ConcepÃÃo e desenvolvimento de uma formaÃÃo continuada de professores de matemÃtica baseado na sequÃncia Fedathi
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17963 |
Resumo: | A formaÃÃo de professores à perpassada por vÃrios dilemas. DiscussÃes e pesquisas sobre formaÃÃo continuada de professores mobilizam reflexÃes sobre as dimensÃes do desenvolvimento profissional docente e entendimentos distintos sÃo expressos. Pela vivÃncia e discussÃo sobre o assunto, busca-se compreender de que modo os professores de MatemÃtica reconstituem suas prÃticas pedagÃgicas com suporte em ensaios, interaÃÃes e acompanhamentos didÃticos. Ampliando os estudos, identificam-se a necessidade de se dispor de um desenho de formaÃÃo continuada especÃfico para o professor de MatemÃtica do Ensino Fundamental. Reunindo-se as dificuldades pedagÃgicas do professor em exercÃcio e aquelas inerentes ao cÃdigo da disciplina MatemÃtica, surgiu a proposta de se organizar uma metodologia de formaÃÃo que articulasse teoria-prÃtica para ampliar os conhecimentos docentes, e que se baseasse na SequÃncia Fedathi para mediar a formaÃÃo de conceitos matemÃticos. Com origem nessa ideia inicial, algumas questÃes passaram a nortear a reflexÃo: quais as bases pedagÃgicas para uma metodologia de formaÃÃo continuada para professores de MatemÃtica em exercÃcio? Qual o desenho dos encontros de formaÃÃo adequado ao emprego desta metodologia, tendo em vista as caracterÃsticas do pÃblico a que se destina? Quais as orientaÃÃes adequadas para a formaÃÃo de conceitos teÃrico-didÃticos desse professor e de seus alunos baseados na SequÃncia Fedathi? Este estudo procurou respostas para estas perguntas por meio do desenvolvimento de uma metodologia pedagÃgica para formaÃÃo continuada de professores de MatemÃtica em serviÃo e que atuem no Ensino Fundamental. Esse estudo se justifica pela importÃncia de investigar um modelo de formaÃÃo continuada que colabore com a orientaÃÃo de formaÃÃo dos professores de MatemÃtica da escola, tomando como pressuposto sua atuaÃÃo em serviÃo e suas necessidades de atualizaÃÃo, ressignificaÃÃo e troca de experiÃncias com seus pares naturais inseridos numa mesma comunidade. Mostramos um modelo de formaÃÃo composto por orientaÃÃes metodolÃgicas que contemplam as dimensÃes teÃricas, prÃtica, cultural e relacional baseada na SequÃncia Fedathi. |
id |
UFC_d236d2a3f4dfe3eaa786432af7c979d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:11429 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisConcepÃÃo e desenvolvimento de uma formaÃÃo continuada de professores de matemÃtica baseado na sequÃncia FedathiDesign and development of continuing education based math teachers following Fedathi2016-09-29Herminio Borges Neto01362062391Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Jacques Therrien08470405004http://lattes.cnpq.br/8325025086811885Antonia Lis de Maria Martins Torres76613348368http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766235T5PlÃcido RogÃrio Pinheiro1048739538728324757368http://lattes.cnpq.br/2609994129469734Ana ClÃudia MendonÃa PinheiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRFormaÃÃo Continuada de Professores Professor de MatemÃtica. SequÃncia Fedathi OrientaÃÃes MetodolÃgicas Ensino FundamentalContinuing Teacher Education Teacher of Mathematics Fedathi Sequence Methodological guidelines Elementary SchoolEDUCACAOA formaÃÃo de professores à perpassada por vÃrios dilemas. DiscussÃes e pesquisas sobre formaÃÃo continuada de professores mobilizam reflexÃes sobre as dimensÃes do desenvolvimento profissional docente e entendimentos distintos sÃo expressos. Pela vivÃncia e discussÃo sobre o assunto, busca-se compreender de que modo os professores de MatemÃtica reconstituem suas prÃticas pedagÃgicas com suporte em ensaios, interaÃÃes e acompanhamentos didÃticos. Ampliando os estudos, identificam-se a necessidade de se dispor de um desenho de formaÃÃo continuada especÃfico para o professor de MatemÃtica do Ensino Fundamental. Reunindo-se as dificuldades pedagÃgicas do professor em exercÃcio e aquelas inerentes ao cÃdigo da disciplina MatemÃtica, surgiu a proposta de se organizar uma metodologia de formaÃÃo que articulasse teoria-prÃtica para ampliar os conhecimentos docentes, e que se baseasse na SequÃncia