A relaÃÃo entre discurso e identidade na Revista Vogue Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monique de Mesquita Lessa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20348
Resumo: Esta pesquisa, motivada pelo interesse em investigar, de forma crÃtica, como as revistas constroem identidades por meio de seus discursos, situa-se no debate cientÃfico atual sobre a relaÃÃo entre o conceito de discurso, da linguÃstica, e identidade, das ciÃncias sociais, filiandose ao campo da AnÃlise de Discurso CrÃtica (ADC). O suporte escolhido para essa investigaÃÃo, que tem como objetivo principal analisar a construÃÃo discursiva das identidades, foi revista Vogue Brasil, reconhecida como normatizadora dos estilos de vida e formas de existir (ELMAN, 2008; NOVELLI, 2009). Os conceitos e as consideraÃÃes acerca das identidades propostos por Hall (2006), LarraÃn (2001) e Castells (1999) sÃo relacionados Ãs noÃÃes de discurso trabalhadas no campo da ADC por MagalhÃes (2006, 2010, 2011), van Dijk (2009) e Fairclough (2001, 2003). A prÃtica consumista e o processo de comoditizaÃÃo do conteÃdo dessa publicaÃÃo sÃo reconhecidos como mediadores dessa relaÃÃo e, portanto, tambÃm contribuem para o debate sobre discurso e identidade. O corpus selecionado para anÃlise corresponde a 20 matÃrias publicadas em Vogue Brasil entre os meses de janeiro e junho de 2016, que sÃo analisadas com foco na intertextualidade e interdiscursividade, propostas por e MagalhÃes (2010) e Fairclough (2001, 2003) como categorias para analisar o significado identificacional do discurso, alÃm das contribuiÃÃes sobre a multimodalidade, desenvolvidas por Kress e van Leeuwen (2006), para a anÃlise das imagens e elementos grÃficos que compÃem as matÃrias e, por consequÃncia, os discursos materializados pela revista. Os resultados da anÃlise sugerem que sÃo construÃdas identidades comoditizadas (LIRA, 2015), ao mesmo tempo em que o pÃblico leitor exerce forte influÃncia nas escolhas e na construÃÃo dos discursos da revista, estabelecendo uma relaÃÃo dialÃtica que tambÃm se configura como uma disputa pelo controle das identidades e dos discursos manifestados.
id UFC_881141b20fec4c39e03bed775d86f60e
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12756
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA relaÃÃo entre discurso e identidade na Revista Vogue Brasil2018-03-00Maria Izabel Santos MagalhÃes0019816111504911092378http://lattes.cnpq.br/1524480413337078Monique de Mesquita Lessa Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRRevista Vogue Brasil Discurso IdentidadeAnÃlise de Discurso CrÃticaVogue Brasil magazine Discourse Identity Critical Discourse AnalysisLINGUISTICAEsta pesquisa, motivada pelo interesse em investigar, de forma crÃtica, como as revistas constroem identidades por meio de seus discursos, situa-se no debate cientÃfico atual sobre a relaÃÃo entre o conceito de discurso, da linguÃstica, e identidade, das ciÃncias sociais, filiandose ao campo da AnÃlise de Discurso CrÃtica (ADC). O suporte escolhido para essa investigaÃÃo, que tem como objetivo principal analisar a construÃÃo discursiva das identidades, foi revista Vogue Brasil, reconhecida como normatizadora dos estilos de vida e formas de existir (ELMAN, 2008; NOVELLI, 2009). Os conceitos e as consideraÃÃes acerca das identidades propostos por Hall (2006), LarraÃn (2001) e Castells (1999) sÃo relacionados Ãs noÃÃes de discurso trabalhadas no campo da ADC por MagalhÃes (2006, 2010, 2011), van Dijk (2009) e Fairclough (2001, 2003). A prÃtica consumista e o processo de comoditizaÃÃo do conteÃdo dessa publicaÃÃo sÃo reconhecidos como mediadores dessa relaÃÃo e, portanto, tambÃm contribuem para o debate sobre discurso e identidade. O corpus selecionado para anÃlise corresponde a 20 matÃrias publicadas em Vogue Brasil entre os meses de janeiro e junho de 2016, que sÃo analisadas com foco na intertextualidade e interdiscursividade, propostas por e MagalhÃes (2010) e Fairclough (2001, 2003) como categorias para analisar o significado identificacional do discurso, alÃm das contribuiÃÃes sobre a multimodalidade, desenvolvidas por Kress e van Leeuwen (2006), para a anÃlise das imagens e elementos grÃficos que compÃem as matÃrias e, por consequÃncia, os discursos materializados pela revista. Os resultados da anÃlise sugerem que sÃo construÃdas identidades comoditizadas (LIRA, 2015), ao mesmo tempo em que o pÃblico leitor exerce forte influÃncia nas escolhas e na construÃÃo dos discursos da revista, estabelecendo uma relaÃÃo dialÃtica que tambÃm se configura como uma disputa pelo controle das identidades e dos discursos manifestados.This research is motivated by an interest in investigating critically how magazines construct identities in their discourses. It is situated in the current scientific debate about the relation between the concept of