Narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia: mÃbeis e sentidos na relaÃÃo com o saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thalita Souza do Nascimento
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20694
Resumo: Esta pesquisa tem como proposta analisar as narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos professor Gilmar Maia de Souza em Fortaleza â CearÃ, levando em consideraÃÃo os elementos de mobilizaÃÃo e os sentidos, na relaÃÃo com o saber escolar, que os impulsionaram a dar seguimento aos estudos. Esta investigaÃÃo serà desenvolvida atravÃs de narrativas das histÃrias de vida desses alunos, por meio das quais buscaremos elencar as subjetividades encontradas em suas falas. A metodologia utilizada classifica-se como sendo qualitativa e os mÃtodos que utilizamos para a realizaÃÃo da coleta de dados atenderam os seguintes instrumentos: entrevistas seguidas de uma observaÃÃo participante (um diÃrio de campo). Os sujeitos da pesquisa foram selecionados de acordo com o seguinte perfil: deveriam ser alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos com pelo menos um ano de vivÃncia, ou seja, a partir do ano de 2016. Esta pesquisa tem em sua fundamentaÃÃo teÃrica autores como: Bernard Charlot, Christine Delory-Momberger, entre outros. Utilizamos como fonte de amparo teÃrico para a construÃÃo da introduÃÃo desta pesquisa, bem como da organizaÃÃo da referenciada investigaÃÃo os livros âDemocratizaÃÃo da Escola PÃblicaâ (cujo autor à Josà Carlos LibÃneo) e a obra âEscola e Democraciaâ cujo autor à Dermeval Saviani. A temÃtica desta pesquisa està situada no Ãmbito das investigaÃÃes da histÃria da educaÃÃo e as suas especificidades se referem aos elementos de mobilizaÃÃo, atividade e sentidos, bem como, a relaÃÃo com o saber escolar e as narrativas de histÃrias de vida. Podemos concluir, inicialmente, que os objetivos especÃficos, assim como o geral foram atingidos com Ãxito, da mesma forma que a hipÃtese norteadora tambÃm foi contemplada de forma satisfatÃria.
id UFC_90c2b1460e7aca237e2f1aecc9d24b9e
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12568
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia: mÃbeis e sentidos na relaÃÃo com o saberNarratives of the students of the Youth and Adult Education Center Professor Gilmar Maia: mobiles and senses in relation to knowledge2017-07-27Francisco Ari de Andrade16576381387Francisco Valfrido Barbosa14599586315Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior12416622315http://lattes.cnpq.br/162256810259132902603936301http://lattes.cnpq.br/9337294657248463Thalita Souza do NascimentoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo de Jovens e Adultos MobilizaÃÃo SentidoYouth and Adult Education Mobilization SenseEDUCACAOEsta pesquisa tem como proposta analisar as narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos professor Gilmar Maia de Souza em Fortaleza â CearÃ, levando em consideraÃÃo os elementos de mobilizaÃÃo e os sentidos, na relaÃÃo com o saber escolar, que os impulsionaram a dar seguimento aos estudos. Esta investigaÃÃo serà desenvolvida atravÃs de narrativas das histÃrias de vida desses alunos, por meio das quais buscaremos elencar as subjetividades encontradas em suas falas. A metodologia utilizada classifica-se como sendo qualitativa e os mÃtodos que utilizamos para a realizaÃÃo da coleta de dados atenderam os seguintes instrumentos: entrevistas seguidas de uma observaÃÃo participante (um diÃrio de campo). Os sujeitos da pesquisa foram selecionados de acordo com o seguinte perfil: deveriam ser alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos com pelo menos um ano de vivÃncia, ou seja, a partir do ano de 2016. Esta pesquisa tem em sua fundamentaÃÃo teÃrica autores como: Bernard Charlot, Christine Delory-Momberger, entre outros. Utilizamos como fonte de amparo teÃrico para a construÃÃo da introduÃÃo desta pesquisa, bem como da organizaÃÃo da referenciada investigaÃÃo os livros âDemocratizaÃÃo da Escola PÃblicaâ (cujo autor à Josà Carlos LibÃneo) e a obra âEscola e Democraciaâ cujo autor à Dermeval Saviani. A temÃtica desta pesquisa està situada no Ãmbito das investigaÃÃes da histÃria da educaÃÃo e as suas especificidades se referem aos elementos de mobilizaÃÃo, atividade e sentidos, bem como, a relaÃÃo com o saber escolar e as narrativas de histÃrias de vida. Podemos concluir, inicialmente, que os objetivos especÃficos, assim como o geral foram atingidos com Ãxito, da mesma forma que a hipÃtese norteadora tambÃm foi contemplada de forma satisfatÃria.This research aims to analyze the narratives of the students of the Center for Youth and Adult Education professor Gilmar Maia de Souza in Fortaleza - CearÃ, taking into account