Fedathi para mediar a formaÃÃo de conceitos matemÃticos. Com origem nessa ideia inicial, algumas questÃes passaram a nortear a reflexÃo: quais as bases pedagÃgicas para uma metodologia de formaÃÃo continuada para professores de MatemÃtica em exercÃcio? Qual o desenho dos encontros de formaÃÃo adequado ao emprego desta metodologia, tendo em vista as caracterÃsticas do pÃblico a que se destina? Quais as orientaÃÃes adequadas para a formaÃÃo de conceitos teÃrico-didÃticos desse professor e de seus alunos baseados na SequÃncia Fedathi? Este estudo procurou respostas para estas perguntas por meio do desenvolvimento de uma metodologia pedagÃgica para formaÃÃo continuada de professores de MatemÃtica em serviÃo e que atuem no Ensino Fundamental. Esse estudo se justifica pela importÃncia de investigar um modelo de formaÃÃo continuada que colabore com a orientaÃÃo de formaÃÃo dos professores de MatemÃtica da escola, tomando como pressuposto sua atuaÃÃo em serviÃo e suas necessidades de atualizaÃÃo, ressignificaÃÃo e troca de experiÃncias com seus pares naturais inseridos numa mesma comunidade. Mostramos um modelo de formaÃÃo composto por orientaÃÃes metodolÃgicas que contemplam as dimensÃes teÃricas, prÃtica, cultural e relacional baseada na SequÃncia Fedathi.Teacher education is an issue transversed by several dilemmas. Discussion and research on continuing teacher education have mobilized reflections on the dimensions of teacher professional development and different understandings have been presented. In our experience and discussions, we attempt to understand how teachers of Mathematics rebuilding their teaching practices from studies, interactions and educational monitoring. Broadening our studies, we found out the need for a continuing education design specific for math teacher of elementary school. Bringing together difficulties both in teachers practice and in math language, has given rise to think about organizing an education methodology that articulate theory and practice to improve teaching skills based on Fedathi Sequence to mediate the formation of concepts. From this initial idea, some questions guided the discussion: What are the pedagogical basis for a continuing education methodology for math teachers in-service? What lecture design is suited to such methodology considering the characteristics of the target audience? Which are the appropriate guidelines for the math teachers and students formation on theoretical and didactic concepts, based on Fedathi Sequence? This study sought for answers to these questions through the design of a pedagogical methodology for continuing math teacher education in-service at elementary school. This study is justified by the importance of investigating a continuing education model to work with the guidance of training of school mathematics teachers taking for granted his performance in service and its upgrade needs, reframing and exchange experiences with their natural peers entered a same community.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17963application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:07Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
ConcepÃÃo e desenvolvimento de uma formaÃÃo continuada de professores de matemÃtica baseado na sequÃncia Fedathi |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Design and development of continuing education based math teachers following Fedathi |
title |
ConcepÃÃo e desenvolvimento de uma formaÃÃo continuada de professores de matemÃtica baseado na sequÃncia Fedathi |
spellingShingle |
ConcepÃÃo e desenvolvimento de uma formaÃÃo continuada de professores de matemÃtica baseado na sequÃncia Fedathi Ana ClÃudia MendonÃa Pinheiro FormaÃÃo Continuada de Professores Professor de MatemÃtica. SequÃncia Fedathi OrientaÃÃes MetodolÃgicas Ensino Fundamental Continuing Teacher Education Teacher of Mathematics Fedathi Sequence Methodological guidelines Elementary School EDUCACAO |
title_short |
ConcepÃÃo e desenvolvimento de uma formaÃÃo continuada de professores de matemÃtica baseado na sequÃncia Fedathi |
title_full |
ConcepÃÃo e desenvolvimento de uma formaÃÃo continuada de professores de matemÃtica baseado na sequÃncia Fedathi |
title_fullStr |