discourse, from linguistics, and the concept of identity, from the social sciences; and it is embedded in the field of Critical Discourse Analysis (CDA). The focus in this investigation is the magazine Vogue Brasil, which is recognized as normalizing life styles and ways of existing (ELMAN, 2008; NOVELLI, 2009). The main purpose here is to analyze the discursive construction of social and cultural identities. The concepts and considerations about identities proposed by Hall (2006), LarraÃn (2001) and Castells (1999) are related to the notions of discourse that are examined in the field of CDA by MagalhÃes (2006, 2010, 2011), van Dijk (2009), and Fairclough (2001, 2003). The consumer practice and the commodification process of this magazine are taken as mediating this relation, and, therefore, they also contribute to the debate about discourse and identity. The selected corpus for the analysis corresponds to 20 stories published in Vogue Brasil from January to June 2016, which are analyzed with a focus on intertextuality and interdiscursivity proposed by MagalhÃes (2010) and Fairclough (2001, 2003) as categories to analyze the identificational meaning of discourse. In addition, the contributions about multimodality that were developed by Kress and van Leeuwen (2006) are also adopted for the analysis of images and graphic elements which are parts of the stories. Consequently, the discourses that are materialized in this magazine are also investigated. The results of the analysis suggest that commodified identities are constructed (LIRA, 2015), while readers exert a strong influence in the choices and in the construction of the magazine discourses, establishing a dialectical relation that is also configured as a dispute for the control of the identities and discourses manifested.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20348application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:46Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A relaÃÃo entre discurso e identidade na Revista Vogue Brasil
title A relaÃÃo entre discurso e identidade na Revista Vogue Brasil
spellingShingle A relaÃÃo entre discurso e identidade na Revista Vogue Brasil
Monique de Mesquita Lessa
Revista Vogue Brasil
Discurso
Identidade
AnÃlise de Discurso CrÃtica
Vogue Brasil magazine
Discourse
Identity
Critical Discourse Analysis
LINGUISTICA
title_short A relaÃÃo entre discurso e identidade na Revista Vogue Brasil
title_full A relaÃÃo entre discurso e identidade na Revista Vogue Brasil
title_fullStr A relaÃÃo entre discurso e identidade na Revista Vogue Brasil
title_full_unstemmed A relaÃÃo entre discurso e identidade na Revista Vogue Brasil
title_sort A relaÃÃo entre discurso e identidade na Revista Vogue Brasil
author Monique de Mesquita Lessa
author_facet Monique de Mesquita Lessa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Izabel Santos MagalhÃes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00198161115
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 04911092378
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1524480413337078
dc.contributor.author.fl_str_mv Monique de Mesquita Lessa
contributor_str_mv Maria Izabel Santos MagalhÃes
dc.subject.por.fl_str_mv Revista Vogue Brasil
Discurso
Identidade
AnÃlise de Discurso CrÃtica
topic Revista Vogue Brasil
Discurso
Identidade
AnÃlise de Discurso CrÃtica
Vogue Brasil magazine
Discourse
Identity
Critical Discourse Analysis
LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Vogue Brasil magazine
Discourse
Identity
Critical Discourse Analysis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa, motivada pelo interesse em investigar, de forma crÃtica, como as revistas constroem identidades por meio de seus discursos, situa-se no debate cientÃfico atual sobre a relaÃÃo entre o conceito de discurso, da linguÃstica, e identidade, das ciÃncias sociais, filiandose ao campo da AnÃlise de Discurso CrÃtica (ADC). O suporte escolhido para essa investigaÃÃo, que tem como objetivo principal analisar a construÃÃo discursiva das identidades, foi revista Vogue Brasil, reconhecida como normatizadora dos estilos de vida e formas de existir (ELMAN, 2008; NOVELLI, 2009). Os conceitos e as consideraÃÃes acerca das identidades propostos por Hall (2006), LarraÃn (2001) e Castells (1999) sÃo relacionados Ãs noÃÃes de discurso trabalhadas no campo da ADC por MagalhÃes (2006, 2010, 2011), van Dijk (2009) e Fairclough (2001, 2003). A prÃtica consumista e o processo de comoditizaÃÃo do conteÃdo dessa publicaÃÃo sÃo reconhecidos como mediadores dessa relaÃÃo e, portanto, tambÃm contribuem para o debate sobre discurso e identidade. O corpus selecionado para anÃlise corresponde a 20 matÃrias publicadas em Vogue Brasil entre os meses de janeiro e junho de 2016, que sÃo analisadas com foco na intertextualidade e interdiscursividade, propostas por e MagalhÃes (2010) e Fairclough (2001, 2003) como categorias para analisar o significado identificacional do discurso, alÃm das contribuiÃÃes sobre a multimodalidade, desenvolvidas por Kress e van Leeuwen (2006), para a anÃlise das imagens e elementos grÃficos que compÃem as matÃrias e, por consequÃncia, os discursos materializados pela revista. Os resultados da anÃlise sugerem que sÃo construÃdas identidades comoditizadas (LIRA, 2015), ao mesmo tempo em que o pÃblico leitor exerce forte influÃncia nas escolhas e na construÃÃo dos discursos da revista, estabelecendo uma relaÃÃo dialÃtica que tambÃm se configura como uma disputa pelo controle das identidades e dos discursos manifestados.