Estudo dos fatores influenciadores dos comportamentos de mobilizaÃÃo dos recursos humanos em um hospital universitÃrio federal brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos AmÃrico Barreira Pinto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3902
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi estudar a influÃncia das prÃticas de gestÃo de recursos humanos e o papel mediador das condiÃÃes psicolÃgicas de apoio, confianÃa, justiÃa e poder de agir (empowerment) na mobilizaÃÃo dos colaboradores do Hospital UniversitÃrio Walter CantÃdio, da Universidade Federal do Cearà (Fortaleza â CE). Foram consideradas prÃticas de gestÃo de recursos humanos aquelas ligadas ao desenvolvimento das competÃncias, à avaliaÃÃo e feedback sobre o desempenho e ao compartilhamento da informaÃÃo. Como variÃveis mediadoras foram consideradas as condiÃÃes psicolÃgicas percebidas de apoio organizacional, poder de agir (empowerment), confianÃa na chefia imediata e justiÃa procedimental. O estudo teve natureza quantitativo-descritiva, utilizando um questionÃrio estruturado impresso, nÃo identificado, com 93 (noventa e trÃs) perguntas e foi realizado a partir de uma amostra aleatÃria de 638 (seiscentos e trinta e oito) servidores pÃblicos e funcionÃrios em atividade neste hospital. Foi aplicada estatÃstica descritiva e anÃlise fatorial exploratÃria, utilizando como procedimentos de estimaÃÃo multivariados para a anÃlise das relaÃÃes causais a modelagem de equaÃÃes estruturais e o bootstrapping. Os resultados revelaram que a hipÃtese que se referiu à influÃncia direta das prÃticas de desenvolvimento das competÃncias nÃo se confirmou, porÃm, as percepÃÃes de apoio e de empowerment psicolÃgico mostraram um efeito positivo nos comportamentos de mobilizaÃÃo, o que revela uma influÃncia mediada destas prÃticas. Ao contrÃrio, nÃo foi confirmada a hipÃtese da influÃncia positiva das percepÃÃes sobre a confianÃa na chefia imediata. Foi confirmada a hipÃtese da influÃncia direta e positiva das prÃticas de compartilhamento da informaÃÃo, ao mesmo tempo em que nÃo se confirmou a hipÃtese da influÃncia direta e positiva das prÃticas de avaliaÃÃo e feedback sobre o desempenho. PorÃm, a percepÃÃo da justiÃa procedimental, enquanto mediadora das prÃticas de compartilhamento da informaÃÃo, nÃo apresentou influÃncia significativa nos comportamentos, mas quando mediadora das prÃticas de avaliaÃÃo e feedback sobre o desempenho, foi plenamente confirmada. Estes resultados indicam que as prÃticas mobilizadoras de GRH podem estimular a adoÃÃo de bons comportamentos por parte dos colaboradores do HUWC/UFC, mas que, porÃm, podem nÃo ser suficientes, caso nÃo sejam tambÃm implementadas prÃticas de justiÃa, de apoio, de confianÃa, de empowerment, que desenvolvam nos empregados sentimentos mais profundos de vÃnculo afetivo com a instituiÃÃo e, conseqÃentemente, melhore os relacionamentos, a motivaÃÃo e o desempenho coletivo.
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Foram consideradas prÃticas de gestÃo de recursos humanos aquelas ligadas ao desenvolvimento das competÃncias, à avaliaÃÃo e feedback sobre o desempenho e ao compartilhamento da informaÃÃo. Como variÃveis mediadoras foram consideradas as condiÃÃes psicolÃgicas percebidas de apoio organizacional, poder de agir (empowerment), confianÃa na chefia imediata e justiÃa procedimental. O estudo teve natureza quantitativo-descritiva, utilizando um questionÃrio estruturado impresso, nÃo identificado, com 93 (noventa e trÃs) perguntas e foi realizado a partir de uma amostra aleatÃria de 638 (seiscentos e trinta e oito) servidores pÃblicos e funcionÃrios em atividade neste hospital. Foi aplicada estatÃstica descritiva e anÃlise fatorial exploratÃria, utilizando como procedimentos de estimaÃÃo multivariados para a anÃlise das relaÃÃes causais a modelagem de equaÃÃes estruturais e o bootstrapping. Os resultados revelaram que a hipÃtese que se referiu à influÃncia direta das prÃticas de desenvolvimento das competÃncias nÃo se confirmou, porÃm, as percepÃÃes de apoio e de empowerment psicolÃgico mostraram um efeito positivo nos comportamentos de mobilizaÃÃo, o que revela uma influÃncia mediada destas prÃticas. Ao contrÃrio, nÃo foi confirmada a hipÃtese da influÃncia positiva das percepÃÃes sobre a confianÃa na chefia imediata. Foi confirmada a hipÃtese da influÃncia direta e positiva das prÃticas de compartilhamento da informaÃÃo, ao mesmo tempo em que nÃo se confirmou a hipÃtese da influÃncia direta e positiva das prÃticas de avaliaÃÃo e feedback sobre o desempenho. PorÃm, a percepÃÃo da justiÃa procedimental, enquanto mediadora das prÃticas de compartilhamento da informaÃÃo, nÃo apresentou influÃncia significativa nos comportamentos, mas quando mediadora das prÃticas de avaliaÃÃo e feedback sobre o desempenho, foi plenamente confirmada. Estes resultados indicam que as prÃticas mobilizadoras de GRH podem estimular a adoÃÃo de bons comportamentos por parte dos colaboradores do HUWC/UFC, mas que, porÃm, podem nÃo ser suficientes, caso nÃo sejam tambÃm implementadas prÃticas de justiÃa, de apoio, de confianÃa, de empowerment, que desenvolvam nos empregados sentimentos mais profundos de vÃnculo afetivo com a instituiÃÃo e, conseqÃentemente, melhore os relacionamentos, a motivaÃÃo e o desempenho coletivo. The aim of this research was to examine the influence of HRM practices and the mediating role of the psychological conditions of support, trust, justice and empowerment in the mobilization employeeâs behaviors of Hospital UniversitÃrio Walter CantÃdio / Universidade Federal do Cearà (Fortaleza â CE). We considered HRM practices those linked to human resources competence development, evaluation and feedback on performance and information sharing. As mediating variables some psychological conditions, such perceived organizational support, psychological empowerment, trust in leadership and procedural justice. The study has descriptive-quantitative nature, using a structured questionnaire, not identified, with 93 (ninety-three) questions, carried through a random sample of 638 (six hundred and thirty-eight) hospital employees. It was applied descriptive statistics and exploratory factor analysis, using structural equation modeling and bootstrapping as multivariate estimation procedures for the analysis of causal relationships. The results revealed that the hypothesis concerning the direct influence of competence development practices was not confirmed, however, perceptions of organizational support and psychological empowerment had a positive effect on the behaviors, which shows a mediated influence of these practices. In contrast, the positive influence of perceptions on trust in leadership was not confirmed. The hypothesis of direct and positive influence of information sharing practices was confirmed at the same time the hypothesis of direct and positive influence of the assessment and feedback on performance practices had not been confirmed. However, the perception of procedural justice as a mediator in the information sharing practice, revealed no significant influence on behavior, but working as mediator in the assessment and feedback on performance practice it was fully confirmed. These results indicate that mobilizing HRM practices may stimulate the adoption of positive behaviors by the employees of HUWC / UFC, but, however, may not be sufficient to improve them, if not also implemented practices of justice, support, trust and empowerment, in which employees could develop feelings of deep emotional links to the institution and, consequently, improve relationships, motivation and collective performance. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3902application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:00Zmail@mail.com -
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