Ãgua: um discurso retextualizador de MedÃia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2139 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa a peÃa Gota dâÃgua, de Chico Buarque e Paulo Pontes, enquanto resultado de um processo de retextualizaÃÃo da tragÃdia clÃssica MedÃia. Levando em conta elementos teÃrico-metodolÃgicos da AnÃlise do Discurso, buscamos sempre a articulaÃÃo texto/contexto, necessÃria para o entendimento da obra como a um sà tempo produto, reflexo e elemento ativo das circunstÃncias sÃcio-histÃricas. Consideramos, dentro do percurso que vai da MedÃia de EurÃpides à Gota dâÃgua, de Chico Buarque e Paulo Pontes, o roteiro MedÃia, de Oduvaldo Vianna Filho. Tal articulaÃÃo à indispensÃvel, pois muitos dos processos de retextualizaÃÃo que Gota dâÃgua apresenta jà podem ser observados nesse roteiro, escrito para um âCaso Especialâ da Rede Globo. Perceber tais relaÃÃes de influÃncia fez parte de nossa investigaÃÃo, que tambÃm abordou o enquadramento destas obras no contexto do Teatro Nacional-Popular da dÃcada de 1970. Trabalhar com uma peÃa de teor musical, como à o caso de Gota dÂÃgua, ainda permitiu reflexÃes sobre a realidade dramatÃrgica brasileira e o gÃnero canÃÃo popular. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisGota d'Ãgua: um discurso retextualizador de MedÃiaGota dâÃgua: a retextualizador speech of Medea2008-10-16Nelson Barros da Costa29848938320Rejane Vasconcelos Accioly de Carvalho06056270378LÃvia MÃrcia Tiba RÃdis Baptista07025433810Sylvia Peixoto LeÃo Almeida20882920391Paulo Roberto Vieira de Melo1097332047838259567334Lemos, TÃrcia MontenegroTÃrcia Montenegro LemosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBR retextualizaÃÃo teatroAnÃlise do Discurso rewriting theatreDiscours AnalysisLINGUISTICA, LETRAS E ARTESEsta pesquisa analisa a peÃa Gota dâÃgua, de Chico Buarque e Paulo Pontes, enquanto resultado de um processo de retextualizaÃÃo da tragÃdia clÃssica MedÃia. Levando em conta elementos teÃrico-metodolÃgicos da AnÃlise do Discurso, buscamos sempre a articulaÃÃo texto/contexto, necessÃria para o entendimento da obra como a um sà tempo produto, reflexo e elemento ativo das circunstÃncias sÃcio-histÃricas. Consideramos, dentro do percurso que vai da MedÃia de EurÃpides à Gota dâÃgua, de Chico Buarque e Paulo Pontes, o roteiro MedÃia, de Oduvaldo Vianna Filho. Tal articulaÃÃo à indispensÃvel, pois muitos dos processos de retextualizaÃÃo que Gota dâÃgua apresenta jà podem ser observados nesse roteiro, escrito para um âCaso Especialâ da Rede Globo. Perceber tais relaÃÃes de influÃncia fez parte de nossa investigaÃÃo, que tambÃm abordou o enquadramento destas obras no contexto do Teatro Nacional-Popular da dÃcada de 1970. Trabalhar com uma peÃa de teor musical, como à o caso de Gota dÂÃgua, ainda permitiu reflexÃes sobre a realidade dramatÃrgica brasileira e o gÃnero canÃÃo popular. This essay analyses the play Gota dâÃgua by Chico Buarque and Paulo Pontes, as a result of rewriting the classical tragedy Medea. Taking into consideration theoric and methodological from the Discours Analysis, the essay searches for the articulation text / context, essential for the understanding of the literary work interacting at the same time as a product, reflex and active element of historical circumstances. It will be taken into consideration, in the extention from Medea by Euripides to Gota dâÃgua, by Chico Buarque and Paulo Pontes, the script Medea by Oduvaldo Vianna Filho. The previously mentioned articulation is essential due to the fact that many of the rewriting processes that Gota dâÃgua presents can be noticed in a script written for an episode of a television program in Globo TV. Observing these influence relations will be part of this research, that will also observe the content these works in the context of the National-Popular Theatre in the 1970âs. Working with a literary and musical play, which is the case of Gota dâÃgua, will still allow reflections about the Brazilian theatrical reality and popular music. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2139application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:12Zmail@mail.com - |
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This essay analyses the play Gota dâÃgua by Chico Buarque and Paulo Pontes, as a result of rewriting the classical tragedy Medea. Taking into consideration theoric and methodological from the Discours Analysis, the essay searches for the articulation text / context, essential for the understanding of the literary work interacting at the same time as a product, reflex and active element of historical circumstances. It will be taken into consideration, in the extention from Medea by Euripides to Gota dâÃgua, by Chico Buarque and Paulo Pontes, the script Medea by Oduvaldo Vianna Filho. The previously mentioned articulation is essential due to the fact that many of the rewriting processes that Gota dâÃgua presents can be noticed in a script written for an episode of a television program in Globo TV. Observing these influence relations will be part of this research, that will also observe the content these works in the context of the National-Popular Theatre in the 1970âs. Working with a literary and musical play, which is the case of Gota dâÃgua, will still allow reflections about the Brazilian theatrical reality and popular music. |
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