AvaliaÃÃo da qualidade dos serviÃos de suporte de TI de uma IFES: uma abordagem voltada à mensuraÃÃo de desempenho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amarildo Maia Rolim
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18782
Resumo: Este estudo utilizou o mÃtodo SERVPERF para mensuraÃÃo da percepÃÃo de desempenho por parte dos usuÃrios de um setor de serviÃos de Suporte de Infraestrutura de TI em uma InstituiÃÃo Federal de Ensino Superior (IFES), mais especificamente, na Universidade Federal do Cearà (UFC). Desta forma, foi fundamental o aprofundamento dos conceitos sobre qualidade, serviÃos, qualidade dos serviÃos e serviÃos de TI. Portanto, este trabalho buscou identificar os usuÃrios que efetivamente utilizam os serviÃos de suporte de TI para realizaÃÃo de uma avaliaÃÃo dos serviÃos prestados. Utilizou uma abordagem exploratÃria com base em uma amostra estratificada por mÃs de solicitaÃÃo dos serviÃos, onde para o mÃs de Dezembro de 2015, perÃodo escolhido para realizaÃÃo da pesquisa, 59 usuÃrios foram selecionados. Ao final obteve-se 55 respondentes, o que representou 93,22 % do Universo da pesquisa. A percepÃÃo geral de desempenho da qualidade dos serviÃos avaliados apresentou uma mÃdia de 4,19 em uma escala de 1 a 5. A dimensÃo seguranÃa apresentou o melhor desempenho com mÃdia de 4,44 enquanto que a dimensÃo tangibilidade apresentou a pior avaliaÃÃo com mÃdia de 3,71. A conclusÃo final deste trabalho à que o modelo SERVPERF escolhido atendeu Ãs necessidades desta pesquisa, demonstrando ao final que os serviÃos oferecidos apresentam uma avaliaÃÃo satisfatÃria na percepÃÃo dos usuÃrios. Como contribuiÃÃo, o trabalho realizado pode servir como referÃncia para outras IFES que desejem avaliar a qualidade e o desempenho dos serviÃos de suporte de infraestrutura de TI internamente. Com os resultados apresentados o gestor responsÃvel pela prestaÃÃo de serviÃos na instituiÃÃo poderà desencadear aÃÃes de melhorias nas dimensÃes com pior desempenho, alÃm de buscar manter os resultados considerados satisfatÃrios. Neste cenÃrio a qualidade percebida pelos usuÃrios torna-se essencial para identificar fatores importantes e que agregam valor aos serviÃos e que devem ser monitorados constantemente.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo da qualidade dos serviÃos de suporte de TI de uma IFES: uma abordagem voltada à mensuraÃÃo de desempenho.Evaluation of quality of IT support services in an IFES : A focused approach to performance measurement2016-03-11Maxweel Veras Rodrigues26253895320http://lattes.cnpq.br/0145509726999114Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante11916990304http://lattes.cnpq.br/1962466876884560Larisse Oliveira Costa95567860315http://lattes.cnpq.br/3567240477397024 22067760300 http://lattes.cnpq.br/2878653471909067Amarildo Maia RolimUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRQualidade ServiÃos Tecnologia da InformaÃÃo SERVPERFQuality Services Information Technology SERVPERFPOLITICAS PUBLICASEste estudo utilizou o mÃtodo SERVPERF para mensuraÃÃo da percepÃÃo de desempenho por parte dos usuÃrios de um setor de serviÃos de Suporte de Infraestrutura de TI em uma InstituiÃÃo Federal de Ensino Superior (IFES), mais especificamente, na Universidade Federal do Cearà (UFC). Desta forma, foi fundamental o aprofundamento dos conceitos sobre qualidade, serviÃos, qualidade dos serviÃos e serviÃos de TI. Portanto, este trabalho buscou identificar os usuÃrios que efetivamente utilizam os serviÃos de suporte de TI para realizaÃÃo de uma avaliaÃÃo dos serviÃos prestados. Utilizou uma abordagem exploratÃria com base em uma amostra estratificada por mÃs de solicitaÃÃo dos serviÃos, onde para o mÃs de Dezembro de 2015, perÃodo escolhido para realizaÃÃo da pesquisa, 59 usuÃrios foram selecionados. Ao final obteve-se 55 respondentes, o que representou 93,22 % do Universo da pesquisa. A percepÃÃo geral de desempenho da qualidade dos serviÃos avaliados apresentou uma mÃdia de 4,19 em uma escala de 1 a 5. A dimensÃo seguranÃa apresentou o melhor desempenho com mÃdia de 4,44 enquanto que a dimensÃo tangibilidade apresentou a pior avaliaÃÃo com mÃdia de 3,71. A conclusÃo final deste trabalho à que o modelo SERVPERF escolhido atendeu Ãs necessidades desta pesquisa, demonstrando ao final que os serviÃos oferecidos apresentam uma avaliaÃÃo satisfatÃria na percepÃÃo dos usuÃrios. Como contribuiÃÃo, o trabalho realizado pode servir como referÃncia para outras IFES que desejem avaliar a qualidade e o desempenho dos serviÃos de suporte de infraestrutura de TI internamente. Com os resultados apresentados o gestor responsÃvel pela prestaÃÃo de serviÃos na instituiÃÃo poderà desencadear aÃÃes de melhorias nas dimensÃes com pior desempenho, alÃm de buscar manter os resultados considerados satisfatÃrios. Neste cenÃrio a qualidade percebida pelos usuÃrios torna-se essencial para identificar fatores importantes e que agregam valor aos serviÃos e que devem ser monitorados constantemente. This study used the SERVPERF method to measure the performance perceived by the users of a sector of IT Infrastructure Support Services in a Federal Institution of Higher Education (IFES), more specifically, at the Federal University of Cearà (UFC). Thus, it was essential to deepen the concepts of quality, service, quality of services and IT services. Therefore, this study aimed to identify the users who effectively use IT support services to carry out an assessment of the services provided. Used an exploratory approach based on a stratified sample per month request of services, where for the month of December 2015 period chosen for conducting the survey, 59 users were selected. At the end it was obtained 55 respondents, representing 93.22% of the research universe. The general perception of quality performance of evaluated services showed an average of 4.19 on a scale of 1 to 5. The security dimension showed the best performance with an average of 4.44 while the size tangibility presented the worst evaluation averaging 3.71. The final conclusion of this work is that the SERVPERF model chosen has met the needs of this research, showing the end that the services offered have a satisfactory evaluation in the perception of users. As a contribution, the work can serve as a reference for other IFES who wish to assess the quality and performance of IT infrastructure support services internally. With the results presented the manager responsible for providing services in the institution could trigger the dimensions improvement actions with worse performance, and seek to maintain the results satisfactory. In this scenario the quality perceived by users becomes essential to identify important factors that add value to services and to be monitored constantly.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18782application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:35Zmail@mail.com -
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