ConcepÃÃes e prÃticas de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem: Foco no PROEJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Lindalva Gomes Leal
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13845
Resumo: Este estudo teve como espaÃo de investigaÃÃo o programa de EducaÃÃo profissional tÃcnica integrada ao ensino mÃdio na modalidade de educaÃÃo de jovens e adultos (Proeja) que visa oferecer aos concludentes do ensino fundamental e para aqueles que ainda nÃo tenham o ensino mÃdio uma formaÃÃo profissional integrada a esse ensino. O objeto desde estudo foram as concepÃÃes e as prÃticas de avaliaÃÃo da aprendizagem desenvolvidas pelos docentes do curso de RefrigeraÃÃo do referido Proeja do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE). Na fundamentaÃÃo da pesquisa recorreu-se a vÃrios teÃricos dos campos estudados: Silva (2002), Apple (2006) Moreira (2011), Mendez, (2002), Santomà (1995), Gadotti (2008), Freire (2011), Adorno, (2010) Lima (2008), Vianna (2007), Firme (1994), Luckesi (2011), Fernandes (2008), Gatti (2003), Hadji (2001), e Perrenoud (1999), dentre outros. Optou-se pela abordagem metodolÃgica crÃtico-interpretativa que se opÃe ao dogmatismo, ao reducionismo e à sempre aberta e inacabada. Para analisar a prÃtica avaliativa utilizou-se a abordagem qualitativa, para compreender o fenÃmeno investigado. Como suporte desse desenvolvimento utilizou-se a Teoria CrÃtica que orientou este estudo, sinalizando o que à imprescindÃvel de se conhecer, o contexto em que o conhecimento à gerado e as intencionalidades definidas. A investigaÃÃo foi desenvolvida por meio dos procedimentos metodolÃgicos: entrevistas semiestruturadas, a anÃlise documental, observaÃÃo direta e levantamento estruturado. Foi aplicada como tÃcnica de interpretaÃÃo dos dados a anÃlise de conteÃdo que possibilitou a definiÃÃo das categorias a partir do exame do discurso obtido das respostas proferidas pelos sujeitos da investigaÃÃo. Os resultados analisados a partir das categorias surgidas do discurso dos sujeitos participantes da investigaÃÃo elucidaram as contradiÃÃes existentes entre o que està prescrito no Documento Base do Proeja (2007) e no Projeto Curricular do Curso de RefrigeraÃÃo e ClimatizaÃÃo do Proeja do IFCE com relaÃÃo à concepÃÃo da AvaliaÃÃo da Aprendizagem e a efetivaÃÃo das prÃticas avaliativas dos docentes do referido Programa. E ainda, apontaram para a confirmaÃÃo da tese anunciada: âque nas prÃticas avaliativas dos docentes do Proeja do IFCE, campus Fortaleza, hà predominÃncia da perspectiva de verificaÃÃo da aprendizagem e nÃo de uma avaliaÃÃo formativaâ. Pretendi com o resultado deste estudo investigativo, contribuir para apontar caminhos para o desenvolvimento das prÃticas avaliativas no Proeja iniciando um processo de discussÃo que visava a ampliaÃÃo da concepÃÃo avaliativa, na direÃÃo de uma avaliaÃÃo formativa e dialÃgica, que coloca em relevo a reconstruÃÃo permanente dos saberes da avaliaÃÃo.
