Do produto ao processo: contribuiÃÃes da Provinha Brasil na reorganizaÃÃo da prÃtica pedagÃgica alfabetizadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Georgyanna AndrÃa Silva Morais
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12880
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_7ccafdeeed47a71f62b65a2dbfed8c5c
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8166
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Do produto ao processo: contribuiÃÃes da Provinha Brasil na reorganizaÃÃo da prÃtica pedagÃgica alfabetizadoraFrom product to process: contributions from Provinha Brazil in the reorganization of literacy teaching practice2014-07-10Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca25904612320ClÃudio de Albuquerque Marques28361660372Ana Paula de Medeiros Ribeiro39354598315http://lattes.cnpq.br/6388557443388587Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins74089269768XÃnia DiÃgenes Benfatti38153882368http://lattes.cnpq.br/0724002945099128 Joyce Carneiro de Oliveira88737349368http://lattes.cnpq.br/983419392834577270575967315http://lattes.cnpq.br/7346458823661768Georgyanna AndrÃa Silva Morais Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRProvinha Brasil AlfabetizaÃÃo Letramento AvaliaÃÃo da aprendizagem AvaliaÃÃo externaProvinha Brazil Teaching reading Literacy Assessment of learning External evaluationEDUCACAOnÃo hÃAs discussÃes empreendidas sobre as prÃticas das avaliaÃÃes externas no contexto da alfabetizaÃÃo tem apontado diferentes contribuiÃÃes para o contexto escolar, a partir da leitura e discussÃo dos resultados produzidos, apontando como uma das possibilidades dessas prÃticas avaliativas encaminhamentos para a ressignificaÃÃo das prÃticas pedagÃgicas alfabetizadoras. Trata-se de considerar, nesta dinÃmica, a articulaÃÃo entre o produto (resultados obtidos) e o processo (prÃticas pedagÃgicas) por meio de aÃÃes formativas em torno da avaliaÃÃo diagnÃstica, visando à reorientaÃÃo do fazer docente. A partir dessa compreensÃo, a concepÃÃo de prÃtica avaliativa que norteia a presente investigaÃÃo fundamenta-se em um paradigma crÃtico que considera a especificidade do ato de avaliar como componente do fazer pedagÃgico, com fins de investigaÃÃo e intervenÃÃo. Tomando como parÃmetro as reflexÃes ora pontuadas, encaminhamos o foco do presente estudo para os processos formativos de professores alfabetizadores no campo da avaliaÃÃo externa, de modo especÃfico, a Provinha Brasil. Desse modo, o objetivo central da pesquisa à analisar as contribuiÃÃes da Provinha Brasil para a reorganizaÃÃo das prÃticas pedagÃgicas alfabetizadoras, com vistas a garantir a aprendizagem dos alunos. As consideraÃÃes teÃricas desse estudo fundamentam-se em Soares (2004a, 2004b, 2005), Ferreiro e Teberosky (1999), Kleiman (1995, 1998), Mortatti (2004, 2008), dentre outros para discutir as categorias alfabetizaÃÃo e letramento; em Esteban (2002, 2008, 2009), Barriga (2008), Afonso (2009), Luckesi (20011a, 2011b), Perrenoud (1999), Villas Boas (2008, 2011), para discutir avaliaÃÃo educacional. A trajetÃria metodolÃgica da pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa-aÃÃo como metodologia de pesquisa para o diagnÃstico, planejamento e realizaÃÃo das aÃÃes interventivas, bem como a avaliaÃÃo das aÃÃes realizadas na pesquisa, cujas reflexÃes teÃricas fundamentam-se em Barbier (2007), Dionne (2007), Thiollent (2009), Franco (2005). Os dados produzidos foram analisados a partir de uma abordagem descritivo-interpretativa dos achados da pesquisa, com base na organizaÃÃo de dois eixos de anÃlise: 1. Saberes e prÃticas das professoras alfabetizadoras e 2.Aprendendo com a prÃtica avaliativa da Provinha Brasil. Pesquisamos a prÃtica pedagÃgica de duas alfabetizadoras que atuam no 2 ano do Ensino Fundamental, na rede pÃblica