A atuaÃÃo do bibliotecÃrio na educaÃÃo a distÃncia online: cenÃrio e contexto de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Pinheiro da NÃbrega
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20612
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_20fdd49c0c13ccb1626d1be2ed428300
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12991
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA atuaÃÃo do bibliotecÃrio na educaÃÃo a distÃncia online: cenÃrio e contexto de Fortaleza2019-12-00Andrea Soares Rocha da Silva38972417300http://lattes.cnpq.br/1759902798115392 95444444444Paula Pinheiro da NÃbrega Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em CiÃncias da InformaÃÃoUFCBRCiÃncia da InformaÃÃo Biblioteconomia EducaÃÃo a DistÃncia Ambiente Virtual de Aprendizagem BibliotecÃrio - CompetÃncia Profissional CiÃncia da InformaÃÃo CompetÃncia Profissional EducaÃÃo a DistÃncia Tecnologia EducacionalCIENCIA DA INFORMACAOnÃo hÃCom os avanÃos tecnolÃgicos, a sociedade modificou sua maneira de agir em vÃrias esferas e, no Ãmbito profissional, isso està bem acentuado. Para muitas Ãreas, o uso das tecnologias digitais da informaÃÃo e comunicaÃÃo tornou-se essencial para um desempenho profissional eficiente, ao passo que, o acelerado desenvolvimento tecnolÃgico requer aperfeiÃoamento constante. Nesse contexto, a EducaÃÃo a DistÃncia (EaD) online tem-se destacado como modalidade educacional adequada tanto à educaÃÃo continuada quanto permanente de profissionais dos mais diversos campos. A EaD, contudo, envolve uma sÃrie de processos, ou fases, desde planejamento e implementaÃÃo/produÃÃo, atà a oferta de cursos propriamente dita, e seu desenvolvimento envolve o trabalho de uma equipe multidisciplinar especializada. O trabalho tem como objetivo analisar a atuaÃÃo do bibliotecÃrio em equipes de EaD online e suas perspectivas de inserÃÃo nessa Ãrea. Trata-se de um estudo exploratÃrio com abordagem qualitativa, para compreender o pensamento dos bibliotecÃrios que atuam em Fortaleza, referente à sua participaÃÃo em EaD. Os resultados revelaram que, embora o bibliotecÃrio ainda desconheÃa seu potencial de atuaÃÃo na EaD, ao descobri-lo, revela-se competente, criativo, inovador e habilitado para influenciar fortemente a qualidade dos cursos realizados nessa modalidade. Conclui-se que a EducaÃÃo a DistÃncia constitui uma nova Ãrea de atuaÃÃo para o bibliotecÃrio, cabendo a este a apropriaÃÃo e desenvolvimento das competÃncias e habilidades necessÃrias para atuaÃÃo nesse novo espaÃo de trabalho, bem como Ãs suas instituiÃÃes formadoras apoiÃ-lo nesse desafio.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20612application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:09Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A atuaÃÃo do bibliotecÃrio na educaÃÃo a distÃncia online: cenÃrio e contexto de Fortaleza
title A atuaÃÃo do bibliotecÃrio na educaÃÃo a distÃncia online: cenÃrio e contexto de Fortaleza
spellingShingle A atuaÃÃo do bibliotecÃrio na educaÃÃo a distÃncia online: cenÃrio e contexto de Fortaleza
Paula Pinheiro da NÃbrega
CiÃncia da InformaÃÃo
Biblioteconomia
EducaÃÃo a DistÃncia
Ambiente Virtual de Aprendizagem
BibliotecÃrio - CompetÃncia Profissional
CiÃncia da InformaÃÃo
CompetÃncia Profissional
EducaÃÃo a DistÃncia
Tecnologia Educacional
CIENCIA DA INFORMACAO
title_short A atuaÃÃo do bibliotecÃrio na educaÃÃo a distÃncia online: cenÃrio e contexto de Fortaleza
title_full A atuaÃÃo do bibliotecÃrio na educaÃÃo a distÃncia online: cenÃrio e contexto de Fortaleza
title_fullStr A atuaÃÃo do bibliotecÃrio na educaÃÃo a distÃncia online: cenÃrio e contexto de Fortaleza
title_full_unstemmed A atuaÃÃo do bibliotecÃrio na educaÃÃo a distÃncia online: cenÃrio e contexto de Fortaleza
title_sort A atuaÃÃo do bibliotecÃrio na educaÃÃo a distÃncia online: cenÃrio e contexto de Fortaleza
author Paula Pinheiro da NÃbrega
author_facet Paula Pinheiro da NÃbrega
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrea Soares Rocha da Silva
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 38972417300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1759902798115392
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 95444444444
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula Pinheiro da NÃbrega
contributor_str_mv Andrea Soares Rocha da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv CiÃncia da InformaÃÃo
Biblioteconomia
EducaÃÃo a DistÃncia
Ambiente Virtual de Aprendizagem
BibliotecÃrio - CompetÃncia Profissional
CiÃncia da InformaÃÃo
CompetÃncia Profissional
EducaÃÃo a DistÃncia
Tecnologia Educacional
topic CiÃncia da InformaÃÃo
Biblioteconomia
EducaÃÃo a DistÃncia
Ambiente Virtual de Aprendizagem
BibliotecÃrio - CompetÃncia Profissional
CiÃncia da InformaÃÃo
CompetÃncia Profissional
EducaÃÃo a DistÃncia
Tecnologia Educacional
CIENCIA DA INFORMACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIA DA INFORMACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Com os avanÃos tecnolÃgicos, a sociedade modificou sua maneira de agir em vÃrias esferas e, no Ãmbito profissional, isso està bem acentuado. Para muitas Ãreas, o uso das tecnologias digitais da informaÃÃo e comunicaÃÃo tornou-se essencial para um desempenho profissional eficiente, ao passo que, o acelerado desenvolvimento tecnolÃgico requer aperfeiÃoamento constante. Nesse contexto, a EducaÃÃo a DistÃncia (EaD) online tem-se destacado como modalidade educacional adequada tanto à educaÃÃo continuada quanto permanente de profissionais dos mais diversos campos. A EaD, contudo, envolve uma sÃrie de processos, ou fases, desde planejamento e implementaÃÃo/produÃÃo, atà a oferta de cursos propriamente dita, e seu desenvolvimento envolve o trabalho de uma equipe multidisciplinar especializada. O trabalho tem como objetivo analisar a atuaÃÃo do bibliotecÃrio em equipes de EaD online e suas perspectivas de inserÃÃo nessa Ãrea. Trata-se de um estudo exploratÃrio com abordagem qualitativa, para compreender o pensamento dos bibliotecÃrios que atuam em Fortaleza, referente à sua participaÃÃo em EaD. Os resultados revelaram que, embora o bibliotecÃrio ainda desconheÃa seu potencial de atuaÃÃo na EaD, ao descobri-lo, revela-se competente, criativo, inovador e habilitado para influenciar fortemente a qualidade dos cursos realizados nessa modalidade. Conclui-se que a EducaÃÃo a DistÃncia constitui uma nova Ãrea de atuaÃÃo para o bibliotecÃrio, cabendo a este a apropriaÃÃo e desenvolvimento das competÃncias e habilidades necessÃrias para atuaÃÃo nesse novo espaÃo de trabalho, bem como Ãs suas instituiÃÃes formadoras apoiÃ-lo nesse desafio.
description nÃo hÃ
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20612
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em CiÃncias da InformaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295350553837568