id UFC_75007800800164832f3534c4de75651c
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8826
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisConcepÃÃes e prÃticas de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem: Foco no PROEJA Concepts and practices of teaching-learning assessment: focus on the PROEJA2014-12-10Patricia Helena Carvalho Holanda15574911353http://lattes.cnpq.br/0578752312396260Eliane Dayse Pontes Furtado49264222391Josà Albio Moreira de Sales11408588315http://lattes.cnpq.br/5175762444724772Maria Socorro Lucena Lima41990797300http://lattes.cnpq.br/1596146508437623Meirecele CalÃope Leitinho0342506137240003671453 http://lattes.cnpq.br/0238690792306360Maria Lindalva Gomes LealUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRProeja CurrÃculo AvaliaÃÃo da aprendizagemProeja Syllabus Learning assessmentEDUCACAOEste estudo teve como espaÃo de investigaÃÃo o programa de EducaÃÃo profissional tÃcnica integrada ao ensino mÃdio na modalidade de educaÃÃo de jovens e adultos (Proeja) que visa oferecer aos concludentes do ensino fundamental e para aqueles que ainda nÃo tenham o ensino mÃdio uma formaÃÃo profissional integrada a esse ensino. O objeto desde estudo foram as concepÃÃes e as prÃticas de avaliaÃÃo da aprendizagem desenvolvidas pelos docentes do curso de RefrigeraÃÃo do referido Proeja do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE). Na fundamentaÃÃo da pesquisa recorreu-se a vÃrios teÃricos dos campos estudados: Silva (2002), Apple (2006) Moreira (2011), Mendez, (2002), Santomà (1995), Gadotti (2008), Freire (2011), Adorno, (2010) Lima (2008), Vianna (2007), Firme (1994), Luckesi (2011), Fernandes (2008), Gatti (2003), Hadji (2001), e Perrenoud (1999), dentre outros. Optou-se pela abordagem metodolÃgica crÃtico-interpretativa que se opÃe ao dogmatismo, ao reducionismo e à sempre aberta e inacabada. Para analisar a prÃtica avaliativa utilizou-se a abordagem qualitativa, para compreender o fenÃmeno investigado. Como suporte desse desenvolvimento utilizou-se a Teoria CrÃtica que orientou este estudo, sinalizando o que à imprescindÃvel de se conhecer, o contexto em que o conhecimento à gerado e as intencionalidades definidas. A investigaÃÃo foi desenvolvida por meio dos procedimentos metodolÃgicos: entrevistas semiestruturadas, a anÃlise documental, observaÃÃo direta e levantamento estruturado. Foi aplicada como tÃcnica de interpretaÃÃo dos dados a anÃlise de conteÃdo que possibilitou a definiÃÃo das categorias a partir do exame do discurso obtido das respostas proferidas pelos sujeitos da investigaÃÃo. Os resultados analisados a partir das categorias surgidas do discurso dos sujeitos participantes da investigaÃÃo elucidaram as contradiÃÃes existentes entre o que està prescrito no Documento Base do Proeja (2007) e no Projeto Curricular do Curso de RefrigeraÃÃo e ClimatizaÃÃo do Proeja do IFCE com relaÃÃo à concepÃÃo da AvaliaÃÃo da Aprendizagem e a efetivaÃÃo das prÃticas avaliativas dos docentes do referido Programa. E ainda, apontaram para a confirmaÃÃo da tese anunciada: âque nas prÃticas avaliativas dos docentes do Proeja do IFCE, campus Fortaleza, hà predominÃncia da perspectiva de verificaÃÃo da aprendizagem e nÃo de uma avaliaÃÃo formativaâ. Pretendi com o resultado deste estudo investigativo, contribuir para apontar caminhos para o desenvolvimento das prÃticas avaliativas no Proeja iniciando um processo de discussÃo que visava a ampliaÃÃo da concepÃÃo avaliativa, na direÃÃo de uma avaliaÃÃo formativa e dialÃgica, que coloca em relevo a reconstruÃÃo permanente dos saberes da avaliaÃÃo.This study had as its focus of investigation the high school integrated with technical vocational Educational program for young and adults (Proeja), which aims at offering professional training integrated with high school education for those who have just finished elementary school and for those who have not graduated from high school yet. The object of this study was the learning assessment concepts and practices developed by the Proeja Refrigeration Course faculty at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceara (IFCE). For the theoretical background, many theorists of the fields of interest have been referred, such as Silva (2002), Apple (2006) Moreira (2011), Mendez, (2002), Santomà (1995), Gadotti (2008), Freire (2011), Adorno, (2010) Lima (2008), Vianna (2007), Firme (1994), Luckesi (2011), Fernandes (2008), Gatti (2003), Hadji (2001), e Perrenoud (1999), among others. We have opted for the critical interpretive approach which opposes itself to dogmatism, reductionism and is always open and unfinished. In order to analyze the assessment practice, we have used the qualitative methodology to understand the phenomenon under investigation. The Critical Theory that guided this study was used as support of development, signaling what is indispensable to be known, the context