A COMUNICAÃÃO DOS VALORES DA MARCA ATRAVÃS DE EVENTOS: UM ESTUDO DE CASO DA MARCA OI.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15468 |
Resumo: | O objetivo, neste estudo, foi verificar se eventos, enquanto ferramenta de comunicaÃÃo, transmite valores de marca. Os objetivos especÃficos buscaram verificar ainda, se eventos geram intenÃÃo de compra em relaÃÃo à marca. O estudo se caracterizou como exploratÃrio, uma vez que a problemÃtica necessitava obter informaÃÃes adicionais e foi realizado com o auxÃlio de tÃcnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa. Para a concretizaÃÃo dos objetivos da pesquisa foi realizada revisÃo de literatura sobre os conceitos de marketing, comunicaÃÃo, eventos, marca e valor de marca. Para complementar a revisÃo teÃrica foi conduzido um estudo de caso da marca de telefonia Oi, atravÃs de pesquisa de campo junto ao pÃblico participante de um evento promovido pela marca. Os resultados deste estudo mostraram que: o planejamento do evento em estudo, que tinha fins promocionais, ocorreu de forma satisfatÃria e proporcionou lembranÃa de marca; o evento marcou positivamente o pÃblico que considerou propensÃo à compra de produtos da marca; os valores da marca, assim como seu posicionamento, foram percebidos pelo pÃblico. |
id |
UFC_88fceec3edb78b8870dc2aaee591fa53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:10254 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA COMUNICAÃÃO DOS VALORES DA MARCA ATRAVÃS DE EVENTOS: UM ESTUDO DE CASO DA MARCA OI.COMMUNICATION OF BRAND VALUES THROUGH EVENTS : A BRAND HI CASE STUDY .2008-04-15Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo10311014895http://lattes.cnpq.br/3585363593135113ClÃudia Buhamra Abreu Romero21328617300http://lattes.cnpq.br/2579015087449078Danielle Miranda de Oliveira Arruda23845546115http://lattes.cnpq.br/751473735454237164706885353http://lattes.cnpq.br/4282356463016691Lorena Lourenco MagalhaesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRMarketing marca valor de marca comunicaÃÃo eventos.Marketing brand brand value communication events.ADMINISTRACAOO objetivo, neste estudo, foi verificar se eventos, enquanto ferramenta de comunicaÃÃo, transmite valores de marca. Os objetivos especÃficos buscaram verificar ainda, se eventos geram intenÃÃo de compra em relaÃÃo à marca. O estudo se caracterizou como exploratÃrio, uma vez que a problemÃtica necessitava obter informaÃÃes adicionais e foi realizado com o auxÃlio de tÃcnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa. Para a concretizaÃÃo dos objetivos da pesquisa foi realizada revisÃo de literatura sobre os conceitos de marketing, comunicaÃÃo, eventos, marca e valor de marca. Para complementar a revisÃo teÃrica foi conduzido um estudo de caso da marca de telefonia Oi, atravÃs de pesquisa de campo junto ao pÃblico participante de um evento promovido pela marca. Os resultados deste estudo mostraram que: o planejamento do evento em estudo, que tinha fins promocionais, ocorreu de forma satisfatÃria e proporcionou lembranÃa de marca; o evento marcou positivamente o pÃblico que considerou propensÃo à compra de produtos da marca; os valores da marca, assim como seu posicionamento, foram percebidos pelo pÃblico.The objective, in this study, was to verify if events, while communication tool, transmits brand value. The specific objectives had searched to still verify, if events generate intention of purchase in relation to the brand. The study if it characterized as exploratÃrio, a time that the problematic one needed to get information you add and was carried through with the aid of techniques of qualitative and quantitative research. For the concretion of the objectives of the research revision of literature on the marketing concepts was carried through, communication, events, brand and brand value. To complement the theoretical revision a study of case of the mark of Oi telephony was lead, through research of field next to the participant public of an event promoted for the brand. The results of this study had shown that: the planning of the event in study, that had promocionais ends, occurred of satisfactory form and provided brand souvenir; the event positively marked the public who considered propensity to the purchase of products of the brand; the values of the brand, as well as its positioning, had been perceived by the public.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15468application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:40Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A COMUNICAÃÃO DOS VALORES DA MARCA ATRAVÃS DE EVENTOS: UM ESTUDO DE CASO DA MARCA OI. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
COMMUNICATION OF BRAND VALUES THROUGH EVENTS : A BRAND HI CASE STUDY . |
title |
A COMUNICAÃÃO DOS VALORES DA MARCA ATRAVÃS DE EVENTOS: UM ESTUDO DE CASO DA MARCA OI. |
spellingShingle |
A COMUNICAÃÃO DOS VALORES DA MARCA ATRAVÃS DE EVENTOS: UM ESTUDO DE CASO DA MARCA OI. Lorena Lourenco Magalhaes Marketing marca valor de marca comunicaÃÃo eventos. Marketing brand brand value communication events. ADMINISTRACAO |
title_short |
A COMUNICAÃÃO DOS VALORES DA MARCA ATRAVÃS DE EVENTOS: UM ESTUDO DE CASO DA MARCA OI. |
title_full |
A COMUNICAÃÃO DOS VALORES DA MARCA ATRAVÃS DE EVENTOS: UM ESTUDO DE CASO DA MARCA OI. |
title_fullStr |