municipal de Caxias-MA. O diagnÃstico inicial da pesquisa nos revelou a ausÃncia de conhecimentos sobre a prÃtica avaliativa da Provinha Brasil, fator este que nos encaminhou para uma aÃÃo interventiva de leitura e anÃlise dos resultados dos testes 01 e 02 do referido instrumento. A anÃlise do percurso investigativo destaca que, entre os muitos fios que tecem a prÃtica pedagÃgica, as professoras revelam a avaliaÃÃo da aprendizagem como elemento central da contribuiÃÃo da Provinha Brasil para a reorganizaÃÃo de suas prÃticas, ressaltando o carÃter formativo da Provinha Brasil, para alÃm da avaliaÃÃo diagnÃstica. Confirmamos, portanto, que a articulaÃÃo entre os resultados obtidos pelas avaliaÃÃes externas e as prÃticas pedagÃgicas, realizadas em aÃÃes formativas, possibilita a reorganizaÃÃo do fazer pedagÃgico.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12880application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:08Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Do produto ao processo: contribuiÃÃes da Provinha Brasil na reorganizaÃÃo da prÃtica pedagÃgica alfabetizadora
dc.title.alternative.en.fl_str_mv From product to process: contributions from Provinha Brazil in the reorganization of literacy teaching practice
title Do produto ao processo: contribuiÃÃes da Provinha Brasil na reorganizaÃÃo da prÃtica pedagÃgica alfabetizadora
spellingShingle Do produto ao processo: contribuiÃÃes da Provinha Brasil na reorganizaÃÃo da prÃtica pedagÃgica alfabetizadora
Georgyanna AndrÃa Silva Morais
Provinha Brasil
AlfabetizaÃÃo
Letramento
AvaliaÃÃo da aprendizagem
AvaliaÃÃo externa
Provinha Brazil
Teaching reading
Literacy
Assessment of learning
External evaluation
EDUCACAO
title_short Do produto ao processo: contribuiÃÃes da Provinha Brasil na reorganizaÃÃo da prÃtica pedagÃgica alfabetizadora
title_full Do produto ao processo: contribuiÃÃes da Provinha Brasil na reorganizaÃÃo da prÃtica pedagÃgica alfabetizadora
title_fullStr Do produto ao processo: contribuiÃÃes da Provinha Brasil na reorganizaÃÃo da prÃtica pedagÃgica alfabetizadora
title_full_unstemmed Do produto ao processo: contribuiÃÃes da Provinha Brasil na reorganizaÃÃo da prÃtica pedagÃgica alfabetizadora
title_sort Do produto ao processo: contribuiÃÃes da Provinha Brasil na reorganizaÃÃo da prÃtica pedagÃgica alfabetizadora
author Georgyanna AndrÃa Silva Morais
author_facet Georgyanna AndrÃa Silva Morais
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 25904612320
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ClÃudio de Albuquerque Marques
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 28361660372
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Paula de Medeiros Ribeiro
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 39354598315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6388557443388587
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 74089269768
dc.contributor.referee4.fl_str_mv XÃnia DiÃgenes Benfatti
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 38153882368
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0724002945099128
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Joyce Carneiro de Oliveira
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv 88737349368
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9834193928345772
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 70575967315
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7346458823661768
dc.contributor.author.fl_str_mv Georgyanna AndrÃa Silva Morais
contributor_str_mv Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
ClÃudio de Albuquerque Marques
Ana Paula de Medeiros Ribeiro
Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins
XÃnia DiÃgenes Benfatti
Joyce Carneiro de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Provinha Brasil
