Narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia: mÃbeis e sentidos na relaÃÃo com o saber
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20694 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como proposta analisar as narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos professor Gilmar Maia de Souza em Fortaleza â CearÃ, levando em consideraÃÃo os elementos de mobilizaÃÃo e os sentidos, na relaÃÃo com o saber escolar, que os impulsionaram a dar seguimento aos estudos. Esta investigaÃÃo serà desenvolvida atravÃs de narrativas das histÃrias de vida desses alunos, por meio das quais buscaremos elencar as subjetividades encontradas em suas falas. A metodologia utilizada classifica-se como sendo qualitativa e os mÃtodos que utilizamos para a realizaÃÃo da coleta de dados atenderam os seguintes instrumentos: entrevistas seguidas de uma observaÃÃo participante (um diÃrio de campo). Os sujeitos da pesquisa foram selecionados de acordo com o seguinte perfil: deveriam ser alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos com pelo menos um ano de vivÃncia, ou seja, a partir do ano de 2016. Esta pesquisa tem em sua fundamentaÃÃo teÃrica autores como: Bernard Charlot, Christine Delory-Momberger, entre outros. Utilizamos como fonte de amparo teÃrico para a construÃÃo da introduÃÃo desta pesquisa, bem como da organizaÃÃo da referenciada investigaÃÃo os livros âDemocratizaÃÃo da Escola PÃblicaâ (cujo autor à Josà Carlos LibÃneo) e a obra âEscola e Democraciaâ cujo autor à Dermeval Saviani. A temÃtica desta pesquisa està situada no Ãmbito das investigaÃÃes da histÃria da educaÃÃo e as suas especificidades se referem aos elementos de mobilizaÃÃo, atividade e sentidos, bem como, a relaÃÃo com o saber escolar e as narrativas de histÃrias de vida. Podemos concluir, inicialmente, que os objetivos especÃficos, assim como o geral foram atingidos com Ãxito, da mesma forma que a hipÃtese norteadora tambÃm foi contemplada de forma satisfatÃria. |
id |
UFC_90c2b1460e7aca237e2f1aecc9d24b9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12568 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia: mÃbeis e sentidos na relaÃÃo com o saberNarratives of the students of the Youth and Adult Education Center Professor Gilmar Maia: mobiles and senses in relation to knowledge2017-07-27Francisco Ari de Andrade16576381387Francisco Valfrido Barbosa14599586315Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior12416622315http://lattes.cnpq.br/162256810259132902603936301http://lattes.cnpq.br/9337294657248463Thalita Souza do NascimentoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo de Jovens e Adultos MobilizaÃÃo SentidoYouth and Adult Education Mobilization SenseEDUCACAOEsta pesquisa tem como proposta analisar as narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos professor Gilmar Maia de Souza em Fortaleza â CearÃ, levando em consideraÃÃo os elementos de mobilizaÃÃo e os sentidos, na relaÃÃo com o saber escolar, que os impulsionaram a dar seguimento aos estudos. Esta investigaÃÃo serà desenvolvida atravÃs de narrativas das histÃrias de vida desses alunos, por meio das quais buscaremos elencar as subjetividades encontradas em suas falas. A metodologia utilizada classifica-se como sendo qualitativa e os mÃtodos que utilizamos para a realizaÃÃo da coleta de dados atenderam os seguintes instrumentos: entrevistas seguidas de uma observaÃÃo participante (um diÃrio de campo). Os sujeitos da pesquisa foram selecionados de acordo com o seguinte perfil: deveriam ser alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos com pelo menos um ano de vivÃncia, ou seja, a partir do ano de 2016. Esta pesquisa tem em sua fundamentaÃÃo teÃrica autores como: Bernard Charlot, Christine Delory-Momberger, entre outros. Utilizamos como fonte de amparo teÃrico para a construÃÃo da introduÃÃo desta pesquisa, bem como da organizaÃÃo da referenciada investigaÃÃo os livros âDemocratizaÃÃo da Escola PÃblicaâ (cujo autor à Josà Carlos LibÃneo) e a obra âEscola e Democraciaâ cujo autor à Dermeval Saviani. A temÃtica desta pesquisa està situada no Ãmbito das investigaÃÃes da histÃria da educaÃÃo e as suas especificidades se referem aos elementos de mobilizaÃÃo, atividade e sentidos, bem como, a relaÃÃo com o saber escolar e as narrativas de histÃrias de vida. Podemos concluir, inicialmente, que os objetivos especÃficos, assim como o geral foram atingidos com Ãxito, da mesma forma que a hipÃtese norteadora tambÃm foi contemplada de forma satisfatÃria.This research aims to analyze the narratives of the students of the Center for Youth and Adult Education professor Gilmar Maia de Souza in Fortaleza - CearÃ, taking into account the elements of mobilization and the senses, in relation to the