Com que diferenÃas se fazem adultos e crianÃas na escola: uma analÃtica das posiÃÃes discursivas pela Ãtica da fronteira e da experimentaÃÃo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Erica Atem GonÃalves de AraÃjo Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14283
Resumo: Este trabalho busca compreender como se produz a diferenciaÃÃo adulto/crianÃa no contexto de uma escola de educaÃÃo infantil. O quadro teÃrico-metodolÃgico articula as contribuiÃÃes do pÃs-estruturalismo, dos Estudos Culturais, dos estudos Foucaultianos e da anÃlise do discurso com as da sociologia da infÃncia para pensar como se produzem mutuamente as posiÃÃes subjetivas infantil e adulta no espaÃo das interaÃÃes que ocorrem na escola. A construÃÃo do corpus se valeu de uma abordagem de inspiraÃÃo etnogrÃfica, na qual foi decisivo que o pesquisador estabelecesse um trÃnsito na fronteira dos dispositivos de diferenciaÃÃo eu/outro, a fim de apreender, no trabalho de anÃlise, os nÃveis de mediaÃÃo implicados nesse processo. Tendo em conta as situaÃÃes do cotidiano escolar que funcionassem como emblemÃticas dos processos de diferenciaÃÃo, o itinerÃrio escolhido para a âescutaâ dos sujeitos se deu em trÃs direÃÃes: se observou o funcionamento do processo de diferenciaÃÃo adulto/crianÃa em relaÃÃo a duas prÃticas escolares e à inserÃÃo da adulta-pesquisadora nas brincadeiras livres e na rotina da sala de aula do Ãltimo grupo da educaÃÃo infantil. As anÃlises indicaram como os sujeitos crianÃas e adultos manejam as fronteiras identitÃrias constituÃdas pelos rituais escolares ora fraturando-as ora legitimando-as em operaÃÃes que se dÃo tanto na cultura de pares quanto na cultura escolar. A anÃlise da prÃtica escolar de identificaÃÃo dos grupos etÃrios por cor do fardamento revelou a presenÃa do estabelecimento de critÃrios para fixar as identidades escolares, tanto no que diz respeito à relaÃÃo entre as crianÃas, como em relaÃÃo aos professores. SÃo critÃrios sustentados por uma lÃgica desenvolvimentista, baseada na promoÃÃo das competÃncias e na especificaÃÃo das habilidades por idade. A escuta da crianÃa pelo adulto-professor se estabeleceu como outra direÃÃo analisada, momento em que, diante da aÃÃo enunciativa das crianÃas, tentam reestabelecer critÃrios para o que à âtÃpico da crianÃaâ, o que tensiona as relaÃÃes, suspendendo temporariamente as imagens do que à âser crianÃaâ e âser adultoâ. A crianÃa prodÃgio à uma tipificaÃÃo escolar pela qual se tenta responder aos desafios postos pelas transformaÃÃes nos processos de subjetivaÃÃo contemporÃneos, sem, no entanto, renunciar à imagem de infÃncia sustentada pela relaÃÃo adulto/crianÃa que estas transformaÃÃes pÃem em questÃo. A anÃlise dos efeitos da participaÃÃo do adulto-pesquisador como estrangeiro na brincadeira livre e na rotina de sala de aula possibilitou visualizar processos de desestabilizaÃÃo dos lugares institucionalizados para a crianÃa e o adulto na ordem escolar. Tornar-se uma adulta-brincante e uma tia-que-nÃo-ensina criou um campo de experimentaÃÃes em que os posicionamentos dos sujeitos crianÃas (brincantes e alunos de educaÃÃo infantil) e adultos (pesquisadora e professora) se explicitaram como coproduzidos. A participaÃÃo da pesquisadora provocou a exposiÃÃo dos critÃrios definidores das fronteiras no contexto da brincadeira livre e das rotinas de sala de aula, dando margem a negociaÃÃes que pÃem à mostra as limitaÃÃes de uma perspectiva desenvolvimentista da diferenciaÃÃo adulto/crianÃa.
