A crise orgÃnica do capital: o valor, a ciÃncia e a educaÃÃo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14975 |
Resumo: | O trabalho de pesquisa, sob o tÃtulo A Crise OrgÃnica do Capital: o Valor, a CiÃncia e a EducaÃÃo, sustenta em tese que o conceito de capital à a expressÃo da relaÃÃo social dominante na sociedade capitalista e, como tal, ao atingir seu momento dialÃtico de autonegaÃÃo â a crise do capital â redefine o carÃter da categoria crise como conceito orgÃnico, estrutural e histÃrico, exteriorizando-se na economia, como crise do valor; na ciÃncia, como crise de paradigma; e, na educaÃÃo, como crise pedagÃgica. Sob o mÃtodo dialÃtico do materialismo histÃrico, auxiliado pela epistemologia e matemÃtica aplicada, a pesquisa qualitativa foca-se principalmente na obra de Marx e, secundariamente, na literatura contemporÃnea marxista e nÃo marxista, documentos e estatÃsticas oficiais. O objetivo à demonstrar que as crises da economia mundial, das Ãltimas dÃcadas do sÃculo XX e as do sÃculo atual, constituem momentos e expressÃes singulares de uma crise geral ou global, cuja essÃncia causal à a erosÃo da Lei do Valor, precisamente, do paradigma de mensuraÃÃo do valor - o tempo de trabalho socialmente necessÃrio - na estrutura da composiÃÃo-valor ou orgÃnica do capital e mais-valia sobre a qual orbitam as relaÃÃes de produÃÃo e reproduÃÃo da sociedade capitalista. A crise final ou o colapso do capitalismo continuam sendo problemas e enigmas nÃo resolvidos pela teoria marxista, cuja resoluÃÃo exige uma reinterpretaÃÃo conceitual da Lei Geral da AcumulaÃÃo Capitalista que ultrapasse a teoria do ciclo econÃmico e chegue à teoria da crise estrutural, orgÃnica e histÃrica do capital. Nos Grundrisse, Marx afirmou que o domÃnio do general intellect e do knowledge social geral sobre o processo de produÃÃo e vida social implicaria a estreiteza do tempo de trabalho socialmente necessÃrio para mensurar a ciÃncia e a educaÃÃo na composiÃÃo-valor do capital. A pesquisa demonstra que isto hoje à um fato, daà o carÃter decisivo destas categorias no agravamento e superaÃÃo da crise orgÃnica do capital. O duplo carÃter destas atividades dos sujeitos histÃricos conduz, por um lado, ao paroxismo a contradiÃÃo entre o valor do conhecimento ou intelecto geral e o paradigma de mensuraÃÃo de valor; por outro, à anÃlise lÃgica e histÃrica entre a revoluÃÃo industrial, ou cientÃfica, e o desenvolvimento do aparelho produtivo capitalista; o que demonstra a subordinaÃÃo da ciÃncia e da educaÃÃo aos desÃgnios da economia polÃtica do capital e, em consequÃncia, a crise de paradigmas vividas por ambas como indicam documentos e estatÃsticas das instituiÃÃes internacionais e trabalhos cientÃficos. Finalmente, a tese propÃe a construÃÃo de nÃcleos estratÃgicos e experimentais de formulaÃÃo pedagÃgica com base no paradigma do tempo livre na formaÃÃo humana, como aÃÃo prÃ-ativa à revoluÃÃo cientÃfica e social. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA crise orgÃnica do capital: o valor, a ciÃncia e a educaÃÃo The Organic Crisis of Capital: Value, Science and Education2015-07-23Hildemar Luiz Rech36373648087http://lattes.cnpq.br/3048573722374977EnÃas de AraÃjo Arrais Neto21062560353http://lattes.cnpq.br/5249588794190012Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/2275828437667452GaudÃncio Frigotto12635707049Theotonio dos Santos JÃnior42819857604http://lattes.cnpq.br/672346827180537746513833787http://lattes.cnpq.br/5836168547780334Aluisio Pampolha BevilaquaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCapital Crise Paradigma CiÃncia EducaÃÃoCapital Crisis Paradigm Science EducationEDUCACAOO trabalho de pesquisa, sob o tÃtulo A Crise OrgÃnica do Capital: o Valor, a CiÃncia e a EducaÃÃo, sustenta em tese que o conceito de capital à a expressÃo da relaÃÃo social dominante na sociedade capitalista e, como tal, ao atingir seu momento dialÃtico de autonegaÃÃo â a crise do capital â redefine o carÃter da categoria crise como conceito orgÃnico, estrutural e histÃrico, exteriorizando-se na economia, como crise do valor; na ciÃncia, como crise de paradigma; e, na educaÃÃo, como crise pedagÃgica. 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The research, entitled The Organic Crisis of Capital: Value, Science and Education, in theory maintains that the concept of capital is the expression of the social relation that dominates capitalist society and, as such, when its dialectic moment of self-denial is reached - the crisis of capital -, the character of the category crisis is redefined as an organic, structural and historical concept, externalizing itself in the economy, as crisis of the value; in science, as a paradigm crisis; and in education, as a pedagogical crisis. Under the dialectical method of historical materialism, aided by epistemology and applied mathematics, the qualitative research focuses primarily on the work of Marx and secondarily in Marxist and non-Marxist contemporary literature, documents and official statistics. The purpose is to demonstrate that the crisis in the global economy of the last decades of the twentieth century and of the present century, are singular moments and expressions of a general or global crisis, whose causal essence is the erosion of the Law of Value, precisely of the value measurement paradigm - the socially necessary labor time - the structure of the value composition, or organic composition of capital and surplus value over which orbit the relations of production and reproduction of capitalist society. The final crisis or the collapse of capitalism are still problems and puzzles unsolved by Marxist theory whose resolution requires a conceptual reinterpretation of the General Law of Capitalist Accumulation that surpasses the business cycle theory and enter into the theory of the structural, organic and historical crisis of capital. In the Grundrisse, Marx said that the domain of the general intellect and general social knowledge over the production process and social life would result in the narrowness of the socially necessary labour time to measure science and education in the value composition of capital. The research evinces that this is now a fact, thus the decisive character of these categories in the organic crisis of capital aggravation and overcoming. The double character of those activities of the historical subjects leads, on the one hand, the contradiction between the general intellect or knowledge value and the value measurement paradigm to the paroxysm; on the other hand, leads to the logical and historical analysis between the industrial, or scientific, revolution and the development of the capitalist mode of production; this demonstrates the subordination of science and education to the purposes of the political economy of capitalism and, consequently, the crisis of paradigms experienced by both as indicated by documents and statistics of international institutions and scientific papers. Finally, the thesis proposes the construction of strategic and experimental centers of pedagogical based on the free time paradigm in the human formation, as proactive action to the scientific and social revolution. 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