in which knowledge is generated, and the defined intentions. The research was developed by using the following procedures: semi-structured interviews, documental analyses, direct observation and a structured survey. The technique used for interpreting the data collected was the analysis of content which enabled the definition of categories through the examination of the answers given by the subjects surveyed. The results analyzed from the categories that arose from the subjectsâ answers elucidated the existing contradictions between what is prescribed in the Proeja Basic Document (2007) and the Curricular Design of the Refrigeration and Acclimatization Proeja Course at the IFCE concerning the Learning Assessment concepts and its facultyâs assessment practice effectiveness. Moreover, they have indicated the confirmation of the announced thesis: âthat in the Proeja facultyâs assessment practices at the IFCE Fortaleza campus, there is a predominance of the learning verification perspective instead of formative evaluationâ. With the result of this research, we have intended to contribute pointing out possible ways for the development of the Proeja assessment practices by starting a discussion process that aimed the enlargement of assessment concepts towards a dialogical and formative evaluation which highlights the assessment knowledge permanent reconstruction. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13845application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:05Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ConcepÃÃes e prÃticas de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem: Foco no PROEJA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Concepts and practices of teaching-learning assessment: focus on the PROEJA
title ConcepÃÃes e prÃticas de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem: Foco no PROEJA
spellingShingle ConcepÃÃes e prÃticas de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem: Foco no PROEJA
Maria Lindalva Gomes Leal
Proeja
CurrÃculo
AvaliaÃÃo da aprendizagem
Proeja
Syllabus
Learning assessment
EDUCACAO
title_short ConcepÃÃes e prÃticas de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem: Foco no PROEJA
title_full ConcepÃÃes e prÃticas de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem: Foco no PROEJA
title_fullStr ConcepÃÃes e prÃticas de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem: Foco no PROEJA
title_full_unstemmed ConcepÃÃes e prÃticas de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem: Foco no PROEJA
title_sort ConcepÃÃes e prÃticas de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem: Foco no PROEJA
author Maria Lindalva Gomes Leal
author_facet Maria Lindalva Gomes Leal
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Patricia Helena Carvalho Holanda
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 15574911353
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0578752312396260
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Eliane Dayse Pontes Furtado
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 49264222391
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Josà Albio Moreira de Sales
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 11408588315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5175762444724772
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Socorro Lucena Lima
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 41990797300
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1596146508437623
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Meirecele CalÃope Leitinho
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 03425061372
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 40003671453
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0238690792306360
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Lindalva Gomes Leal
contributor_str_mv Patricia Helena Carvalho Holanda
Eliane Dayse Pontes Furtado
Josà Albio Moreira de Sales
Maria Socorro Lucena Lima
Meirecele CalÃope Leitinho
dc.subject.por.fl_str_mv Proeja
CurrÃculo
AvaliaÃÃo da aprendizagem
topic Proeja
CurrÃculo
AvaliaÃÃo da aprendizagem
Proeja
Syllabus
Learning assessment
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Proeja
Syllabus
Learning assessment