id UFC_76e54faa0aa8b3dcd92d98afa91e7ab4
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9067
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCom que diferenÃas se fazem adultos e crianÃas na escola: uma analÃtica das posiÃÃes discursivas pela Ãtica da fronteira e da experimentaÃÃo About the differences that made adults and children at school: an analytical of subjective positions from perspective of the border and experimentation2015-02-20Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa12633895468http://lattes.cnpq.br/5935677942857003Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo16729196491http://lattes.cnpq.br/4052574912000577InÃs Silvia Vitorino Sampaio25857789320http://lattes.cnpq.br/2277124466176094Lucia Rabello de Castro38503085704http://lattes.cnpq.br/1214581491021739 Rejane Batista Vasconcelos06190391320http://lattes.cnpq.br/6362352492858096Shara Jane Holanda Costa Adad2402967030049772481391http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4745955Z6Erica Atem GonÃalves de AraÃjo CostaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRDiferenciaÃÃo adulto-crianÃa Imagens identitÃrias EscolarizaÃÃoAdult-child differentiation Identity images SchoolingEDUCACAOEste trabalho busca compreender como se produz a diferenciaÃÃo adulto/crianÃa no contexto de uma escola de educaÃÃo infantil. O quadro teÃrico-metodolÃgico articula as contribuiÃÃes do pÃs-estruturalismo, dos Estudos Culturais, dos estudos Foucaultianos e da anÃlise do discurso com as da sociologia da infÃncia para pensar como se produzem mutuamente as posiÃÃes subjetivas infantil e adulta no espaÃo das interaÃÃes que ocorrem na escola. A construÃÃo do corpus se valeu de uma abordagem de inspiraÃÃo etnogrÃfica, na qual foi decisivo que o pesquisador estabelecesse um trÃnsito na fronteira dos dispositivos de diferenciaÃÃo eu/outro, a fim de apreender, no trabalho de anÃlise, os nÃveis de mediaÃÃo implicados nesse processo. Tendo em conta as situaÃÃes do cotidiano escolar que funcionassem como emblemÃticas dos processos de diferenciaÃÃo, o itinerÃrio escolhido para a âescutaâ dos sujeitos se deu em trÃs direÃÃes: se observou o funcionamento do processo de diferenciaÃÃo adulto/crianÃa em relaÃÃo a duas prÃticas escolares e à inserÃÃo da adulta-pesquisadora nas brincadeiras livres e na rotina da sala de aula do Ãltimo grupo da educaÃÃo infantil. As anÃlises indicaram como os sujeitos crianÃas e adultos manejam as fronteiras identitÃrias constituÃdas pelos rituais escolares ora fraturando-as ora legitimando-as em operaÃÃes que se dÃo tanto na cultura de pares quanto na cultura escolar. A anÃlise da prÃtica escolar de identificaÃÃo dos grupos etÃrios por cor do fardamento revelou a presenÃa do estabelecimento de critÃrios para fixar as identidades escolares, tanto no que diz respeito à relaÃÃo entre as crianÃas, como em relaÃÃo aos professores. SÃo critÃrios sustentados por uma lÃgica desenvolvimentista, baseada na promoÃÃo das competÃncias e na especificaÃÃo das habilidades por idade. A escuta da crianÃa pelo adulto-professor se estabeleceu como outra direÃÃo analisada, momento em que, diante da aÃÃo enunciativa das crianÃas, tentam reestabelecer critÃrios para o que à âtÃpico da crianÃaâ, o que tensiona as relaÃÃes, suspendendo temporariamente as imagens do que à âser crianÃaâ e âser adultoâ. A crianÃa prodÃgio à uma tipificaÃÃo escolar pela qual se tenta responder aos desafios postos pelas transformaÃÃes nos processos de subjetivaÃÃo contemporÃneos, sem, no entanto, renunciar à imagem de infÃncia sustentada pela relaÃÃo adulto/crianÃa que estas transformaÃÃes pÃem em questÃo. A anÃlise dos efeitos da participaÃÃo do adulto-pesquisador como estrangeiro na brincadeira livre e na rotina de sala de aula possibilitou visualizar processos de desestabilizaÃÃo dos lugares institucionalizados para a crianÃa e o adulto na ordem escolar. Tornar-se uma adulta-brincante e uma tia-que-nÃo-ensina criou um campo de experimentaÃÃes em que os posicionamentos dos sujeitos crianÃas (brincantes e alunos de educaÃÃo infantil) e adultos (pesquisadora e professora) se explicitaram como coproduzidos. A participaÃÃo da pesquisadora provocou a exposiÃÃo dos critÃrios definidores das fronteiras no contexto da brincadeira livre e das rotinas de sala de aula, dando margem a negociaÃÃes que pÃem à mostra as limitaÃÃes de uma