AlfabetizaÃÃo
Letramento
AvaliaÃÃo da aprendizagem
AvaliaÃÃo externa
topic Provinha Brasil
AlfabetizaÃÃo
Letramento
AvaliaÃÃo da aprendizagem
AvaliaÃÃo externa
Provinha Brazil
Teaching reading
Literacy
Assessment of learning
External evaluation
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Provinha Brazil
Teaching reading
Literacy
Assessment of learning
External evaluation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv As discussÃes empreendidas sobre as prÃticas das avaliaÃÃes externas no contexto da alfabetizaÃÃo tem apontado diferentes contribuiÃÃes para o contexto escolar, a partir da leitura e discussÃo dos resultados produzidos, apontando como uma das possibilidades dessas prÃticas avaliativas encaminhamentos para a ressignificaÃÃo das prÃticas pedagÃgicas alfabetizadoras. Trata-se de considerar, nesta dinÃmica, a articulaÃÃo entre o produto (resultados obtidos) e o processo (prÃticas pedagÃgicas) por meio de aÃÃes formativas em torno da avaliaÃÃo diagnÃstica, visando à reorientaÃÃo do fazer docente. A partir dessa compreensÃo, a concepÃÃo de prÃtica avaliativa que norteia a presente investigaÃÃo fundamenta-se em um paradigma crÃtico que considera a especificidade do ato de avaliar como componente do fazer pedagÃgico, com fins de investigaÃÃo e intervenÃÃo. Tomando como parÃmetro as reflexÃes ora pontuadas, encaminhamos o foco do presente estudo para os processos formativos de professores alfabetizadores no campo da avaliaÃÃo externa, de modo especÃfico, a Provinha Brasil. Desse modo, o objetivo central da pesquisa à analisar as contribuiÃÃes da Provinha Brasil para a reorganizaÃÃo das prÃticas pedagÃgicas alfabetizadoras, com vistas a garantir a aprendizagem dos alunos. As consideraÃÃes teÃricas desse estudo fundamentam-se em Soares (2004a, 2004b, 2005), Ferreiro e Teberosky (1999), Kleiman (1995, 1998), Mortatti (2004, 2008), dentre outros para discutir as categorias alfabetizaÃÃo e letramento; em Esteban (2002, 2008, 2009), Barriga (2008), Afonso (2009), Luckesi (20011a, 2011b), Perrenoud (1999), Villas Boas (2008, 2011), para discutir avaliaÃÃo educacional. A trajetÃria metodolÃgica da pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa-aÃÃo como metodologia de pesquisa para o diagnÃstico, planejamento e realizaÃÃo das aÃÃes interventivas, bem como a avaliaÃÃo das aÃÃes realizadas na pesquisa, cujas reflexÃes teÃricas fundamentam-se em Barbier (2007), Dionne (2007), Thiollent (2009), Franco (2005). Os dados produzidos foram analisados a partir de uma abordagem descritivo-interpretativa dos achados da pesquisa, com base na organizaÃÃo de dois eixos de anÃlise: 1. Saberes e prÃticas das professoras alfabetizadoras e 2.Aprendendo com a prÃtica avaliativa da Provinha Brasil. Pesquisamos a prÃtica pedagÃgica de duas alfabetizadoras que atuam no 2 ano do Ensino Fundamental, na rede pÃblica municipal de Caxias-MA. O diagnÃstico inicial da pesquisa nos revelou a ausÃncia de conhecimentos sobre a prÃtica avaliativa da Provinha Brasil, fator este que nos encaminhou para uma aÃÃo interventiva de leitura e anÃlise dos resultados dos testes 01 e 02 do referido instrumento. A anÃlise do percurso investigativo destaca que, entre os muitos fios que tecem a prÃtica pedagÃgica, as professoras revelam a avaliaÃÃo da aprendizagem como elemento central da contribuiÃÃo da Provinha Brasil para a reorganizaÃÃo de suas prÃticas, ressaltando o carÃter formativo da Provinha Brasil, para alÃm da avaliaÃÃo diagnÃstica. Confirmamos, portanto, que a articulaÃÃo entre os resultados obtidos pelas avaliaÃÃes externas e as prÃticas pedagÃgicas, realizadas em aÃÃes formativas, possibilita a reorganizaÃÃo do fazer pedagÃgico.
description nÃo hÃ
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12880
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295195423309824