ReputaÃÃo corporativa: constructos e implicaÃÃes para a criaÃÃo de valor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14620 |
Resumo: | A reputaÃÃo corporativa pode ser entendida pela reuniÃo das diversas perspectivas que os stakeholders possuem da empresa atribuindo-lhe a caracterÃstica de um recurso estratÃgico capaz de gerar visibilidade, credibilidade e valor para as organizaÃÃes que a possuem, com suporte na Teoria da SinalizaÃÃo e na VisÃo Baseada em Recursos. Por sua vez, a literatura (FOMBRUN; SHANLEY, 1990; DUNBAR; SCHWALBACH, 2000; ROBERTS; DOWLING, 2002; BRITO, 2005; SÃNCHEZ; SOTORRÃO, 2007; HORIUCHI, 2010; THOMAZ; BRITO, 2010; CARDOSO et al., 2013; TISCHER; HILDEBRANDT, 2013) versa que quanto maior for a reputaÃÃo corporativa, maior à a capacidade da empresa de criar valor aos seus acionistas e produzir desempenho superior em relaÃÃo aos seus concorrentes. Nesse contexto, o presente estudo tem o objetivo de investigar a relaÃÃo entre a reputaÃÃo corporativa e a criaÃÃo de valor nas empresas de capital aberto listadas na BM&FBovespa. Para tanto, considera-se que a reputaÃÃo corporativa à construÃda a partir da percepÃÃo do mercado (stakeholders), com base nos seguintes sinais emitidos pelas empresas: disclosure socioambiental, adoÃÃo de melhores prÃticas de governanÃa corporativa, inovaÃÃo, internacionalizaÃÃo e reputaÃÃo do diretor executivo (gestÃo) e do acionista majoritÃrio (controle). O estudo se justifica na medida em que busca contribuir para a ampliaÃÃo da discussÃo sobre a temÃtica reputaÃÃo corporativa. AlÃm disso, apresenta diferencial por discutir aspectos da construÃÃo da reputaÃÃo corporativa e os seus reflexos nas organizaÃÃes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, utilizando-se o procedimento documental, no qual foram aplicados os testes estatÃsticos: AnÃlise Fatorial, Teste de CorrelaÃÃo, RegressÃo Linear MÃltipla e Teste de DiferenÃas entre MÃdias. Para a anÃlise dos sinais construtivos da reputaÃÃo corporativa foi analisado o perÃodo de 2010 a 2012, a reputaÃÃo corporativa se refere ao exercÃcio de 2012 e a criaÃÃo de valor leva em conta o exercÃcio de 2013. Por meio da AnÃlise Fatorial, foi construÃdo o fator reputaÃÃo corporativa composto pelos sinais: disclosure socioambiental, inovaÃÃo, internacionalizaÃÃo e reputaÃÃo do acionista majoritÃrio. O Teste de CorrelaÃÃo permitiu validar a reputaÃÃo corporativa por sinais (gerada pela AnÃlise Fatorial), pois apresentou relaÃÃo positiva e significante com a reputaÃÃo corporativa por rankings. Com a execuÃÃo da RegressÃo Linear MÃltipla, pode-se verificar que a reputaÃÃo corporativa por sinais influencia positivamente a criaÃÃo de valor (MVA e EVA); e, a reputaÃÃo corporativa por rankings està relacionada positivamente com a criaÃÃo de valor na perspectiva de mercado (MVA). AlÃm disso, verificou-se que a intangibilidade e a oportunidade de crescimento colaboram na criaÃÃo de valor (MVA e EVA) e o tamanho da empresa favorece a criaÃÃo de valor somente quando à analisado em conjunto com a reputaÃÃo corporativa por sinais. A realizaÃÃo do Teste de DiferenÃas entre MÃdias apontou que as empresas com reputaÃÃo corporativa criam maior valor aos acionistas considerando a perspectiva de mercado (MVA). Portanto, conclui-se que, considerando a amostra do estudo, a reputaÃÃo corporativa à um recurso estratÃgico gerado por meio de sinais emitidos ao mercado, conforme a Teoria da SinalizaÃÃo, que, quando percebidos pelos diversos stakeholders, reflete em vantagem competitiva, sendo capaz de influenciar na criaÃÃo de valor das empresas, de acordo com os preceitos da VisÃo Baseada em Recursos. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisReputaÃÃo corporativa: constructos e implicaÃÃes para a criaÃÃo de valorCorporate reputation: constructs and implications for value creation2015-01-21MÃrcia Martins Mendes de Luca21163219304Alessandra Carvalho de Vasconcelos49250353391http://lattes.cnpq.br/3674132552801030Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima00000000051http://lattes.cnpq.br/630460569398560004765525325http://lattes.cnpq.br/1428774168340696Alan DiÃgenes GÃisUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRreputaÃÃo corporativa criaÃÃo de valor teoria da sinalizaÃÃo teoria da visÃo baseada em recursosReputaÃÃo corporativa CriaÃÃo de valor Teoria da SinalizaÃÃo Teoria da VisÃo Baseada em Recursoscorporate reputation value creation signaling theory resource based view theoryCorporate Reputation Value Creation Signaling Theory Resource-Based View TheoryADMINISTRACAO DE EMPRESASCIENCIAS CONTABEISA reputaÃÃo corporativa pode ser entendida pela reuniÃo das diversas perspectivas que os stakeholders possuem da empresa atribuindo-lhe a caracterÃstica de um recurso estratÃgico capaz de gerar visibilidade, credibilidade e valor para as organizaÃÃes que a possuem, com suporte na Teoria da SinalizaÃÃo e na VisÃo Baseada em Recursos. Por sua vez, a literatura (FOMBRUN; SHANLEY, 1990; DUNBAR; SCHWALBACH, 2000; ROBERTS; DOWLING, 2002; BRITO, 2005; SÃNCHEZ; SOTORRÃO, 2007; HORIUCHI, 2010; THOMAZ; BRITO, 2010; CARDOSO et al., 2013; TISCHER; HILDEBRANDT, 2013) versa que quanto maior for a reputaÃÃo corporativa, maior à a capacidade da empresa de criar valor aos seus acionistas e produzir desempenho superior em relaÃÃo aos seus concorrentes. Nesse contexto, o presente estudo tem o objetivo de investigar a relaÃÃo entre a reputaÃÃo corporativa e a criaÃÃo de valor nas empresas de capital aberto listadas na BM&FBovespa. Para tanto, considera-se que a reputaÃÃo corporativa à construÃda a partir da percepÃÃo do mercado (stakeholders), com base nos seguintes sinais emitidos pelas empresas: disclosure socioambiental, adoÃÃo de melhores prÃticas de governanÃa corporativa, inovaÃÃo, internacionalizaÃÃo e reputaÃÃo do diretor executivo (gestÃo) e do acionista majoritÃrio (controle). O estudo se justifica na medida em que busca contribuir para a ampliaÃÃo da discussÃo sobre a temÃtica reputaÃÃo corporativa. AlÃm disso, apresenta diferencial por discutir aspectos da construÃÃo da reputaÃÃo corporativa e os seus reflexos nas organizaÃÃes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, utilizando-se o procedimento documental, no qual foram aplicados os testes estatÃsticos: AnÃlise Fatorial, Teste de CorrelaÃÃo, RegressÃo Linear MÃltipla e Teste de DiferenÃas entre MÃdias. Para a anÃlise dos sinais construtivos da reputaÃÃo corporativa foi analisado o perÃodo de 2010 a 2012, a reputaÃÃo corporativa se refere ao exercÃcio de 2012 e a criaÃÃo de valor leva em conta o exercÃcio de 2013. Por meio da AnÃlise Fatorial, foi construÃdo o fator reputaÃÃo corporativa composto pelos sinais: disclosure socioambiental, inovaÃÃo, internacionalizaÃÃo e reputaÃÃo do acionista majoritÃrio. 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Portanto, conclui-se que, considerando a amostra do estudo, a reputaÃÃo corporativa à um recurso estratÃgico gerado por meio de sinais emitidos ao mercado, conforme a Teoria da SinalizaÃÃo, que, quando percebidos pelos diversos stakeholders, reflete em vantagem competitiva, sendo capaz de influenciar na criaÃÃo de valor das empresas, de acordo com os preceitos da VisÃo Baseada em Recursos.A reputaÃÃo corporativa pode ser entendida pela reuniÃo das diversas perspectivas que os stakeholders possuem da empresa