the elements of mobilization and the senses, in relation to the school knowledge, which follow-up studies. This research will be developed through narratives of the life histories of these students, through which we seek to list the subjectivities found in their speeches. The methodology used is classified as qualitative and the methods we use to perform the data collection have met the following instruments: interviews followed by a participant observation (a field diary). The research subjects were selected according to the following profile: they should be students of the Youth and Adult Education Center with at least one year of experience, that is, from the year 2016. This research has in its theoretical basis authors such as: Bernard Charlot, Christine Delory-Momberger, among others. We used as a source of theoretical support for the construction of the introduction of this research, as well as the organization of the referenced research the books "Democratization of Public School" (whose author is Josà Carlos LibÃneo) and the work "School and Democracy" whose author is Dermeval Saviani . The theme of this research is situated within the scope of research on the history of education and its specificities refer to the elements of mobilization, activity and senses, as well as the relationship with school knowledge and life story narratives. We can conclude, initially, that the specific objectives as well as the general objectives were successfully achieved, just as the guiding hypothesis was also satisfactorily considered.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20694application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-03-16T10:22:49Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia: mÃbeis e sentidos na relaÃÃo com o saber
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Narratives of the students of the Youth and Adult Education Center Professor Gilmar Maia: mobiles and senses in relation to knowledge
title Narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia: mÃbeis e sentidos na relaÃÃo com o saber
spellingShingle Narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia: mÃbeis e sentidos na relaÃÃo com o saber
Thalita Souza do Nascimento
EducaÃÃo de Jovens e Adultos
MobilizaÃÃo
Sentido
Youth and Adult Education
Mobilization
Sense
EDUCACAO
title_short Narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia: mÃbeis e sentidos na relaÃÃo com o saber
title_full Narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia: mÃbeis e sentidos na relaÃÃo com o saber
title_fullStr Narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia: mÃbeis e sentidos na relaÃÃo com o saber
title_full_unstemmed Narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia: mÃbeis e sentidos na relaÃÃo com o saber
title_sort Narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia: mÃbeis e sentidos na relaÃÃo com o saber
author Thalita Souza do Nascimento
author_facet Thalita Souza do Nascimento
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco Ari de Andrade
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 16576381387
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco Valfrido Barbosa
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 14599586315
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 12416622315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1622568102591329
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02603936301
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9337294657248463
dc.contributor.author.fl_str_mv Thalita Souza do Nascimento
contributor_str_mv Francisco Ari de Andrade
Francisco Valfrido Barbosa
Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo de Jovens e Adultos
MobilizaÃÃo
Sentido
topic EducaÃÃo de Jovens e Adultos
MobilizaÃÃo
Sentido
Youth and Adult Education
Mobilization
Sense
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth and Adult Education
Mobilization
Sense
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa tem como proposta analisar as narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos professor Gilmar Maia de Souza em Fortaleza â CearÃ, levando em consideraÃÃo os elementos de mobilizaÃÃo e os sentidos, na relaÃÃo com o saber escolar, que os impulsionaram a dar seguimento aos estudos. Esta investigaÃÃo serà desenvolvida atravÃs de narrativas das histÃrias de vida desses alunos, por meio das quais buscaremos elencar as subjetividades encontradas em suas falas. A metodologia utilizada classifica-se como sendo qualitativa e os mÃtodos que utilizamos para a realizaÃÃo da coleta de dados atenderam os seguintes instrumentos: entrevistas seguidas de uma observaÃÃo participante (um diÃrio de campo). Os sujeitos da pesquisa foram selecionados