A avaliaÃÃo do processo de elaboraÃÃo dos materiais didÃticos para a educaÃÃo a distÃncia em rede
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3585 |
Resumo: | O tema desta dissertaÃÃo busca avaliar o processo de elaboraÃÃo dos materiais didÃticos para EaD em rede, visando sugerir novas possibilidades ao seu desenvolvimento. Constitui-se em uma pesquisa de carÃter qualitativo, que se vale da anÃlise de conteÃdo como mÃtodo e de check-list como instrumento. Os dados se revelam a partir de duas aulas, das disciplinas de FÃsica e Literatura, construÃdas pelo Centro de ProduÃÃo, do Instituto UFC Virtual. O checklist se divide em trÃs categorias denominadas de: teias pedagÃgicas, usabilidade e nÃs hipermidiÃticos. Cada categoria segmenta-se em critÃrios avaliados em uma escala variando de 1 (completamente inadequada) a 5 (totalmente adequada). As aulas sÃo avaliadas em trÃs fases distintas: a aula desenvolvida pelo professor-autor, a revista pelo profissional da transiÃÃo didÃtica e a publicada no espaÃo virtual de aprendizagem, permitindo uma compreensÃo sobre a sua evoluÃÃo durante a produÃÃo. Os resultados mostram que: hà diretrizes definidas para uma aÃÃo conjunta e multidisciplinar de elaboraÃÃo dos materiais; a aÃÃo de cada sujeito nas diferentes fases, pode definir a adequaÃÃo ou inadequaÃÃo das unidades de aprendizagem; sÃo poucas as correlaÃÃes feitas entre os materiais e os AVAs e que existe uma deficiÃncia por parte dos profissionais no seu entendimento, acerca das potencilidades da usabilidade e dos nÃs hipermidiÃticos .Tais resultados ressaltam os papÃis dos sujeitos no percurso de construÃÃo dos materiais, evidenciando que ainda hà indefiniÃÃes sobre os elementos constitutivos dos materiais e sobre as mudanÃas necessÃrias para que os sujeitos os identifiquem, entendam e utilizem. |
id |
UFC_8a84e3cf33c799984e9e585df66e721e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:2715 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA avaliaÃÃo do processo de elaboraÃÃo dos materiais didÃticos para a educaÃÃo a distÃncia em rede The evaluation of elaboration process of didatic material for distance education in Network2009-05-07Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 Fernando Lincoln Carneiro LeÃo Mattos17324149391http://lattes.cnpq.br/8478923669299994Maria Elizabeth Sucupira Furtado2350371832044192096315http://lattes.cnpq.br/7436456163727979 OfÃlia Alencar de MesquitaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo a DistÃncia Material DidÃtico HipermÃdiaDistance Education Didatic Material HypermediaEDUCACAOO tema desta dissertaÃÃo busca avaliar o processo de elaboraÃÃo dos materiais didÃticos para EaD em rede, visando sugerir novas possibilidades ao seu desenvolvimento. Constitui-se em uma pesquisa de carÃter qualitativo, que se vale da anÃlise de conteÃdo como mÃtodo e de check-list como instrumento. Os dados se revelam a partir de duas aulas, das disciplinas de FÃsica e Literatura, construÃdas pelo Centro de ProduÃÃo, do Instituto UFC Virtual. O checklist se divide em trÃs categorias denominadas de: teias pedagÃgicas, usabilidade e nÃs hipermidiÃticos. Cada categoria segmenta-se em critÃrios avaliados em uma escala variando de 1 (completamente inadequada) a 5 (totalmente adequada). As aulas sÃo avaliadas em trÃs fases distintas: a aula desenvolvida pelo professor-autor, a revista pelo profissional da transiÃÃo didÃtica e a publicada no espaÃo virtual de aprendizagem, permitindo uma compreensÃo sobre a sua evoluÃÃo durante a produÃÃo. Os resultados mostram que: hà diretrizes definidas para uma aÃÃo conjunta e multidisciplinar de elaboraÃÃo dos materiais; a aÃÃo de cada sujeito nas diferentes fases, pode definir a adequaÃÃo ou inadequaÃÃo das unidades de aprendizagem; sÃo poucas as correlaÃÃes feitas entre os materiais e os AVAs e que existe uma deficiÃncia por parte dos profissionais no seu entendimento, acerca das potencilidades da usabilidade e dos nÃs hipermidiÃticos .Tais resultados ressaltam os papÃis dos sujeitos no percurso de construÃÃo dos materiais, evidenciando que ainda hà indefiniÃÃes sobre os elementos constitutivos dos materiais e sobre as mudanÃas necessÃrias para que os sujeitos os identifiquem, entendam e utilizem.This work tries to evaluate the development of teaching material for Distance Education in Network, in order to suggest new possibilities for its development. Is a qualitative research, which uses content analysis as method and checklist as tool. The data show from two