school knowledge, which follow-up studies. This research will be developed through narratives of the life histories of these students, through which we seek to list the subjectivities found in their speeches. The methodology used is classified as qualitative and the methods we use to perform the data collection have met the following instruments: interviews followed by a participant observation (a field diary). The research subjects were selected according to the following profile: they should be students of the Youth and Adult Education Center with at least one year of experience, that is, from the year 2016. This research has in its theoretical basis authors such as: Bernard Charlot, Christine Delory-Momberger, among others. We used as a source of theoretical support for the construction of the introduction of this research, as well as the organization of the referenced research the books "Democratization of Public School" (whose author is Josà Carlos LibÃneo) and the work "School and Democracy" whose author is Dermeval Saviani . The theme of this research is situated within the scope of research on the history of education and its specificities refer to the elements of mobilization, activity and senses, as well as the relationship with school knowledge and life story narratives. We can conclude, initially, that the specific objectives as well as the general objectives were successfully achieved, just as the guiding hypothesis was also satisfactorily considered.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20694application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-03-16T10:22:49Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia: mÃbeis e sentidos na relaÃÃo com o saber |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Narratives of the students of the Youth and Adult Education Center Professor Gilmar Maia: mobiles and senses in relation to knowledge |
title |
Narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia: mÃbeis e sentidos na relaÃÃo com o saber |
spellingShingle |
Narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia: mÃbeis e sentidos na relaÃÃo com o saber Thalita Souza do Nascimento EducaÃÃo de Jovens e Adultos MobilizaÃÃo Sentido Youth and Adult Education Mobilization Sense EDUCACAO |
title_short |
Narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia: mÃbeis e sentidos na relaÃÃo com o saber |
title_full |
Narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia: mÃbeis e sentidos na relaÃÃo com o saber |
title_fullStr |
Narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia: mÃbeis e sentidos na relaÃÃo com o saber |
title_full_unstemmed |
Narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia: mÃbeis e sentidos na relaÃÃo com o saber |
title_sort |
Narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia: mÃbeis e sentidos na relaÃÃo com o saber |
author |
Thalita Souza do Nascimento |
author_facet |
Thalita Souza do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Francisco Ari de Andrade |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
16576381387 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Francisco Valfrido Barbosa |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
14599586315 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
12416622315 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1622568102591329 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
02603936301 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9337294657248463 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thalita Souza do Nascimento |
contributor_str_mv |
Francisco Ari de Andrade Francisco Valfrido Barbosa Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EducaÃÃo de Jovens e Adultos MobilizaÃÃo Sentido |
topic |
EducaÃÃo de Jovens e Adultos MobilizaÃÃo Sentido Youth and Adult Education Mobilization Sense EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Youth and Adult Education Mobilization Sense |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa tem como proposta analisar as narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos professor Gilmar Maia de Souza em Fortaleza â CearÃ, levando em consideraÃÃo os elementos de mobilizaÃÃo e os sentidos, na relaÃÃo com o saber escolar, que os impulsionaram a dar seguimento aos estudos. Esta investigaÃÃo serà desenvolvida atravÃs de narrativas das histÃrias de vida desses alunos, por meio das quais buscaremos elencar as subjetividades encontradas em suas falas. A metodologia utilizada classifica-se como sendo qualitativa e os mÃtodos que utilizamos para a realizaÃÃo da coleta de dados atenderam os seguintes instrumentos: entrevistas seguidas de uma observaÃÃo participante (um diÃrio de campo). Os sujeitos da pesquisa foram