de acordo com o seguinte perfil: deveriam ser alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos com pelo menos um ano de vivÃncia, ou seja, a partir do ano de 2016. Esta pesquisa tem em sua fundamentaÃÃo teÃrica autores como: Bernard Charlot, Christine Delory-Momberger, entre outros. Utilizamos como fonte de amparo teÃrico para a construÃÃo da introduÃÃo desta pesquisa, bem como da organizaÃÃo da referenciada investigaÃÃo os livros âDemocratizaÃÃo da Escola PÃblicaâ (cujo autor à Josà Carlos LibÃneo) e a obra âEscola e Democraciaâ cujo autor à Dermeval Saviani. A temÃtica desta pesquisa està situada no Ãmbito das investigaÃÃes da histÃria da educaÃÃo e as suas especificidades se referem aos elementos de mobilizaÃÃo, atividade e sentidos, bem como, a relaÃÃo com o saber escolar e as narrativas de histÃrias de vida. Podemos concluir, inicialmente, que os objetivos especÃficos, assim como o geral foram atingidos com Ãxito, da mesma forma que a hipÃtese norteadora tambÃm foi contemplada de forma satisfatÃria.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research aims to analyze the narratives of the students of the Center for Youth and Adult Education professor Gilmar Maia de Souza in Fortaleza - CearÃ, taking into account the elements of mobilization and the senses, in relation to the school knowledge, which follow-up studies. This research will be developed through narratives of the life histories of these students, through which we seek to list the subjectivities found in their speeches. The methodology used is classified as qualitative and the methods we use to perform the data collection have met the following instruments: interviews followed by a participant observation (a field diary). The research subjects were selected according to the following profile: they should be students of the Youth and Adult Education Center with at least one year of experience, that is, from the year 2016. This research has in its theoretical basis authors such as: Bernard Charlot, Christine Delory-Momberger, among others. We used as a source of theoretical support for the construction of the introduction of this research, as well as the organization of the referenced research the books "Democratization of Public School" (whose author is Josà Carlos LibÃneo) and the work "School and Democracy" whose author is Dermeval Saviani . The theme of this research is situated within the scope of research on the history of education and its specificities refer to the elements of mobilization, activity and senses, as well as the relationship with school knowledge and life story narratives. We can conclude, initially, that the specific objectives as well as the general objectives were successfully achieved, just as the guiding hypothesis was also satisfactorily considered.
description Esta pesquisa tem como proposta analisar as narrativas dos alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos professor Gilmar Maia de Souza em Fortaleza â CearÃ, levando em consideraÃÃo os elementos de mobilizaÃÃo e os sentidos, na relaÃÃo com o saber escolar, que os impulsionaram a dar seguimento aos estudos. Esta investigaÃÃo serà desenvolvida atravÃs de narrativas das histÃrias de vida desses alunos, por meio das quais buscaremos elencar as subjetividades encontradas em suas falas. A metodologia utilizada classifica-se como sendo qualitativa e os mÃtodos que utilizamos para a realizaÃÃo da coleta de dados atenderam os seguintes instrumentos: entrevistas seguidas de uma observaÃÃo participante (um diÃrio de campo). Os sujeitos da pesquisa foram selecionados de acordo com o seguinte perfil: deveriam ser alunos do Centro de EducaÃÃo de Jovens e Adultos com pelo menos um ano de vivÃncia, ou seja, a partir do ano de 2016. Esta pesquisa tem em sua fundamentaÃÃo teÃrica autores como: Bernard Charlot, Christine Delory-Momberger, entre outros. Utilizamos como fonte de amparo teÃrico para a construÃÃo da introduÃÃo desta pesquisa, bem como da organizaÃÃo da referenciada investigaÃÃo os livros âDemocratizaÃÃo da Escola PÃblicaâ (cujo autor à Josà Carlos LibÃneo) e a obra âEscola e Democraciaâ cujo autor à Dermeval Saviani. A temÃtica desta pesquisa està situada no Ãmbito das investigaÃÃes da histÃria da educaÃÃo e as suas especificidades se referem aos elementos de mobilizaÃÃo, atividade e sentidos, bem como, a relaÃÃo com o saber escolar e as narrativas de histÃrias de vida. Podemos concluir, inicialmente, que os objetivos especÃficos, assim como o geral foram atingidos com Ãxito, da mesma forma que a hipÃtese norteadora tambÃm foi contemplada de forma satisfatÃria.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20694
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295235586916352