atribuindo-lhe a caracterÃstica de um recurso estratÃgico capaz de gerar visibilidade, credibilidade e valor para as organizaÃÃes que a possuem, com suporte na Teoria da SinalizaÃÃo e na VisÃo Baseada em Recursos. Por sua vez, a literatura (FOMBRUN; SHANLEY, 1990; DUNBAR; SCHWALBACH, 2000; ROBERTS; DOWLING, 2002; BRITO, 2005; SÃNCHEZ; SOTORRÃO, 2007; HORIUCHI, 2010; THOMAZ; BRITO, 2010; CARDOSO et al., 2013; TISCHER; HILDEBRANDT, 2013) versa que quanto maior for a reputaÃÃo corporativa, maior à a capacidade da empresa de criar valor aos seus acionistas e produzir desempenho superior em relaÃÃo aos seus concorrentes. Nesse contexto, o presente estudo tem o objetivo de investigar a relaÃÃo entre a reputaÃÃo corporativa e a criaÃÃo de valor nas empresas de capital aberto listadas na BM&FBovespa. Para tanto, considera-se que a reputaÃÃo corporativa à construÃda a partir da percepÃÃo do mercado (stakeholders), com base nos seguintes sinais emitidos pelas empresas: disclosure socioambiental, adoÃÃo de melhores prÃticas de governanÃa corporativa, inovaÃÃo, internacionalizaÃÃo e reputaÃÃo do diretor executivo (gestÃo) e do acionista majoritÃrio (controle). 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Para tanto, considera-se que a reputaÃÃo corporativa à construÃda a partir da percepÃÃo do mercado (stakeholders), com base nos seguintes sinais emitidos pelas empresas: disclosure socioambiental, adoÃÃo de melhores prÃticas de governanÃa corporativa, inovaÃÃo, internacionalizaÃÃo e reputaÃÃo do diretor executivo (gestÃo) e do acionista majoritÃrio (controle). O estudo se justifica na medida em que busca contribuir para a ampliaÃÃo da discussÃo sobre a temÃtica reputaÃÃo corporativa. AlÃm disso, apresenta diferencial por discutir aspectos da construÃÃo da reputaÃÃo corporativa e os seus reflexos nas organizaÃÃes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, utilizando-se o procedimento documental, no qual foram aplicados os testes estatÃsticos: AnÃlise Fatorial, Teste de CorrelaÃÃo, RegressÃo Linear MÃltipla e Teste de DiferenÃas entre MÃdias. Para a anÃlise dos sinais construtivos da reputaÃÃo corporativa foi analisado o perÃodo de 2010 a 2012, a reputaÃÃo corporativa se refere ao exercÃcio de 2012 e a criaÃÃo de valor leva em conta o exercÃcio de 2013. Por meio da AnÃlise Fatorial, foi construÃdo o fator reputaÃÃo corporativa composto pelos sinais: disclosure socioambiental, inovaÃÃo, internacionalizaÃÃo e reputaÃÃo do acionista majoritÃrio. O Teste de CorrelaÃÃo permitiu validar a reputaÃÃo corporativa por sinais (gerada pela AnÃlise Fatorial), pois apresentou relaÃÃo positiva e significante com a reputaÃÃo corporativa por rankings. Com a execuÃÃo da RegressÃo Linear MÃltipla, pode-se verificar que a reputaÃÃo corporativa por sinais influencia positivamente a criaÃÃo de valor (MVA e EVA); e, a reputaÃÃo corporativa por rankings està relacionada positivamente com a criaÃÃo de valor na perspectiva de mercado (MVA). AlÃm disso, verificou-se que a intangibilidade e a oportunidade de crescimento colaboram na criaÃÃo de valor (MVA e EVA) e o tamanho da empresa favorece a criaÃÃo de valor somente quando à analisado em conjunto com a reputaÃÃo corporativa por sinais. A realizaÃÃo do Teste de DiferenÃas entre MÃdias apontou que as empresas com reputaÃÃo corporativa criam maior valor aos acionistas considerando a perspectiva de mercado (MVA). Portanto, conclui-se que, considerando a amostra do estudo, a reputaÃÃo corporativa à um recurso estratÃgico gerado por meio de sinais emitidos ao mercado, conforme a Teoria da SinalizaÃÃo, que, quando percebidos pelos diversos stakeholders, reflete em vantagem competitiva, sendo