Matematica e deficiencia visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge Carvalho BrandÃo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4908
Resumo: O presente estudo trata da aprendizagem dos conceitos de triÃngulos, quadrilÃteros e simetria por alunos cegos congÃnitos, incluÃdos em escolas regulares. Refere-se, portanto, a formaÃÃo de conceitos geomÃtricos por sujeitos cegos, processo diferente daquele vivenciado por alunos videntes, jà que os primeiros nÃo veem as imagens que representam as figuras geomÃtricas, uma vez que a Geometria Plana apresentada em salas de aulas de escolas regulares foca a visualizaÃÃo de figuras planas como uma maneira de compreensÃo de conteÃdos. à preciso pensar caminhos alternativos para o ensino para cegos, em funÃÃo das possibilidades que estes apresentam. Um caminho possÃvel refere-se ao mÃtodo GEUmetria, o qual propÃe o uso de tÃcnicas de OrientaÃÃo e Mobilidade no ensino de geometria. Como motivaÃÃo desse mÃtodo utilizou-se a confecÃÃo de maquetes apÃs aulas de OrientaÃÃo e Mobilidade. Vygotsky foi utilizado como referencial teÃrico na busca pela compreensÃo da formaÃÃo de conceitos. Como categoria de anÃlise utilizou-se o mÃtodo Van Hiele de ensino de geometria. Foram estudados cinco sujeitos em Fortaleza â CE, durante o ano de 2008, alunos de escolas regulares, sendo trÃs do Ensino Fundamental e dois do Ensino MÃdio. Foram analisados os conhecimentos prÃvios dos discentes antes da introduÃÃo do GEUmetria e cada discente teve seu desempenho comparado consigo. Observou-se que o mÃtodo GEUmetria funcionou de modo eficiente em quatro sujeitos, o que permitiu uma estruturaÃÃo desse mÃtodo para ser aplicado por outros docentes de OM ou de reforÃo de MatemÃtica de alunos com deficiÃncia visual. Como propostas futuras, analisar a compreensÃo de conceitos na Trigonometria
id UFC_79e953c245aa0a8e99b093982738c51a
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3641
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMatematica e deficiencia visualMathematic and blind pupils2010-07-16Ana Karina Morais de Lira32652178415http://lattes.cnpq.br/4619424138761525 Ana Maria Monte Coelho Frota23067586387http://lattes.cnpq.br/5274212431995000 Ivoneide Pinheiro de Lima36301698304http://lattes.cnpq.br/4783483818809180Maria Gilvanise de Oliveira Pontes11240393334Vanda MagalhÃes LeitÃo19312733320http://lattes.cnpq.br/677670591828580570257566368http://lattes.cnpq.br/2206483361634095 Jorge Carvalho BrandÃoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBROrientaÃao e Mobilidade Ensino GeometriaOrientation and Mobility Education GeometryEDUCACAO ESPECIALO presente estudo trata da aprendizagem dos conceitos de triÃngulos, quadrilÃteros e simetria por alunos cegos congÃnitos, incluÃdos em escolas regulares. Refere-se, portanto, a formaÃÃo de conceitos geomÃtricos por sujeitos cegos, processo diferente daquele vivenciado por alunos videntes, jà que os primeiros nÃo veem as imagens que representam as figuras geomÃtricas, uma vez que a Geometria Plana apresentada em salas de aulas de escolas regulares foca a visualizaÃÃo de figuras planas como uma maneira de compreensÃo de conteÃdos. à preciso pensar caminhos alternativos para o ensino para cegos, em funÃÃo das possibilidades que estes apresentam. Um caminho possÃvel refere-se ao mÃtodo GEUmetria, o qual propÃe o uso de tÃcnicas de OrientaÃÃo e Mobilidade no ensino de geometria. Como motivaÃÃo desse mÃtodo utilizou-se a confecÃÃo de maquetes apÃs aulas de OrientaÃÃo e Mobilidade. Vygotsky foi utilizado como referencial teÃrico na busca pela compreensÃo da formaÃÃo de conceitos. Como categoria de anÃlise utilizou-se o mÃtodo Van Hiele de ensino de geometria. Foram estudados cinco sujeitos em Fortaleza â CE, durante o ano de 2008, alunos de escolas regulares, sendo trÃs do Ensino Fundamental e dois do Ensino MÃdio. Foram analisados os conhecimentos prÃvios dos discentes antes da introduÃÃo do GEUmetria e cada discente teve seu desempenho comparado consigo. Observou-se que o mÃtodo GEUmetria funcionou de modo eficiente em quatro sujeitos, o que permitiu uma estruturaÃÃo desse mÃtodo para ser aplicado por outros docentes de OM ou de reforÃo de MatemÃtica de alunos com deficiÃncia visual. Como propostas futuras, analisar a compreensÃo de conceitos na TrigonometriaThe present study it deals with the learning of the concepts of triangles, quadrilaterals and symmetry for congenital, enclosed blind pupils in regular schools. It is mentioned, therefore, the formation of geometric concepts for blind citizens, different process of that one lived deeply by donât blind pupils, since the