perspectiva desenvolvimentista da diferenciaÃÃo adulto/crianÃa.This work seeks to understand how the differentiation adult / child is produced in the context of a school of early childhood education. The theoretical and methodological framework articulates the contributions of post-structuralism, cultural studies, and studies of Foucault's discourse analysis with the sociology of childhood to think how child and adult subject positions are related in the space of interactions that occur in school. The corpus was constructed from an ethnographic-inspired approach. In this way, was crucial that the researcher establish a transit on the border of differentiation devices self / other in order to grasp the mediantion process. Taking into account the situations of daily school that functioned as emblematic of differentiation processes, the route chosen for the "listening" of the subjects was made in three directions: we observed the operation of the process of differentiation adult / child in relation to two school practices and the insertion of adult-researcher in free play and routine of the classroom the last group of early childhood education. Analyses indicated as the subject children and adults handle the identity borders established by school rituals sometimes fracturing them or legitimizing the operations that take place both in the peer culture as in school culture. The analysis of school practice of identifying the age groups for coloured uniforms revealed the criteria to establish the school identities, both with regard to the relationship between the children and in relation to teachers. Those criteria are supported by a logic based on developmental concepts, with means to relate skills and age. Another point of analyses was listening to the child by the adult/teacher. The adult/teacher when confronted by the action enunciative children, try to re-establish criteria for what is "typical of the child. It strains relations temporarily by the suspention of the images about what is "being a child" and "being an adult." The child prodigy is a school classification in which one tries to respond to the challenges posed by the changes in contemporary processes of subjectivity, without, however, giving up childhood images supported by the adult / child relationship that these transformations call into question. The analysis of the effects of adult-researcher participation as a foreigner in free play and in the classroom routine enabled to view the destabilization processes of institutionalized places for the child and the adult in the school order. Becoming an player-adult and an aunt-which-not-teaches created a field of experimentation in which the positions of children subject (players and kindergarten students) and adults (the researcher and the teacher) is made explicit as co-produced. The participation of the researcher led to the exposure of the defining criteria of borders in the context of free play and classroom routines, giving rise to negotiations underscore the limitations of a developmental perspective of differentiation adult / child. FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14283application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:28Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Com que diferenÃas se fazem adultos e crianÃas na escola: uma analÃtica das posiÃÃes discursivas pela Ãtica da fronteira e da experimentaÃÃo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv About the differences that made adults and children at school: an analytical of subjective positions from perspective of the border and experimentation
title Com que diferenÃas se fazem adultos e crianÃas na escola: uma analÃtica das posiÃÃes discursivas pela Ãtica da fronteira e da experimentaÃÃo
spellingShingle Com que diferenÃas se fazem adultos e crianÃas na escola: uma analÃtica das posiÃÃes discursivas pela Ãtica da fronteira e da experimentaÃÃo
Erica Atem GonÃalves de AraÃjo Costa
DiferenciaÃÃo adulto-crianÃa
Imagens identitÃrias
EscolarizaÃÃo
Adult-child differentiation
Identity images
Schooling
EDUCACAO
title_short Com que diferenÃas se fazem adultos e crianÃas na escola: uma analÃtica das posiÃÃes discursivas pela Ãtica da fronteira e da experimentaÃÃo
title_full Com que diferenÃas se fazem adultos e crianÃas na escola: uma analÃtica das posiÃÃes discursivas pela Ãtica da fronteira e da experimentaÃÃo