classes, physics and literature, constituted by the Production Center, of the Virtual Institute UFC. The checklist is divided into three categories refered to as: educacional website, usability and hypermedia nodes. Each category is segmented into based on criteria rated on a scale ranging from 1 (completely inadequate) to 5 (totally appropriate). Classes are evaluated in three distinct phases: a lesson developed by the teacher-author, reviewed by professional of the didactic transition and published in a virtual learning environment, allowing an understanding of its evolution during production. The results show that: there are guidelines set for joint action and multidisciplinary development of materials; the action of each subject at different stages can define the adequacy or inadequacy of the learning units; are few the correlations made between the materials and AVAs; and that there is a deficiency, by the professionals in their understanding about the capabilities of the usability and of hypermedia nodes. These results highlight the roles of the subject in the course of drawing materials, showing that there are still many unknowns regarding the components of the materials,and on necessary changes to ensure that the subject identify, understand and use.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3585application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:42Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A avaliaÃÃo do processo de elaboraÃÃo dos materiais didÃticos para a educaÃÃo a distÃncia em rede |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The evaluation of elaboration process of didatic material for distance education in Network |
title |
A avaliaÃÃo do processo de elaboraÃÃo dos materiais didÃticos para a educaÃÃo a distÃncia em rede |
spellingShingle |
A avaliaÃÃo do processo de elaboraÃÃo dos materiais didÃticos para a educaÃÃo a distÃncia em rede OfÃlia Alencar de Mesquita EducaÃÃo a DistÃncia Material DidÃtico HipermÃdia Distance Education Didatic Material Hypermedia EDUCACAO |
title_short |
A avaliaÃÃo do processo de elaboraÃÃo dos materiais didÃticos para a educaÃÃo a distÃncia em rede |
title_full |
A avaliaÃÃo do processo de elaboraÃÃo dos materiais didÃticos para a educaÃÃo a distÃncia em rede |
title_fullStr |
A avaliaÃÃo do processo de elaboraÃÃo dos materiais didÃticos para a educaÃÃo a distÃncia em rede |
title_full_unstemmed |
A avaliaÃÃo do processo de elaboraÃÃo dos materiais didÃticos para a educaÃÃo a distÃncia em rede |
title_sort |
A avaliaÃÃo do processo de elaboraÃÃo dos materiais didÃticos para a educaÃÃo a distÃncia em rede |
author |
OfÃlia Alencar de Mesquita |
author_facet |
OfÃlia Alencar de Mesquita |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Josà Aires de Castro Filho |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
24207543368 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fernando Lincoln Carneiro LeÃo Mattos |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
17324149391 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8478923669299994 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria Elizabeth Sucupira Furtado |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
23503718320 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
44192096315 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7436456163727979 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OfÃlia Alencar de Mesquita |
contributor_str_mv |
Josà Aires de Castro Filho Fernando Lincoln Carneiro LeÃo Mattos Maria Elizabeth Sucupira Furtado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EducaÃÃo a DistÃncia Material DidÃtico HipermÃdia |
topic |
EducaÃÃo a DistÃncia Material DidÃtico HipermÃdia Distance Education Didatic Material Hypermedia EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance Education Didatic Material Hypermedia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O tema desta dissertaÃÃo busca avaliar o processo de elaboraÃÃo dos materiais didÃticos para EaD em rede, visando sugerir novas possibilidades ao seu desenvolvimento. Constitui-se em uma pesquisa de carÃter qualitativo, que se vale da anÃlise de conteÃdo como mÃtodo e de check-list como instrumento. Os dados se revelam a partir de duas aulas, das disciplinas de FÃsica e Literatura, construÃdas pelo Centro de ProduÃÃo, do Instituto UFC Virtual. O checklist se divide em trÃs categorias denominadas de: teias pedagÃgicas, usabilidade e nÃs hipermidiÃticos. Cada categoria segmenta-se em