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo teve como espaÃo de investigaÃÃo o programa de EducaÃÃo profissional tÃcnica integrada ao ensino mÃdio na modalidade de educaÃÃo de jovens e adultos (Proeja) que visa oferecer aos concludentes do ensino fundamental e para aqueles que ainda nÃo tenham o ensino mÃdio uma formaÃÃo profissional integrada a esse ensino. O objeto desde estudo foram as concepÃÃes e as prÃticas de avaliaÃÃo da aprendizagem desenvolvidas pelos docentes do curso de RefrigeraÃÃo do referido Proeja do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE). Na fundamentaÃÃo da pesquisa recorreu-se a vÃrios teÃricos dos campos estudados: Silva (2002), Apple (2006) Moreira (2011), Mendez, (2002), Santomà (1995), Gadotti (2008), Freire (2011), Adorno, (2010) Lima (2008), Vianna (2007), Firme (1994), Luckesi (2011), Fernandes (2008), Gatti (2003), Hadji (2001), e Perrenoud (1999), dentre outros. Optou-se pela abordagem metodolÃgica crÃtico-interpretativa que se opÃe ao dogmatismo, ao reducionismo e à sempre aberta e inacabada. Para analisar a prÃtica avaliativa utilizou-se a abordagem qualitativa, para compreender o fenÃmeno investigado. Como suporte desse desenvolvimento utilizou-se a Teoria CrÃtica que orientou este estudo, sinalizando o que à imprescindÃvel de se conhecer, o contexto em que o conhecimento à gerado e as intencionalidades definidas. A investigaÃÃo foi desenvolvida por meio dos procedimentos metodolÃgicos: entrevistas semiestruturadas, a anÃlise documental, observaÃÃo direta e levantamento estruturado. Foi aplicada como tÃcnica de interpretaÃÃo dos dados a anÃlise de conteÃdo que possibilitou a definiÃÃo das categorias a partir do exame do discurso obtido das respostas proferidas pelos sujeitos da investigaÃÃo. Os resultados analisados a partir das categorias surgidas do discurso dos sujeitos participantes da investigaÃÃo elucidaram as contradiÃÃes existentes entre o que està prescrito no Documento Base do Proeja (2007) e no Projeto Curricular do Curso de RefrigeraÃÃo e ClimatizaÃÃo do Proeja do IFCE com relaÃÃo à concepÃÃo da AvaliaÃÃo da Aprendizagem e a efetivaÃÃo das prÃticas avaliativas dos docentes do referido Programa. E ainda, apontaram para a confirmaÃÃo da tese anunciada: âque nas prÃticas avaliativas dos docentes do Proeja do IFCE, campus Fortaleza, hà predominÃncia da perspectiva de verificaÃÃo da aprendizagem e nÃo de uma avaliaÃÃo formativaâ. Pretendi com o resultado deste estudo investigativo, contribuir para apontar caminhos para o desenvolvimento das prÃticas avaliativas no Proeja iniciando um processo de discussÃo que visava a ampliaÃÃo da concepÃÃo avaliativa, na direÃÃo de uma avaliaÃÃo formativa e dialÃgica, que coloca em relevo a reconstruÃÃo permanente dos saberes da avaliaÃÃo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study had as its focus of investigation the high school integrated with technical vocational Educational program for young and adults (Proeja), which aims at offering professional training integrated with high school education for those who have just finished elementary school and for those who have not graduated from high school yet. The object of this study was the learning assessment concepts and practices developed by the Proeja Refrigeration Course faculty at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceara (IFCE). For the theoretical background, many theorists of the fields of interest have been referred, such as Silva (2002), Apple (2006) Moreira (2011), Mendez, (2002), Santomà (1995), Gadotti (2008), Freire (2011), Adorno, (2010) Lima (2008), Vianna (2007), Firme (1994), Luckesi (2011), Fernandes (2008), Gatti (2003), Hadji (2001), e Perrenoud (1999), among others. We have opted for the critical interpretive approach which opposes itself to dogmatism, reductionism and is always open and unfinished. In order to analyze the assessment practice, we have used the qualitative methodology to understand the phenomenon under investigation. The Critical Theory that guided this study was used as support of development, signaling what is indispensable to be known, the context in which knowledge is generated, and the defined intentions. The research was developed by using the following procedures: semi-structured interviews, documental analyses, direct observation and a structured survey. The technique used for interpreting the data collected was the analysis of content which enabled the definition of categories through the examination of the answers given by the subjects surveyed. The results analyzed from the categories that arose from the subjectsâ answers elucidated the existing contradictions between what is prescribed in the Proeja Basic Document (2007) and the Curricular Design of the Refrigeration and Acclimatization Proeja Course at the IFCE concerning the Learning Assessment concepts and its facultyâs assessment practice effectiveness. Moreover, they have indicated the confirmation of the announced thesis: âthat in the Proeja facultyâs assessment practices at the IFCE Fortaleza campus, there is a predominance of the learning verification perspective instead of formative evaluationâ. With the result of this research, we have intended to contribute pointing out possible ways for the development of the Proeja assessment practices by starting a discussion process that aimed the enlargement of assessment concepts towards a dialogical and formative evaluation which highlights the assessment knowledge permanent reconstruction.