ConcepÃÃo e desenvolvimento de uma formaÃÃo continuada de professores de matemÃtica baseado na sequÃncia Fedathi |
title_full_unstemmed |
ConcepÃÃo e desenvolvimento de uma formaÃÃo continuada de professores de matemÃtica baseado na sequÃncia Fedathi |
title_sort |
ConcepÃÃo e desenvolvimento de uma formaÃÃo continuada de professores de matemÃtica baseado na sequÃncia Fedathi |
author |
Ana ClÃudia MendonÃa Pinheiro |
author_facet |
Ana ClÃudia MendonÃa Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Herminio Borges Neto |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01362062391 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Maria Iorio Dias |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
22829733304 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Jacques Therrien |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
08470405004 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8325025086811885 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Antonia Lis de Maria Martins Torres |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
76613348368 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766235T5 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
PlÃcido RogÃrio Pinheiro |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
10487395387 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
28324757368 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2609994129469734 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana ClÃudia MendonÃa Pinheiro |
contributor_str_mv |
Herminio Borges Neto Ana Maria Iorio Dias Jacques Therrien Antonia Lis de Maria Martins Torres PlÃcido RogÃrio Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FormaÃÃo Continuada de Professores Professor de MatemÃtica. SequÃncia Fedathi OrientaÃÃes MetodolÃgicas Ensino Fundamental |
topic |
FormaÃÃo Continuada de Professores Professor de MatemÃtica. SequÃncia Fedathi OrientaÃÃes MetodolÃgicas Ensino Fundamental Continuing Teacher Education Teacher of Mathematics Fedathi Sequence Methodological guidelines Elementary School EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Continuing Teacher Education Teacher of Mathematics Fedathi Sequence Methodological guidelines Elementary School |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A formaÃÃo de professores à perpassada por vÃrios dilemas. DiscussÃes e pesquisas sobre formaÃÃo continuada de professores mobilizam reflexÃes sobre as dimensÃes do desenvolvimento profissional docente e entendimentos distintos sÃo expressos. Pela vivÃncia e discussÃo sobre o assunto, busca-se compreender de que modo os professores de MatemÃtica reconstituem suas prÃticas pedagÃgicas com suporte em ensaios, interaÃÃes e acompanhamentos didÃticos. Ampliando os estudos, identificam-se a necessidade de se dispor de um desenho de formaÃÃo continuada especÃfico para o professor de MatemÃtica do Ensino Fundamental. Reunindo-se as dificuldades pedagÃgicas do professor em exercÃcio e aquelas inerentes ao cÃdigo da disciplina MatemÃtica, surgiu a proposta de se organizar uma metodologia de formaÃÃo que articulasse teoria-prÃtica para ampliar os conhecimentos docentes, e que se baseasse na SequÃncia Fedathi para mediar a formaÃÃo de conceitos matemÃticos. Com origem nessa ideia inicial, algumas questÃes passaram a nortear a reflexÃo: quais as bases pedagÃgicas para uma metodologia de formaÃÃo continuada para professores de MatemÃtica em exercÃcio? Qual o desenho dos encontros de formaÃÃo adequado ao emprego desta metodologia, tendo em vista as caracterÃsticas do pÃblico a que se destina? Quais as orientaÃÃes adequadas para a formaÃÃo de conceitos teÃrico-didÃticos desse professor e de seus alunos baseados na SequÃncia Fedathi? Este estudo procurou respostas para estas perguntas por meio do desenvolvimento de uma metodologia pedagÃgica para formaÃÃo continuada de professores de MatemÃtica em serviÃo e que atuem no Ensino Fundamental. Esse estudo se justifica pela importÃncia de investigar um modelo de formaÃÃo continuada que colabore com a orientaÃÃo de formaÃÃo dos professores de MatemÃtica da escola, tomando como pressuposto sua atuaÃÃo em serviÃo e suas necessidades de atualizaÃÃo, ressignificaÃÃo e troca de experiÃncias com seus pares naturais inseridos numa mesma comunidade. Mostramos um modelo de formaÃÃo composto por orientaÃÃes metodolÃgicas que contemplam as dimensÃes teÃricas, prÃtica, cultural e relacional baseada na SequÃncia Fedathi. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