capaz de influenciar na criaÃÃo de valor das empresas, de acordo com os preceitos da VisÃo Baseada em Recursos. A reputaÃÃo corporativa pode ser entendida pela reuniÃo das diversas perspectivas que os stakeholders possuem da empresa atribuindo-lhe a caracterÃstica de um recurso estratÃgico capaz de gerar visibilidade, credibilidade e valor para as organizaÃÃes que a possuem, com suporte na Teoria da SinalizaÃÃo e na VisÃo Baseada em Recursos. Por sua vez, a literatura (FOMBRUN; SHANLEY, 1990; DUNBAR; SCHWALBACH, 2000; ROBERTS; DOWLING, 2002; BRITO, 2005; SÃNCHEZ; SOTORRÃO, 2007; HORIUCHI, 2010; THOMAZ; BRITO, 2010; CARDOSO et al., 2013; TISCHER; HILDEBRANDT, 2013) versa que quanto maior for a reputaÃÃo corporativa, maior à a capacidade da empresa de criar valor aos seus acionistas e produzir desempenho superior em relaÃÃo aos seus concorrentes. Nesse contexto, o presente estudo tem o objetivo de investigar a relaÃÃo entre a reputaÃÃo corporativa e a criaÃÃo de valor nas empresas de capital aberto listadas na BM&FBovespa. Para tanto, considera-se que a reputaÃÃo corporativa à construÃda a partir da percepÃÃo do mercado (stakeholders), com base nos seguintes sinais emitidos pelas empresas: disclosure socioambiental, adoÃÃo de melhores prÃticas de governanÃa corporativa, inovaÃÃo, internacionalizaÃÃo e reputaÃÃo do diretor executivo (gestÃo) e do acionista majoritÃrio (controle). O estudo se justifica na medida em que busca contribuir para a ampliaÃÃo da discussÃo sobre a temÃtica reputaÃÃo corporativa. AlÃm disso, apresenta diferencial por discutir aspectos da construÃÃo da reputaÃÃo corporativa e os seus reflexos nas organizaÃÃes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, utilizando-se o procedimento documental, no qual foram aplicados os testes estatÃsticos: AnÃlise Fatorial, Teste de CorrelaÃÃo, RegressÃo Linear MÃltipla e Teste de DiferenÃas entre MÃdias. Para a anÃlise dos sinais construtivos da reputaÃÃo corporativa foi analisado o perÃodo de 2010 a 2012, a reputaÃÃo corporativa se refere ao exercÃcio de 2012 e a criaÃÃo de valor leva em conta o exercÃcio de 2013. Por meio da AnÃlise Fatorial, foi construÃdo o fator reputaÃÃo corporativa composto pelos sinais: disclosure socioambiental, inovaÃÃo, internacionalizaÃÃo e reputaÃÃo do acionista majoritÃrio. O Teste de CorrelaÃÃo permitiu validar a reputaÃÃo corporativa por sinais (gerada pela AnÃlise Fatorial), pois apresentou relaÃÃo positiva e significante com a reputaÃÃo corporativa por rankings. Com a execuÃÃo da RegressÃo Linear MÃltipla, pode-se verificar que a reputaÃÃo corporativa por sinais influencia positivamente a criaÃÃo de valor (MVA e EVA); e, a reputaÃÃo corporativa por rankings està relacionada positivamente com a criaÃÃo de valor na perspectiva de mercado (MVA). AlÃm disso, verificou-se que a intangibilidade e a oportunidade de crescimento colaboram na criaÃÃo de valor (MVA e EVA) e o tamanho da empresa favorece a criaÃÃo de valor somente quando à analisado em conjunto com a reputaÃÃo corporativa por sinais. A realizaÃÃo do Teste de DiferenÃas entre MÃdias apontou que as empresas com reputaÃÃo corporativa criam maior valor aos acionistas considerando a perspectiva de mercado (MVA). Portanto, conclui-se que, considerando a amostra do estudo, a reputaÃÃo corporativa à um recurso estratÃgico gerado por meio de sinais emitidos ao mercado, conforme a Teoria da SinalizaÃÃo, que, quando percebidos pelos diversos stakeholders, reflete em vantagem competitiva, sendo capaz de influenciar na criaÃÃo de valor das empresas, de acordo com os preceitos da VisÃo Baseada em Recursos. |
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