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research is motivated by an interest in investigating critically how magazines construct identities in their discourses. It is situated in the current scientific debate about the relation between the concept of discourse, from linguistics, and the concept of identity, from the social sciences; and it is embedded in the field of Critical Discourse Analysis (CDA). The focus in this investigation is the magazine Vogue Brasil, which is recognized as normalizing life styles and ways of existing (ELMAN, 2008; NOVELLI, 2009). The main purpose here is to analyze the discursive construction of social and cultural identities. The concepts and considerations about identities proposed by Hall (2006), LarraÃn (2001) and Castells (1999) are related to the notions of discourse that are examined in the field of CDA by MagalhÃes (2006, 2010, 2011), van Dijk (2009), and Fairclough (2001, 2003). The consumer practice and the commodification process of this magazine are taken as mediating this relation, and, therefore, they also contribute to the debate about discourse and identity. The selected corpus for the analysis corresponds to 20 stories published in Vogue Brasil from January to June 2016, which are analyzed with a focus on intertextuality and interdiscursivity proposed by MagalhÃes (2010) and Fairclough (2001, 2003) as categories to analyze the identificational meaning of discourse. In addition, the contributions about multimodality that were developed by Kress and van Leeuwen (2006) are also adopted for the analysis of images and graphic elements which are parts of the stories. Consequently, the discourses that are materialized in this magazine are also investigated. The results of the analysis suggest that commodified identities are constructed (LIRA, 2015), while readers exert a strong influence in the choices and in the construction of the magazine discourses, establishing a dialectical relation that is also configured as a dispute for the control of the identities and discourses manifested.
description Esta pesquisa, motivada pelo interesse em investigar, de forma crÃtica, como as revistas constroem identidades por meio de seus discursos, situa-se no debate cientÃfico atual sobre a relaÃÃo entre o conceito de discurso, da linguÃstica, e identidade, das ciÃncias sociais, filiandose ao campo da AnÃlise de Discurso CrÃtica (ADC). O suporte escolhido para essa investigaÃÃo, que tem como objetivo principal analisar a construÃÃo discursiva das identidades, foi revista Vogue Brasil, reconhecida como normatizadora dos estilos de vida e formas de existir (ELMAN, 2008; NOVELLI, 2009). Os conceitos e as consideraÃÃes acerca das identidades propostos por Hall (2006), LarraÃn (2001) e Castells (1999) sÃo relacionados Ãs noÃÃes de discurso trabalhadas no campo da ADC por MagalhÃes (2006, 2010, 2011), van Dijk (2009) e Fairclough (2001, 2003). A prÃtica consumista e o processo de comoditizaÃÃo do conteÃdo dessa publicaÃÃo sÃo reconhecidos como mediadores dessa relaÃÃo e, portanto, tambÃm contribuem para o debate sobre discurso e identidade. O corpus selecionado para anÃlise corresponde a 20 matÃrias publicadas em Vogue Brasil entre os meses de janeiro e junho de 2016, que sÃo analisadas com foco na intertextualidade e interdiscursividade, propostas por e MagalhÃes (2010) e Fairclough (2001, 2003) como categorias para analisar o significado identificacional do discurso, alÃm das contribuiÃÃes sobre a multimodalidade, desenvolvidas por Kress e van Leeuwen (2006), para a anÃlise das imagens e elementos grÃficos que compÃem as matÃrias e, por consequÃncia, os discursos materializados pela revista. Os resultados da anÃlise sugerem que sÃo construÃdas identidades comoditizadas (LIRA, 2015), ao mesmo tempo em que o pÃblico leitor exerce forte influÃncia nas escolhas e na construÃÃo dos discursos da revista, estabelecendo uma relaÃÃo dialÃtica que tambÃm se configura como uma disputa pelo controle das identidades e dos discursos manifestados.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20348
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295238646661120