Teacher education is an issue transversed by several dilemmas. Discussion and research on continuing teacher education have mobilized reflections on the dimensions of teacher professional development and different understandings have been presented. In our experience and discussions, we attempt to understand how teachers of Mathematics rebuilding their teaching practices from studies, interactions and educational monitoring. Broadening our studies, we found out the need for a continuing education design specific for math teacher of elementary school. Bringing together difficulties both in teachers practice and in math language, has given rise to think about organizing an education methodology that articulate theory and practice to improve teaching skills based on Fedathi Sequence to mediate the formation of concepts. From this initial idea, some questions guided the discussion: What are the pedagogical basis for a continuing education methodology for math teachers in-service? What lecture design is suited to such methodology considering the characteristics of the target audience? Which are the appropriate guidelines for the math teachers and students formation on theoretical and didactic concepts, based on Fedathi Sequence? This study sought for answers to these questions through the design of a pedagogical methodology for continuing math teacher education in-service at elementary school. This study is justified by the importance of investigating a continuing education model to work with the guidance of training of school mathematics teachers taking for granted his performance in service and its upgrade needs, reframing and exchange experiences with their natural peers entered a same community. |
description |
A formaÃÃo de professores à perpassada por vÃrios dilemas. DiscussÃes e pesquisas sobre formaÃÃo continuada de professores mobilizam reflexÃes sobre as dimensÃes do desenvolvimento profissional docente e entendimentos distintos sÃo expressos. Pela vivÃncia e discussÃo sobre o assunto, busca-se compreender de que modo os professores de MatemÃtica reconstituem suas prÃticas pedagÃgicas com suporte em ensaios, interaÃÃes e acompanhamentos didÃticos. Ampliando os estudos, identificam-se a necessidade de se dispor de um desenho de formaÃÃo continuada especÃfico para o professor de MatemÃtica do Ensino Fundamental. Reunindo-se as dificuldades pedagÃgicas do professor em exercÃcio e aquelas inerentes ao cÃdigo da disciplina MatemÃtica, surgiu a proposta de se organizar uma metodologia de formaÃÃo que articulasse teoria-prÃtica para ampliar os conhecimentos docentes, e que se baseasse na SequÃncia Fedathi para mediar a formaÃÃo de conceitos matemÃticos. Com origem nessa ideia inicial, algumas questÃes passaram a nortear a reflexÃo: quais as bases pedagÃgicas para uma metodologia de formaÃÃo continuada para professores de MatemÃtica em exercÃcio? Qual o desenho dos encontros de formaÃÃo adequado ao emprego desta metodologia, tendo em vista as caracterÃsticas do pÃblico a que se destina? Quais as orientaÃÃes adequadas para a formaÃÃo de conceitos teÃrico-didÃticos desse professor e de seus alunos baseados na SequÃncia Fedathi? Este estudo procurou respostas para estas perguntas por meio do desenvolvimento de uma metodologia pedagÃgica para formaÃÃo continuada de professores de MatemÃtica em serviÃo e que atuem no Ensino Fundamental. Esse estudo se justifica pela importÃncia de investigar um modelo de formaÃÃo continuada que colabore com a orientaÃÃo de formaÃÃo dos professores de MatemÃtica da escola, tomando como pressuposto sua atuaÃÃo em serviÃo e suas necessidades de atualizaÃÃo, ressignificaÃÃo e troca de experiÃncias com seus pares naturais inseridos numa mesma comunidade. Mostramos um modelo de formaÃÃo composto por orientaÃÃes metodolÃgicas que contemplam as dimensÃes teÃricas, prÃtica, cultural e relacional baseada na SequÃncia Fedathi. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-09-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17963 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295227652341760 |