A COMUNICAÃÃO DOS VALORES DA MARCA ATRAVÃS DE EVENTOS: UM ESTUDO DE CASO DA MARCA OI. |
title_full_unstemmed |
A COMUNICAÃÃO DOS VALORES DA MARCA ATRAVÃS DE EVENTOS: UM ESTUDO DE CASO DA MARCA OI. |
title_sort |
A COMUNICAÃÃO DOS VALORES DA MARCA ATRAVÃS DE EVENTOS: UM ESTUDO DE CASO DA MARCA OI. |
author |
Lorena Lourenco Magalhaes |
author_facet |
Lorena Lourenco Magalhaes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
10311014895 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3585363593135113 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ClÃudia Buhamra Abreu Romero |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
21328617300 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2579015087449078 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Danielle Miranda de Oliveira Arruda |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
23845546115 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7514737354542371 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
64706885353 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4282356463016691 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorena Lourenco Magalhaes |
contributor_str_mv |
Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo ClÃudia Buhamra Abreu Romero Danielle Miranda de Oliveira Arruda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing marca valor de marca comunicaÃÃo eventos. |
topic |
Marketing marca valor de marca comunicaÃÃo eventos. Marketing brand brand value communication events. ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Marketing brand brand value communication events. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ADMINISTRACAO |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O objetivo, neste estudo, foi verificar se eventos, enquanto ferramenta de comunicaÃÃo, transmite valores de marca. Os objetivos especÃficos buscaram verificar ainda, se eventos geram intenÃÃo de compra em relaÃÃo à marca. O estudo se caracterizou como exploratÃrio, uma vez que a problemÃtica necessitava obter informaÃÃes adicionais e foi realizado com o auxÃlio de tÃcnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa. Para a concretizaÃÃo dos objetivos da pesquisa foi realizada revisÃo de literatura sobre os conceitos de marketing, comunicaÃÃo, eventos, marca e valor de marca. Para complementar a revisÃo teÃrica foi conduzido um estudo de caso da marca de telefonia Oi, atravÃs de pesquisa de campo junto ao pÃblico participante de um evento promovido pela marca. Os resultados deste estudo mostraram que: o planejamento do evento em estudo, que tinha fins promocionais, ocorreu de forma satisfatÃria e proporcionou lembranÃa de marca; o evento marcou positivamente o pÃblico que considerou propensÃo à compra de produtos da marca; os valores da marca, assim como seu posicionamento, foram percebidos pelo pÃblico. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The objective, in this study, was to verify if events, while communication tool, transmits brand value. The specific objectives had searched to still verify, if events generate intention of purchase in relation to the brand. The study if it characterized as exploratÃrio, a time that the problematic one needed to get information you add and was carried through with the aid of techniques of qualitative and quantitative research. For the concretion of the objectives of the research revision of literature on the marketing concepts was carried through, communication, events, brand and brand value. To complement the theoretical revision a study of case of the mark of Oi telephony was lead, through research of field next to the participant public of an event promoted for the brand. The results of this study had shown that: the planning of the event in study, that had promocionais ends, occurred of satisfactory form and provided brand souvenir; the event positively marked the public who considered propensity to the purchase of products of the brand; the values of the brand, as well as its positioning, had been perceived by the public. |
description |
O objetivo, neste estudo, foi verificar se eventos, enquanto ferramenta de comunicaÃÃo, transmite valores de marca. Os objetivos especÃficos buscaram verificar ainda, se eventos geram intenÃÃo de compra em relaÃÃo à marca. O estudo se caracterizou como exploratÃrio, uma vez que a problemÃtica necessitava obter informaÃÃes adicionais e foi realizado com o auxÃlio de tÃcnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa. Para a concretizaÃÃo dos objetivos da pesquisa foi realizada revisÃo de literatura sobre os conceitos de marketing, comunicaÃÃo, eventos, marca e valor de marca. Para complementar a revisÃo teÃrica foi conduzido um estudo de caso da marca de telefonia Oi, atravÃs de pesquisa de campo junto ao pÃblico participante de um evento promovido pela marca. Os resultados deste estudo mostraram que: o planejamento do evento em estudo, que tinha fins promocionais, ocorreu de forma satisfatÃria e proporcionou lembranÃa de marca; o evento marcou positivamente o pÃblico que considerou propensÃo à compra de produtos da marca; os valores da marca, assim como seu posicionamento, foram percebidos pelo pÃblico. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-04-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15468 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295211404656640 |