title_fullStr Com que diferenÃas se fazem adultos e crianÃas na escola: uma analÃtica das posiÃÃes discursivas pela Ãtica da fronteira e da experimentaÃÃo
title_full_unstemmed Com que diferenÃas se fazem adultos e crianÃas na escola: uma analÃtica das posiÃÃes discursivas pela Ãtica da fronteira e da experimentaÃÃo
title_sort Com que diferenÃas se fazem adultos e crianÃas na escola: uma analÃtica das posiÃÃes discursivas pela Ãtica da fronteira e da experimentaÃÃo
author Erica Atem GonÃalves de AraÃjo Costa
author_facet Erica Atem GonÃalves de AraÃjo Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 12633895468
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5935677942857003
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 16729196491
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4052574912000577
dc.contributor.referee2.fl_str_mv InÃs Silvia Vitorino Sampaio
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 25857789320
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2277124466176094
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lucia Rabello de Castro
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 38503085704
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1214581491021739
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Rejane Batista Vasconcelos
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 06190391320
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6362352492858096
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Shara Jane Holanda Costa Adad
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv 24029670300
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 49772481391
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4745955Z6
dc.contributor.author.fl_str_mv Erica Atem GonÃalves de AraÃjo Costa
contributor_str_mv Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa
Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo
InÃs Silvia Vitorino Sampaio
Lucia Rabello de Castro
Rejane Batista Vasconcelos
Shara Jane Holanda Costa Adad
dc.subject.por.fl_str_mv DiferenciaÃÃo adulto-crianÃa
Imagens identitÃrias
EscolarizaÃÃo
topic DiferenciaÃÃo adulto-crianÃa
Imagens identitÃrias
EscolarizaÃÃo
Adult-child differentiation
Identity images
Schooling
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Adult-child differentiation
Identity images
Schooling
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho busca compreender como se produz a diferenciaÃÃo adulto/crianÃa no contexto de uma escola de educaÃÃo infantil. O quadro teÃrico-metodolÃgico articula as contribuiÃÃes do pÃs-estruturalismo, dos Estudos Culturais, dos estudos Foucaultianos e da anÃlise do discurso com as da sociologia da infÃncia para pensar como se produzem mutuamente as posiÃÃes subjetivas infantil e adulta no espaÃo das interaÃÃes que ocorrem na escola. A construÃÃo do corpus se valeu de uma abordagem de inspiraÃÃo etnogrÃfica, na qual foi decisivo que o pesquisador estabelecesse um trÃnsito na fronteira dos dispositivos de diferenciaÃÃo eu/outro, a fim de apreender, no trabalho de anÃlise, os nÃveis de mediaÃÃo implicados nesse processo. Tendo em conta as situaÃÃes do cotidiano escolar que funcionassem como emblemÃticas dos processos de diferenciaÃÃo, o itinerÃrio escolhido para a âescutaâ dos sujeitos se deu em trÃs direÃÃes: se observou o funcionamento do processo de diferenciaÃÃo adulto/crianÃa em relaÃÃo a duas prÃticas escolares e à inserÃÃo da adulta-pesquisadora nas brincadeiras livres e na rotina da sala de aula do Ãltimo grupo da educaÃÃo infantil. As anÃlises indicaram como os sujeitos crianÃas e adultos manejam as fronteiras identitÃrias constituÃdas pelos rituais escolares ora fraturando-as ora legitimando-as em operaÃÃes que se dÃo tanto na cultura de pares quanto na cultura escolar. A anÃlise da prÃtica escolar de identificaÃÃo dos grupos etÃrios por cor do fardamento revelou a presenÃa do estabelecimento de critÃrios para fixar as identidades escolares, tanto no que diz respeito à relaÃÃo entre as crianÃas, como em relaÃÃo aos professores. SÃo critÃrios sustentados por uma lÃgica desenvolvimentista, baseada na promoÃÃo das competÃncias e na especificaÃÃo das habilidades por idade. A escuta da crianÃa pelo adulto-professor se estabeleceu como outra direÃÃo analisada, momento em que, diante da aÃÃo