critÃrios avaliados em uma escala variando de 1 (completamente inadequada) a 5 (totalmente adequada). As aulas sÃo avaliadas em trÃs fases distintas: a aula desenvolvida pelo professor-autor, a revista pelo profissional da transiÃÃo didÃtica e a publicada no espaÃo virtual de aprendizagem, permitindo uma compreensÃo sobre a sua evoluÃÃo durante a produÃÃo. Os resultados mostram que: hà diretrizes definidas para uma aÃÃo conjunta e multidisciplinar de elaboraÃÃo dos materiais; a aÃÃo de cada sujeito nas diferentes fases, pode definir a adequaÃÃo ou inadequaÃÃo das unidades de aprendizagem; sÃo poucas as correlaÃÃes feitas entre os materiais e os AVAs e que existe uma deficiÃncia por parte dos profissionais no seu entendimento, acerca das potencilidades da usabilidade e dos nÃs hipermidiÃticos .Tais resultados ressaltam os papÃis dos sujeitos no percurso de construÃÃo dos materiais, evidenciando que ainda hà indefiniÃÃes sobre os elementos constitutivos dos materiais e sobre as mudanÃas necessÃrias para que os sujeitos os identifiquem, entendam e utilizem. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This work tries to evaluate the development of teaching material for Distance Education in Network, in order to suggest new possibilities for its development. Is a qualitative research, which uses content analysis as method and checklist as tool. The data show from two classes, physics and literature, constituted by the Production Center, of the Virtual Institute UFC. The checklist is divided into three categories refered to as: educacional website, usability and hypermedia nodes. Each category is segmented into based on criteria rated on a scale ranging from 1 (completely inadequate) to 5 (totally appropriate). Classes are evaluated in three distinct phases: a lesson developed by the teacher-author, reviewed by professional of the didactic transition and published in a virtual learning environment, allowing an understanding of its evolution during production. The results show that: there are guidelines set for joint action and multidisciplinary development of materials; the action of each subject at different stages can define the adequacy or inadequacy of the learning units; are few the correlations made between the materials and AVAs; and that there is a deficiency, by the professionals in their understanding about the capabilities of the usability and of hypermedia nodes. These results highlight the roles of the subject in the course of drawing materials, showing that there are still many unknowns regarding the components of the materials,and on necessary changes to ensure that the subject identify, understand and use. |
description |
O tema desta dissertaÃÃo busca avaliar o processo de elaboraÃÃo dos materiais didÃticos para EaD em rede, visando sugerir novas possibilidades ao seu desenvolvimento. Constitui-se em uma pesquisa de carÃter qualitativo, que se vale da anÃlise de conteÃdo como mÃtodo e de check-list como instrumento. Os dados se revelam a partir de duas aulas, das disciplinas de FÃsica e Literatura, construÃdas pelo Centro de ProduÃÃo, do Instituto UFC Virtual. O checklist se divide em trÃs categorias denominadas de: teias pedagÃgicas, usabilidade e nÃs hipermidiÃticos. Cada categoria segmenta-se em critÃrios avaliados em uma escala variando de 1 (completamente inadequada) a 5 (totalmente adequada). As aulas sÃo avaliadas em trÃs fases distintas: a aula desenvolvida pelo professor-autor, a revista pelo profissional da transiÃÃo didÃtica e a publicada no espaÃo virtual de aprendizagem, permitindo uma compreensÃo sobre a sua evoluÃÃo durante a produÃÃo. Os resultados mostram que: hà diretrizes definidas para uma aÃÃo conjunta e multidisciplinar de elaboraÃÃo dos materiais; a aÃÃo de cada sujeito nas diferentes fases, pode definir a adequaÃÃo ou inadequaÃÃo das unidades de aprendizagem; sÃo poucas as correlaÃÃes feitas entre os materiais e os AVAs e que existe uma deficiÃncia por parte dos profissionais no seu entendimento, acerca das potencilidades da usabilidade e dos nÃs hipermidiÃticos .Tais resultados ressaltam os papÃis dos sujeitos no percurso de construÃÃo dos materiais, evidenciando que ainda hà indefiniÃÃes sobre os elementos constitutivos dos materiais e sobre as mudanÃas necessÃrias para que os sujeitos os identifiquem, entendam e utilizem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-05-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3585 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295132936568832 |