first ones do not see the images that represent the geometric figures, a time that Plain Geometry presented in classrooms of regular schools to want the visualization of plain figures as a way of understanding of contents. She is necessary to think alternative ways for education for blind people, in function of the possibilities that these present. A possible way mentions the GEUmetria method to it, which considers the use of techniques of Orientation and Mobility in the geometry education. As motivation of this method it was used after confection of mockups lessons of Orientation and Mobility. Vygotsky was used as referential theoretician in the search for the understanding of the formation of concepts. As category of analysis the method was used Van Hiele of geometry education. Five citizens in Fortaleza - CE had been studied, during the year of 2008, pupils of regular schools, being three of Basic Teach and two of Average Teach. The previous knowledge of the learning before the introduction of the GEUmetria had been analyzed and each learning had its comparative performance obtains. It was observed that the GEUmetria method functioned in efficient way in four citizens, what allowed of this method to be applied by other professors of MAC or reinforcement of mathematics of pupils with visual deficiency. As future proposals, to analyze the understanding of concepts in Trigonometry nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4908application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:54Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Matematica e deficiencia visual
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mathematic and blind pupils
title Matematica e deficiencia visual
spellingShingle Matematica e deficiencia visual
Jorge Carvalho BrandÃo
OrientaÃao e Mobilidade
Ensino
Geometria
Orientation and Mobility
Education
Geometry
EDUCACAO ESPECIAL
title_short Matematica e deficiencia visual
title_full Matematica e deficiencia visual
title_fullStr Matematica e deficiencia visual
title_full_unstemmed Matematica e deficiencia visual
title_sort Matematica e deficiencia visual
author Jorge Carvalho BrandÃo
author_facet Jorge Carvalho BrandÃo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Karina Morais de Lira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 32652178415
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4619424138761525
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Maria Monte Coelho Frota
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 23067586387
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5274212431995000
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ivoneide Pinheiro de Lima
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 36301698304
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4783483818809180
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Gilvanise de Oliveira Pontes
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 11240393334
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Vanda MagalhÃes LeitÃo
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 19312733320
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6776705918285805
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 70257566368
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2206483361634095
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge Carvalho BrandÃo
contributor_str_mv Ana Karina Morais de Lira
Ana Maria Monte Coelho Frota
Ivoneide Pinheiro de Lima
Maria Gilvanise de Oliveira Pontes
Vanda MagalhÃes LeitÃo
dc.subject.por.fl_str_mv OrientaÃao e Mobilidade
Ensino
Geometria
topic OrientaÃao e Mobilidade
Ensino
Geometria
Orientation and Mobility
Education
Geometry
EDUCACAO ESPECIAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Orientation and Mobility
Education
Geometry
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO ESPECIAL
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente estudo trata da aprendizagem dos conceitos de triÃngulos, quadrilÃteros e simetria por alunos cegos congÃnitos, incluÃdos em escolas regulares. Refere-se, portanto, a formaÃÃo de conceitos geomÃtricos por sujeitos cegos, processo diferente daquele vivenciado por alunos videntes, jà que os primeiros nÃo veem as imagens que representam as figuras geomÃtricas, uma vez que a Geometria Plana apresentada em salas de aulas de escolas regulares foca a visualizaÃÃo de figuras planas como uma maneira de compreensÃo de conteÃdos. à preciso pensar caminhos alternativos para o ensino para cegos, em funÃÃo das possibilidades que estes apresentam. Um caminho possÃvel refere-se ao mÃtodo