description Este estudo teve como espaÃo de investigaÃÃo o programa de EducaÃÃo profissional tÃcnica integrada ao ensino mÃdio na modalidade de educaÃÃo de jovens e adultos (Proeja) que visa oferecer aos concludentes do ensino fundamental e para aqueles que ainda nÃo tenham o ensino mÃdio uma formaÃÃo profissional integrada a esse ensino. O objeto desde estudo foram as concepÃÃes e as prÃticas de avaliaÃÃo da aprendizagem desenvolvidas pelos docentes do curso de RefrigeraÃÃo do referido Proeja do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE). Na fundamentaÃÃo da pesquisa recorreu-se a vÃrios teÃricos dos campos estudados: Silva (2002), Apple (2006) Moreira (2011), Mendez, (2002), Santomà (1995), Gadotti (2008), Freire (2011), Adorno, (2010) Lima (2008), Vianna (2007), Firme (1994), Luckesi (2011), Fernandes (2008), Gatti (2003), Hadji (2001), e Perrenoud (1999), dentre outros. Optou-se pela abordagem metodolÃgica crÃtico-interpretativa que se opÃe ao dogmatismo, ao reducionismo e à sempre aberta e inacabada. Para analisar a prÃtica avaliativa utilizou-se a abordagem qualitativa, para compreender o fenÃmeno investigado. Como suporte desse desenvolvimento utilizou-se a Teoria CrÃtica que orientou este estudo, sinalizando o que à imprescindÃvel de se conhecer, o contexto em que o conhecimento à gerado e as intencionalidades definidas. A investigaÃÃo foi desenvolvida por meio dos procedimentos metodolÃgicos: entrevistas semiestruturadas, a anÃlise documental, observaÃÃo direta e levantamento estruturado. Foi aplicada como tÃcnica de interpretaÃÃo dos dados a anÃlise de conteÃdo que possibilitou a definiÃÃo das categorias a partir do exame do discurso obtido das respostas proferidas pelos sujeitos da investigaÃÃo. Os resultados analisados a partir das categorias surgidas do discurso dos sujeitos participantes da investigaÃÃo elucidaram as contradiÃÃes existentes entre o que està prescrito no Documento Base do Proeja (2007) e no Projeto Curricular do Curso de RefrigeraÃÃo e ClimatizaÃÃo do Proeja do IFCE com relaÃÃo à concepÃÃo da AvaliaÃÃo da Aprendizagem e a efetivaÃÃo das prÃticas avaliativas dos docentes do referido Programa. E ainda, apontaram para a confirmaÃÃo da tese anunciada: âque nas prÃticas avaliativas dos docentes do Proeja do IFCE, campus Fortaleza, hà predominÃncia da perspectiva de verificaÃÃo da aprendizagem e nÃo de uma avaliaÃÃo formativaâ. Pretendi com o resultado deste estudo investigativo, contribuir para apontar caminhos para o desenvolvimento das prÃticas avaliativas no Proeja iniciando um processo de discussÃo que visava a ampliaÃÃo da concepÃÃo avaliativa, na direÃÃo de uma avaliaÃÃo formativa e dialÃgica, que coloca em relevo a reconstruÃÃo permanente dos saberes da avaliaÃÃo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13845
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295201083523072