enunciativa das crianÃas, tentam reestabelecer critÃrios para o que à âtÃpico da crianÃaâ, o que tensiona as relaÃÃes, suspendendo temporariamente as imagens do que à âser crianÃaâ e âser adultoâ. A crianÃa prodÃgio à uma tipificaÃÃo escolar pela qual se tenta responder aos desafios postos pelas transformaÃÃes nos processos de subjetivaÃÃo contemporÃneos, sem, no entanto, renunciar à imagem de infÃncia sustentada pela relaÃÃo adulto/crianÃa que estas transformaÃÃes pÃem em questÃo. A anÃlise dos efeitos da participaÃÃo do adulto-pesquisador como estrangeiro na brincadeira livre e na rotina de sala de aula possibilitou visualizar processos de desestabilizaÃÃo dos lugares institucionalizados para a crianÃa e o adulto na ordem escolar. Tornar-se uma adulta-brincante e uma tia-que-nÃo-ensina criou um campo de experimentaÃÃes em que os posicionamentos dos sujeitos crianÃas (brincantes e alunos de educaÃÃo infantil) e adultos (pesquisadora e professora) se explicitaram como coproduzidos. A participaÃÃo da pesquisadora provocou a exposiÃÃo dos critÃrios definidores das fronteiras no contexto da brincadeira livre e das rotinas de sala de aula, dando margem a negociaÃÃes que pÃem à mostra as limitaÃÃes de uma perspectiva desenvolvimentista da diferenciaÃÃo adulto/crianÃa.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work seeks to understand how the differentiation adult / child is produced in the context of a school of early childhood education. The theoretical and methodological framework articulates the contributions of post-structuralism, cultural studies, and studies of Foucault's discourse analysis with the sociology of childhood to think how child and adult subject positions are related in the space of interactions that occur in school. The corpus was constructed from an ethnographic-inspired approach. In this way, was crucial that the researcher establish a transit on the border of differentiation devices self / other in order to grasp the mediantion process. Taking into account the situations of daily school that functioned as emblematic of differentiation processes, the route chosen for the "listening" of the subjects was made in three directions: we observed the operation of the process of differentiation adult / child in relation to two school practices and the insertion of adult-researcher in free play and routine of the classroom the last group of early childhood education. Analyses indicated as the subject children and adults handle the identity borders established by school rituals sometimes fracturing them or legitimizing the operations that take place both in the peer culture as in school culture. The analysis of school practice of identifying the age groups for coloured uniforms revealed the criteria to establish the school identities, both with regard to the relationship between the children and in relation to teachers. Those criteria are supported by a logic based on developmental concepts, with means to relate skills and age. Another point of analyses was listening to the child by the adult/teacher. The adult/teacher when confronted by the action enunciative children, try to re-establish criteria for what is "typical of the child. It strains relations temporarily by the suspention of the images about what is "being a child" and "being an adult." The child prodigy is a school classification in which one tries to respond to the challenges posed by the changes in contemporary processes of subjectivity, without, however, giving up childhood images supported by the adult / child relationship that these transformations call into question. The analysis of the effects of adult-researcher participation as a foreigner in free play and in the classroom routine enabled to view the destabilization processes of institutionalized places for the child and the adult in the school order. Becoming an player-adult and an aunt-which-not-teaches created a field of experimentation in which the positions of children subject (players and kindergarten students) and adults (the researcher and the teacher) is made explicit as co-produced. The participation of the researcher led to the exposure of the defining criteria of borders in the context of free play and classroom routines, giving rise to negotiations underscore the limitations of a developmental perspective of differentiation adult / child.