GEUmetria, o qual propÃe o uso de tÃcnicas de OrientaÃÃo e Mobilidade no ensino de geometria. Como motivaÃÃo desse mÃtodo utilizou-se a confecÃÃo de maquetes apÃs aulas de OrientaÃÃo e Mobilidade. Vygotsky foi utilizado como referencial teÃrico na busca pela compreensÃo da formaÃÃo de conceitos. Como categoria de anÃlise utilizou-se o mÃtodo Van Hiele de ensino de geometria. Foram estudados cinco sujeitos em Fortaleza â CE, durante o ano de 2008, alunos de escolas regulares, sendo trÃs do Ensino Fundamental e dois do Ensino MÃdio. Foram analisados os conhecimentos prÃvios dos discentes antes da introduÃÃo do GEUmetria e cada discente teve seu desempenho comparado consigo. Observou-se que o mÃtodo GEUmetria funcionou de modo eficiente em quatro sujeitos, o que permitiu uma estruturaÃÃo desse mÃtodo para ser aplicado por outros docentes de OM ou de reforÃo de MatemÃtica de alunos com deficiÃncia visual. Como propostas futuras, analisar a compreensÃo de conceitos na Trigonometria
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The present study it deals with the learning of the concepts of triangles, quadrilaterals and symmetry for congenital, enclosed blind pupils in regular schools. It is mentioned, therefore, the formation of geometric concepts for blind citizens, different process of that one lived deeply by donât blind pupils, since the first ones do not see the images that represent the geometric figures, a time that Plain Geometry presented in classrooms of regular schools to want the visualization of plain figures as a way of understanding of contents. She is necessary to think alternative ways for education for blind people, in function of the possibilities that these present. A possible way mentions the GEUmetria method to it, which considers the use of techniques of Orientation and Mobility in the geometry education. As motivation of this method it was used after confection of mockups lessons of Orientation and Mobility. Vygotsky was used as referential theoretician in the search for the understanding of the formation of concepts. As category of analysis the method was used Van Hiele of geometry education. Five citizens in Fortaleza - CE had been studied, during the year of 2008, pupils of regular schools, being three of Basic Teach and two of Average Teach. The previous knowledge of the learning before the introduction of the GEUmetria had been analyzed and each learning had its comparative performance obtains. It was observed that the GEUmetria method functioned in efficient way in four citizens, what allowed of this method to be applied by other professors of MAC or reinforcement of mathematics of pupils with visual deficiency. As future proposals, to analyze the understanding of concepts in Trigonometry
description O presente estudo trata da aprendizagem dos conceitos de triÃngulos, quadrilÃteros e simetria por alunos cegos congÃnitos, incluÃdos em escolas regulares. Refere-se, portanto, a formaÃÃo de conceitos geomÃtricos por sujeitos cegos, processo diferente daquele vivenciado por alunos videntes, jà que os primeiros nÃo veem as imagens que representam as figuras geomÃtricas, uma vez que a Geometria Plana apresentada em salas de aulas de escolas regulares foca a visualizaÃÃo de figuras planas como uma maneira de compreensÃo de conteÃdos. à preciso pensar caminhos alternativos para o ensino para cegos, em funÃÃo das possibilidades que estes apresentam. Um caminho possÃvel refere-se ao mÃtodo GEUmetria, o qual propÃe o uso de tÃcnicas de OrientaÃÃo e Mobilidade no ensino de geometria. Como motivaÃÃo desse mÃtodo utilizou-se a confecÃÃo de maquetes apÃs aulas de OrientaÃÃo e Mobilidade. Vygotsky foi utilizado como referencial teÃrico na busca pela compreensÃo da formaÃÃo de conceitos. Como categoria de anÃlise utilizou-se o mÃtodo Van Hiele de ensino de geometria. Foram estudados cinco sujeitos em Fortaleza â CE, durante o ano de 2008, alunos de escolas regulares, sendo trÃs do Ensino Fundamental e dois do Ensino MÃdio. Foram analisados os conhecimentos prÃvios dos discentes antes da introduÃÃo do GEUmetria e cada discente teve seu desempenho comparado consigo. Observou-se que o mÃtodo GEUmetria funcionou de modo eficiente em quatro sujeitos, o que permitiu uma estruturaÃÃo desse mÃtodo para ser aplicado por outros docentes de OM ou de reforÃo de MatemÃtica de alunos com deficiÃncia visual. Como propostas futuras, analisar a compreensÃo de conceitos na Trigonometria
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-07-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4908
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295141305253888