selecionados de acordo com o seguinte perfil: deveriam ser alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos com pelo menos um ano de vivÃncia, ou seja, a partir do ano de 2016. Esta pesquisa tem em sua fundamentaÃÃo teÃrica autores como: Bernard Charlot, Christine Delory-Momberger, entre outros. Utilizamos como fonte de amparo teÃrico para a construÃÃo da introduÃÃo desta pesquisa, bem como da organizaÃÃo da referenciada investigaÃÃo os livros âDemocratizaÃÃo da Escola PÃblicaâ (cujo autor à Josà Carlos LibÃneo) e a obra âEscola e Democraciaâ cujo autor à Dermeval Saviani. A temÃtica desta pesquisa està situada no Ãmbito das investigaÃÃes da histÃria da educaÃÃo e as suas especificidades se referem aos elementos de mobilizaÃÃo, atividade e sentidos, bem como, a relaÃÃo com o saber escolar e as narrativas de histÃrias de vida. Podemos concluir, inicialmente, que os objetivos especÃficos, assim como o geral foram atingidos com Ãxito, da mesma forma que a hipÃtese norteadora tambÃm foi contemplada de forma satisfatÃria. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This research aims to analyze the narratives of the students of the Center for Youth and Adult Education professor Gilmar Maia de Souza in Fortaleza - CearÃ, taking into account the elements of mobilization and the senses, in relation to the school knowledge, which follow-up studies. This research will be developed through narratives of the life histories of these students, through which we seek to list the subjectivities found in their speeches. The methodology used is classified as qualitative and the methods we use to perform the data collection have met the following instruments: interviews followed by a participant observation (a field diary). The research subjects were selected according to the following profile: they should be students of the Youth and Adult Education Center with at least one year of experience, that is, from the year 2016. This research has in its theoretical basis authors such as: Bernard Charlot, Christine Delory-Momberger, among others. We used as a source of theoretical support for the construction of the introduction of this research, as well as the organization of the referenced research the books "Democratization of Public School" (whose author is Josà Carlos LibÃneo) and the work "School and Democracy" whose author is Dermeval Saviani . The theme of this research is situated within the scope of research on the history of education and its specificities refer to the elements of mobilization, activity and senses, as well as the relationship with school knowledge and life story narratives. We can conclude, initially, that the specific objectives as well as the general objectives were successfully achieved, just as the guiding hypothesis was also satisfactorily considered. |
description |
Esta pesquisa tem como proposta analisar as narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos professor Gilmar Maia de Souza em Fortaleza â CearÃ, levando em consideraÃÃo os elementos de mobilizaÃÃo e os sentidos, na relaÃÃo com o saber escolar, que os impulsionaram a dar seguimento aos estudos. Esta investigaÃÃo serà desenvolvida atravÃs de narrativas das histÃrias de vida desses alunos, por meio das quais buscaremos elencar as subjetividades encontradas em suas falas. A metodologia utilizada classifica-se como sendo qualitativa e os mÃtodos que utilizamos para a realizaÃÃo da coleta de dados atenderam os seguintes instrumentos: entrevistas seguidas de uma observaÃÃo participante (um diÃrio de campo). Os sujeitos da pesquisa foram selecionados de acordo com o seguinte perfil: deveriam ser alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos com pelo menos um ano de vivÃncia, ou seja, a partir do ano de 2016. Esta pesquisa tem em sua fundamentaÃÃo teÃrica autores como: Bernard Charlot, Christine Delory-Momberger, entre outros. Utilizamos como fonte de amparo teÃrico para a construÃÃo da introduÃÃo desta pesquisa, bem como da organizaÃÃo da referenciada investigaÃÃo os livros âDemocratizaÃÃo da Escola PÃblicaâ (cujo autor à Josà Carlos LibÃneo) e a obra âEscola e Democraciaâ cujo autor à Dermeval Saviani. A temÃtica desta pesquisa està situada no Ãmbito das investigaÃÃes da histÃria da educaÃÃo e as suas especificidades se referem aos elementos de mobilizaÃÃo, atividade e sentidos, bem como, a relaÃÃo com o saber escolar e as narrativas de histÃrias de vida. Podemos concluir, inicialmente, que os objetivos especÃficos, assim como o geral foram atingidos com Ãxito, da mesma forma que a hipÃtese norteadora tambÃm foi contemplada de forma satisfatÃria. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20694 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295235586916352 |