description Este trabalho busca compreender como se produz a diferenciaÃÃo adulto/crianÃa no contexto de uma escola de educaÃÃo infantil. O quadro teÃrico-metodolÃgico articula as contribuiÃÃes do pÃs-estruturalismo, dos Estudos Culturais, dos estudos Foucaultianos e da anÃlise do discurso com as da sociologia da infÃncia para pensar como se produzem mutuamente as posiÃÃes subjetivas infantil e adulta no espaÃo das interaÃÃes que ocorrem na escola. A construÃÃo do corpus se valeu de uma abordagem de inspiraÃÃo etnogrÃfica, na qual foi decisivo que o pesquisador estabelecesse um trÃnsito na fronteira dos dispositivos de diferenciaÃÃo eu/outro, a fim de apreender, no trabalho de anÃlise, os nÃveis de mediaÃÃo implicados nesse processo. Tendo em conta as situaÃÃes do cotidiano escolar que funcionassem como emblemÃticas dos processos de diferenciaÃÃo, o itinerÃrio escolhido para a âescutaâ dos sujeitos se deu em trÃs direÃÃes: se observou o funcionamento do processo de diferenciaÃÃo adulto/crianÃa em relaÃÃo a duas prÃticas escolares e à inserÃÃo da adulta-pesquisadora nas brincadeiras livres e na rotina da sala de aula do Ãltimo grupo da educaÃÃo infantil. As anÃlises indicaram como os sujeitos crianÃas e adultos manejam as fronteiras identitÃrias constituÃdas pelos rituais escolares ora fraturando-as ora legitimando-as em operaÃÃes que se dÃo tanto na cultura de pares quanto na cultura escolar. A anÃlise da prÃtica escolar de identificaÃÃo dos grupos etÃrios por cor do fardamento revelou a presenÃa do estabelecimento de critÃrios para fixar as identidades escolares, tanto no que diz respeito à relaÃÃo entre as crianÃas, como em relaÃÃo aos professores. SÃo critÃrios sustentados por uma lÃgica desenvolvimentista, baseada na promoÃÃo das competÃncias e na especificaÃÃo das habilidades por idade. A escuta da crianÃa pelo adulto-professor se estabeleceu como outra direÃÃo analisada, momento em que, diante da aÃÃo enunciativa das crianÃas, tentam reestabelecer critÃrios para o que à âtÃpico da crianÃaâ, o que tensiona as relaÃÃes, suspendendo temporariamente as imagens do que à âser crianÃaâ e âser adultoâ. A crianÃa prodÃgio à uma tipificaÃÃo escolar pela qual se tenta responder aos desafios postos pelas transformaÃÃes nos processos de subjetivaÃÃo contemporÃneos, sem, no entanto, renunciar à imagem de infÃncia sustentada pela relaÃÃo adulto/crianÃa que estas transformaÃÃes pÃem em questÃo. A anÃlise dos efeitos da participaÃÃo do adulto-pesquisador como estrangeiro na brincadeira livre e na rotina de sala de aula possibilitou visualizar processos de desestabilizaÃÃo dos lugares institucionalizados para a crianÃa e o adulto na ordem escolar. Tornar-se uma adulta-brincante e uma tia-que-nÃo-ensina criou um campo de experimentaÃÃes em que os posicionamentos dos sujeitos crianÃas (brincantes e alunos de educaÃÃo infantil) e adultos (pesquisadora e professora) se explicitaram como coproduzidos. A participaÃÃo da pesquisadora provocou a exposiÃÃo dos critÃrios definidores das fronteiras no contexto da brincadeira livre e das rotinas de sala de aula, dando margem a negociaÃÃes que pÃem à mostra as limitaÃÃes de uma perspectiva desenvolvimentista da diferenciaÃÃo adulto/crianÃa.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14283
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295203636805632